Nutrição & Suplementos

Bruso

Well-Known Member
Ah do meu lado por acaso não falta controlo :p
O meu peso desde o inicio do ano que é 70kg - todo esta situação em nada mas nada mesmo afetou a minha alimentação.
Tenho consumido mais pão, mas não ganhei peso por isso.
Não tenho bolos nem bolachas. Nada de açúcares.
Gorduras, só o essencial para uma refeição.

Quando pedalo 3h, chego a casa não estou faminto porque aprendi a dosear o esforço para estas voltas. Depois lá comeca a vir a fome.
Acho que quando vou de bicicleta como pouco, até...

Olha neste momento vou lanchar. Almocei às 13h30:
2 grandes bifes de vaca e massa.

OO lanche passa sempre por ser queijo fresco, frutos secos, um pedaço de pão.
Saladas, cenas com sementes e assim...
Ok, lá faço umas torradas às vezes.

Pré treino, pão com marmelada.
Pós treino, barra proteica e uma banana.

Bom em suma:
Continuo igual a nível de alimentação, talvez devesse até comer mais no geral, mas à noite não como hidratos complexos (fico sempre pesado e até durmo melhor - alguna coisa, como uns frutos secos antes de deitar) , apenas uma boa quantidade de legumes.
~2L água / dia

Ah! Esqueçamos os fins de semana... :rolleyes::D:D
Dosear comida? Numa volta de 3h eu não consigo consumir o que gasto. Chego a casa sempre com fome. Faço um batido com a fruta que tiver no dia e depois afasto me da cozinha.
Voltas até 2h não toco em comer. Mais que isso já vai uma banana ou fig rolls ou dates ou o que tiver à mão. Voltas ao domingo +4h, faço igual. Não faço qualquer controlo de gramas de hidratos que ingiro. Agarro no que me apetecer e como.

Eu também não tenho problemas com o peso, ando sempre entre os 73 e os 74kgs desde o Natal. O ano passado cheguei aos 72 quando estava a seguir um plano de treinos estruturado.
 
Eu também não faço controlo :p
Geralmente levo sempre pelo menos uma de cada:

https://pt.myprotein.com/sports-nut.../10529358.html?autocomplete=productsuggestion

https://www.nutribody.pt/endurance-...i96s__e0-SWY50TZjH419tBlrZCkNKqRoCiOUQAvD_BwE

Depois aind como uma barrinha daquelas da kellogs e assim.
Às vezes uma banana, mas muito muito raramente.
Nada de geis.

Ao almoço claro, como sempre por 2 :D mas isso já é o normal :p:cool:

Uma coisa importante:
Horários.
Eu saio de casa perto das 9h e por vezes até depois... Quando chego é hora de almoçar.
 
Costumo fazer 1/2 barras, depende das que use na 1ª/2ª horas, depois banana... Se me "cheirar" gel nesse dia, levo e até ao fim uso isso, senão volto a comida mais normal.
 

jpacheco

Well-Known Member
A cerne da questão está aqui. Eu como menos nos dias que vou pedalar - dias com tiradas acima das 5h.
Para 5h a vontade que me dá é de hidratar e descansar. A fome em si só vem depois... Mas há diferenças. Se fizeres uma volta e chegares a casa empenado de fome, chegas com fome - comeste mal durante a volta e levas-te com a marreta. Se fores ingerindo hidratos lá as gramas por quilo de hora em hora normalmente sinto-me bem e o corpo só pede hidratação e descanso.

Para voltas até 1:30 água.
Até 2h se for endurance água.
 

Bruso

Well-Known Member
Para 5h a vontade que me dá é de hidratar e descansar. A fome em si só vem depois... Mas há diferenças. Se fizeres uma volta e chegares a casa empenado de fome, chegas com fome - comeste mal durante a volta e levas-te com a marreta. Se fores ingerindo hidratos lá as gramas por quilo de hora em hora normalmente sinto-me bem e o corpo só pede hidratação e descanso.

Para voltas até 1:30 água.
Até 2h se for endurance água.
Ainda hoje fiz 2 horas a um ritmo alto. Só tomei pequeno almoço. Agora já sei que é o resto do dia a comer bem:D O défice de 1000 calorias tem de servir para alguma coisa.

Numa volta de 5h eu não consigo comer o suficiente para chegar a casa e não ter fome. Não estou a falar em levar marretadas. Já passei a fase em que levava todos os dias. Já sei o quanto tenho de comer e beber para não chegar a esse ponto.

P.S.: @NULL , como não tens nada para fazer, passa este comentários todos para o thread de nutrição. O @cafigueira já deve estar a fumegar com tanto post sobre comer ahahahah
 

cafigueira

Well-Known Member
Ainda hoje fiz 2 horas a um ritmo alto. Só tomei pequeno almoço. Agora já sei que é o resto do dia a comer bem:D O défice de 1000 calorias tem de servir para alguma coisa.

Numa volta de 5h eu não consigo comer o suficiente para chegar a casa e não ter fome. Não estou a falar em levar marretadas. Já passei a fase em que levava todos os dias. Já sei o quanto tenho de comer e beber para não chegar a esse ponto.

P.S.: @NULL , como não tens nada para fazer, passa este comentários todos para o thread de nutrição. O @cafigueira já deve estar a fumegar com tanto post sobre comer ahahahah
eheh não tem mal, eu também me revejo no que têm comentado aqui, voltas curtas nem sempre é preciso comer, só agua e eletrólitos agora com o calor, quando passa das 2h já tem de se comer alguma coisa para não se quebrar.
 

Bruso

Well-Known Member
eheh não tem mal, eu também me revejo no que têm comentado aqui, voltas curtas nem sempre é preciso comer, só agua e eletrólitos agora com o calor, quando passa das 2h já tem de se comer alguma coisa para não se quebrar.
Eu não uso electrolitos. Por isso é que nas paragens como sempre algo salgado.
Para voltas maiores tenho feito bebida energética em casa e lá meto uma pitada de sal.
 
para voltas até 3h só agua e elétrolitos.

a Bulkpowders tem uns saquinhos de 100g praticos é só misturar.

https://www.bulk.com/pt/eletrolito-em-po.html

acima disso, até 5h-5h o maximo, que faço 1 gel de hora a hora e uma barrita e neste caso bebida energética com uma dose extra de eletrólitos

pois transpiro muito. Bebo cerca de 2L de água nesta voltas maiores.
3h sem comer nada?
Saquinhos de 100g? Isso não são só elétrolitos!

EDIT: Ah! São sacos de 100g mas não são unidoses... ok!
Mas isso só faz com que fique mais caro...

Agora... como é que andas 3h sem comer nada?! :O
 

NULL

Moderador
Staff member
3h sem comer nada só se for em Z2.
Olha que isso depende de vários fatores, depende da própria pessoa, da quantidade de glicogénio armazenado, etc...

Olha uma volta minha de 3:15h em que andei cerca de 1 hora acima de Z2... não comi nada durante a volta e cheguei bem.

 

Bruso

Well-Known Member
Olha que isso depende de vários fatores, depende da própria pessoa, da quantidade de glicogénio armazenado, etc...

Olha uma volta minha de 3:15h em que andei cerca de 1 hora acima de Z2... não comi nada durante a volta e cheguei bem.

Claro que depende. Tenho um amigo que mede 2m e pesa 100kgs, que faz as voltas de domingo comigo só com um café na barriga. Havia dias que levava com a marreta mas o gajo é um fora de série.
 

elchocollat

Well-Known Member
A nível de hidratação, só utilizo mesmo electrólitos :D e claro, água.

Nada de isostar. Açúcares só mesmo na comida... Acho isto bem interessante pois os corpos adaptam-se de maneira diferente aos esforços
 
Eu, geralmente não como quase nada, já sai com alguns membros do fórum e é raro me verem comer algo, estamos a falar de voltas de sair de casa às 8 e chegar por volta das 13, mais ou menos 80km/100km, chega-se a parar para comer e fico a ver, se houver pausa para café bebia, as vezes um bolo é se sair de casa com tempo bebo um café e como um bolo

Já fiz provas com o mesmo, geralmente só faço meias e as vezes paro em um abastecimento, já fiz algumas sem parar

O mediofondo da Arrábida que fiz não parei em nenhum lado, nem para meter água

Quanto a líquidos é quase sempre água, se for uma prova com altimetria de homem levo preparado de casa, quase sempre só um bidon, na de btt só mesmo um bidon, não há espaço para mais


Acho que o estilo tem mais a ver com o hábito do artista
 

mariosimas

Well-Known Member
ora deixa cá ver.

de casa até ao guincho cerca de 1h. depois guincho - peninha (20 m FTP)

descer até colares via praia grande cerca de 20-25m.

depois colares-capuchos (20m FTP) regresso a casa mais cerca de 40-45 m.


não é valente. cada um treina na sua zona.

como disse o Lemond never easier just faster.

é sempre duro para quem tem um FTP de 400 ou 200.

o importante é treinar e estimular as nossas zonas de treino.
 

Bruso

Well-Known Member
ora deixa cá ver.

de casa até ao guincho cerca de 1h. depois guincho - peninha (20 m FTP)

descer até colares via praia grande cerca de 20-25m.

depois colares-capuchos (20m FTP) regresso a casa mais cerca de 40-45 m.


não é valente. cada um treina na sua zona.

como disse o Lemond never easier just faster.

é sempre duro para quem tem um FTP de 400 ou 200.

o importante é treinar e estimular as nossas zonas de treino.
Não disse valente pelo valor de FTP. Disse valente por fazeres 2XFTP sem qualquer alimentação. Mas se o corpo já está habituado ótimo.