Bike usada VS Bike Nova

#1
Boa tarde, o meu nome é Pedro, tenho 24 anos e pratico atletismo. Sou também amante do ciclismo e dou umas voltas à semana e ao fim‑de‑semana de bike (passeios de 90/100Km)
Vendi a minha primeira bike (Btwin Triban 3) e procuro uma outra em substituição.
Gostava de saber a vossa info sobre comprar bikes usadas e novas. Compensa comprar usadas/semi-novas? Comprar novas?

Neste momento daria até 1000€ usada e 1500€ por uma nova

Entretanto estou interessadíssimo numa SwiftCarbon Attack G2. Alguém tem feedback?

Procurava já algo dentro da gama dos quadros de carbono e minimamente recente. Relativamente a componentes SRAM Rival ou Shimano 105 chega bem para o que necessito.

Opiniões?
 

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Well-Known Member
#2
Eu com esse orçamento iria sempre para uma nova. Neste momento o mercado de usados está tudo muito caro, salvo exceções, as pessoas querem vender as bicicletas usadas pelo preço de quase novas. Relativamente a componentes Sram Rival ou Shimano 105, são ambos bons mas depende a qual estas mais habituado porque são diferentes. O Sram é mais duro e seco e o Shimano mais suave, já tive os dois. No meu caso tive Shimano 105 5600 que depois passei para Sram Red, ambos funcionam bem mas posso dizer que o Sram depois de afinado nunca mais desafinou, também é uns furos acima do 105.
 
#4
Eu com esse orçamento iria sempre para uma nova. Neste momento o mercado de usados está tudo muito caro, salvo exceções, as pessoas querem vender as bicicletas usadas pelo preço de quase novas. Relativamente a componentes Sram Rival ou Shimano 105, são ambos bons mas depende a qual estas mais habituado porque são diferentes. O Sram é mais duro e seco e o Shimano mais suave, já tive os dois. No meu caso tive Shimano 105 5600 que depois passei para Sram Red, ambos funcionam bem mas posso dizer que o Sram depois de afinado nunca mais desafinou, também é uns furos acima do 105.
Sim, estive a ver o mercado de usados on-line apenas e está Absurdo!! Querem dinheiro e a bicicleta Só tive experiência com Shimano até agora, mas estou curioso por experimentar sram! Para o que vou andar não fará diferença no desempenho! Acho que até 1500€ não se consegue nenhuma bike melhor que a G2!! O

Obrigado pelo Feedback!
 
#5
Eu com esse orçamento iria sempre para uma nova. Neste momento o mercado de usados está tudo muito caro, salvo exceções, as pessoas querem vender as bicicletas usadas pelo preço de quase novas. Relativamente a componentes Sram Rival ou Shimano 105, são ambos bons mas depende a qual estas mais habituado porque são diferentes. O Sram é mais duro e seco e o Shimano mais suave, já tive os dois. No meu caso tive Shimano 105 5600 que depois passei para Sram Red, ambos funcionam bem mas posso dizer que o Sram depois de afinado nunca mais desafinou, também é uns furos acima do 105.
Sim, estive a ver o mercado de usados on-line apenas e está Absurdo!! Querem dinheiro e a bicicleta Só tive experiência com Shimano até agora, mas estou curioso por experimentar sram! Para o que vou andar não fará diferença no desempenho! Acho que até 1500€ não se consegue nenhuma bike melhor que a G2!! O

De facto não queria esticar o orçamento! Tive a ver e o modelo 105 com discos da G2 são mais 300€!!! A diferença ainda é considerável!
 
#6
Só é pena por esse orçamento não dar para comprar uma com discos, em carbono e com 105.
Essa Swift Carbon tem bom aspeto e um preço atrativo.
Como dito pelo @pemartins por esse valor também comprava uma nova.
De facto não queria gastar mais que 1500€! A diferença para os travões de disco da mesma versão é 300€! Não estou para investir esse dinheiro só pra disco eheh
Só não sei feedback dessa marca!
 

cou7inho

Well-Known Member
#7
De facto não queria gastar mais que 1500€! A diferença para os travões de disco da mesma versão é 300€! Não estou para investir esse dinheiro só pra disco eheh
Só não sei feedback dessa marca!
Por acaso não vejo muito feedback da marca.
Tens este video do modelo com disco:
Tens estes videos que mostram um pouco da marca:
Não sei ajudar muito mais do que isto
 
#11
300€ para a versão de disco parece muito mas pensa bem, o futuro é o disco, a verdade é que não ter discos só por si, desvaloriza logo a bicicleta, é a lei do mercado. O disco tem as suas vantagens e desvantagens. Eu neste momento optaria sempre por uma bicicleta com disco.
Sabes, isso até pode ser verdade como não ser! O mercado atualmente está ao rubro! Certamente mudará com o fim da pendência!
Ainda agora me fizeram proposta de um Orbea Orca M20 com 105 e rodas BlackJack C35 por 1200€
 

cou7inho

Well-Known Member
#12
Sabes, isso até pode ser verdade como não ser! €
A verdade é que os discos são o presente e o futuro. Não há como evitar.
Obviamente que se tens o orçamento limitado mesmo aos 1500€ não há muito a fazer.
Mas se estiveres na duvida se vale a pena investir mais 300€ e ficar com uma bicicleta com discos acho que vale bem a pena o investimento.
Melhor travagem, mais rigidez na bicicleta, possibilidade de usar rodas com largura interna maior o que aumenta o conforto e a aderência. A única desvantagem dos discos são as poucas gramas que acrescenta. Mas isso tem algum interesse para nós, amadores? Obviamente que não.
Mas compreendo que podem surgir algumas propostas aliciantes para bicicletas com travões de pinça. Pode ficar difícil de resistir. O segredo é mesmo pensar a longo prazo. Comprar uma bicicleta que já está "desatualizada", mas bem mais barata ou comprar uma bicicleta "atualizada" que será mais cara agora mas vai permitir acompanhar a evolução do mercado? Nós damos opiniões e tu decides :D:D
 
#13
Sendo que a bicicleta será para passeios e não tenciono entretanto comprar outra para o fim que se destina, não me compensa desembolsar muito mais do que o planejado! Eu revejo-me nas vossas opiniões! E têm razão! Estou ali no orçamento da corda bamba, devia esticar mas não quero! Mesmo que o disco seja o futuro não creio que pinças vá perder todo o seu valor! Claro que desvalorizará mais que as disco à priori, mas será assim tão mau uns bons calções e boas pinças? Eheh

Há sempre propostas tentadoras isso é verdade! Mas eu costumo sempre comprar os IPhones também nos anos a seguir porque se pede muito dinheiro ao início
 

cou7inho

Well-Known Member
#14
Sendo que a bicicleta será para passeios e não tenciono entretanto comprar outra para o fim que se destina, não me compensa desembolsar muito mais do que o planejado! Eu revejo-me nas vossas opiniões! E têm razão! Estou ali no orçamento da corda bamba, devia esticar mas não quero! Mesmo que o disco seja o futuro não creio que pinças vá perder todo o seu valor! Claro que desvalorizará mais que as disco à priori, mas será assim tão mau uns bons calções e boas pinças? Eheh

Há sempre propostas tentadoras isso é verdade! Mas eu costumo sempre comprar os IPhones também nos anos a seguir porque se pede muito dinheiro ao início
As bicicletas com pinças não são de todo uma má escolha. Simplesmente não vão poder acompanhar a evolução das novas tecnologias do ciclismo. Não fiques com a ideia que só porque é de pinças é uma má escolha ahaha eu tenho uma de pinças e serve-me muito bem, em dias que não chove.
Os nossos concelhos são feitos com o objetivo de não te arrependeres no futuro porque já não vais poder fazer upgrades de umas rodas com uma largura interna maior, por exemplo
Como não pretendes ser um utilizador intensivo da bicicleta se calhar não te vai fazer assim tanta diferença escolher uma de pinças em vez de discos.
 

Duke

Well-Known Member
#17
não percebo qual é a tesão dos travões de disco... além de ser para estar na moda
qual a vantagem suprema em ter travões de disco em PT onde chove para ai 50 dias por ano?...
o rapaz só dá umas voltas ao fim de semana não faz qualquer sentido gastar 300€ a mais quando o orçamento já é apertado só para estar na moda

300€ seria a diferença de transmissão 105 para ultegra que seria um upgrade bem melhor
 

cou7inho

Well-Known Member
#18
não percebo qual é a tesão dos travões de disco... além de ser para estar na moda
qual a vantagem suprema em ter travões de disco em PT onde chove para ai 50 dias por ano?...
o rapaz só dá umas voltas ao fim de semana não faz qualquer sentido gastar 300€ a mais quando o orçamento já é apertado só para estar na moda

300€ seria a diferença de transmissão 105 para ultegra que seria um upgrade bem melhor
As opiniões dadas foram com o intuito de ele saber que os discos são o futuro e, assim, estar mais consciente que uma bicicleta de travões de pinça pode desvalorizar mais, por exemplo. Há quem considere que querer discos é querer estar na moda, que é o teu caso. No entanto, há quem considere que querer discos é querer poder ter uma bicicleta que irá entregar mais performance e irá permitir acompanhar o mercado, que é o meu caso.
Achas que por 300€ vale mais investir num grupo melhor do que numa bike com discos? Bem, eu discordo totalmente. Qual é a vantagem que vais ter em ir de um 105 para um Ultegra? Peso. Qual é a vantagem de ir de uma bike com pinças para uma com discos? Melhor travagem em chuva, travagem mais constante em longas descidas, possibilidade de usar e abusar de rodas de carbono sem derreter aros, possibilidade de usar rodas com largura interna maior e, assim, ter um pneu que deforma menos e proporciona mais aderência. E, além de tudo isto, ficas com uma bicicleta mais rígida, ou seja, uma bicicleta que vai "meter a potencia no chão" mais facilmente.
Travões de disco não se resumem apenas a travar melhor à chuva. Acho que devem perceber isso de uma vez por todas.
E depois disto tudo, significa que as bicicletas sem discos são más? Claramente que não. São excelentes. E se o user em questão não puder dar os 300€ de diferença vai ficar na mesma com uma excelente bicicleta que o levará a todo o lado e mais algum, assim haja pernas. Mas convém alertar as pessoas "menos experientes" (não é que eu seja muito experiente nisto) do estado atual do mercado para que assim possam fazer a compra certa e evitar arrependimentos no futuro.
 

Duke

Well-Known Member
#19
As opiniões dadas foram com o intuito de ele saber que os discos são o futuro e, assim, estar mais consciente que uma bicicleta de travões de pinça pode desvalorizar mais, por exemplo. Há quem considere que querer discos é querer estar na moda, que é o teu caso. No entanto, há quem considere que querer discos é querer poder ter uma bicicleta que irá entregar mais performance e irá permitir acompanhar o mercado, que é o meu caso.
Achas que por 300€ vale mais investir num grupo melhor do que numa bike com discos? Bem, eu discordo totalmente. Qual é a vantagem que vais ter em ir de um 105 para um Ultegra? Peso. Qual é a vantagem de ir de uma bike com pinças para uma com discos? Melhor travagem em chuva, travagem mais constante em longas descidas, possibilidade de usar e abusar de rodas de carbono sem derreter aros, possibilidade de usar rodas com largura interna maior e, assim, ter um pneu que deforma menos e proporciona mais aderência. E, além de tudo isto, ficas com uma bicicleta mais rígida, ou seja, uma bicicleta que vai "meter a potencia no chão" mais facilmente.
Travões de disco não se resumem apenas a travar melhor à chuva. Acho que devem perceber isso de uma vez por todas.
E depois disto tudo, significa que as bicicletas sem discos são más? Claramente que não. São excelentes. E se o user em questão não puder dar os 300€ de diferença vai ficar na mesma com uma excelente bicicleta que o levará a todo o lado e mais algum, assim haja pernas. Mas convém alertar as pessoas "menos experientes" (não é que eu seja muito experiente nisto) do estado atual do mercado para que assim possam fazer uma compra e evitar arrependimentos no futuro.
@cou7inho tens toda a razão peço imensa desculpa






 

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#20
@cou7inho tens toda a razão peço imensa desculpa






@Duke deixa-me aproveitar a oportunidade para te dizer que o teu post vale pouco mais do que nada. Há alguns argumentos que podem ser utilizados para a não utilização de discos em bikes de amadores, mas se achas que com essas imagens respondes a tudo estás enganado.

A maior parte dos profissionais que correm sem disco é por questões que não se colocam a um amador. As gramas extra e a velocidade e facilidade com que se muda uma roda de disco vs tradicional. Esses pontos podem fazer com que ganhe ou se perca uma corrida.

Colocas numa das fotos a F12 com rodas DA... sabes porque é que a a INEOS correu com rodas LW não sabes? Para baixar peso às bikes!

Por fim, eu tive 3 bikes de estrada até hoje, 2 com travão normal e 1 com disco. Prefiro mil vezes o disco. Os meus amigos profissionais que fazem 15000 a 20000km/ano e que passaram de travão normal para disco são unânimes, o disco é muito melhor.

Tu, gostas mais de travão normal? Melhor para ti, consegues um setup ao teu agrado por menor preço.