• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Acompanhamento Detalhado a Nível de Treino

GMQ

Well-Known Member
Alberto o panoramix é que prepara o caldeirão. O Obelix bem tenta beber mas está proibido caiu dentro dum quando era pequeno.

Igass és de Lisboa mosteiro dos Jerónimos pasteis de belém. Há malta que dá a voltita e termina a encher o padulho com belos repastos e depois... o que se queimou rápidamente é reposto. Estou a brincar contigo. Continua a pedalar que pelo que escreveste já fizeste uma boa recuperação em matéria de perda de peso. Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
Conciliar hipertrofia com ciclismo/corrida não é nada facil, ainda para mais se quiseres ganhar massa muscular. Com 6 treinos por semana, vais ter de comer muito XD
 

lgass

Well-Known Member
Alberto o panoramix é que prepara o caldeirão. O Obelix bem tenta beber mas está proibido caiu dentro dum quando era pequeno.

Igass és de Lisboa mosteiro dos Jerónimos pasteis de belém. Há malta que dá a voltita e termina a encher o padulho com belos repastos e depois... o que se queimou rápidamente é reposto. Estou a brincar contigo. Continua a pedalar que pelo que escreveste já fizeste uma boa recuperação em matéria de perda de peso. Abraço
nah nah! passo por aí a abrir sempre na subida ao lado do mosteiro em direção a Monsanto! puxadinha puxadinha. mas curtinha!

Conciliar hipertrofia com ciclismo/corrida não é nada facil, ainda para mais se quiseres ganhar massa muscular. Com 6 treinos por semana, vais ter de comer muito XD

a quem o dizes! parece que passo o dia a comer. este agora é mais puxado pois faço protocolo de pirâmide completa... mas como que nem um animal agora!
 

Martins

Well-Known Member
Também queria poções mágicas. Especialmente há 6 meses atrás quando ao fim de 5 km de bike morria se me tapassem a boca.

Entretanto andei sozinho, andei em grupo (quando aguentava), sofri durante mais de 5.000 km. Fiz voltas que foram até as 6h30m, sempre a querer fazer mais. A isto eu chamei a injecção "queres mesmo andar de bicicleta? Sim quero!". Sem qualquer tipo de rigor, simplesmente andar. Ou passear de bicicleta como diz e bem o @albertosemcontador.

Quando quis ir um pouco mais além (só mesmo um bocadinho) só mesmo ganhar alguma perfomance, tive de aprender a andar. E pouco de cada vez. E progressivamente. Treina hoje um pouco mais que ontem e um pouco menos que amanhã.

Isto tudo para dizer que ainda não ando passo de regimes aeróbicos nem passarei durante bastante tempo. Lá chegaremos com paciência e muita estrada.

@Igass não penses que vais subir à Torre a partir cá de baixo com as rotações no red line. Nem com a poção te safas.

@alberto é uma pena não andares por cá para nos mostrares na estrada como se faz

@jorge esquece isso de quereres ensinar, porque primeiro tens de estudar e aprender

Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
a quem o dizes! parece que passo o dia a comer. este agora é mais puxado pois faço protocolo de pirâmide completa... mas como que nem um animal agora!

eu acompanho alguns atletas no facebook e um deles, em preparação para o campeonato britânico de powerlifting, estava com imensa dificuldade em comer mais durante o dia, então começou a acrescentar azeite aos batidos. ainda metia uma quantidade razoável, cerca de 3 ou 4 colheres de sopa. era um bocado estranho, mas ele dizia que não se notava o sabor do azeite e eram logo umas 500 calorias a mais.

fica a dica (se fores maluco para isso XD)
 

lgass

Well-Known Member
epah acho que não sou capaz de fazer isso! consigo comer mais, mas vou ficar enfartado... e trabalhar com sentimento de enfartamento é do pior!
 

JorgeFerreira97

Active Member
Fechem o tópico já estou farto de ouvir conversas que para aqui vão.
O Contador ganhou o Giro a treinar 6horas por dia mas sem fazer alguma coisa mais aprofundada que seja a nível de treino é a conclusão a que chego depois de ouvir certas coisas, como se costuma dizer o maior burro é aquele que não quer ver e se acham que trabalhos mais aprofundados e trabalhos de potência aeróbia ou anaeróbica, picos de potência, endurance e etc. não melhoram a performance de um atleta é porque não querem ver.

Da minha parte peço para bloquearem o tópico e esquecerem a questão dos treinos, treinem como achem melhor e se não conseguirem progredir ou estagnarem ou qualquer outra coisa pesquisem e estudem que de certeza chegarão a alguma conclusão do porquê dos vossos erros.
 

undernardo

Active Member
Eu cá acho que as intenções do Jorge foram mal interpretadas.

Por acaso lembro-me bastante bem do tópico, criado por ele há um ano, onde começou por partilhar as suas passeatas pelo seu quintal. Apesar do tópico ter pouca actividade ao inicio, o rapaz manteve-se persistente e foi sempre postando relatos, sensações, evolução da sua forma física. Do que podemos ler na altura, fica a imagem de um rapaz humilde, bem educado, especialmente na relação com outros users e, acima de tudo, trabalhador.

Naturalmente que a entrada para uma equipa de ciclismo, com planos de treino mais detalhados e específicos, interacção com treinadores deu-lhe um conhecimento extra do treino. A participação na Volta a Portugal de Juniores, creio não estar enganado, e a preparação associada são tudo experiências enriquecedoras. Atenção! Estamos a falar de um rapaz com 17 anos. É um adolescente. Num ano, passou disto para isto. Eu acho que é uma evolução notável...

Percebo a vontade dele em querer ajudar outros aplicando os conhecimentos que ganhou no ultimo ano. Também entendo que não faz sentido postar treinos aleatoriamente num tópico sem se ter uma noção do tipo de pessoa que se está a ajudar. Se calhar ele expressou-se de forma menos própria.. Talvez ele não quisesse dizer "prescrever", pois não é nenhum doutor, médico, farmacêutico, ou treinador, mas sim "indicar" tipos de treino adequados aos objectivos de cada um. Se calhar eu percebi isso logo à primeira porque acompanhei, assim por alto, o seu percurso aqui no fórum e contextualizei o primeiro post dele.

Sejam mais condescendentes e não entrem logo a matar. Posto isto:
______________________________

Sugestão para o Jorge. Depois de falares com o lgass, faz um post resumo aqui para dar uma ideia de como estão a pensar planear as coisas, do género: "Estivemos a conversar e o lgass disse-me que os objectivos dele eram, x, y e z e que pretendia fortalecer a sua condição física nestas áreas. Decidimos por isso apostar num treino de 'xpto' descrito desta forma. Creio que este treino vai ajuda-lo porque... O treino vai ser feito x vezes por semana. À parte do treino creio que seja importante complementar com isto, isto e isto... no que diz respeito à alimentação penso que ele beneficiará se apostar neste tipo de alimentos pois vai ajudar nisto, nisto e naquilo."

Este tipo de relatos pode elucidar quem está do outro lado a ler o tópico. Por outro lado permitirá ao pessoal trocar alguma ideias ("Ao invés de fazer isso porque não fazer aquilo? Quais são as vantagens?").

Mais uma vez, isto são apenas sugestões em como poderias complementar este tópico.
 

Bernalve

Well-Known Member
Desfrutem da bicicleta acima de tudo. lgass, não tenhas medo das subidas, não sei se és de Lisboa, mas li lá atrás que vais uma vez por mês a Monsanto. Tenta ir mais vezes é relaxante pedalar no meio de Monsanto sabendo que estás no coração de Lisboa, nem penses que estás a subir, estás a pedalar ehehe

Eu acho que para um cicloturista, a melhor forma de evoluir é ir pedalar para o desconhecido, para zonas do Mapa que não conhecemos, como diz o André "há sempre uma estrada deserta e fascinante para explorar". Eu sou um privilegiado e posso pedalar em três zonas do País: Algarve, Lisboa e Beira Baixa/Alto Alentejo. Evoluí imenso a minha capacidade física e psicológica quando pedalo no desconhecido, e são nessa voltas que uma pessoa ganha experiência e vontade para mais. No entanto já tinha uma boa base desde dos meus 10 anos mais ou menos, sempre pedalei na pré-época (férias de Verão) quando jogava hóquei.

E numa parte mais competitiva, antes de um Granfondo ou prova parecida, tento ganhar endurance em voltas longas onde as subidas são escassas. Tento aumentar a VO2 max ou que for ao fazer as subidas quase no vermelho ou a fazer uns sprints alí ou acolá na tentativa de fazer um KOM xD E é isto mais ou menos. Mas o que mais apetece é ir sempre pedalar de forma tranquila para o meu Algarve ou Beira Baixa. :) Há sempre muito trânsito em Lisboa.
 

JorgeFerreira97

Active Member
Undernardo muito obrigado pela partilha e finalmente acrescentaste algo interessante e descreveste o que eu poderia fazer com ele que acaba por ser o pretendido, quero-te desde já agradecer pelo facto de recordares do meu início até ao patamar que me encontro agora e devo dizer que é gratificante ler as tuas palavras pois acabo por relembrar-me de situações caricatas, boas e menos boas que tive ao longo deste ano. Obrigado e qualquer coisa podes questionar à vontade.

Se isto realmente for algo enriquecedor para os restantes membros e se o Igaas digamos estiver disposto a ter então determinado acompanhamento pode-se fazer uma pequena simulação de como ele irá começar a trabalhar agora(pré-época) até fevereiro/março (altura onde já deve estar numa melhor forma), contudo apenas avançarei com isto se não houver problemas e se não se continuar com algumas ideias de que isto não interessa e etc.

Cabe agora ao Igaas dar o aval e quem sabe um moderador verificar o tópico e também mostrar o seu agrado/desagrado com isso.

Continuação e Abraço
 

DSD

New Member
Jorge outro perfil completamente diferente de cliente...:) este cliente e completamente diferente do cliente lgass...

Dsd sempre ouve bons treinadores, ainda que nao tenhas tido, simplesmente muitas vezes procurava-se em colegas de equipa com quem se simpatiza-se mais, sentido de humor, etc... Inspiracao para ir trabalhar, ou trabalhar mais e melhor, alturas diferentes e claro, motivacoes diferentes para pedalar...

Sei bem do que falas e sobretudo tambem sou desse tempo...

E sim concordo contigo para pedalar ao Domingo e para ser domingueiro e ate para entrar em granfondos por diversas, nao e preciso treinadores... Dai o meu motivo em persistir com este topico e ter comentado o que comentei desde o inicio...

Eu nao Estou aqui a promover-me como tal, alias nunca o fiz, nem com isso nem com nada... Sou um membro aqui como tu e qualquer outro...

So que agora tempos diferentes, mentalidades diferentes e dai nao gostar que ninguem seja enganado...ou crie ilusoes em Volta do mesmo...

E que gente a correr sem saber andar e o que mais ha... E o que mais ha e outra gente a correr sem saber andar a aproveitar-se dessa outra gente que quer correr sem saber andar...

No nosso tempo nao... Era mais solido, mais bonito... Dai eu estar tambem aqui a comentar...se poderes le o topico desde o inicio e alguem com a tua experiencia entende logo...

Grande abraco....

A parte dos melhores treinadores agora era ironia, claro que havia bons treinadores... e eu também os tive...
Não podia estar mais de acordo com o que dizes em relação a qualquer um ser treinador, bike fitter, nutricionista, etc... e tentarem aproveitar-se de quem nada ou pouco entende do que é andar de bicicleta, ou praticar outro tipo de desporto...
Mas a conclusão mais grave a que chego é que há uma quantidade enorme de pessoas que pelos vistos gostam de ser enganadas...
Respeito quem quer ser treinado e quem quer ir mais além na sua condição física, apesar de não entender o porquê neste tipo de praticante e eventos de que estamos a falar...

É a vida.

Grande abraço
 

lgass

Well-Known Member
Respeito quem quer ser treinado e quem quer ir mais além na sua condição física, apesar de não entender o porquê neste tipo de praticante e eventos de que estamos a falar...

motivação... superação... paixão...
 

Rapido

Well-Known Member
Concordo com o Igass. No meu caso pessoal, obviamente que não pretendo vencer (até que gostava mas com a minha idade e histórico dos últimos 10 anos....).

Mas, a não ser que sejamos uns reais domingueiros, que só andamos de bike pelo simples prazer, acho que a larga maioria dos restantes gostaria de evoluir, mais que não seja fazer mais 1 km que no dia anterior.

Eu pessoalmente ando de bike pelo prazer do exercício físico, pelo gozo que isso me dá, pelo esforço e sofrimento nas subidas, pelo relaxe e o vento na cara das descidas, e já agora, por toda a potência posta nos pedais quando rolo em plano. É disso que gosto nas bicicletas,é isso que me motiva!

Agora, se a tudo isto puder adicionar um pouco de competição, contra mim próprio e estar junto de outros, que naquele dia, naquele momento, temos um objectivo comum (o de chegar ao fim) melhor...se puder chegar ao fim nos 100 primeiros....melhor....nos 50 primeiros....e por aí fora.

Portanto, sim, acho legitimo que todos nós queiramos evoluir um pouco mais, conseguir um pouco melhor amanha do que hoje.

Por outro lado, concordo com o Alberto. Quem se chega aqui, disposto a ajudar, pode (e deve) fazê-lo abertamente, aqui no fórum, discutindo com todos. Claro que existirão opiniões diferentes mas todos temos 2 dedos de testa e pensar o que se adequa mais a nós, aos nossos objetivos, disponibilidade, vontade, saúde.
 

Carolina

Well-Known Member
já para não falar que, mesmo sendo só voltas domingueiras, convém ter físico para fazer essas voltas. para ter essa capacidade é preciso treino. claro que há uns que levam as coisas mais a sério do que outros, mas não vejo mal nenhum em querer andar mais e melhor.

exemplo: uma das principais razões que tenho para andar de bicicleta é poder apreciar a paisagem, mas da única vez que levei a bike para a arrábida ia morrendo e acabei por não ver nada lol. porquê? falta de treino.
 

JorgeFerreira97

Active Member
Treinar bem para aguentar subidas duras e outras voltas de endurance(mais longas) não se resume apenas fazer horas, por vezes é preferível treinar menos tempo mas com outros exercícios durante o treino que acabam por ir melhorando a nossa capacidade física, algo que aconselho bastante nesta altura é fazer umas corridas ou mesmo caminhadas(longa duração) e terminar com uns exercícios de alongamentos
 

Medroso#78

Active Member
Curiosamente, somos todos "dumingueiros" e não sei quê... mas, na hora "H", ninguém quer ficar para trás (que ninguém me dia o contrario). ;)

...relativamente ao nosso camarada JorgeFerreira97, se mais não for, "tioricamente" diz umas coisecas. O que não é difícil.... pois o que diz, está escrito por aí.... net e afins.
 

lgass

Well-Known Member
vou desenvolver um pouco mais o que me motiva. a mim, pode não ser a mais ninguém!

o ser melhor! o ser mais que era ontem! o provar que se quiser posso chegar um nadinha mais longe.

porque não o sonho (sim sonho, porque neste momento não passa mais do que isso) de um dia, numa pequena prova, chegar juntamente com a confusão do grupo da frente da prova. sentir aquela emoção quando os curiosos ainda lá estão todos a ver como vai ser.

é para mim irrealista neste momento pensar em conseguir ter o prazer de viver esses momentos... mas tenho que, dentro do que me é possível, trabalhar para eles... dentro das minhas capacidades e disponibilidades.

agora a verdade é que, a única vez que estive em "prova" vi que ainda estava mais longe do que imaginava.

Atenção, eu consigo ir passear e aproveitar só um passeio de bike pelo prazer... mas são coisas distintas e momentos diferentes!
 
Top