Como é que os ciclista de +5W/kg chegaram lá ?

Velhadas

Well-Known Member
Bem, hoje la repeti o teste. Sem estar completamente fresco mesmo assim o ftp subio 11%.
Acho que vou passar a fazer um teste ftp semanal. Tendo em conta que o programa de treino só tem 4 treinos por semana é facil encaixa um ftp as segundas.
Opinioes?
 
Não sei como é um teste FTP no Zwift, mas sei que um teste FTP fora dele é exigente e é um esforço muito grande. Além disso, diria que é impossível alterares suficiente o FTP em 7 dias para causar impacto no treino de modo a ter que se reestruturar o plano.
O granfondo é um plano que usa bastante Z3, Tempo , pelo que no final vais estar com um FTP mais elevado no final (à partida)

Acrescento ainda:
Supostamente o teste FTP faz-se a cada 8 semanas.

Agora, é contigo :p
 
Concordo com o dito. Mas o colega subiu 11% o que claramente indica que ainda está ajustar a maneira como sofre nos 20m isto se estiver a usar o protocolo dos 20m. Tenho ideia que poderá subir. De 200w 11% sao 22w. Ainda é uma diferença muito grande.

Acho que na proxima semana ou 15 dias podias fazer novamente, pois vais comecar o esforço ja no novo patamar e ai ja vais perceber se dá para melhorar. Eu diria quando igualares o ftp volta so a fazer em 8 semanas so.
 

Velhadas

Well-Known Member
Concordo com o dito. Mas o colega subiu 11% o que claramente indica que ainda está ajustar a maneira como sofre nos 20m isto se estiver a usar o protocolo dos 20m. Tenho ideia que poderá subir. De 200w 11% sao 22w. Ainda é uma diferença muito grande.

Acho que na proxima semana ou 15 dias podias fazer novamente, pois vais comecar o esforço ja no novo patamar e ai ja vais perceber se dá para melhorar. Eu diria quando igualares o ftp volta so a fazer em 8 semanas so.
Sim, foi o de 20 minutos
 

moshinho

Well-Known Member
Poderás ainda estar a ajustar o modo como fazes o teste nos 20m;
Poderás estar muito longe da tua melhor forma física (esses aumentos enormes também são indicativos disso);
Poderás ou deverás fazer teste após 4, 6 ou 8 semanas conforme o plano que seguires (durante este tempo cumpres um plano e crias uma condição mais estável);
 

Velhadas

Well-Known Member
Poderás ainda estar a ajustar o modo como fazes o teste nos 20m;
Poderás estar muito longe da tua melhor forma física (esses aumentos enormes também são indicativos disso);
Poderás ou deverás fazer teste após 4, 6 ou 8 semanas conforme o plano que seguires (durante este tempo cumpres um plano e crias uma condição mais estável);
yeap. tanto que ja vou na 3a semana de treino e ainda nao perdi peso e noto-me bastante mais magro. As pernas estavam um bocado atrofiadas
 

Wawando

Well-Known Member
Bem, hoje la repeti o teste. Sem estar completamente fresco mesmo assim o ftp subio 11%.
Acho que vou passar a fazer um teste ftp semanal. Tendo em conta que o programa de treino só tem 4 treinos por semana é facil encaixa um ftp as segundas.
Opinioes?
Se te apetece fazer um por ssemana é porque nao estas a dar tudo. Se for bem feito tens que ganir que nem um cao e nao querer fazer outro tao cedo, hehehe
É um esforço tão desgastante que um por semana é demais.
 

Velhadas

Well-Known Member
Já aqui nao sei que treino estas a fazer mas nao podes andar sempre todo roto para o corpo conseguir adaptar-se.
Hoje posso que é dia de descanso. Amanhã é que tenho de estar fresco como uma allface.
E sim já deu para perceber que nao dá para andar a fazer testes ftp todas as semanas.
Quanto muito se quero fazer um treino extra será uma volta nas calmas só para rolar.
O programa de treino é o Gran Fondo do zwift
 
Tenho feito umas série que nunca fiz porque nunca gostei, mas que são esforços muito intensos curtos de ~2 minutos. Cerca de 6W/kg. 3 minutos de descanso pelo meio.

A minha questão, será que aumentar este tipo de série de 10 para 12, para 16, para 18 ao longo das semanas trás algum beneficio ou é só desgaste desnecessário ? Será quantidade = qualidade ? Normalmente a malta pára quando está exausta, a potência já se torna difícil manter. No entanto noto que até estou a recuperar bem delas. Mas um gajo nunca sabe.
 
Atualmente fazes 10 series de 2min a 6w/kg com recuperação de 3min. Do que vi, a recuperação é feita a 0w, porque é em descida.
Estiveste algum tempo em Z6, 10min em 1h50. Eu não acho muito, mas é aqui que já entra a ciência :p
Se estás a recuperar bem, eu apostava em fazer isto 1x/semana de forma única e uma de duas:
-ou focar em fazer cada intervalo com a mínima variação possível
-ou aumentar o tempo de serie com a menor variação possível

Isto porquê:
-A não ser que tenhas uma prova "agora", este tipo de treino não me parece ser vantajoso
-no total fizeste 20min a 6w/kg. Precisas deste esforço agora? Se tiveres ma prova, diria que pode ser útil (dependendo da prova, claro). Caso contrário, não me importaria muito e iria mais para um treino onde possas estimular o sweetspot ou z3, que tendo em conta o que disseste do Granfondo de Torres Vedras (que a rolar tiveste dificuldades devido ao teu peso), podias gradualmente focar-te em aumentar o tempo em que estás a rolar a uma maior quantidade de watts produzidos, e quando estiveres perto das provas, já estás mais apto para rolar com essa malta e dás as machadadas finais nas subidas :cool::cool::p

Não sei se faz sentido.

EDIT:
Estava a pensar em fazeres essas séries atuais em subidas mais longas e a recuperação em vez de a 0w, ser feita a Z1 ou baixa Z2. Mas em vez de 10 esforços, fazes menos.
É só mais uma ideia :) :p
 
Este tipo de treinos é supostamente para provas de XCO e circuitos. Que até ao final do ano é o que vou fazer. Mas pelo que me dizem ajudam em em todo o lado. Principalmente na recuperação de um esforço para outro. Eu já fazia, mas não de uma forma tão bruta e seguida.

Relativamente ao treinar mais no plano, séries longas, foi a minha vida este ano, tanto em subidas como em plano. Com algumas variações de potência entre séries ou durante as séries.
 

Carolina

Well-Known Member
Para teres progressão precisas de um aumento do volume de treino ao longo do tempo. Se fizeres todas as semanas a mesma coisa, o teu corpo não vai ter um estimulo novo para se habituar. Portanto sim, diria que faz sentido ires aumentando de semana em semana.

Se sentires que a recuperação não é tão boa, faz incrementos mais pequenos (10, 11, 12, etc em vez de 10, 12, 14, 16).