@Mafioso conforto na travagem? o que queres dizer com isso? deitaste nas curvas como o Cipollini? lol
Malta dos discos, não sentem alguma vibração a travar à frente? Penso que seja o headseat ligeiramente solto mas ainda não tive tempo de ver.
Com a bicicleta parada, travas à frente e abanas para a frente e para trás. Percebes logo se está solto.Malta dos discos, não sentem alguma vibração a travar à frente? Penso que seja o headseat ligeiramente solto mas ainda não tive tempo de ver.
O disco não serve apenas para molhado. Descidas grandes, com um gradiente acentuado, são para mim o local onde os discos se destacam. O conforto na travagem (nos braços e mãos é da noite para o dia).Agora outros que andem no inverno mas que não saem quando chove, evitam chuva ou estrada molhada, se calhar a vantagem do disco na travagem já se esbate.
Qual manutenção?adicionar também que a manutenção do travão de pinça também será consideravelmente mais fácil / acessiv€l
@Pedrodmsousa já se assustou com esta onda de comentários ahaha
Pedro poupa uns tostões...até esse orçamento, 105 é mais que suficiente e travões de pinças também (mas se der para disco ficas bem servido tb). Escolhe a bike que mais gostas que em ultimo caso é isso que mais importa, sentir que estás em cima de uma "belezura do asfalto"!
Estive exatamente na mesma situação em Setembro/Outubro. Orçamento máximo dos máximos 1800€ (incluindo bike e renovação de equipamento, sapatos, etc), mas com o objetivo de poupar porque a vida custa a ganhar e trás muitas outras despesas. Estipulei exatamente o mesmo orçamento que tu, 1500€ por Bike nova (sendo a Giant TCR a preferido) e a Swift Attak G2 a que se enquadra no orçamente (e a fabrica/sede é a 5km).
E fiz a mim mesmo uma série de perguntas:
-As minhas pernas valem uma bike de 1500€ ou +? Não
-Vou ter tempo para treinar/melhorar o meu andamento? Nem por isso
-Vou andar a chuva? Vou fazer descidas muito longas? Vou ter rodas de carbono? Não, Não e Não
-Vou querer dedicar muito tempo/euros com a manutenção da bike? Nem por isso
-Shimano Ultegra? Não, as minhas pernas nem valem o 105 (que acho ser o mínimo para quem quer carregar nos cranks)
-Pensar num negócio/(des)valorização futuro? Não penso vender nos próximos 10 anos.
-Carbono ou alumínio? As pernas valem alumínio, a carteira preferia o alumínio mas até pode pagar o carbono MAS a paixão e realização pessoal vale o carbono.
Todos aqui no forúm tem a sua opinião, mas umas questões que me pareçe que ninguém levantou é:
-Comprariam uma bike de carbono com + de 5 anos (independentemente de ser pinças ou disco)? Eu não.
-Qual valerá mais daqui a 5 ou 10 anos ("Swift" carbono disco ou "Giant" pinças)? Secalhar será mais vendável o autocolante "Giant" ou "Specialized" ou "Pinarello" que o autocolante "Swift" independentemente do disco ou pinças.
Portanto fiz a pesquisa do mercado tendo a Attack G2 em mente, mas procurando oportunidades Giant TCR. Por acaso encontrei oportunidade de TCR 2018 com disco no tam. M por 1650 (nova e Ultegra).
Acabei por comprar uma TCR Advanced 2 com 1 ano mas quadro com 9 meses (o quadro branco por motivos de garantia) por pouco mais de 1100€ com pedais incluídos. Já comprei grades de bidon, cleats, sapatos e ciclocomputador portanto já investi quase 1250 e ainda me falta uns calções e depois um upgrade que me parece muito importante, rodas novas (que ficará para 2021 e será <400€ mas depois os pneus).
Na comparação de bike, eu preferia a TCR, mas não havia TCR novas no meu tamanho (tirando a de disco) e esperar muito não era opção. Diria que a Attack G2 vem com melhores rodas mas ainda assim pedem upgrade. Optei por poupar €€€ para futuro upgrade de rodas e ter a bike que desejava (apesar de não ser a estrear) numa cor que adoro. Swift Attack G2 era a minha 2ª escolha mas se soube-se do desconto do Grandfondo Porto-Gaia secalhar era a escolhida.
O mercado de usados está muito alto (diversas razões como falta de produto novo, etc) mas penso que se tiveres paciência, souberes negociar (aproveita o Inverno) e esperares pela oportunidade certa é sempre de considerar.
BIKEAssustado não fiquei eheh Ando só a ver a onda de comentários!! Cada um tem a sua perspectiva Eu só queria saber de facto se comprar usada seria um gambling muito arriscado e se compensava comprar novo!! Disco ou calço para mim é indiferente neste momento! Quero é algo que satisfaça os olhos (que também comem eheh) e as necessidades. Quero desfrutar mais da bicicleta do que a que tinha.
Entretanto fizeram uma proposta desta beleza por 1200€ (ainda não negociei o valor). Full 105, rodas BlackJack T35. O que devo tomar em atenção quando a for ver?
Não consigo ver apenas as coisas assim, 105 vs ultegra ou Travões normais vs Discos.
Acho que no computo geral, 1500€ com travões de calços e Ultegra poderia ficar uma bicicleta bem mais interessante de usar.
Estive a reler aquilo que o user queria e:
-tendo em conta que não quer esticar mais dos que os 1500€,
- para andar principalmente ao fds,
- que até o 105 serviria para ele
- e que 300€ para ter uma com 105 e discos ainda é uma diferença considerável, não tendo interesse em investir essa diferença para ter discos,
não faz muito sentido estar a aconselhar ou insistir para comprar com discos até porque acho que em bicicletas desta gama e para certo tipo de uso, os discos não tem que ser um "must-have", podendo tirar muito mais partido e prazer de uma bike bem montada com travão normal.
E já nem o argumento da desvalorização servirá porque partindo do principio que irá manter a bicicleta por 1/2 ou mais anos, quando a vender o mercado estará saturado de bicicletas com discos e a desvalorização será quase proporcional a uma bicicleta de travão normal.
Se na altura de vender o mercado dos discos tivesse em expansão era outra história...mas já não está e daqui a 1, 2 anos muito menos.
Por isso disse, que neste caso, preferia ter bike com travão normal e ultegra do que bike com travão de disco e 105. Para o user, parece que bike com travão normal e 105 parece chegar. Porreiro, ficam 300€ no bolso para outras coisas.
Exigente com o quê por exemplo? Com o peso? Ou com a segurança?
Depende.
Se for daqueles que ande regularmente no inverno independentemente das condições que apanhe e que não se importa de sair à chuva e que faça muitos kms com estrada molhada, os discos serão uma mais valia.
Agora outros que andem no inverno mas que não saem quando chove, evitam chuva ou estrada molhada, se calhar a vantagem do disco na travagem já se esbate.
Mas com 1500€, voltaria a aconselhar travão normal, seja num caso ou noutro.
@Pedrodmsousa tenho uma SwiftAttack G2 desde Março de 2019 e até agora não me posso queixar de nada.
Acho que o maior problema que poderás ter nesta altura, é existir stock para o tamanho/cor que prentedes (e isto tanto na Swift como em qualquer loja).
Em relação ao disco vs pinça.. Deixo essa discussão para o café Obviamente que o futuro é o disco, e numa possível venda futura a de disco será mais fácil vender...
Isso parece-me ser o 105 antigo de 10v. Uma pergunta, porque é que tem de ser de carbono, por causa do peso, conforto ou simplesmente porque sim?
Deves ver o desgate da cassete/pedaleiro pelo menos.
Sou um amador mas um atleta federado de atletismo! Guess What, treino todos os dias ao ar livre independente do clima eheh Sair para ir andar à chuva, mesmo à semana, não me assusta. Queria de facto saber se rodas de carbono mesmo com pastilhas de travão próprias e chuva não se dão lá muito bem xD
Negoceia essa orbea para uns 900 euros... 5800 é o grupo que tenho e é impecável, podes é ter trocar a transmissao. Vai depender do desgaste. O ideal é levares um gajo contigo. Detesto negocios em 2 mão se nao souber de quem vêm. Se for de um amigo impecavel, de um estranho, não confio. Prefiro pagar mais e ter material novo e com garantia.
Para quem estraga rodas de carbono a descer basicamente abusou onde não devia e dp era tarde..... nós quando vamos fazer qq coisa devemos saber para onde vamos...... e se calhar não deixar ganhar velocidade antes de ser tarde.
Sim, vai um amigo meu que percebe bem mais da poda que eu para verificarmos as condições. Não é que não perceba, mas dois pares de olhos a ver são melhores que apenas um. Já agora alguém sabe o valor das rodas? Supostamente diz ele que comprou diretamente a gajos da equipa do W52-FCPorto que usaram na volta a Portugal.
Xiiii pummmm.... isso é que foi um tiro ao lado! Podem-me acusar de descer sempre a travar, de ser lento a descer, super cauteloso, sim, é verdade, mas de arriscar demasiado, de deixar embalar ou de deixar para a última não. Isso não acontece. Não serve de consolo mas onde eu fdi a minha já lá faleceram 4 de amigos meus, todas de carbono.