• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Recuperação e Perca de peso

RLuz

New Member
@DMA o terreno aqui é muito sobe e desce, não ha realmente uma grande subida nem terreno muito plano. O que há é muito vento norte e se queres sair para andar aqui só podes ir para norte . Passo muito tempo contra o vento isso eu sei... Quando falo vento é 40/50kmh ... Acho que pode ser uma grande valia...não achas?
 

grouk

Active Member
de longe quis ser um velho do restelo, mas não gosto muito de posturas de lamurias e de muitas queixas, a vida custa a todos uns de uma maneira e outros de outra. eu trabalho à semana das 8 as 18:30 sirvo casamentos aos sabados, o de ontem foi das 6 as 03 do dia seguinte ou seja 23 horas seguidas e faço mais de 700h por ano de bike, é tudo uma questão de agilização de agenda. mas adiante

afinal qual o teu ftp para ter uma ideia de que rider és?
 

RLuz

New Member
@grouk só treino watts desde o final de abril, antes disso andava a "pastelar". No início deste mês fiz o teste deu 4w/kg (4.02) . Na bike n tenho PM só consigo ver quando tou nos rolos.

Não sou prito em watts mas podes dar me a tua opinião ? Achas que com só 2 meses de treino "inteligente" é bom ou mau?
 

RLuz

New Member
65kg penso que seria razoável. Eu sei que eu eq tenho de ver se me sinto bem com esse peso.. Mas que achas Carolina? O mas rápido possível , sendo que o limite é Setembro. Se conseguir baixar mais depois ou mesmo antes era ótimo.
 

Bernalve

Well-Known Member
São 289,44 Watt´s. Desculpa a sinceridade, mas a subir deves ter muita dificuldade. A rolar diria que devem haver muitos iguais a ti, amadores com estes valores.

Estás a anos luzes dos Sub23. Podes tornar bom se treinares com método e motivação nos próximos 2 anos. Mas muito dificilmente serás profissional. Ou tens um talento escondido dentro de ti ou então esquece. Se tiveres essa ambição mesmo de te tornares profissional, até te recomendo ires fazer um teste VO2max para perceberes se realmente tens um talento inato para desportos de resistência.
 

grouk

Active Member
eu tenho 33 anos até a 4 anos atrás pesava 116k e fumava 2maços por dia, nunca pratiquei nenhum desporto até 2013, neste momento subo a 4,56, em setmbro do ano estva nos 4,75w/kg,

eu não tenho tempo nem vida para grandes corridas, eu gosto das corridas mas implica dias fora deslocaçoes inscricoes caras etc... e depois há ainda o facto de eu não gostar de grandfundos. mas adoro treinar e isso basta me, mas quando estava mais leve e mais forte sem duvida que subia melhor mas agora com o ftp mais baixo e ligeiramente mais pesado consigo por potencias medias mais altas logo os treinos têm intensidade mais alta.
há ainda outa coisa a ter em conta, que é a capacidade de descarregar o valor do ftp ao fim de 3h ou 100kms ai sim se vê bem a qualidade do atleta.
Posso te dizer que tenho alguem que não é profissional por opçao, ou seja porque não quis seguir esse caminho e sobem a 5,6w/k, e esses casos andam ligeiramente menos que os integrantes do pelotão nacional.

Mas tu és novo tens muita determinação e certamente vais fazer subir esse numero, mas para dizermos que somos bons temos que alcançar o magico n de 5w/k, essa é a barreira que divide os bons dos medianos
 

RLuz

New Member
Não pessas desculpa !!! Eu sei exatamente o que é a realidade. Sei exatamente que neste momento é impossível. Sim tenho de ir fazer, tenho algo que me diz que tenho isso a meu favor...
 

RLuz

New Member
@grou obrigado por partilhares a tua história. Eu só pedala à 2 anos e praticamente à 1 é que levo mais a serio e só à 2 meses é que sei o que ando a fazer. Eu não estou a dizer que é só estalar os dedos e já está. Eu estou a dizer que é competir que eu quero e ponto. Se conseguir mais do que amador melhor. Sempre tive um sonho de viver do desporto e ganhar dinheiro com isso, talvez seja por aqui ... Talvez não... Sei que falta muito e que vai doer mas isso não me assusta mais do que ter de ficar atrás de um balcão o resto da vida ou ter outro trabalho "standard"

Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
65kg penso que seria razoável. Eu sei que eu eq tenho de ver se me sinto bem com esse peso.. Mas que achas Carolina? O mas rápido possível , sendo que o limite é Setembro. Se conseguir baixar mais depois ou mesmo antes era ótimo.

é capaz de ser apertado. perder o peso por si só é fácil, a questão é que tens de perder com muita calma, caso contrário perdes demasiada massa muscular e com isso lá se vai a força/potência.

não convém perderes mais do que meio quilo por semana. claro que precisas destas 2 semanas de teste. enquanto não encontrares as tuas calorias de manutenção, não interessa pensar em perder peso.

pelas contas do DMA para o gasto nos treinos, se calhar até vai ser preciso aumentar.

é importante que consigas ver quantas calorias estás a comer por dia, nem que seja um valor aproximado. sem uma base vai ser impossível saber como alterar.

e volto a frisar, tens de fazer isto com calma. não podes querer perder peso demasiado rápido. se cortas demasiado as calorias vai chegar a um ponto em que o teu corpo tem tanta fome, que acabas a perder o controlo e a comer de forma descontrolada. ainda para mais quando já estás num peso tão baixo.
 

RLuz

New Member
@Carolina esqueci de mencionar uma coisa... Os meus dias de trabalho são muito imprevisíveis , ainda de manhã estava no lodo e agora não se passa nada... Há dias mais apertados que outros, não posso consumir sempre muitas calorias... Mas isso não consigo adivinhar... Que sugeres? Corto nas ultimas refeições se vir que gastei pouco?
 

RLuz

New Member
Sim eu em 2012 fui dos 72kg aos 63 em pouco mais de 2 meses para combater em kickboxing numa categoria abaixo da minha... Resultado... Levei nas trombas... Perdi muita potencia
 

Carolina

Well-Known Member
poder, até podes. é tudo uma questão de ver o que te dá mais jeito.

eu como o mesmo todos os dias, seja dia de descanso, de andar de bicicleta ou ir só ao ginásio. há quem opte por comer mais/menos dependendo do dia. de qualquer forma, é uma gestão que só pode ser feita depois de teres as tuas calorias de manutenção.

vamos supor que são realmente as 3000 kcal. 3000*7=21000 kcal. isto é o que tens para uma semana. imaginemos que dos 7 dias, há 2 em que não treinas. nestes 2 dias podes comer menos 1500 kcal (-750kcal/dia). agora podes dividir estas 1500 kcal pelos dias de treino. se calhar num dia em que fazes um treino soft, não interessa acrescentar mais e podes manter as 3000 kcal, mas num dia em que vás andar mais de 3 horas, se calhar pode-se passar para as 4000 kcal. e estas calorias extra seriam incluídas antes/depois e durante o treino.

agora, sem saber a manutenção, é impossível fazer este tipo de manipulações.
 

jpacheco

Well-Known Member
Grouk já aqui referiu. Nem sempre a perda de peso equivale a ganho no desempenho. Podes perder peso para provas específicas como podes ter que manter um relação aceitável peso potência para outro tipo de provas. Se perdes peso é porque queres subir melhor em subidas longas e inclinadas... é o único ganho que tens em perder peso. Se já tiveres uma boa relação o único conselho que se pode dar é treinar a potencia. Mas se queres competir o ideal é largares a boa vontade da gente do fórum e pedires conselhos de profissionais e de equipas que te orientem para os objectivos que traçares...
 

sidorio

Well-Known Member
Boas,

Acompanho o tópico há algum tempo e agora não resistir em vir mandar o meu "bitaite". Espero que sirva para te dar alguma noção de realidade.
Tenho 22 anos e acho que sei o que estás a sentir, vou ser direto, tu estás extremamente frustrado com a tua situação profissional e então estás "à força toda" a tentar encontrar uma alternativa. Essa alternativa surgiu-te na forma do ciclismo profissional.
Como disse o user Grouk, o ciclismo profissional em Portugal é tudo menos profissional, salários extremamente baixos (quando são pagos) e uma vida incrivelmente dura, por isso se é a salvação de um trabalho de sonho que ambicionas enganas-te porque se um dia chegasses a profissional seria pior do que trabalhares atrás do balcão e receberias o mesmo ou talvez menos.

Eu faço ciclismo domingueiro há cerca de 2/3 anos e também quando comecei (tinha praticado durante anos Hóquei em Patins) pensei que ia ser grande máquina no ciclismo, é obvio que estava enganado. Há amadores que só são amadores de nome porque andam como profissionais, o nível de muitas pessoas que andam ao domingo como passa-tempo é cada vez mais elevado.
Tu já andaste em grupos com pessoal aí da zona? É que talvez da primeira vez que andas apanhes uma banhada que te faça sentir a realidade da tua situação.
Ainda hojeestava a ver a volta do strava do Rafael Guerreiro que venceu o campeonato nacional de sub23 e fiquei parvo com aqueles números, se calhar não tens noção porque começaste à meses, da preparação que é necessária para chegar aquele nível. Não é uma coisa que se faça de Junho para Setembro, aquilo são anos...

Discordo quando dizes que o talento não existe, existe sim, claro que acredito no trabalho e dedicação e motivo-me assim todos os dias para ser melhor no que faço, mas é óbvio que há pessoas que já estão, naturalmente, acima de outras, não há vergonha nisso.

Talvez esteja a ser duro ou indelicado, mas queria puxar-te para a realidade, acredita que isto não é um bota abaixo nem desmotivação, nada disso, é apenas abrir-te os olhos.
Estás insatisfeito com o teu trabalho "standard" não vás por aí, acredita, não vás por aí. Estás a começar agora contra pessoas que fazem ciclismo há anos. Queres mudar de vida tenta mudar de emprego, o que me dá a entender é que o ciclismo para ti é um escape do teu emprego e até aí tudo bem, é o que acontece com todos nós. Mas daí em tentar fazer do ciclismo emprego tem cuidado, muito cuidado.

Com isto não quero dizer que não devas treinar, isso siga sempre para a frente, melhorar todos os dias, todos os treinos, todas as pedaladas, é isso que nos motiva a andar mais. Não confundas é TRABALHO/EMPREGO com um passa-tempo.

Abraço!
EDIT: Tenho 22 anos, 170cm 57kg, já ando há 2/3 anos e por vezes sou surpreendido com homens bem pesados a passar por mim em subidas quando já vou à rasca!
 

RLuz

New Member
@Carolina hoje ao almoço comi 8ovos L mechidos e +/- uma mão cheia de basmati. Ao jantar voltei a comer 8 ovos L com as 2 mãos cheias de cogumelos pimentos e tomate salteados... Nunca me senti fraco hoje, nem com fome. Fiz pouco mais de 1h30 de bike hoje
 

RLuz

New Member
@jpacheco sim é o que tenho vindo a trabalhar o FTP, pouco me interessa se vou para montanha ou rolar só faço treino de FTP nos rolos . obrigado pela opinião
 

Carolina

Well-Known Member
isso é cerca de metade das 3000 kcal que te recomendei.

não teres fome não tem a ver com calorias, tem a ver com o volume de comida. se comeres 1 quilo de alface também não vais ter fome. sabes quantas calorias são 1 quilo de alface?! 150!

hoje sentes-te bem porque ainda tens reservas de ontem, mas se calhar amanhã já vais sofrer.
 
Top