• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Rotações

manilha

New Member
Boas, o que é que vocês fazem ou fizeram para aumentar as vossas rotações na bicicleta? Não estou a falar das rotações das rodas por minuto, mas sim a pedalar. Eu tenho um "problema" de ter as pernas "avantajadas" o que me dá uma grande resistência natural e ajuda a subira um bom ritmo, mas a fazer corridas em linha recta perco muito por causa disso. Gostava que me aconselhassem o que fazer, mudanças a utilizar, exercícios etc. se fizerem favor

Não tenho numa bike de estrada não sei se ajuda nalguma coisa :S e também é o meu primeiro tópico, pedia-vos que não utilizassem termos muito técnicos

Cumprimentos um grande obrigado a quem me ajudar :)
 

Janas

New Member
a primeira coisa que tens de perceber é que ha genetica que nao se pode alterar, no maximo trabalhada......

quando dizes que tens pernas avantajadas, tens de explicar, sao "feitas" de que? Massa muscular ou massaa gorda....
 

manilha

New Member
carga genética, acertaste. Têm principalmente massa gorda, mas também se nota algum músculo. Eu estou consciente que vai ser praticamente impossível acabar com ela mas tenho visto melhorias muito significativas: desci 2 números nas calças e este ano consigo andar bem melhor de bicicleta do que no ano passado. Mas as rotações...

Fora as pernas tenho o resto do corpo magro :/
Sugestões para melhorar a "performance"? :)
 

20fps

Member
Tenta rodar num patamar de 60–80 rpm e ajusta as mudanças em função disto. Se não tiveres medidor de cadencia contas as pedaladas que dás em 10s e multiplica por 6. É como faço.
 

manilha

New Member
vou experimentar 20fps, depois posto os resultados amanhã. Já agora 60 rpm são quantos km/h? (se é que há relação rp por km/h)
 

Miro

New Member
Boas amigo manilha. Quando puderes passa pelo tópico da apresentação e apresenta-te ao pessoal.

Em relação ao tópico. A cadência é daquelas coisas que eu acho muito importante. Quero ressalvar 1º que não existe um estilo de pedalar que seja o correto. Tens ciclistas com cadências altas que fazem médias de 90 rpm, alguns até mais, em casos extremos atingem as 100 rpm de média. Tens por outro lado ciclistas que andam com cadências mais baixas 60-70 rpm e não é por isso que deixam de conseguir ser tão bons como os outros.

Na minha opinião...Prefiro uma cadência mais elevada. Como sou um ciclista com musculatura forte, fazia com facilidade uma média num treino de 70 rpm. Pois devido à minha massa muscular, tinha facilidade em rodar as pernas a baixa rotação, disponibilizando a força suficiente para ter um bom desempenho. Comecei a combater isto, pois achava que esta seria de longe para mim a melhor maneira de pedalar.

Ao início não é fácil, devo dizê-lo, pois por muito que tu queiras estar concentrado em aumentar a cadência, à minima distração já estás a voltar atrás. O organismo está habituado assim, não é fácil contraria-lo. Com a ajudo dos rolos no inicio da época (fiz muitos rolos este inverno) habituei-me a rolar com uma cadência mais elevada...Acho que os rolos podem ajudar-te bastante a atingires este objectivo. Neste momento já faço médias na estrada entre as 80 a 90 rpm. Sinto-me bastante mais leve na forma de pedalar, a subir então é uma diferença enorme. Pedalo mais energicamente e suporto muito melhor as variações de ritmo ou até mesmo de terreno que possam existir.

Caso tenhas um sistema que leia a tua cadência, perfeito...Podes a partir daí tentares aumentar a tua cadência. Se não tiveres, podes sempre contar durante um minuto quantas pedaladas fazes (é mais complicado, mas faz-se)...

Penso que treinares em rolos ou andares em percursos mais rolantes, ajudam-te a combater isso.

O facto das pernas avantajadas como dizes, penso que não é um entrave de todo... É tudo uma questão de treino...

Este tipo de alteração é demoroso. Demoras bastante tempo para conseguires aumentar 10 rpm de média numa volta a pedalares sem ires a pensar nisso.


Espero que tenha ajudado alguma coisa :)
 

manilha

New Member
Miro: Por rolos queres dizer troços planos ou com tudo?

Obrigado pelos conselhos e pela motivação :) tenho que ir dormir pois amanhã é preciso acordar cedo.

PS: já tinha passado pelo tópico de apresentação :/
 

20fps

Member
A relação entre cadencia e kms/h depende dos andamentos em que vais (mudanças). Se forem num 50*11 a uma cadencia de 60 fazes cerca de 600m/minuto, agora com a mesma cadencia e num andamento mais leve a velocidade é menor.
 

zanzas

New Member
manilha, não entendi bem se tens bike de estrada, ou fazes estrada com outro tipo de bike . . .

Admitindo que tens bike de estrada, como já foi dito e bem, 1 cadenciador ajuda-te imenso, por isso aconselho a compra visto haver alguns já baratuxos . . . em relação a aumentar a cadência, não se altera do dia para a noite, eu gosto imenso de cadências altas, medias de 80 para cima, em recta chego a ultrapassar as 100, a teoria confirma-se, sem tanto "esforço" há uma oxigenação muscular mais rápida (também por não se gastar o oxigénio ao máximo) logo mais eficácia . . . claro q varia de pessoa para pessoa . . .

Vou fazer um resumo do meu caso, eu estava em forma, entretanto fui operado, aumentei bastante o peso . . . Fez com que perdesse o ritmo e me cansasse mais rápido, baixando a rotação para 60-70 rpm de média . . .

Portanto 4 dicas :

1 - cadenciador, vai-te ajudar a controlar a cadência, e consequentemente evitar as contas exaustivas para saber a quantas vais.
2 - se não for o caso, adapta a bike a ti, se tens dificuldade a aumentar a cadência e trabalhas facilmente em força, possivelmente o tamanho dos crenques não serão o tamanho mais adequado a ti.
3 - tens pernas fortes, e já foi dito, músculo é diferente de gordura, difícil perder mas nunca impossível, existe suplementação que te ajuda nesse campo, seguido de 1 bom regime alimentar mais as pedaladas, vai-te ajudar a secar e bastante (posso-te ajudar se quiseres).
4 - é um processo demoroso, mas quando alcançado é muito satisfatório, assim como todos os objectivos . . . traça metas, esta semana tenho de me esforçar para andar a mais 5rpm . . . passado outra semana tentas aumentar mais 5rpm . . . daqui a uns tempos vais ver que tas com 1 excelente cadência "grão a grão enche a galinha o papo"

espero ter-te ajudado
 

manilha

New Member
não, não tenho bike de estrada. Quanto ao cadenciador, tenho uma sport zone aqui perto é só ver preços. Quanto ao regime, tenho 14 anos não me vou meter com "suplementos" mas estou disponível a ideias nesta parte :).

PS: já sei o que são rolos ah ah mas são muito caros está fora de questão.
 

zanzas

New Member
rapaz . . . então não te preocupes, estás em crescimento e o teu corpo está em transformação, concentra-te em comer bem e com qualidade que o teu organismo por ele vai transformando e criando a massa muscular.

em relação a cadência, é dificil chegar ao desempenho numa bike de estrada sem ter uma destas . . .
 

Miro

New Member
14 anos...e preocupado com isso?!? Eehehehehe

Eu tenho 27 e ainda tenho meio mundo por descobrir no meu organismo.... Vai com calma. Limita-te a andar de bicicleta normalmente sem stress.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Desde o primeiro Post deste nosso colega, vi logo que isto trazia água no pico.
Que me desculpem mas >> 14 anos não tem bike de estrada
Vem para aqui dar música, a quem.

Vai crescendo vai vendo se te habituas ao sofrimento de ser ciclista, e se realmente é de bikes de estrada que gostas.

Peço desculpa pelos desabafos.
 

zanzas

New Member
trepadores da Figueira . . . que drástico ahahahah . . .
mas por um lado sim, concordo . . . "só chega ao mel quem passar pelas abelhas" . . . tens de ir treinando . . . eu com 15 aninhos dava as minhas primeiras voltas na estrada com btt, na altura 20-30 km era imenso, e fui evoluíndo . . . e se recuar-mos aos 10 anos, ficava feliz quando ia no bairro ao lado com a bmx (sem a minha mãe saber) e ficava alí a 5 kilometros
 

manilha

New Member
eu vim aqui numa boa perguntar aos "prós" como é que eles fizeram para aumentarem as "rotações", pois gostava imenso de ser mais rápido. Sim tenho 14 anos e não tenho bike de estrada mas gosto bastante de ver os tours e as voltas (lol) daí ter-me inscrito neste fórum para pedir conselhos e ver como é que eram as coisas e só depois me decidiria se gostava ou não. Comecei pelas "rotações" porque é o que estou pior. Quanto à alimentação já tinha dito que não ia tomar suplemento e quanto aos exercícios para as pernas não tenciono fazer nada de ginásios (se era a isso que se estavam a referir :S) apenas na bicicleta como por exemplo subir numa mudança mais pesada etc.

Zanzas: exacto, eu também tenho 14 anos (quase 15 lol) e com amigos chego a fazer 20-30 km por viagem :)

PS: fiz aquilo que disseram na 1º página do contar as pedaladas em 10s e multiplicar por 6 e, normalmente, ando com com +- 54 rpms na mudança mais pesada (mas tenho que comprar um conta kms para testar melhor isto)
 

zanzas

New Member
por amor da santa . . . lolol . . . ja puses-te a mão na consciência . . . achas que por veres voltas vais saber se gostas de ciclismo ? a minha mãe adora o tour e nem sabe andar de bike lololol . . . o teu pior não são as rotações, é não aceitares conselhos e principalmente por não teres meios de treino . . . ciclismo não é fazer 20-30 km com pessoal da praceta . . . só isso faço eu numa ida po trabalho todos dias
 

manilha

New Member
Não aceito quais conselhos? :S
Sim essa do tour é uma razão da batata eu sei, mas começaste a fazer ciclismo porque razão? E gostas de ciclismo porque razão?
Eu faço 20-30 kms com relativa facilidade, disse com amigos porque sozinho não mete muita piada.. Se tu fazes essa distância para ires para o trabalho todos os dias, parabéns ;). Mas para trabalhares deves de ter supostamente 18 ou mais anos, ora eu que tenho 14 e fico feliz por fazer 30. Tu com essa idade não sei ainda não cheguei aí e não tenho pressa mas hás-de ficar feliz por subires a serra da estrela :S .

Cumprimentos:)
 
Last edited:

Lyp

Active Member
Eu não vejo problema nenhum em o manilha ter 14 anos, e querer saber um pouco mais acerca de um desporto que, no mínimo, é simpatizante. Eu por exemplo, tenho pena de não ter começado a pedalar mais a "sério" mais novo, portanto manilha, força nas canetas. Está a começar, é certo, mas do meu ponto de vista, vai bem :)

Aproveita os conselhos da malta mais experiente (parece que o estás a fazer), e desfruta da pedalada. Com a tua idade, o resto vai aparecer naturalmente:)
 
Top