Boa noite! Estou num dilema acerca do que deva fazer para melhorar um problema que tenho quando ando de bike, dor de pescoço. Tenho uma coluer radar tamanho 54, top tube 54.5 Eu meço 1,76 e tenho 84cm de entrepernas. Inicialmente eu tinha um avanço de 110 mm, colegas aconselharam-me a trocar por um mais curto e talvez tenha feito uma descida drástica, para um de 80. Não me lembro de ter dores tão fortes de pescoço com o outro avanço e por isso decidi reduzir ainda mais para um de 60. Sendo que o problema não se resolveu de todo e estou confuso se aquilo que fiz teve um efeito reverso e teria de ter reduzido o avanço inicial mas não tanto. Ou deveria ter uma bike mais pequena? Procurei muita informação e tanto pode ser do "reach" ser muito grande ou muito pequeno. Gostaria de fazer um bike fit mas é bastante caro, alguma opinião? Agradecia muito qualquer ajuda.
 

Velhadas

Well-Known Member
Boa noite! Estou num dilema acerca do que deva fazer para melhorar um problema que tenho quando ando de bike, dor de pescoço. Tenho uma coluer radar tamanho 54, top tube 54.5 Eu meço 1,76 e tenho 84cm de entrepernas. Inicialmente eu tinha um avanço de 110 mm, colegas aconselharam-me a trocar por um mais curto e talvez tenha feito uma descida drástica, para um de 80. Não me lembro de ter dores tão fortes de pescoço com o outro avanço e por isso decidi reduzir ainda mais para um de 60. Sendo que o problema não se resolveu de todo e estou confuso se aquilo que fiz teve um efeito reverso e teria de ter reduzido o avanço inicial mas não tanto. Ou deveria ter uma bike mais pequena? Procurei muita informação e tanto pode ser do "reach" ser muito grande ou muito pequeno. Gostaria de fazer um bike fit mas é bastante caro, alguma opinião? Agradecia muito qualquer ajuda.

Uma pergunta. Usas capacete de btt com pala?
 

Carolina

Well-Known Member
Mudanças drásticas nesse tamanho de avanço :eek:

Subir o guiador deve ser a melhor opção, o tronco fica mais direito, não tens de dobrar tanto o pescoço. Passa uns espaçadores que estão por cima do avanço para baixo.

Avanço de 60mm é excessivamente pequeno, nem devias andar com isso. O ideal é ser acima de 90 ou 100mm.
 
Eu já tenho os espaçadores todos em baixo. Vou então voltar a aumentar e ver como me sinto. Entretanto também vou receber um rolo e dá para fazer algumas gravações para ter a perceção de como me posiciono, por vezes nem fazemos ideia a andar. Agradeço muito a opinião!
 

rkixa

Well-Known Member
@João Brito eu tenho uma Coluer Radar e exactamente a tua altura e 83cm entre-perna, a minha é uma 52 com avanço de 900mm, de momento estou com os espaçadores todos em cima do avanço (antes tinha todos por baixo) para testar posições para uma possível troca de bicicleta já questionada aqui pelo fórum, até ver, de uma forma ou de outra nunca tive problemas no pescoço nem costas, no meu caso acho que se tivesse uma 54 com um avanço de 110mm seria um abuso, se já experimentaste um de 800mm que não aconselho e não resolveu então pode-se concluir algum problema com o tamanho do quadro. Aconselho-te, assim como eu vou, fazer um bikefit, tu para tentares corrigir a posição se é que será possível e eu para não cair no erro de adquirir um quadro que não se adeque!
 
@João Brito eu tenho uma Coluer Radar e exactamente a tua altura e 83cm entre-perna, a minha é uma 52 com avanço de 900mm, de momento estou com os espaçadores todos em cima do avanço (antes tinha todos por baixo) para testar posições para uma possível troca de bicicleta já questionada aqui pelo fórum, até ver, de uma forma ou de outra nunca tive problemas no pescoço nem costas, no meu caso acho que se tivesse uma 54 com um avanço de 110mm seria um abuso, se já experimentaste um de 800mm que não aconselho e não resolveu então pode-se concluir algum problema com o tamanho do quadro. Aconselho-te, assim como eu vou, fazer um bikefit, tu para tentares corrigir a posição se é que será possível e eu para não cair no erro de adquirir um quadro que não se adeque!
Então quer dizer que devia ter uma bicicleta mais pequena é isso? Gostaria sim de fazer um bike fit mas são carrísimos, tenho a certeza que valeria o dinheiro mas sinceramente não queria gastar essas quantias.
 

prata_7

Well-Known Member
Se tens dores e fortes como referiste acho que o melhor a fazer é mesmo um bikefit.
Certo que não são baratos, mas estando tu desconfortável na bicicleta é o melhor a fazer, ainda vais arranjar uma lesão séria.
 
Se tens dores e fortes como referiste acho que o melhor a fazer é mesmo um bikefit.
Certo que não são baratos, mas estando tu desconfortável na bicicleta é o melhor a fazer, ainda vais arranjar uma lesão séria.
Okay obrigado! Alguma sugestão de bons bike fitters perto de Aveiro?
 

Carolina

Well-Known Member
Se não tens mais espaçadores disponíveis, podes sempre virar o avanço ao contrário pra ficar com angulo positivo. Não é o ideal, mas deve aliviar ligeiramente as dores enquanto não chegas a uma solução mais definitiva.

No bikefit também serão capazes de te indicar o tamanho de quadro/geometria mais adequados para ti. Acaba por ser um investimento. Pelo que descreves o mais provável é teres mesmo de trocar de bicicleta.

Há por aí um tópico sobre bikefits, usa o search.
 
Se não tens mais espaçadores disponíveis, podes sempre virar o avanço ao contrário pra ficar com angulo positivo. Não é o ideal, mas deve aliviar ligeiramente as dores enquanto não chegas a uma solução mais definitiva.

No bikefit também serão capazes de te indicar o tamanho de quadro/geometria mais adequados para ti. Acaba por ser um investimento. Pelo que descreves o mais provável é teres mesmo de trocar de bicicleta.

Há por aí um tópico sobre bikefits, usa o search.
Agradeço, mas um avanço de 60 mm não têm quase diferença de um lado ou outro por isso não iria ajudar mas percebi a ideia, já o tinha feito com o de 80mm.
 

Cada caso é um caso, mas deixo aqui este "bikefit tuesdays".
Uii! Já vi esse video inúmeras vezes a ver se me escapava algum detalhe e pelos conselhos do James penso que teria de ter uma bicicleta um tamanho inferior, ele tem uns cm a mais que eu de altura e usa uma bike tamanho 52. Há meses que ando nesta confusão, tantas opiniões do YouTube que vi e talvez mudar de bike seja a opção.
 

Mendas

Well-Known Member
Uii! Já vi esse video inúmeras vezes a ver se me escapava algum detalhe e pelos conselhos do James penso que teria de ter uma bicicleta um tamanho inferior, ele tem uns cm a mais que eu de altura e usa uma bike tamanho 52. Há meses que ando nesta confusão, tantas opiniões do YouTube que vi e talvez mudar de bike seja a opção.
Como tens posicionado o teu selim? está alinhado com o joelho?
 

pemartins

Well-Known Member
Para te dar uma ideia, eu tenho 1,74m e 80cm entre pernas e uso um 54 com 54,3 no top tube.
Uso um avanço de 100mm e estou bem. Ao mudares o avanço deves fazê-lo progressivamente, se tens de 110mm, tenta um de 100mm, depois 90mm.
1-105539-1.jpg
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
O melhor é passar um borracha nessas medidas todas e começar de novo
O que não falta é dicas por essa net fora para ajudar, não esquecer que as dicas é um ponto de partida e não um ponto final


Não acho que seja assim tão grande essa bicicleta e nem metia avanço abaixo dos 90 nela

Cuidado com o habito de levar o rabinho no ar, selim alto por essas estradas fora é o que não falta
Perna aberta ou escachada
Guiador estreito e mal posicionado, o formato também complica e não ajuda


Muito importante, as horas e quilómetros em cima delas, tira muita dor
 

bullspot

Well-Known Member
Eu também tenho uma Radar e a conclusão a que cheguei é que não é o melhor quadro para endurance ou para quem necessita de uma posição mais confortável (leia-se, vertical)...de qualquer forma com essa altura de entre-pernas penso que o 54 não esteja muito desajustado. Embora seja mais alto (183cm) tenho a mesma altura de entre-pernas e o meu quadro é 56, embora reconheça que devia ser um 54.
No meu caso e depois de uma cervicalgia que me obrigou a 1 mês de fisioterapia, resolvi o problema com a inversão do avanço, baixar um pouco a altura do selim (mesmo assim não está na altura ideal mas os cranks de 175 não me permitem baixar mais...) e rodar as manetes mais para cima de forma a alinhar a posição das mãos com o ante-braço e assim relaxar os ombros (com resultados imediatos na tensão do pescoço e cervical).
Outra coisa que pode ter influência (no meu caso tem) é ter óculos. Se usares óculos graduados, a altura das lentes que usas pode ter um papel importante no esforço que tens que fazer para subir a cabeça de forma a poderes ter visão sobre a estrada.
Outra coisa que deves fazer é o teste do equilíbrio. Procura no youtube por "bike fit balance test", é um teste normalmente associado à posição do selim mas que também te dá uma ideia geral dos ajustes que tens actualmente. Só tens que garantir que fazes o teste em rolo ou numa estrada que saibas ser plana.
 
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