• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ajuda queimar gordura e construir um plano de treino

Carolina

Well-Known Member
aqui ao pé de mim não tenho nenhuma subida onde demore mais de 10 minutos e com os semáforos, carros, descidas, etc, não consigo ir a fundo sem ter de parar.

dá para fazer isso numa bicicleta de spin certo? é que assim é só ir ali ao ginásio :p
 

jpacheco

Well-Known Member
aqui ao pé de mim não tenho nenhuma subida onde demore mais de 10 minutos e com os semáforos, carros, descidas, etc, não consigo ir a fundo sem ter de parar.

dá para fazer isso numa bicicleta de spin certo? é que assim é só ir ali ao ginásio :p

Eu acho que sim...desde que vás no limite e tomes atenção aos sinais da respiração / dor muscular para aguentares 20m.

Também podes fazer os cálculos com FCM que tenhas atingido recentemente. Mas o teste 20m é mais fiável.
 

Carolina

Well-Known Member
não tenho nada recente. o meu cardiofrequencimetro anda marado. funciona 10 minutos, depois perde o sinal, volta a apanhar os batimentos.. enfim.. hoje fiz uma horinha na spinbike e tive o tempo todo a ajeitar a fita. tenho do reformar :p
 

Morg

Well-Known Member
Quando ando dentro de casa (rolo, estática ou spinning) tenho muita dificuldade em atingir bpm muito altos.
Aproveito essa altura do ano para fazer treinos base porque é mais fácil andar em bpm baixos.

Se fizesse o teste na spinning quase de certeza que o valor seria diferente.
Mas se tens +/- o bpm iguais dentro e fora de casa não vais ter este problema.
 

GMQ

Well-Known Member
Também uso bastante o rolo. É muito rentável em termos de tempo.
No que eu puder ajudar dentro das minhas limitações, tenho todo o gosto :)

DMA se procurar fazer esse teste nos rolos (tacx satory) que resistência sugeres?
 

FroometheBoss

New Member
Boas Pessoal

Era só para vos dizer que acabei de fazer o teste dos 20 min e ficaram os seguintes valores: Frequência cardíaca média: 187 e Frequência cardíaca máxima: 201. O meu cardio frequencímetro é muito simples e apenas marca as frequências cardíacas médias e máximas, e as calorias gastas. Devo dizer que realizei o teste todo em subida, uma subida não muito inclinada mas que demorei 20 min (o teste) a completar. Foram no total 6 km.

Agora é definir as minhas zonas de treino para começar rapidamente com as cargas. Se alguém me puder ajudar nisso das zonas de treino, agradeço.
 

Carolina

Well-Known Member
fiz as contas meio à pressa, mas acho que é isto:

z1: <= 127
z2: 128 - 155
z3: 156 - 176
z4: 177 - 196
z5: >= 197
 

Wawando

Well-Known Member
Froome, o teste sao 30min dos quais utilizas a media de pulsacao dos ultimos 20 min. com o teu medidor fazes um reset depois dos 1os 10min e contas 20min.
O teu medidor de pulsacao tambem da a pulsacao em tempo real certo?
 

DMA

Well-Known Member
DMA se procurar fazer esse teste nos rolos (tacx satory) que resistência sugeres?

Eu tenho o Tacx Flow e ele vai de -4 até 9
Eu para um teste do tipo que o Froome fez, usaria uma resistência que me parecesse semelhante a ir numa subida duns 3-4%

Froome, força nesses treinos ;)
 

FroometheBoss

New Member
Wawando, sim o meu medidor de frequência cardíaca também dá a pulsaçao em tempo real.
DMA, o teste é porreiro, eu desconhecia, mas acho que vou fazer um de 15 em 15 dias ou algo do género para ver como me encontro a nível de bpm. Também devo fazer umas análises mas só ao fim de 2/3 semanas de treinos e com cargas!
 
Não vale a pena estares a repetir o teste de 15 em 15 dias, o ideal é fazeres ciclos de treino de 4 semanas seguido de 1 semana de recuperação e depois no primeiro treino do novo ciclo repetes o teste e fazes os ajustes caso seja necessário.

Carolina um dia que vás andar para os lados de Sintra podes fazer o teste por exemplo na subida do Guincho para a Peninha, ou melhor ainda porque está mais protegido do vento é pelo outro lado da serra, de Colares até à Azoia ou Peninha.

Eu por exemplo os valores no rolo são diferentes dos valores na rua, no Rolo é prai 174BPM e na rua são 181BPM.
 

Carolina

Well-Known Member
sim, pensei em sintra, mas como é suposto não estar cansada eliminei essa hipótese. até chegar a sintra ainda demoro uns 50 minutos de bicicleta.

nunca notei grandes diferenças do spin para a bicicleta. claro que demoro mais tempo a subir a bpm, mas quando é para fazer aquilo ao máximo fico a morrer sem problemas :D

vou analisar essa hipótese, mas agora também não posso, porque estou com uma hidrartrose no joelho direito, só tenho autorização para andar a direito e em ritmo baixo :(
 

Medroso#78

Active Member
Froome, o teste sao 30min dos quais utilizas a media de pulsacao dos ultimos 20 min. com o teu medidor fazes um reset depois dos 1os 10min e contas 20min.
O teu medidor de pulsacao tambem da a pulsacao em tempo real certo?

Boas,

antes de mais, obrigado a todos pela vossa preciosa partilha de conhecimento (estamos constantemente a aprender). ;)

...este referido teste dos 30m, é feito após um bom aquecimento (20/30m) certo?! Ou os 10 1os minutos servirão de "aquecimento" (não me parece). :p
 

Rapido

Well-Known Member
Boas.

Andei a vasculhar aqui alguns tópicos para obter mais informações que me possam ser úteis.

Voltando um pouco atras na conversa,voltando à questão alimentar, como já muitos disseram cada um é como cada qual mas falando por mim, nos pequenos-almoços há coisa de 1 ano decidi trocar os cereais matinais açucarados (Golden Grahams, Estrelitas e afins) por cereais menos açucarados, ou sem açucar mesmo. São aqueles que se vendem na parte dos produtos naturais dos supermercados. Posso dizer que notei uma diferença enorme em termos de......energia. Ter muito menos açucares simples (ver no rotulo, da parte dos hidratos de carbono e a descriminação dos valores de açucares) dá-me uma sensação de energia muito maior que aquela que tinha com os anteriormente consumidos.

Falando de mim Froome, tenho praticamente o dobro da tua idade. Até aos 18 anos, antes de entrar na universidade, tinha 1,83 e pesava uns 74 kg, no máximo. Tinha uma vida desportiva bastante activa, pois além da educação física na escola, fazia natação, taekwondo e remo (este ultimo era o mais duro mas também aquele a quem dedicava menos tempo). Lembro-me também com foi com 18 anos que experimentei um incremento de massa muscular bastante grande, principalmente ao nível das pernas. Mas depois tudo mudou.....entrei na universidade e o tempo para o desporto foi desaparecendo até ao ponto em que só fazia natação....1x por semana. Engordei imenso, tanto pela paragem como pelos erros alimentares. Almoçava diariamente na faculdade e eram fritos todos os dias, pelo menos ao almoço. O jantar como era feito em casa pela família, podia haver fritos ou algo mais saudável, dependia. Resultado: 5 anos mais tarde, à saída da universidade, tinha 1,83 mas com 85kg. Nessa altura decidi cortar em alguns alimentos, e neles estavam, a carne de porco e as batatas fritas. Conclusão: mesmo sem um incremento do esforço físico consegui parar a subida do peso.

Hoje, continuo a tentar mudar a minha alimentação, tornando-a mais equilibrada. Evita alimentos processados e varia os alimentos, experimentando coisas novas, novas combinações. Recentemente decidi que os meus jantares seriam na base das saladas. Mas como não gosto de temperar as saladas (com azeite e vinagre, porque detesto vinagre) tinha de acrescentar um molho qualquer para ajudar a ir para baixo. Inicialmente usei maionese light mas depois de falar com a minha médica de família, ela recomendou trocar por molho de yogurt e apanhei uma surpresa bem positiva ;)
 

lgass

Well-Known Member
eu tenho uma história bem parecida.

até a faculdade era um lingrinhas. sequinho... comia o que me apetecia e tudo queimava. vieram os vícios da universidade, o stress da procura de emprego e, quando dei por mim, no alto do meu 1.81cm pesava 98 kg's. há dois anos e tal (entre os 25 e 26) decidi que tinha que mudar.

mudaram hábitos. voltou o exercício (neste momento 5 a 6 dias por semana). mudei alimentação. custou, mas valeu a pena. hoje ando nos 67 kg's e trabalho para ganhar peso, mas só de massa muscular.
 
Top