• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Recuperação e Perca de peso

RLuz

New Member
Tem algo errado isso? Talvez a culpa foi minha de ter usado as palavras errada. Peço desculpa. Não vou responder mais para não dar a entender mais coisas mal. Desculpem se parecei arrogante ou com pouca humildade, não era essa ideia que queria passar.

Obrigado a todos!
 

pratoni

Well-Known Member
Estive a ler este tópico de uma só vez e permite-me o meu "bitaite". Antes de mais, eu sei que não és rico e que o dinheiro custa a ganhar, tal como referiste por mais que uma vez...

E que tal se, pelo menos até conseguires entrar/fazer testes com uma equipa de ciclismo, tentasses arranjar um treinador particular que possa analisar bem os teus dados e orientar-te, quer na parte dos treinos, objectivos a atingir no curto e médio prazo, quer na parte da alimentação, que seria o assunto original deste tópico?

Não te sei dizer quem, nem dar contactos, porque nunca competi, nem de perto nem de longe, mas de certeza que, se falares com gente ligada a clubes ou ao mundo da competição, encontrarás alguém que te poderá encaminhar a nível de treinadores e não me parece que possam cobrar valores astronómicos porque, quer os atletas, quer as equipas, ninguém por cá nada em dinheiro...

Outra opção seria tentares "documentar-te". Ou seja, se procurares bem pela internet fora encontras bastante bibliografia sobre métodos de treino, alimentação aplicada ao desporto e afins. O pior aqui poderá ser o tempo disponível, quer para investigar, quer para ler/compreender...
 

JorgeFerreira97

Active Member
@Pratoni mesmo aqui no fórum a malta acho que o pode ajudar e dar umas dicas, simplesmente ainda não percebi muito bem é quais as principais dúvidas dele no treino e o problema da alimentação, isto descambou para a competição e o problema original que ele tinha pedido foi-se afastando cada vez mais, uma coisa que reparei é os petiscos que ele falou e isso também é um dos problemas, provavelmente nunca fica totalmente saciado e depois esses petiscos devem ser de alto valor calórico.

RLuz agora com um pouco mais de tempo, num dia de treino longo vou-te dar apenas um exemplo do que como de manhã,ao almoço e jantar(o lanche da tarde é a única refeição que por norma é aquela base mesmo há semana, as outras como é óbvio variam e como por norma o que se faz cá em casa, até porque não sou o cozinheiro(não ligo é muito a pão às refeições e evito os fritos):

Pequeno Almoço:
.Taça Cereais (Unz que contém noz e com bastante fibra, não sei o nome ao certo)
.Pão Cereais Com Queixo e Fiambre
.1/2Ovo Mexido
.Depois disto equipo-me e mesmo antes da saída como um pouco de gelatina

Durante Volta:
.Barras Normais
.Bananas
.Marmelada
. As típicas barras e géis só mesmo em provas ou algum treino especial, de resto não sinto necessidade disso

Almoço
.Massa
.Sopa
.Melancia

Lanche da Tarde
.Taça Iogurte e Cereais
.1Pacote Bolachas Água Sal
.Peça Fruta

Jantar
.Massa se sobrar
. Quando não sobra invento umas saladas com ovo cozido, atum e etc.
.Sopa
.Gelatina

Antes de Deitar
.Raramente como alguma coisa mas de vez em quando como tu "petisco" uns cereais
 

GMQ

Well-Known Member
Essas barras normais são de mais dificil absorção devido aos componentes de que são feitas. Substitui isso por barras para desporto ou senão faz as tua próprias barras. As meninas já publicaram receitas :). É melhor! Abraço
 

JorgeFerreira97

Active Member
Essas barras normais são de mais dificil absorção devido aos componentes de que são feitas. Substitui isso por barras para desporto ou senão faz as tua próprias barras. As meninas já publicaram receitas :). É melhor! Abraço

Obrigado GMQ as receitas andam por onde, sabes-me dizer?
 

Carolina

Well-Known Member
quais componentes? aquilo é praticamente só açúcar. até te digo mais, as receitas que nós colocámos vão demorar mais tempo a digerir porque a base é aveia e ainda levam frutos secos (gordura).

por acaso agora só uso barras compradas no supermercado. não tenho tido paciência para fazer as outras. ainda por cima todas as semanas há barras diferentes em promoção, dá para ir variando.
 

GMQ

Well-Known Member
quais componentes? aquilo é praticamente só açúcar. até te digo mais, as receitas que nós colocámos vão demorar mais tempo a digerir porque a base é aveia e ainda levam frutos secos (gordura).

por acaso agora só uso barras compradas no supermercado. não tenho tido paciência para fazer as outras. ainda por cima todas as semanas há barras diferentes em promoção, dá para ir variando.

Dra Carolina agora não sei precisar bem. Li na ciclista (revista de ciclismo espanhola) julgo que os açucares e outros elementos tornam a absorção mais complicada. Se quiseres amanhã digitalizo o artigo e envio ou tento postar aqui.
 

Carolina

Well-Known Member
dra é para quem é doutor ahahah

agora estou curiosa, se conseguires arranjar o artigo mete aí sff.
 

RLuz

New Member
Sim o meu problema é chegar a meio do dia (17h/18h) e não estar saciado... E depois caiu muitas vezes na asneira de enfiar bolos e gelados e tudo o que vier à frente
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Uma pergunta envie-te 4 folhas A4 recebeste.

o que tens a dizer aquilo que te enviei.

Eu tive excelentes resultados guiando-me pela que la forma de me alimentar, não fazia religiosamente o que lá vinha, mas adaptava dentro daquele tipo.

Aqui vai as provas.

imgupload
 

grouk

Active Member
joao cabreira 60€ mês com avaliaçao fisica e consulta mensal com nutricionista, plano anual mensal e semanal com troca diaria de mails
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
@Grouk

É Isso mesmo eu andei com eles 1 ano e 2 meses, da minha parte fique satisfeito.
O Que era os meu objetivos e os propôs a bikeTreino foram compridos, assim que cheguei aos objetivos delineados deixei o acompanhamento.

Eu só tenho a dizer bem .


Espero que não venham agora lavar roupa suja a este respeito.
 

DMA

Well-Known Member
RLuz, o tópico descaiu para a parte competitiva, porque tu próprio começaste a falar em como queres testar-te em competição, em como isso é uma ambição tua. E tens todo o direito a querer competir; mas, naturalmente, pessoas com alguma experiência vão aparecer para dar-te o "abre olhos".
Com 290w de FTP e 72 kg de peso, iria ser um choque para ti ver que se calhar em grupos de gajos que já passam bem dos 30 (e às vezes 40) e que treinam por carolice, que irias passar um mal bocado.
E é malta quem nem treina a tanto tempo assim, nem tem treinos super-estruturados nem nada.

Isso apenas para dizer que a competição à sério vai exigir que tenhas capacidade de evoluir bastante. Tens que conseguir dar um salto rapidamente (em termos relativos).
Se não tens acompanhamento em termos de treino, vais ter que arranjar. Repara: não tens clube aí perto, não tens companheiros de treino que te apertem os calos, que te passem experiência e conhecimentos. Vais ter que ter apoio de quem esteja habituado a treinar atletas para competição de algum nível ou não vais ter chance. E terás que cumprir com aquilo que ele definir.
Nós aqui podemos ajudar mais em termos de nutrição, do que em termos de treino. Treino a esse nível é uma coisa bastante específica.

Outra coisa que deves ter em conta é que por aquilo que eu percebi, fizeste o treino de FTP recorrendo aos serviços de alguém, mas depois usas esses valores no Tacx Neo. Tens noção que os valores do Tacx são apenas indicativos, que não tem uma grande fiabilidade?
E os 290W, mesmo com 65kg são curtos para competição. Em plano também é curto.
Logo há aqui uma questão complicada. Perder peso e subir FTP ... não são dois bons companheiros.

Passando para o tema de abertura:

Não tenho dúvida que para teres hipótese de competir que terás que perder peso. Mas como a Carolina referiu, se perderes peso num ritmo muito rápido, terás perda de massa magra. Isso vai ser contraproducente para alguém que quer (e deve) aumentar o FTP. E não favorecerá a recuperação também. Vais ter que investir nisso, perdendo peso com calma. A questão do peso é uma obsessão em termos de ciclismo competitivo (e em outros desportos também). É custoso à nível psicológico e é uma luta fdp para os atletas. Vais ter que empenhar-te nisso.
As atitudes impulsivas que descreveste, como um sem número de ovos, os bolos, etc vão ter que levar com um corte brutal.
Não tens equipa, não tens experiência de competição e tens que atingir o nível de atletas excelentes. Só tens hipótese se fores motivado, esperto e metódico.
Em termos de ser metódico, ajuda se controlares o que comes e o aporte calórico com a app que a Carolina indicou. E fizeres o controle de peso semanal que ela referiu. Já tens dados?
Deves também controlar o gasto calórico que fazes no Tacx, deves ter a indicação do consumo calórico. Não é 100% correcto, mas ajuda.
E deves ter uma noção do tipo de volta que fizeste no dia de endurance.
Com esses factores somados é que vamos ter noção daquilo que andas a consumir em termos energéticos nos treinos. E com isso consegue-se ter uma noção daquilo que deves comer.
Tens que ajudar-nos para que possamos ajudar. Tens que fazer um esforço e ser metódico, senão não vai resultar.
É pena não teres um powermeter pois aí terias a noção perfeita do teu gasto calórico semanal (nos treinos).

O meu objectivo não é deitar abaixo, é apenas que tenhas noção do que tens que fazer para poderes tentar atingir aquilo que tu queres.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
@DMA Olha só.
Ele vai ficar f--di--do, mas que se lixe, ele aqui na zona mais ou menos a 45km tem malta que anda muito muito bem) mas como tem receio de ser deixarem ai perdido pela estrada é por isso que ainda não veio para ver qual a realidade desta malta dos 30/40 que corem nos masters.
Levava 3 ou 4 apertos R LUZ ia para casa treinar mais um pouco vinha de novo era largado ai na estrada novamente ai via logo que talvez tinha que pensar melhor na ideia de fazer competição (ou então tínhamos mais uma fera a rasgar alcatrão como vários que por ai andam ).

Atenção não estou a falar de min porque eu sou mais um empenado.

Domingo a malta da Rotunda das Cardosas vai fazer a volta do Triangulo Grande .
Portimão / lagos / Vila Bispo / Carrapateira / Esp Cão / Bensafrim / Lagos.
Fica aqui o convite para pores o peito a vento, atenção a malta não anda muito.
 
Top