Dor no Joelho

#1
Boas

Estou aqui com um problema no joelho, isto começou à 2 semanas, na altura fui a Fátima (225kms) no Sábado e no Domingo fui a Lamego (105kms), no Domingo ao fazer o percurso de volta começei a sentir uma dor esquisita na zona do joelho, eu associei que fosse dos kms acumulados nas pernas, pois a dor era na lateral interna do joelho mas que abrangia o músculo vasto medial, para além de que se molha-se a zona com àgua fria alivia a dor e dava para continuar mais um kms.

Durante estas duas semanas não tive oportunidade de rolar, por isso só hoje peguei na fininha. Nos primeiros 25/30 minutos não tive problema nenhum, mas depois lá voltou a dor novamente, com uma diferença, agora dava para identificar claramente o local, que é a lateral do joelho zona do menisco/cartilagem, e uma dor do género de picadas, tipo descarga eléctrica. Devido a esta situação era obrigado a deixar de pedalar, como tinha uma descida de 10 kms, aproveitei para isso mesmo. Ao chegar ao fim da descida, tento pedalar novamente e o "repouso" que dei às pernas e joelhos permitiu-me andar uns 10 minutos sem dor, mas depois lá volta o raio da dor...

Conclusão, a dor é impeditiva de pedalar em pé, pois dói imenso ao flectir a perna, sentado ainda se torna suportável, mas conforme vão passando os minutos, obriga-me a parar e a dar descanso à mesma.

Já alguém passou por algo semelhante?
Eu sei que devo ir ao médico, mas gostava de saber o que poderá ser. E já agora médicos, de preferência zona centro, que me aconselham, isto se conhecerem algum?

Obrigado
 
#2
Já me aconteceu parecido, dava umas picadelas muito fortes nessa mesma zona do joelho direito, se usasse mais a perna esquerda as picadas no joelho direito iam diminuindo mas assim que retomasse a pedalada normal, lá estava outra vez a dor.
Não sei qual era a causa, mas fui inventado nas afinações dos cleats e acho que também desci meio centímetro o selim, e quando fui andar novamente na semana seguinte já a dor era muito menos intensa, e na seguinte já não sentia nada.

Não sei se a dor passou naturalmente ou se foi das afinações, mas nunca mais tive problemas até comprar outra bicicleta
 
#3
Obrigado pela resposta.

Em relação ao cleats, poderá ser, mas acho estranho pois estou a utilizar uns que têm uma folga de 3º e antes utilizava uns completamente fixos e nunca tinha tido stress.
Em relação à altura do banco, poderá ser uma possibilidade, mas só se manifestar depois de 1000 Kms também é de desconfiar, só se o banco tivesse descido sem eu me aperceber. Vou verificar o gajo...
 

Morg

Well-Known Member
#6
Sempre me disseram para fazer aquecimento e alongamentos no final. Às vezes fazia mas era muito raro.
Apareceu-me uma dor nas costas que me fez parar durante um tempo e me alertou para um problema na coluna. Passei a dar tanta importância a estes exercícios como quando estou em cima da bike.

Enquanto não temos dores não nos lembramos da importância destes exercícios.

Não estou a dizer que seja o teu problema.
 
#7
Tenho noção que façam falta, mas não me parece que seja o meu caso, tenho de procurar algum especialisa (ortopedista), para pedir uma opinião...
Como referi que a alteração que poderia ter acontecido ao selim, era o mesmo ter descido, esta descida seria capaz de criar este problema?
 
#8
Olá jnap,

No início de Agosto aconteceu-me algo semelhante. Senti uma dor ligeira na parte da frente e interna do joelho que de um momento para o outro transformou-se numa dor aguda no joelho e músculo sempre que flectia a perna. Demorei mais de 30 mins para fazer os 10kms finais até casa (sempre plano ou a descer).
Insisti em fazer mais umas voltas mas a coisa não melhorou. Fui a um ortopedista e depois de uma ressonância foi-me diagnosticada uma artrose ainda em fase inicial, e que segundo o médico é reversível. Estou a tomar uns comprimidos para a reconstituição da cartilagem. Não colocou qualquer restrição na prática da bicicleta mas a verdade é que este fim de semana tive de alterar a volta pois a dor apareceu novamente logo às primeiras pedaladas.

Já estive parado 3 semanas em Agosto e agora não sei muito bem o que fazer. O que te posso dizer é que não vale a pena deixar andar este tipo de coisas para ver no que dá. Verifica a altura do selim e mal possas consulta um ortopedista. E como diz o resto do pessoal fazer aquecimento e alongamentos.

Abraços e as melhoras
 
#9
Obrigado pela resposta.
O meu receio é mesmo esse, que seja algo mais grave que não esteja relacionado com afinações e alongamentos, daí ter metido este tópico só para ver se alguém já tinha passado por algo semelhante.
Vou ter de consultar um ortopedista o mais rapidamente possivel... :(
 
#10
Boas
Já fiz uma ressonância e o resultado é que tenho aqui o relatório e não sei se tenho alguma coisa grave ou não, só tenho consulta com o Ortopedista dia 16 de Novembro, e não sei posso ou devo andar de bike...
Mas deixo aqui a informação das duas situações que estão no relatório, pode ser que alguém me saiba dizer o que é isto:
Discreta hiper-intensidade de sinal na inserção inferior do ligamento cruzado anterior, por edema, sem aparente solução de continuidade.
Discreto edema do tendão do músculo poplíteo, a nível da inserção e pequena lâmina de derrame intra-articular.
 
#12
amigo, alguma novidade????

fiz esta pesquisa e encontrei este tópico... estou com a mesma dor no joelho esquerdo no lado de dentro...

esta dor apareceu no treino anterior pois hoje fui fazer mais 2h e a dor voltou :(

abraço
 
#13
Boas
Novidades ainda não sei de nada, tenho estado parado, vou amanhã rolar depois de tanto tempo...
Mas segundo o ortopedista disse que era uma inflamação mas se já tinha feito repouso para ir andando, e ao fim do esforço fazer gelo.

Mas atenção cada caso é um caso, é que dores nos joelhos é complicado, repousa e gelo e se for preciso anti inflamatórios. Mas de qualquer modo aconselho-te a consultar um especialista se isso se mantiver...

Abc
 
#14
Boas
Novidades ainda não sei de nada, tenho estado parado, vou amanhã rolar depois de tanto tempo...
Mas segundo o ortopedista disse que era uma inflamação mas se já tinha feito repouso para ir andando, e ao fim do esforço fazer gelo.

Mas atenção cada caso é um caso, é que dores nos joelhos é complicado, repousa e gelo e se for preciso anti inflamatórios. Mas de qualquer modo aconselho-te a consultar um especialista se isso se mantiver...

Abc
pois... o que acho estranho é que essa dor só veio depois de a semana passada ter dado uma pequena queda e para o mesmo lado desse joelho,por sorte não tive nada de grave só umas esfola-delas, depois dessa queda andei com o dia de hoje 3 vezes e a dor no joelho só veio nestes 2 últimos treinos.

o que me leva a pensar que possa ter sido da queda, pois já ando a 2 meses e só agora aconteceu isto :(

vou fazer um tratamento com gelo e anti-inflamatório e repousar uns dias e fazer de novo o teste.

abraço
Pedro
 
#15
Se tivestes uma queda para esse lado, pode só estar traumatizado, gelo com fartura... mas também pode ser uma ligeira entorse, se caístes sem desencaixar o pé, ou seja gelo com fartura... :)
 
#16
Se tivestes uma queda para esse lado, pode só estar traumatizado, gelo com fartura... mas também pode ser uma ligeira entorse, se caístes sem desencaixar o pé, ou seja gelo com fartura... :)
quando caí só dei conta de ir 1 com o joelho ao chão e depois o ombro e só desencaixou o pé desse lado...

estive agora mesmo a ver os cleats e o desse lado está ligeiramente diferente do da direita, vou também corrigir isso.
 
#17
Pois, Pedro ia dizer-te isso mesmo. Verificar se com a queda não se alterou a posição do cleat.

Já agora Pedro, no proximo fds como vai ser grande se quiseres combinamos uma volta finalmente.

As melhoras!
 
#18
boas ,venho desenterrar este tópico ,pois,apareceu-me uma dor em tudo identica a vossa ,e gostaria de saber o que fizeram e como acabou a vossa saga
 

moshinho

Well-Known Member
#19
A mim acontece-me o mesmo.
O diagnóstico é inflamação no tendão devido a esforço.
Cura: 1 caixa de Arcoxia (anti-inflamatório), gelo e descanso.
A última vez tive 5 semanas sem fazer exercício.
 
#20
olá amigos, realmente ninguem gosta de passar por estas coisas mas é mesmo assim.

o meu problema foi devido a uma queda, ou seja uma inflamação devido a traumatismo e isso pode acontecer em qualquer altura, a andar de baike e cair, uma pancada em casa ou no trabalho emfim...

normalmente nesses casos a que não damos importancia só damos conta quando vamos treinar e com o passar dos km a dor aparece e só nos larga quando tratamos o problema.

neste momento estou de novo no estaleiro, já estou de volta a bike mas a recuperar com calma e a bom ritmo.
desta vez uma pancada no trabalho e um treino de 70km logo de seguida e ganhei uma inflamação :( resultado uns treinos com dores e tive mesmo de parar...

antiinflamatorio,gelo, algumas seções de eletroestimulação e repouso, a coisa melhorou muito,agora estou de novo a bike e a pedalar com calma e ver como o joelho se porta.

é muito mau acontecer isto :( numa altura que deveria estar a intencivicar os treinos e a melhorar a forma para uma prova que tenho em junho e está tudo atrasado :(

melhoras para quem está com esses problemas e boas pedaladas para quem puder ;)

Pedro Silva