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Rolo Direct Drive

Trizade

Well-Known Member
SOIGNEUR
E já caiste? Dói como na rua? :p :p :p :cool::cool:
Nunca caí pq o meu rolo tem uma rodinha de cada lado que impede a roda da frente saia do rolo...
Ou seja a roda bate lá e eu imediatamente volto a centrar-me no rolo...
São estas rodinhas:


Acontece maioritariamente em treinos de zona 2 em que mentalmente estou mais desligado digamos assim. Volta e meia dou lá um toque e lá volto para o meio.
Sem isso de certeza que já tinha saído do rolo umas quantas vezes!!!
 

NDG

Active Member
SOIGNEUR
Super fácil.
Estava cheio de medo de demorar imenso a adaptar... Mas posso dizer, começar a pedalar e manter lá em cima a pedalar foi 1 min...
Não tem nada que saber, é fazer exatamente como fazes na estrada.
Depois tens o tirar e pôr uma mão no guiador. Para beber água, limpar o suor com uma toalha,etc. Esse foi mais "manhoso" digamos assim. Não foi instantâneo como o meter em cima da bike e pedalar. Um pouco instável das primeiras vezes para ser sincero. Mas numa sessão de treino consegues ganhar o à vontade para fazer. E depois já nem pensas nisso quando vais buscar o bidon para refrescar.

Depois veio o tentar pedalar em pé... Diria ligeiramente mais dificil que tirar uma mão do guiador, mas é uma questão de hábito. As primeiras vezes estranha-se muito. Parece que tens de pedalar em pé sem oscilar literalmente nada. Mta força do core. Porque se não o fizeres dá a sensação que vais saír disparado pelo lado do rolo hehe.
Mas numa ou 2 sessões de treino ganhei o hábito e agora já nem penso nisso e já "baloiço" a bicicleta de um lado para o outro como na rua...

Pedalar sem mãos no guiador, isso já não consigo!!! :D
Na rua não tenho problemas em fazê-lo, mas no rolo não há maneira de o conseguir. Assim que tiro as mãos, a frente da bicicleta começa a andar de um lado para o outro e fico cheio de medo e rapidamente volto a pôr as mãos no guiador... É o único inconveniente que vejo neste rolo. Se preciso de fazer alguma coisa com as 2 mãos (assoar o nariz por exemplo), tenho de parar de pedalar, fazer o que tenho a fazer e depois voltar a andar...

O que considero de melhor é claramente o conforto e o "Roadfeel". Num rolo de direct drive tinha imensas dificuldades para aguentar um simples treino de 1h... Super desconfortável. Mesmo levantando do selim de 10 em 10mins por exemplo.
Neste já fiz treinos de 3 horas sem stress nenhum. Zero desconforto. É literalmente como pedalar na rua. Pedalas e não tens a bicicleta presa. Ela anda de um lado para o outro. Como faz na estrada e isso ajuda muito no conforto acredita.

E não sei porquê sentia sempre que estava a trabalhar mais do que devia. Ou seja se tivesse um intervalo em que tivesse de pedalar a 200W por exemplo, quer usasse ERG mode, ou sem ERG mode para atingir os 200W dava-me uma sensação que estava a pedalar 20 ou 30W acima. Ou seja, tinha a sensação de estar a pedalar a 230W em vez de 200W. Não consigo explicar isto, mas acontecia-me isto com todos os rolos direct drive que tive.
Neste não tenho esse problema. Se tenho de treinar a 200W o esforço que faço e que sinto é que estou realmente a pedalar a 200W e não a 230W como acontecia com os outros.

O que considero pior para mim pessoalmente é não conseguir fazer treinos de Vo2max neste rolo... Eu sempre que faço esse tipo de treinos, faço a maioria dos intervalos em pé. Estilo a sprintar. E apesar de não ter problemas em pedalar em pé no rolo em intensidades ligeiramente acima do FTP, quando são de Vo2max onde é suposto dar o máximo de ti, aí sinto muita instabilidade. Lá está, precisava de trabalhar o Core. É que não consigo manter a estabilidade necessária para esforços tão altos. Mas isso é um problema meu e não do rolo em si.

Já o disse anteriormente, paguei e paguei MTO pelo rolo que tenho e também paguei um balúrdio de taxa alfandegária, mas não voltaria atrás nesta compra. O rolo é fantástico. Simula perfeitamente as mudanças de gradiente no Zwift por exemplo. Consigo fazer qualquer tipo de treino (excepto Vo2max como disse em cima) e com qualquer tipo de duração. Mas o "Roadfeel" que tenho com este rolo é simplesmente fantástico. Inigualável mesmo... Vale bem o dinheiro que paguei por ele. E já experimentei o Zwift Hub, Wahoo Core e Wahoo Kickr e o Tacx Neo e nenhum deles se aproxima do "Roadfeel" deste.
Mas compreendo que nem todos tenham a disponibilidade financeira para avançar para este específico que eu uso.
Acredito que com um Nero qualquer pessoa fique bem servida por exemplo, mas duvido que tenha a mesma qualidade de construção e "Roadfeel" que o meu por exemplo.
Vale o que vale.
Qualquer outra dúvida que tenhas é só dizer;)
Obrigado pelo teu feedback ;)
 

NDG

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SOIGNEUR
Boa pessoal, alguém me consegue confirmar se minha bike Giant TCR 2021 é compatível com rolo wahoo kickr core?
 

NDG

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SOIGNEUR
Eu vi está informação aqui:https://support.wahoofitness.com/hc...ted-KICKR-CORE-thru-axle-adapter-installation

Minha dúvida é se está situação só se mantém:

"Em 2020, vários fabricantes de bicicletas atualizaram as interfaces de eixo passante dos quadros de modelos de bicicletas selecionados, tornando-os incompatíveis com a versão 3 [2017] até a versão 5 [2020] do KICKR e todas as versões do KICKR CORE . Trabalhando em estreita colaboração com esses fabricantes de bicicletas, a Wahoo desenvolveu um conjunto atualizado de adaptadores permitindo compatibilidade com as bicicletas afetadas e os treinadores Wahoo acima, com exceção do KICKR v3 [2017] (os adaptadores atualizados abaixo não são compatíveis com o KICKR v3 ."

Ou seja, ao adquirir o rolo Wahoo kick core está situação já não se mantém?
 

NDG

Active Member
SOIGNEUR
...completando, depois encontrei está informação:

As seguintes bicicletas não são compatíveis com nenhuma KICKR anterior à versão 4 (2018):​

  • Todos os quadros Cervelo Disc
  • Lauf True Grit e Seigla
  • Quadros Giant Propel e TCR Disc 2021+
  • 2020+ Trek Domane e Madone
  • 2021+ Trek Emonda, Checkpoint Carbon e Top Fuel
  • 2021+ Rondo Ruut AL2
  • Quadros de eixo passante Ventum
 

jppina

Well-Known Member
Vais comprar um rolo usado?

Estamos em 2024, essa informação é para rolo de até 2018.

Os modelos atuais não têm nenhuma incompatibilidade!
 

NDG

Active Member
SOIGNEUR
Ao preço que se compra o kickr core novo eu não pensaría em usado...

Estive analisar e concordo contigo. Realmente não compensa.

Resposta da Wahoo:

"Hi Nelson,

Thanks for reaching out to Wahoo Fitness Support. Your Giant TCR bike should be compatible with the Kickr Core with our new updated adapters. These do come with all of Kickr Core's purchased from our website.

Disclaimer: Because of the wide variety of bicycle makes and models, it is not possible for Wahoo to guarantee the KICKR’s compatibility with all bicycles matching these parameters. To fully ensure compatibility, we recommend visiting a local Wahoo retailer to test your bicycle’s fit before purchasing. While Wahoo has conducted tests on Wahoo trainer safety and compatibility with certain bikes, the trainer end user is ultimately responsible for ensuring that their bike frame is compatible with the Wahoo trainers such that damage to the bike frame does not result from using the trainer.

Please let me know if you have any other questions!"
 

NDG

Active Member
SOIGNEUR
Pessoal existe muita diferença em fazer rolo num diret drive, com bicicleta de ciclismo e uma de BTT? Eu diria que sim por causa da transmissão...mas quem tiver esse feedback que partilhe aí sff... ;)
 

cafigueira

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Pessoal existe muita diferença em fazer rolo num diret drive, com bicicleta de ciclismo e uma de BTT? Eu diria que sim por causa da transmissão...mas quem tiver esse feedback que partilhe aí sff... ;)
Se usar EGR mode não tem diferenças. desde que a cassete seja compativel com a de BTT.
Se for em andamento livre em corridas ou coisas do genero tipo zwift, sim vais esgotar muito mais facilmente os andamento a rolar e descer, como acontece na estrada.
Mas usando o rolo com a dificuldade a 100% colmata-se um pouco isso, ela vem predefinida em 50%.

Mas em treinos progamados em EGR não tens qualquer problema, até se torna mais silencioso que roda menos.
 
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NDG

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SOIGNEUR
Se usar EGR mode não tem diferenças. desde que a cassete seja compativel com a de BTT.
Se for em andamento livre em corridas ou coisas do genero tipo zwift, sim vais esgotar muito mais facilmente os andamento a rolar e descer, como acontece na estrada.
Mas usando o rolo com a dificuldade a 100% colmata-se um pouco isso, ela vem predefinida em 50%.

Mas em treinos progamados em EGR não tens qualquer problema, até se torna mais silencioso que roda menos.
Ok entendi. A cassete que irá estar no rolo é uma 30*11 (igual da bicicleta de estrada), a cassete da bicicleta btt é uma 46*11. A questão é, ao colocar a bicicleta btt no rolo com cassete 30*11 rola todas as mudanças?!
 

GuilhermeOliveira

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SOIGNEUR
Ok entendi. A cassete que irá estar no rolo é uma 30*11 (igual da bicicleta de estrada), a cassete da bicicleta btt é uma 46*11. A questão é, ao colocar a bicicleta btt no rolo com cassete 30*11 rola todas as mudanças?!
Se a cassete é diferente tens de afinar para essa cassete, possivelmente a corrente tera de ser cortada
 
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NDG

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SOIGNEUR
Se a cassete é diferente tens de afinar para essa cassete, possivelmente a corrente tera de ser cortada
Ok, pois faz sentido claro. Corrente bastante maior, logo iria implicar então também ter uma corrente igual à que está na bike estrada... Obrigado
 

cafigueira

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SOIGNEUR
Se a cassete é diferente tens de afinar para essa cassete, possivelmente a corrente tera de ser cortada
a cassete tem de ter as mesmas velocidades, 10v 11v, devem ser de 11v presumo.
A correte não tem de ser cortada, se fosse ao contrario é que teria de ser acrescentada. porque ela esta preparada para trabalhar de 11t a 46t, logo trabalha de 11 a 30. desde que a cassete seja de 11v nas duas dá.
 
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GuilhermeOliveira

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SOIGNEUR
a cassete tem de ter as mesmas velocidades, 10v 11v, devem ser de 11v presumo.
A correte não tem de ser cortada, se fosse ao contrario é que teria de ser acrescentada. porque ela esta preparada para trabalhar de 11t a 46t, logo trabalha de 11 a 30. desde que a cassete seja de 11v nas duas dá.
Em principio é como dizes, mas como não sei o tamanho do prato da frente não vou afirmar com toda a certeza qiue vai dar,mas como tem as duas montadas é só contar os elos, numa e noutra bicicleta, tira logo a conclusão
 

cafigueira

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SOIGNEUR
Em principio é como dizes, mas como não sei o tamanho do prato da frente não vou afirmar com toda a certeza qiue vai dar,mas como tem as duas montadas é só contar os elos, numa e noutra bicicleta, tira logo a conclusão
O ptrato será o que tem na bike, se ele trabalha com 11t da cassete que tem na bike não tem poeque não trabalhar no rolo, a corrente não vai ficar mais branda por ser no rolo.
Se tivesse um prato grande na bike e trocasse por um mais pequeno é que poderia ter incompatibilidades. ou tivesse a corrente preparada para a cassete 11-30 e fosse usar 11-46 no rolo é que tinha problemas que não tinha corrente para tanto. agora assim não vejo problemas.
 
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