Triatlo

Carolina

Well-Known Member
Pois, eu sei que tinhas decidido deixar o ironman para o próximo ano, mas suponho que haverá alguém por aqui que tenha participado.

Vais fazer o Duatlo no autodromo, pa semana?
 
Também não. Nesse dia vou estar no SkyRoad Aldeias do Xisto (MedioFondo). Estou numa forma miserável depois das 5 semanas de paragem por causa do corte na perna.

Vou para lá com 2 semanas de treino, se der para chegar ao fim dá senão fico pelo caminho ligo para me irem buscar e pronto, sem dramas.
 
Boas, antes de mais confesso ter a noção de que não sou a pessoa indicada para dar conselhos, não sou federado e não tenho equipa nem treinador. Mas gosto de nadar de andar de bicicleta e de correr.
Como quase toda a gente, o meu maior medo era a natação, sempre soube nadar mas fazer umas piscinas não é o mesmo que nadar uns km's em águas abertas. Comecei por ir nadar sozinho para a piscina mas esqueçam lá isso, tinha pouco tempo para treinar por isso tinha que o fazer de forma correta. Inscrevi-me numas aulas e a evolução foi muito mais rápida. Posteriormente comprei um fato de natação e comecei aos poucos a ambientar-me a nadar no mar, depois de perdermos o medo é fantástico. Continuo a não ser um grande nadador mas as distâncias já não me assustam.
Na corrida, corro quase todos os dias á mais de 3 anos, já fiz algumas Maratonas de estrada e alguns Ultra trails.
A bicicleta sempre foi puro prazer por isso pensava que não iria ser problema.

Este ano ganhei coragem e fiz O Triatlo de Matosinhos, na distância Olimpica e o Triatlo Longo de Caminha.

O que aprendi com isto?
Para começar o triatlo não são 3 modalidades separadas, como tal é muito importante treinar as transições entre as modalidades, principalmente da bicicleta para a corrida, os primeiros km's custam imenso.
A natação é talvez a modalidade que mais medo provoca em quem está a começar mas não é onde perdemos mais tempo.
Seja qual for a prova, a bicicleta será sempre a parte mais longa, aqui ganhamos ou perdemos muito tempo. Temos que ser rápidos mas económicos pois não queremos perder tempo mas não podemos queimar as pernas antes da corrida.

Confesso que como negligenciei a bicicleta, foi aqui que levei a maior lição.

Para terminar, o medo ou o respeito por uma ou mais das 3 modalidades impede que mais pessoas experimentem o Triatlo, quem pratica por norma tem uma condição fisica a cima da média o que faz com que seja muito competitivo, mas não é necessário ser um super heroi, com algum treino conseguimos fugir aos tempos de corte e fazer uma prova tranquila. Venham mais provas
 

NULL

Well-Known Member
A Arga por Mãos não sei, mas que vi muita gente a subir com a bicicleta á mão vi e eu só não fiz o mesmo por vergonha, lol
Eu conheço a subida que vocês fizeram, vocês fizeram por Argela, passa numa rotunda perto da A28 e depois é sempre a subir até Arga. Eu já a fiz por Dém, vai até à mesma rotunda perto da A28 e depois segue pela mesma estrada até Arga.

A última vez fiz esse percurso mas no sentido inverso. Subi por Covas e desci por onde vocês subiram.
 
No segmento "Em526 Climb" o strava diz que tem uma percentagem de 10% mas em algumas partes podemos ver inclinações muito a cima disto.
É uma prova de triatlo, relembro, a maioria estava com bicicletas de TT com andamentos rápidos, os menos preparados foram com o pé ao chão. Eu felizmente, com a minha btwin triban 500 tinha andamentos muito leves, nesta parte da prova deixei de ter vergonha a bicicleta, lol
 

NULL

Well-Known Member
No segmento "Em526 Climb" o strava diz que tem uma percentagem de 10% mas em algumas partes podemos ver inclinações muito a cima disto.
É uma prova de triatlo, relembro, a maioria estava com bicicletas de TT com andamentos rápidos, os menos preparados foram com o pé ao chão. Eu felizmente, com a minha btwin triban 500 tinha andamentos muito leves, nesta parte da prova deixei de ter vergonha a bicicleta, lol
Imagino!! Mas vocês não tiveram acesso ao perfil de altimetria do percurso de ciclismo? Imagino alguns com andamentos pesados a fazer essas subidas! Eu essa fiz com 39-26... era o que tinha na altura. Agora já tenho 36-26...
 

Vi grandes máquinas na prova mas não acredito que haja muita gente a alterar as relações de mudanças de prova para prova, nem que haja muita gente com mais do que uma bicicleta para escolher consuante a prova. Alem disso, havia duas grandes subidas mas o restante era a descer ou plano, onde poderiam recupera o tempo perdido. Penso que em Portugal seja a prova mais dura de triatlo mas também é das mais bonitas e espetaculares e o preço nem se compara com algumas que surgiram recentemente.
 

NULL

Well-Known Member
No dia 5 de Julho fui dar uma volta que passou por Caminha. No regresso a Barcelos passei por uma série de atletas em bikes de contra-relógio e que iam no sentido Viana - Caminha... é estranho porque não coincide com a data do vosso triatlo.