• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Voltas por Leiria/Fátima/Figueira da Foz...

RJLA

New Member
Abro este tópico com três objectivos. Em primeiro lugar para ir deixando o relato das minhas voltinhas. Em segundo lugar no sentido de conhecer opiniões/sugestões de percursos dentro da mesma região. E, por último, de travar conhecimento com pessoal da região de Leiria no sentido de arranjar alguma companhia para pedalar. Ando normalmente sozinho, mas gostaria de conhecer malta da região de Leiria que não se importe de ter mais uma lesma a atrasar o grupo....!!:)

Para já, e como primeiro relato, deixo-vos um percurso bastante interessante que fiz há uma semana e que, ironicamente, nem sequer é na região onde normalmente circulo...Mas fica a sugestão.

Aproveitando o facto de ter ido passar o fim de semana à minha terriola, o Tramagal (bem perto de Abrantes), levei a bicicleta e no Sábado fiz-me à estrada. Saí do Tramagal apostado em explorar um percurso que nem sequer de carro conhecia (pelo menos boa parte dele) e com bastante curiosidade quanto ao mesmo, embora com algum receio quanto ao que iria encontrar. Do Tramagal segui em direcção à aldeia das Bicas e daí até à Bemposta. Optei por fugir às estradas principais e em boa hora o fiz. Rolei numa estrada municipal com um excelente tapete e praticamente sem trânsito, acompanhado pela natureza e pelo frio matinal. Chegado à Bemposta, com 20km feitos, cortei em direcção à Chamusca, iniciando aqui a parte do percurso que desconhecia. Mergulhei na charneca ribatejana, uma zona onde a ruralidade e natureza se unem em plena harmonia, rolando numa estrada com bom piso, sem muito movimento e rodeado de excelentes paisagens. Foi a melhor parte da viagem. Cheguei a Chouto e daí até à Chamusca foi um saltinho. Entrava na Lezíria ribatejana e na EN118, uma via muito larga, com bom piso, movimentada, mas sem levantar qualquer tipo de problemas a ciclistas. Da Chamusca até ao Tramagal, passando por Almourol e Constância, é sempre a rolar, permitindo médias muito agradáveis...no entanto neste dia as minhas pernas começaram a pesar mais cedo que o previsto - fruto de uma corrida puxada a meio da semana - e tive de penar um pouco nos últimos 20 kms. Nada que não se fizesse, acompanhado de perto pelo Rio Tejo, lá cheguei a Tramagal cheio de apetite para o almoço e com 103 km percorridos.
Aproveitei igualmente para testar a minha nova Tarmac mais a sério. Excelente conforto, excelentes sensações e uma diferença abismal para aquilo a que estava habituado. Rendido ao carbono!

Dados da volta:
Distância percorrida: 103 km
Tempo a pedalar: 3h47 min
Média: 27 kmh

Afinal no Ribatejo também se sobe...
pict6633.jpg


A paisagem que me acompanhava na zona da Chaminé
pict6634.jpg


Uma excelente via sem passar por um automóvel durante kms a fio e dotada de um belo enquadramento outonal...
pict6645.jpg


A estrada que me levaria ao Chouto
pict6646.jpg


A EN118 na zona de Almourol e com o Tejo ali ao lado
pict6659.jpg
 
Last edited:

kalinas

New Member
OlÁ rjla.
Sou o calinas e moro a 2 kms de fatima. Durante a semana faÇo btt mas ao sabado Á
tarde ou de manhà ando de bike de estrada quando as condicÕes assim o premitem.
Se quiseres combinar um sabado para fazermos uns kms estou Á disposicÃo.
Aqui para o lado de fÁtima as voltas acabam sempre a subir,talvez para ganharmos
o ceu. Mas nÃo deu para entender onde moras.um abraÇo
calinas
 

RJLA

New Member
kalinas, moro em Leiria. Bem sei que por estes lados muito se sobe...com uma magnifica serra aqui tão perto também só aperta para isso. Costumo ir para os lados de Fátima com alguma frequência. Costumas andar com um grupo ou também sozinho?
 
Bom dia jovem, eu sou da Figueira da Foz e ando normalmente sempre sozinho.
Ando à ja algum tempo para fazer a volta figueira da foz - fatima , mas infelizmente ou derivado ao tempo ou ao meu trabalho, nao tenho ainda tido tal hipotesse.
A ver vamos quando poderei ir, o tempo anda instavel e no meu trabalho tb n tenho facilidades a nivel de folgas...
Quando for andar digo-te algo, agora secalhar so no proximo domingo
 

tranquilo

Active Member
Ah pois é Filipe, dessa não te escapas!!

Já agora sempre que se quiser combinar qualquer coisa por estas bandas estou disponível.
Abraço
 

RJLA

New Member
Eu alinho nessa da Figueira da Foz até Fátima. Neste momento estou a viver em Leiria, mas encontro-me a construir casa no Carriço, próximo da Figueira da Foz, e costumo andar bastante para esses lados. É uma questão de agendarmos um dia e um local para nos encontrarmos na Figueira e fazermos essa volta. Mas estamos a falar de ida e volta, certo?

Acho que podemos começar a usar este espaço para ir marcando voltas entre o pessoal destas bandas.
 

tranquilo

Active Member
Olá RJLA.

Sim o previsto era ser ida e volta. Infelizmente eu e o FilipeArmstrong ainda não conseguimos combinar nada :(. Mas qualquer dia não escapa.
 

fogueteiro

Active Member
Amigo RJLA,

conheço essa zona de Abrantes, muito bem. Há tempo estive para me mudar para as Mouriscas. A minha sogra é de Vila de Rei, por isso essa zona toda é para mim muito especial. Já pedalei muito por aí, e o triângulo Abrantes, Mação, Vila de Rei é do melhor. Estradas muito boas e com pouquissimo trânsito, como referes.

Essa zona tem uma carateristica muito interessante: Para sul da Auto estrada da Beira Interior temos o terreno mais plano, para rodar as pernas, e para norte desta via temos um terreno muio mais acidentado. Por isso é de aproveitar, amigo, isto para não falar no aspecto natural.
 

RJLA

New Member
tranquilo, então junta ai mais um ao grupo e quando tivermos oportunidade a ver se vamos até Fátima. Vamos comunicando por aqui.

fogueteiro, de facto a zona de Abrantes é excepcional. Claro que sou suspeito para falar, pois sou nasci e cresci lá, mas acho que é uma região muito interessante em termos da variedade de paisagens, sossego, centralidade, etc...pena a falta de dinamismo da região que me obrigaram a migrar para outras paragens. Mas sempre que posso vou lá passar uns dias. É como dizes, a norte de Abrantes temos um terreno muito acidentado, a sul de Abrantes entramos num misto de planície ribatejana / alentejana e tem estradas e trilhos espectaculares para rolar. Não há preocupações com trânsito e goza-se de um contacto com a natureza muito especial. Quando fores para essas paragens novamente avisa, pode ser que também por lá esteja e se vá dar uma voltinha.
 

kalinas

New Member
Boa noite a todos.
Para responder ao rjla tenho a dizer-te que 3 e 5 feiras ando de btt sempre em grupo Ás 20 horas. Ao sÁbado faÇo voltas maiores de estrada e ando com quem tÉm
desponibilidade.ao domingo por enquanto faÇo btt atÉ que o tempo melhor e tambÉm para por a conversa em dia e desanuviar um bocado.quando marcarem essa volta
da figueira fÁtima contem comigo e posso servir de guia de leiria atÉ fÁtima para nÃo irmos naquela estrada que vai para ourÉm e que tÉm muito transito.
 

tranquilo

Active Member
E quem disse que eu vou escapar?
a minha menina mata-me se eu nao fizer isso de figueira - fatima.
Alguem que peça ao sao pedro para ajudar

Eu sei que não te queres escapar!
Eu até com um bocado de chuva me meto nisso :D :D :D. Desde que não seja um dilúvio... estou lá. Vamos ver como evolui o tempo esta semana e neste mês...
 
Last edited:

RJLA

New Member
Bem, pelo que estive a ver não estamos com muita sorte para o próximo fim de semana...a previsão é de chuva...pelo menos no Domingo.
O ponto de encontro seria na Figueira da Foz?
 

tranquilo

Active Member
@RJLA
Sim, seria no Intermarché de lá (é só seguir as placas). Como é uma viagem que demora à volta de 7h - 7:30h tem que se combinar bem cedo, tipo nascer do sol :D.
@kalinas
Eu para ir para Fátima vou sempre pelas Cortes e depois Reguengo do Fétal, é dessa que falas? Por Ourém também não gosto nada...
 

Pdrito

New Member
Boas pessoal também sou da figueira e vou ficar atento a este tópico até pq trabalho com o filipe .....se der estou cá para acompanhar e falo aqui com mais pessoal para ver quem está interessado...
Cumps...
 

RJLA

New Member
Eu sei onde é o Intermarche, conheço relativamente bem a Figueira.
Quando vou de Leiria para os lados de Fátima vou alternando os percuros, ora pela estrada de Ourem, ora pelas Cortes e Reguengo, ora por Porto de Mós. Em termos de dureza, pela estrada de Ourém torna-se mais fácil, mas ir pela serra tem outra beleza e é outro desafio. E da Figueira até Leiria, que estrada estariam a pensar levar? A 109?
Acham que são precisas 7h para fazer a ida e volta? É uma viagem que não deverá passar muito dos 150km.
Os feriados de Dezembro parecem-me uma boa opção, assim o tempo o permita. Durante a semana é impossivel para o meu lado.

Vamos falando.
 

Pdrito

New Member
Amigos a ultima vez que fiz figueira-fátima não chegou aos 150km se não estou em erro...
Os feriados é uma hipotese.....
Vão propondo aqui ideias....
Abraço.
 

tranquilo

Active Member
Eu fiz as contas para 180km a uma média de 25km/h que já inclui paragens... Realmente, se for 150, demoramos menos uma hora digo eu.

Fazendo o mapa no Gmaps desde o Intermarché dá mais ou menos 82km... De facto exagerei!!
 
Last edited:
Top