Super fácil.
Estava cheio de medo de demorar imenso a adaptar... Mas posso dizer, começar a pedalar e manter lá em cima a pedalar foi 1 min...
Não tem nada que saber, é fazer exatamente como fazes na estrada.
Depois tens o tirar e pôr uma mão no guiador. Para beber água, limpar o suor com uma toalha,etc. Esse foi mais "manhoso" digamos assim. Não foi instantâneo como o meter em cima da bike e pedalar. Um pouco instável das primeiras vezes para ser sincero. Mas numa sessão de treino consegues ganhar o à vontade para fazer. E depois já nem pensas nisso quando vais buscar o bidon para refrescar.
Depois veio o tentar pedalar em pé... Diria ligeiramente mais dificil que tirar uma mão do guiador, mas é uma questão de hábito. As primeiras vezes estranha-se muito. Parece que tens de pedalar em pé sem oscilar literalmente nada. Mta força do core. Porque se não o fizeres dá a sensação que vais saír disparado pelo lado do rolo hehe.
Mas numa ou 2 sessões de treino ganhei o hábito e agora já nem penso nisso e já "baloiço" a bicicleta de um lado para o outro como na rua...
Pedalar sem mãos no guiador, isso já não consigo!!!
Na rua não tenho problemas em fazê-lo, mas no rolo não há maneira de o conseguir. Assim que tiro as mãos, a frente da bicicleta começa a andar de um lado para o outro e fico cheio de medo e rapidamente volto a pôr as mãos no guiador... É o único inconveniente que vejo neste rolo. Se preciso de fazer alguma coisa com as 2 mãos (assoar o nariz por exemplo), tenho de parar de pedalar, fazer o que tenho a fazer e depois voltar a andar...
O que considero de melhor é claramente o conforto e o "Roadfeel". Num rolo de direct drive tinha imensas dificuldades para aguentar um simples treino de 1h... Super desconfortável. Mesmo levantando do selim de 10 em 10mins por exemplo.
Neste já fiz treinos de 3 horas sem stress nenhum. Zero desconforto. É literalmente como pedalar na rua. Pedalas e não tens a bicicleta presa. Ela anda de um lado para o outro. Como faz na estrada e isso ajuda muito no conforto acredita.
E não sei porquê sentia sempre que estava a trabalhar mais do que devia. Ou seja se tivesse um intervalo em que tivesse de pedalar a 200W por exemplo, quer usasse ERG mode, ou sem ERG mode para atingir os 200W dava-me uma sensação que estava a pedalar 20 ou 30W acima. Ou seja, tinha a sensação de estar a pedalar a 230W em vez de 200W. Não consigo explicar isto, mas acontecia-me isto com todos os rolos direct drive que tive.
Neste não tenho esse problema. Se tenho de treinar a 200W o esforço que faço e que sinto é que estou realmente a pedalar a 200W e não a 230W como acontecia com os outros.
O que considero pior para mim pessoalmente é não conseguir fazer treinos de Vo2max neste rolo... Eu sempre que faço esse tipo de treinos, faço a maioria dos intervalos em pé. Estilo a sprintar. E apesar de não ter problemas em pedalar em pé no rolo em intensidades ligeiramente acima do FTP, quando são de Vo2max onde é suposto dar o máximo de ti, aí sinto muita instabilidade. Lá está, precisava de trabalhar o Core. É que não consigo manter a estabilidade necessária para esforços tão altos. Mas isso é um problema meu e não do rolo em si.
Já o disse anteriormente, paguei e paguei MTO pelo rolo que tenho e também paguei um balúrdio de taxa alfandegária, mas não voltaria atrás nesta compra. O rolo é fantástico. Simula perfeitamente as mudanças de gradiente no Zwift por exemplo. Consigo fazer qualquer tipo de treino (excepto Vo2max como disse em cima) e com qualquer tipo de duração. Mas o "Roadfeel" que tenho com este rolo é simplesmente fantástico. Inigualável mesmo... Vale bem o dinheiro que paguei por ele. E já experimentei o Zwift Hub, Wahoo Core e Wahoo Kickr e o Tacx Neo e nenhum deles se aproxima do "Roadfeel" deste.
Mas compreendo que nem todos tenham a disponibilidade financeira para avançar para este específico que eu uso.
Acredito que com um Nero qualquer pessoa fique bem servida por exemplo, mas duvido que tenha a mesma qualidade de construção e "Roadfeel" que o meu por exemplo.
Vale o que vale.
Qualquer outra dúvida que tenhas é só dizer