cconst
Well-Known Member
Bom, a Polícia é uma palavra que abrange várias forças: PSP, GNR, Policia Municipal, PM, Judiciária,...
E nenhuma quer ou faz questão de invadir o espaço alheio. Aconteceu-me à 8 dias apresentar a um PSP que estava de serviço numa festa de rua, uma reclamação de carros estacionados no passeio e que me impediu de circular com o carrinho de bebé(!!!). Resposta do agente: "Pois... esse é um tema com a Policia Municipal...". Ao que retorqui se ele tinha forma de os informar e agir de acordo. Ele disse que sim e que o iria fazer, mas foi claramente para me calar. Nenhum dos agentes pegou no rádio para pedir fiscalização. Passadas 3hrs os mesmos carros ainda lá estavam estcionados sem qualquer multa.
Enfim... voltando ao tópico.
Acho que todos mijamos fora do penico uma vez por outra. Mas confesso que cada vez vejo mais pessoal nas duas rodas a abusar.
a) "licras" a não respeitarem vermelhos
b) estafetas com bicicletas elétricas ilegais
c) estafetas de bicicleta que usam estrada, passeios, ciclovias sem qualquer pudor e em qualquer sentido de circulação. Quem quiser que se desvie
b) "putos" de trotinetas a usar todo o espaço público e em qualquer sentido!
d) estafetas de motos que até escadas de calçada descem para não dar a volta (já para não falar em circular em ciclovias porque a estrada ali ao lado tem lombas!)
Já os automobilistas, devido ao tamanho do que conduzem e por terem que se cingir à estrada são mais previsíveis: normalmente são amarelo "tintos" e passadeiras ignoradas. E nas passadeiras... se forem bicicletas à espera de atravessar, então parece que não está ninguém na passadeira!
Eu tenho a sorte de [ainda] conseguir morar numa zona de Lisboa (Olivais) onde existe algum espaço e infraestrutura para todos coabitarem sem haver muitos desentendimentos. Mas ainda assim, apanho os meus sustos enquanto utilizador de bicicleta para me deslocar no bairro. E quando levo a mais pequena... parece que fazem pior.
O que eu acho é que existe um diferencial de causa-efeito muito grande quando se considera os sinistros que possam ocorrer em que bicicletas e automóveis estão envolvidos.
No caso das bicicletas e trotinetas, se o utilizador se esquecer de deixar de acelerar, não passa dos 25 (excepto se for a descer). No caso dos automóveis, se o condutor se esquecer de "levantar o pé"... depende do carro.
Um ciclista sem capacete se embater numa pessoa a atravessar uma passadeira, é um embate a 25Kmh. Saem os dois um pouco magoados, talvez um deles tenha um traumatismo. Se um automóvel de 800kg que circula a 50Km/h embater numa pessoa que atravessa uma passadeira, quem estava atravessar só por sorte se safa apenas com uma perna ou braço partido.
Curiosamente vejo na sociedade em geral uma facilidade incrível em aceitar que como é perigoso usar uma bicicleta na estrada, o lugar delas é fora da estrada(!!!) em vez de se tentar mitigar as causas de perigo!
E sinto ainda - isto de conversa entre amigos - que a maioria acha que quem anda de bicicleta na rua são TODOS uns abusadores sem respeito pelas regras nem pela segurança alheia.
E nenhuma quer ou faz questão de invadir o espaço alheio. Aconteceu-me à 8 dias apresentar a um PSP que estava de serviço numa festa de rua, uma reclamação de carros estacionados no passeio e que me impediu de circular com o carrinho de bebé(!!!). Resposta do agente: "Pois... esse é um tema com a Policia Municipal...". Ao que retorqui se ele tinha forma de os informar e agir de acordo. Ele disse que sim e que o iria fazer, mas foi claramente para me calar. Nenhum dos agentes pegou no rádio para pedir fiscalização. Passadas 3hrs os mesmos carros ainda lá estavam estcionados sem qualquer multa.
Enfim... voltando ao tópico.
Acho que todos mijamos fora do penico uma vez por outra. Mas confesso que cada vez vejo mais pessoal nas duas rodas a abusar.
a) "licras" a não respeitarem vermelhos
b) estafetas com bicicletas elétricas ilegais
c) estafetas de bicicleta que usam estrada, passeios, ciclovias sem qualquer pudor e em qualquer sentido de circulação. Quem quiser que se desvie
b) "putos" de trotinetas a usar todo o espaço público e em qualquer sentido!
d) estafetas de motos que até escadas de calçada descem para não dar a volta (já para não falar em circular em ciclovias porque a estrada ali ao lado tem lombas!)
Já os automobilistas, devido ao tamanho do que conduzem e por terem que se cingir à estrada são mais previsíveis: normalmente são amarelo "tintos" e passadeiras ignoradas. E nas passadeiras... se forem bicicletas à espera de atravessar, então parece que não está ninguém na passadeira!
Eu tenho a sorte de [ainda] conseguir morar numa zona de Lisboa (Olivais) onde existe algum espaço e infraestrutura para todos coabitarem sem haver muitos desentendimentos. Mas ainda assim, apanho os meus sustos enquanto utilizador de bicicleta para me deslocar no bairro. E quando levo a mais pequena... parece que fazem pior.
O que eu acho é que existe um diferencial de causa-efeito muito grande quando se considera os sinistros que possam ocorrer em que bicicletas e automóveis estão envolvidos.
No caso das bicicletas e trotinetas, se o utilizador se esquecer de deixar de acelerar, não passa dos 25 (excepto se for a descer). No caso dos automóveis, se o condutor se esquecer de "levantar o pé"... depende do carro.
Um ciclista sem capacete se embater numa pessoa a atravessar uma passadeira, é um embate a 25Kmh. Saem os dois um pouco magoados, talvez um deles tenha um traumatismo. Se um automóvel de 800kg que circula a 50Km/h embater numa pessoa que atravessa uma passadeira, quem estava atravessar só por sorte se safa apenas com uma perna ou braço partido.
Isto é um cenário improvável. Mais provável seria o inverso: um automóvel a circular a 60Km/h a embater numa trotineta a 20Km/h.Num embate duma trotinete a 60km/h (como eu já vi passar), sem capacete, com uma rodinha de 6 polegadas, contra um carro a circular a 20km/h, acho que sabemos bem que é que se lixa.
Curiosamente vejo na sociedade em geral uma facilidade incrível em aceitar que como é perigoso usar uma bicicleta na estrada, o lugar delas é fora da estrada(!!!) em vez de se tentar mitigar as causas de perigo!
E sinto ainda - isto de conversa entre amigos - que a maioria acha que quem anda de bicicleta na rua são TODOS uns abusadores sem respeito pelas regras nem pela segurança alheia.