• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Voltas por Leiria/Fátima/Figueira da Foz...

lgass

Well-Known Member
Olá pessoal.

No Domingo vou fazer Alvaiázere - Fátima - Alvaiázere.

Alguém que se queira juntar ou até tiver outra ideia, PM!

Não conheço nada das nacionais e vou meio à nora para lá :p
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Alguém que se queira juntar ou até tiver outra ideia, PM!
Não conheço nada das nacionais e vou meio à nora para lá :p

Para dar a mesma informação ao forum ... fica a rota desenhada ...

https://www.strava.com/routes/3350134
só para dizer que o strava é um exagerado ... a rota não deve ter 3000D+
Quando virem uma placa direcção ALVEGA ... não se enganem ... é mesmo por aí.

Quem fizer a rota no seu total ou parcial caso detecte alguma falha de traçado ou nos pisos que o partilhe aqui para poder adaptar o traçado.

Força nisso ...

JPLopes
 

Armando

New Member
Boas malta.

Eu moro no Algarve e treino estrada regularmente. Em Outubro vou me mudar para Leiria , e ficou 1 ano lá. Odiava ter de deixar a minha menina ca, estou a pensar levar. Alguém me pode dizer qual a situação aí relativamente ao transito? E quais as melhores voltas para dar? Estradas,etc

Obrigado e bons treinos!

Boas Bubblegum Boy

As estradas da zona são quase todas ciclaveis e com segurança (claro que existem muitas como a 125, mas essas rapidamente as descobres e passas a evitar!).

Aos sábados e domingos o meu "nosso grupo" costuma arrancar das bombas da Repsol, na rotunda do vidreiro, na Marinha Grande, ás 9 horas, para umas voltinhas porreiras.

O nosso andamento varia assim entre o do "Trepadores das Figueiras" e o pessoal do "Chão das Donas", aí do Algarve!

Aparece que serás bem recebido.
 

Bubblegum boy

New Member
Boas Bubblegum Boy

As estradas da zona são quase todas ciclaveis e com segurança (claro que existem muitas como a 125, mas essas rapidamente as descobres e passas a evitar!).

Aos sábados e domingos o meu "nosso grupo" costuma arrancar das bombas da Repsol, na rotunda do vidreiro, na Marinha Grande, ás 9 horas, para umas voltinhas porreiras.

O nosso andamento varia assim entre o do "Trepadores das Figueiras" e o pessoal do "Chão das Donas", aí do Algarve!

Aparece que serás bem recebido.


Boas Armando!

Obrigado pelo convite! Claro que vou. Conheço os grupos mas nunca andei com eles.


A primeira sexta ou sabado que tiver aí vou dar uma volta para reconheçer , depois Domingo apareço!
Andamentos, não tenho problema em acompanhar ninguém.

Abraço e bons treinos!
 

lgass

Well-Known Member
https://www.strava.com/activities/396155016

aqui está a volta que o JPLopes_73 tão simpaticamente me construiu.

fica o meu modesto comportamento!

demorei um total de 5 horas de andamento do início ao final do percurso...
para mim é uma volta bastante dura, com partes cénicas bastante engraçadas. Tem descidas engraçadas, subidas duras e rola-se bastante.

a subida da lagoa do furadouro é engraçada. a de alvega é duríssima. não a conhecia! a da serra de alvaiazere mata-nos!

quem não quiser algo tão duro, pode regressar a alvaiazere na saída anterior. acaba por ser mais equilibrado.
 

lgass

Well-Known Member
Agora, com um pouco mais de tempo deixo um relato ligeiramente mais extenso.

Peço, de antemão, desculpas pela ausência de fotos. Haverias locais onde se poderia arranjar boas chapas, mas o objetivo desta volta eram as pernas e não a mente. Ficaram ainda assim, gravadas na memória belas paisagens e alguns momentos de introspeção. Acresce o facto de o meu estado pré-trintão com vertente marcadamente juvenil me colocar alguma inexperiência em aliar o desporto ao lazer... não sou atleta de alta competição, mas sinto que tenho que fazer o melhor que fisicamente consigo para que os números não me envergonhem demasiado. Ainda estou em fase de aprendizagem!

O dia começou bem cedo. O pequeno almoço (duas sandes com queijo e uma caneca de café) foi tomado bem cedo. Pelas 7:40 estava a começar a pedalar.

Os primeiros 5 km's foram feitos a bater o dente. Literalmente! O equipamento, de verão para prevenir o calor que a meteorologia anunciava, não era o suficiente para a sombra criada pelas serras circundantes, que atrasavam a chegadas dos primeiros raios de sol. Os manguitos foram, insuficientes.

Mas a determinação era maior. A regular pedalada, em terrenos pouco exigentes, juntamente com a subida do sol para níveis que o permitiam banhar a minha frágil figura, foram aquecendo o corpo e, nas descida Pintado-Tomar a temperatura corporal já estava no ideal.

Sendo estes terrenos virgens para mim, não aproveitei a descida como se pode, mas sim como eu podia. E se gosto de descer! Lá fui deslizando pelas estradas, ignorando os primeiros desafios que estavam por chegar.

Comecei por Tomar-Algarvias. Subida curtinha, mas com boa inclinação média. Segiu-se a Subida para Cem Soldos que é daquelas que chateiam pois é um falso plano. Continuei a subir por Porto da Lage-Casal da Fonte e cheguei ao primeiro parte pernas: o eixo Subida Charruada/Lagoa do Furadouro/Vilar dos Prazeres sentido Ourém. Foi por aqui que, enquanto eu passava com alguma facilidade pelas desafiantes subidas, animado pelas cénicas paisagens, dignas de uma publicidade da Merida (ou da B'twin no meu caso), me cruzei com um senhor a pedalar como eu. De joelhos para fora, lutando contra a pendente, decidi durante alguns metros, acompanhá-lo, e perguntar se faltava muito para a subida de Alvega. A resposta veio, simpaticamente, com uma breve explicação entre pedaladas. Perguntei se o senhor ia para o mesmo... "não, porque não sou maluco!" retorquiu.

Entre desejos de boa-viagem, segui a minha! As minhas incautas pedaladas levavam-me a um desafio como ainda não tinha enfrentado na minha fininha!

Era hora de enfrentar a subida a Fátima. Daquelas que ficam na memória tinham-me dito. Os cerca de 6 km's começam leves, com uma inclinação que varia entre os 0.5% e os 3%, como que aquecendo os músculos para o que se segue. O choque dos 4.5%, dos 6%, dos 8% e dos 10%. A subida a Fátima fazia-me rezar para que as pernas aguentassem. Estoicamente fui subindo. Pedalada a pedalada os metros foram sendo conquistados. Era hora de abordar as pendentes mais elevadas. Gerindo o esforço a transmissão ia descendo, na esperança de que o esforço nas pernas fosse sendo diminuindo. Mas parecia ser insuficiente, estava no final da cassete! Vieram os 12%, os 15% e os 17.5%. Os músculos pediam oxigénio e uma pausa, mas a vontade era muita! Trepando por ali acima, perto do momento em que os meus cleats iam provar os asfalto, vejo o final! A moral ganha nova vida, as pernas vão buscar novas energias e a subida é conquistada!

Orgulhoso, lampeiro, feliz da vida, segui viagem. Os manguitos sairam pois o calor já apertava. Por entre estradas secundárias, atravessei bonitos eucaliptais e pequenas terreolas onde a gente, descansada, no seu café central, me cumprimentava pela passagem!

Os 90 km's já pesavam nas pernas. E noutros sítios que a carneira do equipamento da MTN-Qhubeka vindo da Aliexpress já era insuficiente para proteger! O calor apertava, fazendo-me desejar apenas um pouco do fresco que apanhei no início da jornada... os dois bidons de água, chegaram ao fim.

A chegada ao fim adivinhava-se complicada! E foi! Depois de Freixianda deveria ter entrado na N356 de volta a casa, mas os olhos estavam no GPS'r e no trajeto definido. Era hora de atacar a Serra de Alvaiázere! Dura, duríssima. Os km's pesaram, e os metros foram sendo galgados dificilmente. A 5 km's do destino, que fora a partida, uma sombra demasiado convidativa parou os meus músculos... foi desligado o Strava pois a dura realidade apanhou-me! Era o limite daquele dia! Os motivos eram vários, as desculpas podiam ser muitas. Prefiro aqui simplesmente dizer que não dava mais. Foi feita a pausa e resumi caminho, dificilmente retomando o ritmo que queria. Foram 5 km's penosos, não sei se fisica, se mentalmente.

Queria mais, hei de ter mais para dar!
 

Armando

New Member
Bem vindo a este tópico Igass.

Antes de mais parabéns pelo teu relato e mais ainda pelo desafio "Superado".

A historia de um ciclista faz-se passo a passo e de empeno em empeno.

Devo avisar-te que tenhas algum cuidado com o "JPLopes", pois ele quando está frente ao PC a elaborar as voltas, o "rato" não quer parar de se mover. :confused::confused::mad::mad::mad:

Seria um favor para ele, assim como para mim (padeço do mesmo mal), que algumas das vezes fossem outros a delinear as nossas voltas, pois assim talvez conseguíssemos concluir o que nos propomos de uma forma mais simpática e menos fatigante. :eek::eek::eek:

Continua com as tuas pedaladas e vai mantendo o pessoal ao corrente das mesmas.

Fortes pedaladas.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Bom dia

percebo varias variantes neste topico ... o pessoal do algarve e LX a migrar para norte ... e a mudar de ares ... ainda bem assim temos mais gregarios de serviço :eek:

Resposta multipla ...
@Bubblegum boy
Bem vindo ... quando chegares por cá diz alguma coisa que marcamos uma volta conjunta do pessoal ... com meeting point em São Pedro de Moel ... ou noutra proposta que venha da marinha grande (pelotão mais duro da zona)
@Igass
Fico contente ... que não te queixes dos pisos :) um dia destes vou fazê-la ... não sei se sozinho ou acompanhado ... sou um gajo de poucas regras e também não tenho de me justificar ... gosto de treinar sozinho com a nortada e se possivel com chuvada ... e com granizo ... a neve nem acho que seja agradavel para o ciclismo de estrada shaken but not stirred
jamesbond02.jpg


mas como apreendi este sabado no peso da regua ... eu até nem bebo alcool ... puro! Cuidado com estas manias dos velhos ... alcool provoca desidratação ... e para nós sabemos o que isso significa ...

Depois vejo e isso não quer dizer que todos os outros vejam a modalidade da mesma forma ... como um desafio pessoal ... e repara que não só fisico, mas sobretudo psicologico ... quando as pernas já não estão lá ... tem de ser a cabecinha a levar o resto até ao fim ;)

Ao Grande @Armando com quem já apreendi algumas coisas que os neurónios mais teimosos evitam deitar fora para reciclagem pouca coisa a dizer ... só que continue a servir de exemplo a estes Jovens que ainda veêm nos 20's e brevemente nos apanham na curva :cool:

Só mais uma dika de tracks ... por causa do Armando passei a usar o strava ... que diga-se de passagem melhorou muito e que ainda assim pode melhorar mais.

O mais natural seria marcar a partida e o ponto mais distante e depois divergir o regresso por outra rota mas mais à frente marcar o ponto de partida ... mas o strava ainda não consegue fazer isso e temos de escolher o trajecto que nos parece que a base de dados temporaria de pisos e percursos nos merece mais confiança.

Eu gosto mesmo de conhecer novas rotas ... e com a injecção de sterrato que levei no sabado ... de calçada romana ... de asfalto da antiga senhora digo ... devo dizer que estes grupos da zona ... são uns meninos! O pessoal do norte treina sobretudo o kit de unhas (manobras de contorno da gincana de bosta, pe ) e depois o kit de pernas ;) rampas que nunca mais acabam e que por cá ... tomara nós :rolleyes:

Vamos então marcar uma data para ir conhecer as natas de são pedro de moel ... assim o dono da tasca está avisado do reforço a tempo:eek:

Todos os não referidos ... estrangeiros num raio de 500k que o consigam demonstrar ... e a quem isso possa parecer simpatico ... estejam atentos para a recepção ao membro algarvio deslocado em estudos ;)
 

JPLopes_73

Well-Known Member
... Todos os não referidos ... estrangeiros num raio de 500k que o consigam demonstrar ... e a quem isso possa parecer simpatico ... estejam atentos para a recepção ao membro algarvio deslocado em estudos ;)

@Armando ...ia-me esquecendo de responder à provocação ... e o meu rato propõe uma volta que desenhará dentro de dias ... a todos ... este sabado ... pelotão minimalista ... para a volta do tour anual ... começando na Loureira ... Fátima mais concretamente na rotunda Norte ... https://www.facebook.com/events/752947271495164/ ( é provavel que esteja fechado ... mas peçam por MP )
pelotão do ano passado ;)
11391560_989617294395396_5158871487322014926_n.jpg
 

Skyforger

Active Member
lgass, mesmo sem fotos, gostei de ler esse teu relato. Conheço muitas das estradas por onde passaste e revi-me particularmente na subida de Fátima por ter sido, há alguns anos atrás, a minha prova de fogo mais "a sério" com uma bicicleta de estrada mais "a sério". :) Hoje, quando lá passo, não me parece nada de especial...mas não me esqueço do sentimento de conquista desse dia.

Não cheguei a perceber, mas chegaste a concluir a subida da Serra de Alvaiázere? É um osso duro de roer...tanto a subir como a descer :)

Já agora, vives aqui por perto? Ah....e os eucaliptais nunca são bonitos!! ;)


JPLopes, vai debitando aqui aquilo que o teu rato vai desenhando de forma mais ou menos desgovernada...a ver se quebro o enguiço e me proponho a levar uma sova contigo e com os demais...:)
 

royal636

Active Member
Bom dia.
Sr. Lopes, confesso que ao ler as suas palavras, me assustaram um pouco:D pois cheguei ao fim do seu texto e não cheguei a perceber se o sentido da volta será competição ou por outro lado o convívio com uma chegada em que ninguém fica para trás. Pessoalmente prefiro a segunda opção talvez porque mais de 90% das minhas voltas são feitas sozinho e quando vou em grupo o importante não é chegar em primeiro mas saber ser o último.
Dito isto não irei treinar mais nem menos do que faço. Estou certo de que no final a meta será igual para todos.

Abraço
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,
sinto-me obrigado a mais esta mensagem ...
@Skyforger ... estamos cá para isso ... e depois no percurso desculpar-se com o rato ( desgovernado) aparece para o café que logo se marca qualquer coisa ... em programa a recepção ao caloiro de Vila do Bispo :cool:
@royal636
Percebi a preocupação ... de ser deixado ao acaso ... no meio do desconhecido ...
isso que referes penso que só terá ocorrido uma vez com um amigo, há cerca de um ano ... que por acaso tive noticias o mês passado que já chegou a casa ... e claro ... teve de se desculpar ...
acho que disse que tinha ido comprar tabaco ... mas tem sempre outras desculpas ...
12043115_1141321125895568_9042405026841824609_n.jpg

Um grupo só se designa dessa forma se conseguirem fazer a volta em conjunto ... quando perdes o comboio ... sais na estação mais proxima :D ...

Brincadeira ... quando se perde o comboio ou por acordo de todos ou por conveniência ... fazemo-nos à vida ... que é para isso que cá estamos.

Ah e tal ... aqueles tipos não me convidam para andar com eles ... pois ... estamos em pico (baixo) de forma ... um passeio é isso mesmo ... por vezes à sobreposição de agenda e até se chamam domingueiras ...

A agenda agora anda sobrelotada ... vamos ver uma volta para receber o caloiro algarvio.
 

lgass

Well-Known Member
@skyforger - a muito custo acabei-a... mas essa com sentimento de derrota. parei a meio. e fui fazendo o resto digamos assim. tinha que chegar a casa para almoçar :p
eu sou de Lisboa, mas os avós da minha cara metade são de Alvaiázere. Os meus de Mação. E vou muitas vezes a S. Martinho do Porto. Por isso sou capaz de vir por aqui melgar o pessoal nas minhas incursões por essas terras.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Prontos Sr. Lopes, mais esclarecedor não poderia ser. Foi percebido, recebido e registado. Fico a aguardar por novidades.

Abraço

Boas
nada contra ... se não me tratares pelo nick "JPLopes_73" ... podes chamar-me Paulo ... ou até Lopes ... mas Sr. é que não ... ouvi dizer que esse gajo está no céu ... mas eu até nem me dou com essa gente ... não stresses ...

como dizem os (senhores) gajos do norte ... atrás do teclado tens (eu) muito mais força ... mas o que aconteceu foi antes um problema gastrico_intestinal ... ainda bem que fizeram 6 furos ... aproveitei 5 vezes para ir ao mato ... há dias complicados ... :p

@Igass
as minhas desculpas pelo detalhe da volta que não será esquecido ALVEGA é mesmo assim ... ou se faz ou se descansa ... mas ninguém fica mal visto! Acabei por não entender ... paragem a meio de uma volta de 117k ??? isso é que não pode ser ... isso arruma logo o curriculo a um gajo ... :eek:
 

JPLopes_73

Well-Known Member
@skyforger - a muito custo acabei-a... mas essa com sentimento de derrota. parei a meio. e fui fazendo o resto digamos assim. tinha que chegar a casa para almoçar :p
eu sou de Lisboa, mas os avós da minha cara metade são de Alvaiázere. Os meus de Mação. E vou muitas vezes a S. Martinho do Porto. Por isso sou capaz de vir por aqui melgar o pessoal nas minhas incursões por essas terras.

Boas
quando vieres outra vez cá avisa ... que faço a volta contido e pode ser que apareçam mais ... e vais apreender outras coisas que ainda não sabes ...
Há pouco era para escrever umas coisas acerca de sensações extremas ... mas passou-me ... só sabemos que as podemos aguentar se a tivermos experimentado ... frio ... sol ... chuva ... força ... resistência ... distância ... altimetria ... etc ...
O ciclista é um prototipo para isso mesmo ... experimentar sensações extremas ... os meninos não são ciclistas ...

No fim de ultrapassar as dificuldades ... vais ver que acordas a querer ultrapassar-te ... ou pelo menos a fazer melhor do que da última vez ...
 

royal636

Active Member
O Sr. é força do hábito e dificilmente irá mudar. Bem já estou a ver que o queijo aqui da serra e o presunto que vou levar vou ter que o comer sozinho pois estou a ver que ninguém me acompanhará cá atrás :p
 

JPLopes_73

Well-Known Member
O Sr. é força do hábito e dificilmente irá mudar. Bem já estou a ver que o queijo aqui da serra e o presunto que vou levar vou ter que o comer sozinho pois estou a ver que ninguém me acompanhará cá atrás :p

Eu ando de dieta ... mas lembra lá a data e objectivo para ver se encaixa na minha agenda ... como todas as regras ... têm de ser validadas com as excepções :eek: ... e acaba lá com os Sr. ... faz-me sentir mais velho e isso eu já sei ... não preciso que me o lembres :p
 
Top