• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

A minha primeira "época"

Martins

Well-Known Member
Faz parte do processo. Mais estrada, mais competição, mais aprendizagem...

Anda dar uma volta à serra para a semana que já ficas como aço

Abraço
 

lgass

Well-Known Member
O meu pior dia (até à data) em cima da bike
Bike Night Race

Já de forma mais calma posso fazer o relato daquele que foi o meu inferno nesta prova.
O entusiasmo era muito. A vontade também! Tinha, como sempre, preparado a prova de forma afincada, regular e empenhada. Tinha pensado na alimentação, com a qual tive bastante cuidado: hora e meia antes comi duas sandes com compota, uma banana e umas bolachas de aveia. Mesmo antes da partida, uma barra powerbar que me tem servido sempre bem antes de começar esforços mais intensos.

As 20:00 aproximavam-se rapidamente e fui para a linha de partida. Muita gente ocupava já o espaço. Estavam muito mais máquinas de estrada que o ano passado! era impossível saber quem ia formar o grupo da frente. Soou a partida e eu arranquei em direção à frente da corrida. Ia-me desviando do pessoal que ia ao seu ritmo e fiz a primeira curva a seguir à reta da meta. Senti a primeira rajada de vento. Ele estava lá, mas ainda era algo bem gerível. Continuei a puxar, pensando que se não chegasse ao grupo da frente, onde estava o meu objetivo, teria que chegar a um segundo ou terceiro grupo que se formasse. Especialmente atendendo ao vento que se estava a fazer sentir.

Acabei a primeira volta, começou a segunda... e desde logo me apercebi duas coisas: o vento só ia piorar (e bastante) e eu não conseguia acertar nas duas curvas a seguir a cada uma das maiores retas. A trajetória em si, não é fácil. Uma a 90º outra era um cotovelo. Mas tentasse que trajetória tentasse o vento empurrava-me sempre para a escapatória. Não estava fácil. Pior ainda ficou quando numa dessas curvas na terceira volta alarguei a trajetória para ultrapassar um companheiro. Não sei o que lhe aconteceu, mas só o via aproximar-se de mim, gritei para não alargar mais pois estava ao lado dele, mas acabámos por tocar ombro com ombro. Como não quis arriscar, tive que ir em frente e fui pela relva. Não caí, nem parei, mas o meu inferno começou aqui. Segui a volta e a seguir à reta da meta comecei a sentir uma câimbra no gémeo esquerdo. Nunca tinha tido uma a andar de bike. Mesmo depois de esforço, só uma vez. Tentei esticar a perna enquanto pedalava. Calcanhar para baixo quando podia, mas nada atenuava a dor. Continuei...

Essa volta foi infernal, mas o pior foi que no final da reta da meta apareceu uma câimbra no gémeo direito! Tentei fazer o mesmo, mas para esticar a perna direita tinha que manter a esquerda fletida mais tempo, o que piorava a situação. Cheguei ao fim dessa volta com a ideia de desistir. Os dois gémeos doíam... o objetivo estava longe... o vento piorava a cada minuto que passava... e chovia. se não era mesmo chuva era cacimba com muita quantidade. Bebi quase todo o meu primeiro bidon nessa altura com a esperança de que o isotónico e a hidratação ajudassem... mas nem por isso. Ia tentar mais uma volta.

Tinha que tentar tirar a minha cabeça das dores nas pernas e por isso ia passando por algum pessoal e perguntava horas, comentava, tentava criar um grupinho ao meu ritmo... mas não estava fácil. ou eram mais lentos e eu ainda queria fazer o maior número de km's possível, ou eu não chegava aos mais rápidos. Estávamos a chegar a meio da prova e o grupo da frente passou por mim a primeira vez. A minha frustração era grande, pois estávamos a meio e eu estava a ser dobrado pelo grupo onde queria andar. Acompanhei-os meia volta... a verdade é que ainda é, infelizmente, demais para mim.

Não sei precisar quando, pois as dores que sentia obrigavam a uma concentração maior, lá acabei por criar um grupinho com uma rapariga com equipamento do sporting tavira (blharg) e um outro senhor que rolava bem nas retas. Não era um grupo, mas andávamos os 3 ao mesmo tempo... nas curvas eles fugiam, nas subidas eu lá os apanhava. Mas o vento piorava, e as dores também. Mais uma volta e eu pensava em desistir...

Os meus tempos pioravam... não via no relógio, mas sentia-o... e a cada volta que passava eu via o paddock e pensava em encostar... mas não queria. Tentava dar o meu melhor. não faço ideia se estava a andar bem ou mal. Se passei alguém ou se muitos me passaram.

Devíamos estar com cerca de 1:45 de prova e senti uma mão nas costas. O companheiro Bernalve e o grupo da frente passavam por mim a segunda vez. Desta vez nem meia volta os acompanhei. Maior desilusão... e no meio desta ventosa e dolorosa tortura cheguei ao fim da prova.

Dados
Distância: 57.26 km
164 bpm médio (183 máx)
Velocidade média: 27.8 km/h (56.5 máx)
91 rpm média (131 máx)

https://www.strava.com/activities/707616212/overview
 

DMA

Well-Known Member
Tenho pena que tenhas ficado "triste" e desiludido. Não coloques tanta pressão em cima, pois estás a andar regularmente há pouco tempo e nestas coisas há sempre pessoal com muita experiência e talento. Com calma vais melhorar e muito.
Continua a treinar certinho e daqui a algum tempo vais olhar para trás e vais ver o quanto evoluíste.
Um abraço e continua de cabeça erguida ... e treinando com o empenho com que tens treinado. As coisas vão aparecer :)
 

MigC77

Well-Known Member
Faço minhas as palavras do DMA.

Dias maus todos temos... Tu ao contrário de muitos tens a coragem e a humildade de os partilhar aqui. Só por isso mereces todo o meu respeito e os meus parabéns.

Em relação ao que se passou e às causas haveria muito que dizer. Um dia destes se quiseres falamos sobre isso.

Abraço
 

Armando

New Member
Igass, andar ás voltas num circuito é das piores corridas que ha!

Para quem esta agora a começar, o melhor são as corridas em linha. Aí consegue-se ganhar rodagem, "arcaboiço" para singrar na modalidade.

O "Querer" só por si não chega.

Ha que ganhar experiência, maturidade, conhecer os adversários, para sabermos até onde podemos lutar com eles e saber ler bem a corrida de modo a estar la na hora certa.

Todos os ciclistas gostavam de andar sempre na frente! Mas só alguns o conseguem fazer e por vezes nem sempre conseguem la estar.

Não sei se o fizeste, mas um aquecimento nuns rolos teriam dado um enorme jeito! Assim o "corpo" entrava na corrida com as engrenagens todas lubrificadas e o "motor" a disparar devidamente.

Não percas a vontade e continua aplicar-te.
 

lgass

Well-Known Member
Obrigado pelas vossas palavras! estou desiludido mas não muito desanimado.
Pensei, erradamente que tinha outra pedalada. Não para ganhar, mas para pelo menos estar mais perto do pessoal da frente. 10 km's em 2 horas ainda é muita fruta.

Tenho um ano de bicicleta de estrada, hei de melhorar.

quanto às câimbras, é algo que me escapa. Não sei o que fiz de mal e até ontem, o ciclismo só me causou isto uma vez. foi duas ou 3 horas depois da prova de Alcanena. Agora isto, nunca. E foi de tal forma que hoje os meus gémeos doem fortemente.
 

jpacheco

Well-Known Member
É com dureza que se vai ao sítio!! Agora já tens um tempo de referência para bater para o próximo ano... isso das caimbras há muito que se lhe diga e nenhuma teoria poderá estar correcta. Hidratação cansaço..começar a frio e a doer como disse o mestre Armando. Embora isso também se treine.
 

lgass

Well-Known Member
Não sei se serve de referência. As condições atmosféricas estavam mesmo más. Claramente tenho que treinar mais e andar mais com pessoal mais forte. Aumentar a intensidade das minhas voltas sozinho. Arriscar a empenar longe de casa se tiver que ser.
 

Carolina

Well-Known Member
Tenho um ano de bicicleta de estrada

Disseste tudo aqui. Quantos anos têm os ciclistas que iam no grupo principal?

Não sejas tão exigente contigo próprio. As condições eram difíceis e tiveste problemas físicos. Eu diria que te aguentaste muito bem.

E andas a aprender com a poker face do quintana. Passaste por mim 2 vezes, meteste conversa e nem notei que ias mal lolol
 
lgass não vale a pena desanimares, tenta retirar o máximo de aprendizagem de cada uma destas experiências, empenar faz parte do processo.

Olhei para o teu strava e na análise consegue-se perceber o porque das caimbrãs, no inicio andaste demasiado tempo acima do teu limite, na maioria dos teus treinos tens treinado períodos em Z2 e Z3, nesta prova passaste 60% em Z4 e 8% em Z5, o que não é problema se o corpo estiver a habituado.

Este tipo de provas muito explosivas requerem muito treino de VO2max, outro ponto é a hora da prova, pelo menos comigo noto muita diferença no desempenho quando treino quase sempre ao final da tarde e tenho as provas de manha, o arranque é sempre difícil.
 

lgass

Well-Known Member
bom trabalho de pesquisa como foste lá ter?

eu já andei aquele ritmo nas subidas. várias vezes. meia hora não me devia arrasar como arrasou. acho eu!

aqui claramente pus a fasquia demasiado alta. pensei que a diferença não fosse tanta. mas é... e ainda maior. eheheh

uma pergunta em relação às horas: a maior parte das vezes eu treino de manhã. até durante a semana pois tenho essa disponibilidade. este facto influencia a nossa capacidade noutras horas do dia? ou seja, a nossa capacidade performativa é igualmente afetada pelos ciclos circadianos ou algo do género?
 
Mas andar aquele ritmo depois de já estarmos quente é uma coisa, agora logo a frio é outra, é preciso criar habituação a essa violência.
Procura treinos chamados race starts, e vais ver o quão duro são...
Nas maratonas de BTT é o que acontece sempre, no inicio rola-se a ritmos elevadíssimos para fazer selecção de grupo, quem aguentar esse esticão inicial muito provavelmente aguenta até ao fim.

Eu no meu caso as horas influenciam bastante, o corpo humano é feito de hábitos e quando sais da rotina o gajo estranha, este ano fiz as 24h altimetria, no meu turno por volta das 4h da manha, a pulsação não passava das 140BPM, quando no normal devia andar a 180BPM.
 

Carolina

Well-Known Member
alguém perguntou no facebook pelas fotos e disseram que no site dessa revista tinham algumas. a partir do site da revista vai-se ter a esse álbum. ainda devem haver mais fotos, pelo menos as do pódio estão em falta.

relativamente à pergunta, quando se treina de manhã o corpo está mais descansado, portanto logo aqui poderá haver diferenças, especialmente se durante o dia o nível de actividade física tiver sido alto.

de qualquer forma, eu diria que acaba por depender daquilo a que estamos habituados. normalmente treinas de manhã, de repente tiveste uma prova à noite. houve uma quebra de rotina que poderá ter influenciado o teu desempenho. no entanto, apesar de influenciar, não me parece que seja algo significativo.

por exemplo, eu costumo treinar sempre de manhã, mas de vez em quando acontece-me só poder treinar à tarde. estes treinos não costumam correr tão bem, mas é uma diferença mínima. há um ou outro exercício onde em vez de fazer 12 reps na última série, se calhar faço só 10 ou 11. ou então até consigo fazer tudo, mas sinto que custou mais fisicamente.
 

lgass

Well-Known Member
bom isto quer dizer que na próxima prova "fora de horas" vou ter que incorporar adaptação à diferença horária no esforço.

@carolina - não era bem poker face... era mais tirar a mente do que ia nas pernas... ainda tenho que ir ver se não tenho que ir ao médico pois começo a desconfiar que na perna direita não foi só a câimbra :( a esta hora ainda me dói e obriga-me a coxear
 

GMQ

Well-Known Member
lgass não tens que te sentir desiludido com o resultado melhores surgirão no futuro.

acho que isso das horas a que treinas e a da prova tem um pouco de mito urbano. Esclarece-me uma coisa aqueceste? Como ? andaste ali ás voltas?
A minha visão:

Primeiro: Tens apenas 1 ano desta vida. Parece que não tem qualquer importância mas a malta que já leva vários anos disto já têm o corpo mais treinado para estes "puxões" subitos,
Segundo: Colocaste a fasquia muito elevada. Treinas é certo mas como já te disse uma coisa é o treino e outra sãos as provas;
Terceiro: Arrancaste no red line o que fez com chegasses muito rapidamente ao teu limite fisico, Caimbras dores etc são reflexo disso. Devias ter procurado fazer a prova de trás para a frente sem pensares em resultados;
Quarto: Ao começares a ver que não conseguias ir com aquele grupo da frente e os feeelings que recebias fisicamente quebraste psicologicamente;
Quinto: Este tipo de provas não são as melhores para quem está no inicio;


Mas no que te aconteceu não pode ser visto como negativo. Pelo contrário, há ali muito que podes retirar. Todos comentemos erros destes, não é caso unico. Quem nunca levou um empeno... que atire a primeira pedra.

Continua a treinar e quando fores às provas participa mais pelos resultados a longo do que a curto prazo que eles surgiram certamente.

Abraço
 

lgass

Well-Known Member
todos vocês têm razão no que afirmam. houve aqui erros no aquecimento. mas nas provas nunca vi pessoal a aquecer em turbo trainer... vejo é o pessoal a aquecer bem duro na rua. confesso que tenho receio de que isso me tire o já curto endurance para a prova...

vamos ver. esta experiência colocou alguns receios dobrados para as próximas provas e a respetiva recuperação. 25 tenho volta a Évora. até lá acho que só da para recuperar. quanto muito, a prova foi um treino bastante exigente e duro (média de 164BPM).
 

GMQ

Well-Known Member
Nós aprendemos com os erros. A falta de aquecimento foi uma parte da equação. Uma outra parte tem a ver com o facto de teres rapidamente atingido o teu limiar de esforço. Vai com calma.
 
Top