• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[Diário de Treino] A Carolina aprende a andar de bicicleta

Carolina

Well-Known Member
Subida com 2 ou 3% e isso está resolvido. Aliás até acho que esse treino é muito mais fácil de fazer a subir, nunca terás essa sensação de a Bike embala e tenho que meter uma abaixo. Uma subida de 3 a 4% já dá para fazeres isso muito bem, digo eu.

acho que vai ser mesmo isso.

estive agora a ver o treino de power intervals que fiz numa subida à volta dos 3% e a cadência bateu sempre dentro dos 108-120 rpms.
 

moshinho

Well-Known Member
AAAAHhhhhhhhhhhh...arrancaste muito atrás e muito devagar...se tivesses melhor posicionada isso iria correr melhor na classificação.
 
Segue a dica do GMQ, treinos de single leg, se nunca fizeste, as primeiras x vais ver como nem sabes pedalar, vais ver que uma das pernas é dominante, mas passado algum tempo nota-se as melhorias, em termos de cadência e naturalidade da pedalada.
 

GMQ

Well-Known Member
Não tenhas medo que não vais cair. Uma dica que aprendi é treinar a cadência nas descidas. Sim leste bem nas descidas, sobretudo para aprenderes a evitar o baloiçar das ancas...e conseguires colocar as rpm elevadas, ou seja ao desceres procuras acompanhar as rpm's elevadas.
 

Carolina

Well-Known Member
Obrigado. Já cheguei a fazer isso, mas foi à uns anos numa aula de spin. Vou passar a incluir uns 5-10 minutos disso no final de cada treino. Em Monsanto há várias zonas sem carros, dá para treinar lá sem preocupações.

Nas descidas é raro pedalar, porque não me agrada muito a ideia de ir a mais de ~50 km/h. Ainda por cima a minha capacidade técnica não é grande coisa.

Ontem foi o Audace, mais logo conto como correu, ainda não tive disponibilidade para acabar de escrever :)
 

Carolina

Well-Known Member
W05D04: IV Audace 2Cycling | Audace da Mobilidade

Primeiro Audace!

Deixamos o carro um pouco antes do Cais do Sodré e fomos de bicicleta até ao Terreiro do Paço. Quando lá chegámos havia várias bancas, 1 delas tinha publicidade da Trek, noutra estavam a afinar bicicletas e na outra estava um grupo de pessoas com t-shirts da FPCUB. Fomos lá, a senhora deu-nos 1 t-shirt e 1 bidon e quando perguntei se era preciso mais alguma coisa, ela disse que não. Eu não sabia muito bem como é que isto funcionava, pensei que nos davam uma caderneta e que tínhamos de carimbar não sei o quê nalguns pontos do percurso. Achei estranho, mas não liguei. Pensei que se calhar só faziam o controlo no final…

Já eram quase 8h30, portanto voltamos ao carro para deixar os brindes e seguimos viagem. Não aconteceu assim nada de relevante durante o início. Seguimos do Terreiro do Paço até à Expo e depois a N10 até Alhandra. Primeiro ponto que não gostei do percurso foi precisamente ter de fazer a N10. É uma estrada que odeio, bermas sujas, muitos carros, … dispenso.

Chegando a Alhandra era preciso virar à esquerda num cruzamento. Por coincidência, havia um passeio de bicicletas no sentido contrário, por isso tivemos de ficar uns bons 5 minutos à espera que toda a gente acabasse de passar.

Lá seguimos então em direcção a Arruda dos Vinhos e depois Sobral de Monte Agraço. Era sempre a subir, mas foi nas calmas, porque as inclinações são sempre baixas. No mapa que tinha sido disponibilizado pela FPCUB havia um sinal que eu pensei ser de posto de abastecimento, mas afinal era só a assinalar um sitio para meter água. Não vi absolutamente nada, de vez em quando apareciam umas setas vermelhas nalgumas partes do trajecto, mas eram pequenas e pouco visíveis

Em Sobral de Monte Agraço parámos para café, pastel de nata e voltar a encher os bidons. A caminho de Gradil lá saquei do telemóvel para tirar uma ou outra foto, nada de especial.

VtfvKncxd5LdprZD8N8Ue2JhHuw-6ONp2cyRUaunHFo-2048x1536.jpg


Também tive direito a sujar as mãos de óleo, depois de me ter saltado a corrente (preciso mesmo de limpar a bicicleta e rever a afinação :p). Deu para tirar mais 1 ou 2 fotos.

jDtKOc1nvyWTNZKlD6jlw8rLKPJryTdKaNFV0puDZs4-2048x1536.jpg


vtehbAXVYAVS0-dtk3cLIgjyTS3gL8IP136dfYlOwlM-2048x1536.jpg


ISTdjwtO4ISO2tEkCPxqUpfG6itgmI7IfUtXuvqNLHQ-2048x1536.jpg


dW96lV0hJ8zW-no0umuRbL1PDtwqE2NPxelRb8MDhaI-2048x1536.jpg


Quando chegámos ao início da subida para o Gradil reparei que íamos subir para voltar a descer. Achei estranho, mas subimos, parámos à sombra para comer qualquer coisa, mais uma foto, seguimos caminho.

2k7nzp4jvgePQqEYNhcXim-OuiEL9NE4uo5oiOzGq2I-2048x1536.jpg


Até à Malveira foi novamente sempre a subir, mas desta vez custou um bocadinho mais, porque já se fazia sentir o calor, estavam uns 30 graus.

A partir daqui acho que a escolha do percurso foi péssima. A descida até Loures tem um piso tão mau, que tenho dificuldade em descrever aquilo sem usar um monte de asneiras. Quando começámos a descer da Malveira o meu irmão bem me disse “espero bem não apanhar aquela descida com piso manhoso”, pouco depois lá começou a descida…

Depois de passar Loures, seguimos junto à autoestrada. Mais ou menos por esta altura o edge deu sinal de bateria fraca, portanto acabei por desligar os sensores todos, (não que os tivesse a utilizar), só me interessava o mapa.

Para entrar em Lisboa, qual não é o meu espanto, que temos de subir a Calçada de Carriche… já me tinha bastado aquela m*rda até Loures, agora ainda ia ter de subir aquilo com mais de 30 graus e a “saborear” o fumo da infinidade de carros que passam ali. Má escolha de percurso, na minha opinião. Acho que era preferível o caminho de volta ter sido até à Expo e depois seguir junto ao rio. Era repetido, mas sempre era mais agradável.

Lá subimos a porcaria da calçada, Alvalade, Campo Grande… Aqui começou a parte mesmo, mesmo chata. Quase que desesperei a fazer a Av. da República! Para quem não conhece, há faixas no meio, depois há umas ilhas/passeios aos lados e novamente 1 faixa junto ao passeio. Nós não quisemos ir pelas faixas do meio, porque implicava termos de passar pelos túneis e sempre era mais seguro ir pelas laterais, uma vez que há menos trânsito e os carros também andam mais devagar por aí...

A avenida tem semáforos a cada 100-150 metros… Todos os sinais vermelhos que poderia apanhar.. apanhei! Que seca monumental! Assim que um ficava verde o seguinte ficava vermelho. Demoramos imenso tempo a fazer a avenida.

Não aconteceu mais nada de relevante, seguimos até ao Marquês e depois foi descer a Av. da Liberdade, Restauradores, etc até chegar ao ponto de partida.
 

Carolina

Well-Known Member
Que burros!

Quando chegámos ao Terreiro do Paço, já só havia uma barraquinha, a da Trek. Reconhecemos imediatamente o boss da 2Cycling e fomos lá falar com ele.

Em primeiro lugar, e em minha defesa :p, a 2Cycling não é representante da Trek, por isso não liguei aquela barraquinha quando lá cheguei de manhã. Em segundo, durante todo o percurso só vimos 3 ciclistas com o dorsal da FPCUB na bike. Pensei que tinha havido muito poucos inscritos, portanto não estavam a controlar. Mas pronto, era na tal barraquinha da Trek que devíamos ter ido levantar a caderneta, dorsal para meter na bike e a carta do percurso, com a indicação dos sítios onde devia ter sido carimbada.

Apesar de ainda não estar próximo da hora de fecho, eles já estavam a arrumar tudo porque já todos os que tinham ido lá ao início tinham chegado. Isto significa que nós fomos os últimos a terminar, mas pela conversa dele, também fomos os últimos a partir, já que saiu tudo perto das 8h.

Deu-nos as coisas, não ficámos com a carta de percurso carimbada, mas recebemos o selo de como tínhamos feito o Audace. Para a próxima já não me engano XD Baldei-me na parte dos postos de controlo, mas fiz os kms todos que é o que interessa.

Resultados do treino?!

De todas as vezes que fiz mais de 100 kms esta foi a volta onde me senti melhor não só durante, mas também depois. Antes de começar a tirar conclusões precipitadas, é preciso referir alguns factos:
- o acumulado não foi nada por aí além para esta distância
- o nº de kms que tenho feito nos últimos meses aumentou bastante em relação ao que fazia anteriormente
- normalmente só começava a comer ao fim ~1h30, mas desta vez comi sempre qualquer coisa a cada 30-40 minutos e os 2 bidons ainda levaram 20-30 g de maltodextrina.
- já conhecia cerca de 85% do percurso

Se o treino tem ajudado ou não, eu diria que sim, mas não tiraria importância aos factos que enumerei acima, especialmente o 2º ponto. O Carmichael dá imensa importância à cadência e é algo que tenho feito os possíveis para trabalhar. Abordei as subidas sempre com calma e ao meu ritmo. Mudanças sempre leves para poder ir a uma cadência o mais elevada possível dentro das minhas possibilidades.

Fui sempre a um ritmo bastante confortável, nunca tive qualquer problema. As pernas nunca falharam, nem me senti particularmente cansada. O calor causa-me sempre algum desconforto, mas tirando isso foi tranquilo.

Outras observações

Foi a primeira vez que usei as funções de navegação do Edge e não podia estar mais satisfeita. Estava com receio que fosse pior que o Etrex, que era o que tinha antes, mas afinal é muito melhor.

Em voltas superiores a 3 horas costumava ficar com uma dor no pé direito, portanto resolvi comprar umas palmilhas, já que tanto se falou disso aqui no fórum. Comprei-as à quase uma semana, os primeiros 2 treinos não foram nada agradáveis, mas afinal eu é que não as tinha colocado na posição correcta. Foi só ajeitar e só posso dizer bem. Ontem devem ter sido praticamente 6 horas em cima da bike e zero desconforto nos pés.

Volta: https://www.strava.com/activities/716634804
 

Carolina

Well-Known Member
W06D01: 3×9 min. OU (2U,1O)

hoje tive que penar! fogo, custou e não foi pouco.

conseguir subir a pulsação para a primeira série foi difícil durante as séries foi sempre uma dor nas pernas... estou para ver como vai ser amanhã.

"Volta": https://www.strava.com/activities/720241578/overview

---------------------------------------------------------------------------------------------

a próxima prova está decidida: http://desafioaudacefpcub.wixsite.com/desafioaudacefpcub/7o-2016-2oaudace-ciclolandal

ainda ponderei o granfondo do fim de semana seguinte, mas a minha vontade de desembolsar 40€ é extremamente baixa. provavelmente opto por fazer lx-santarém-lx para ir ao festival bike espreitar as novidades.
 

Carolina

Well-Known Member
nem me fales nisso. já estive a espreitar o menu para as próximas semanas, vai doer :D

W06D02: 3x 10 min. SS+CR

e eu a pensar que ontem tinha sido difícil... valha-me deus. houve ali uma altura durante as séries onde deixei os bpms baixar mais do que devia. fui aos 165, quando devia manter 171-180 bpms, mas doíam tanto as pernas, paciência.

Volta: https://www.strava.com/activities/721217522
 

DMA

Well-Known Member
Estes treinos do estilo HIIT são mesmo assim. Quando se começa a ter capacidade para entrar em certas zonas, começam a "doer" e para além da parte física entra (bastante) a parte psicológica. Mas faz parte e é mais um factor que depois vai jogar a teu favor na estrada.

Parabéns pela evolução e por já estares a notar os resultados, fico contente por ti. Tens treinado com regularidade, aumentaste o teu número de kms semanais e introduziste simultâneamente (e com regularidade) treinos com intensidade. "Tinhas" que progredir ... continua com esse afinco que isto é só o começo; daqui a uns meses nem vais acreditar em como vais estar muito mais à vontade na bike, principalmente em trajetos mais complicados.

Força nisso! :)
 

Carolina

Well-Known Member
assim que falas em regularidade, tenho a primeira falha "grave" :p

no fim de semana não tive disponibilidade para treinar. no sábado eram séries e ontem devia ter sido uma volta até 3 horas em EM.

o treino que devia ter feito no sábado é igual ao que tenho de fazer no próximo sábado, portanto decidi fazê-lo hoje. se no sábado estiver com pernas repito o treino, caso contrário passo à frente. o carmichael sugere passar à frente quando não conseguimos fazer um treino, mas a próxima semana é a de descanso e esta semana no ginásio os treinos vão ser mais fáceis, portanto se conseguir faço o treino em falta.

W07D01: 2x[4x2 min. SEPI]

da última vez que fiz este treino o descanso era de 3 minutos entre intervalos e 8 minutos entre séries. hoje passou para 2 minutos entre intervalos e manteve-se os 8 minutos entre séries.

correu terrivelmente mal, o pior até agora. logo no primeiro intervalo senti as pernas presas e a doer.

ao inicio ainda pensei que fosse de estar a começar muito forte. a partir do 3º intervalo decidi fazer o primeiro minuto com mais calma e depois tentar aguentar o ritmo. correu um bocadinho melhor, mas mesmo assim custou mais do que é habitual.

o descanso de 2 minutos foi para esquecer. fiz sempre mais 10-30 segundos. os 8 minutos entre séries respeitei.

espero que 4f corra melhor.
 

GMQ

Well-Known Member
Isso por vezes sucede, o cansaço vai acumulando e nem sempre estamos a 100%. Eu também acabo por ter que adaptar... Mas o importante é que vais progredindo com os treinos e sentes efeitos práticos dos mesmos. Fica bem
 

pquartin

Member
assim que falas em regularidade, tenho a primeira falha "grave" :p

no fim de semana não tive disponibilidade para treinar. no sábado eram séries e ontem devia ter sido uma volta até 3 horas em EM.

o treino que devia ter feito no sábado é igual ao que tenho de fazer no próximo sábado, portanto decidi fazê-lo hoje. se no sábado estiver com pernas repito o treino, caso contrário passo à frente. o carmichael sugere passar à frente quando não conseguimos fazer um treino, mas a próxima semana é a de descanso e esta semana no ginásio os treinos vão ser mais fáceis, portanto se conseguir faço o treino em falta.

W07D01: 2x[4x2 min. SEPI]

da última vez que fiz este treino o descanso era de 3 minutos entre intervalos e 8 minutos entre séries. hoje passou para 2 minutos entre intervalos e manteve-se os 8 minutos entre séries.

correu terrivelmente mal, o pior até agora. logo no primeiro intervalo senti as pernas presas e a doer.

ao inicio ainda pensei que fosse de estar a começar muito forte. a partir do 3º intervalo decidi fazer o primeiro minuto com mais calma e depois tentar aguentar o ritmo. correu um bocadinho melhor, mas mesmo assim custou mais do que é habitual.

o descanso de 2 minutos foi para esquecer. fiz sempre mais 10-30 segundos. os 8 minutos entre séries respeitei.

espero que 4f corra melhor.

Olá Carolina!
Grandes treinos! Estás de parabéns!
Eu ando muito preguiçoso, as férias fizeram-me mal, estou aos poucos a retomar o ritmo.

O cansaço que descreves, suponho ser normal, dada a intensidade e frequência dos treinos.
Estás a ter algum cuidado especial com a nutrição, tipo suplementos para acelerar a recuperação?
 
Top