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Rotações

zanzas

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nunca disse que havia problema . . . mas começa a pensar em juntar uns trocos e comprar 1 fininha . . . pq comecei a gostar, bem, aprendi a andar de bike sem rodinhas tinha 22 meses, e desde entao nunca mais parei
 

manilha

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:) a fininha não deve de vir para já... primeiro tenho que dominar a que tenho e tirar partido da máxima velocidade que ela pode ofercer e começar como disseram em noutra a página a "aprender o sofrimento".
Tudo a seu tempo.
Primeiramente gostaria de comprar um conta-km que também desse para ver as rpms. Vou amanhã à sport zone para ver se compro um. Existe assim algum que recomendem no que toca a qualidade/preço?
 

RuiQuinta

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Por acaso, eu já que se tens 14 anos e queres andar de bike, te deves preocupar com a cadência. É sobretudo uma questão de hábito. Se aos 14 anos te habituares a ter uma boa cadência, certamente a terás aos 20. Se não te preocupares e só ao fim de 6 ou 7 anos a andar de bike é que pensas nisso, será mais difícil. Numa bicicleta de estrada, 80 rpm já é bom. Mas os melhores trepadores têm cerca de 90 (média), o que facilita as acelerações. Aqui em casa tenho um cadete (meu irmão) que quando tinha os seus 12 anos gostava de ir andar comigo (na altura com 16) e o nosso pai. Claro que as voltas não eram grandes, mas como tinha roda 24, para ir connosco necessitava de mais rotação. Moral da história: habituou-se a ter que rodar as pernas e hoje tem as tais 90 rpm de média. Se se habituarem em novos a pedalar em rotação em vez de força, será muito benéfico, pois estão em fase de crescimento e uma baixa rotação implica mais força e, consequentemente, mais desgaste muscular. Não me parece boa ideia um jovem de 14 anos andar a partir as penas em mudanças muito pesadas.

Se queres aumentar a tua rotação, um conselho: faz uns períodos de alguns minutos (não muitos, conforme te sentires bem) com rotação excessiva. Se costumas andar a 60 rpm, faz períodos a 80 ou 85. Se costumas ir a 70, faz períodos a 90. Enfim, vai aumentando aos poucos até te acostumares a pedalar a 80 rpm. Como fazes para aumentar a cadência? Diminuis as mudanças ;)
 

manilha

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Rui Quinta, sim exprimentei hoje isso e penso que seja uma questão de treino. Há um "problema" é que eu desde que comprei a bicicleta uso sempre a mais pesada e só mudo em subidas para no máximo a 2-3, mas é raro passar da 3-3, 3-4 (não sei se alguém está por dentro das mudanças das bicicletas normais) por outras palavras a mais pesada é para mim a normal e não me dói nem me esforça em linha recta. A consequência disso são as poucas rotações. Tenho agora 2 perguntas: devo diminuir o meu normal para uma mudança mais baixa e aumentar as rpms a partir dessa mudança ou começo a aumentar as rpms nesta? Qual é o mais difícil de obter pesado ou leve?

Cumps e obrigado pelaatenção :)
 

RuiQuinta

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Certamente terás que baixar. Quantas mudanças, não sei, mas terás que baixar. Talvez no futuro consigas estar nessa desmultiplicação (combinação entre prato dianteiro e prato traseiro) a uma maior rotação mas, para aumentares a rotação, terás que meter numa mudança mais leve.
 

zanzas

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bem manilha, é certo que não tens bike de estrada . . . vou-te ajudar em vez de "brincar" com a tua situção . . .

há pouca coisa a dizer-te neste campo, passei pela mesma fase que tu e se na altura soubesse deste site, se calhar estaria no teu lugar . . . somos novos, pouco ou nada sabemos e a curiosidade apodera-se . . .
vamos então compreender, o andamento (mudança) em que vais, claro que para ti não te esforça, tas habituado a isso . . . normalmente o pessoal "inexperiente" habitua-se a andar em pesadas talvez por sentir que a bicicleta desenvolve mais, e talvez por ser curtas distâncias não sinta tanto o desgaste como em longas . . . no entanto, sim, deves reduzir a relação (conjugação do pedaleiro com a cassete), pois só assim vais aumentar a cadência (rotação) . . . ao início pode ser complicado, as mudanças custam-se a adaptar . . . mas 1 dia mais tarde nem te vai dar jeito o teu andamento anterior

manilhas, reparei que estás um pouco a leste em relação a alguns termos e vocabulários, por isso pus entre parênteses para perceberes melhor, começa a habituar-te a alguns deles . . . qualquer coisa pergunta, mas claro que podes "levar na cabeça" eh eh eh eh, não te preocupes, faz tudo parte de uma instrução e aprendizagem que te ajudará no futuro
 

manilha

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obrigado zanzas :)

bem hoje passei pela loja e apenas tinham conta-km e nenhum cadenciador. Quando surgir oportunidade vou a outra e compro lá. Entretanto já baixei a relação/mudança/andamento ( já me baralhei com os nomes :S) da 3-7 para a 2-5. Tive que "rodar" bem mais para manter a velocidade mas não consigo dizer se mantive as rotações ou não, mas penso que é isto que tenho que fazer para evoluir.

Já agora, quantos kms é que vocês acham que eu deva fazer diariamente para aumentar a cadência, ou quantos kms é que eu deveria colocar como alvo a atingir diariamente?
 

Scorpio

Banned
Não manilha, não era isso que pedia! :D

Quero saber quantos dentes tem cada pedaleira e cada segmento da cassete.
 

zanzas

New Member
LOL . . . negativo . . . a dentagem, é o número de dentes que cada "carreto" tem . . . é daquelas bikes tipo sirla do continente, não é ?

então pega esta dica, o ideal (sem perder a cadência), é olhares para a corrente e ela estar direita, tens a pedaleira, o prato menos usas no 1/2 e vá lá 3º da cassette (atrás, são os maiores com mais dentes), o prato do meio usas na cassette 3/4 e 5º, e apartir daí usas o prato pedaleiro grande . . . assim evitas desafinações e perdas de ritmo . . . nao quer dizer que outra relação esteja incorreta, como usar a 6ª atrás no prato do meio . . .
 

zanzas

New Member
ahhh e número de km's ? ? epá, aquilo que conseguires sem que entres em exaustão . . . lembra-te é que em qualquer treino de qualquer actividade também tem de haver descanso . . .

o ciclometro com cadenciador, podes comprar na decathlon, um amigo meu disse que comprou um por menos de 20 euros . . .
 

manilha

New Member
não faço a mínima ideia... onde é que isso iria ajudar?

PS: preciso mesmo de os contar ou isso diz nalgum sítio? :?
 

manilha

New Member
zanzas, sim eu já sabia as leves são as "maiores" e as pesadas são as "menores", até aí tudo bem, agora pelo que percebi e faz sentido: as leves têm mais dentes que as pesadas pois são "maiores" mas não percebi qual a relevância disso?

vou começar com 10 km depois logo se vê :/
 

Luis Abreu

New Member
coitado do rapaz é novo... eu tambem nao sabia isto da idade dele!
ora, se calhar percebes isto intuitivamente, mas vou explicar como se faz as contas com numeros.

ora, tu imaginemos que ao pedalar fazes 40 pedaladas por minuto (isto é a cadencia de pedalada)

cada pedalada tua vai fazer mover a roda um determinado numero de vezes, nao é 1-1 como sabes!
o numero de voltas que a tua roda da em cada pedalada é a relação.
para calculares a relaçao de cada pedalada pegas no numero de dentes do prato que estas a pedalar e divides pelo numero de dentes da cassete que estas a usar.

imaginemos numa de estrada com pedaleira compacta no 1-1 (pedaleiro pequeno, cassete pequena)
tens 34 dentes na pedaleira e 12 dentes na cassete. isto da uma relação 34/12 = 2.83(3)
[quando te perguntam os andamentos é o numero de dentes da pedaleira, ex:30/38/48 e numero de velocidades da cassete e o numero de dentes da cassete maior e menor, ex: 12-26 v8]

agora, quando pensas no numero de voltas que estas a dar na roda por minuto é 40x(34/12)=113,(3)

para transformar em velocidade multiplicas pelo perimetro da roda (diametroxPi) considerando perimetro 2,133 = 241.7m/min
agora multiplicas por 60 e divides por 1000 para dar km/h. no exemplo 14,5 km/h


agora, podemos fazer um exercicio ao contrario! para aumentarmos a cadencia, mantemos a velocidade e reduzimos a relação (isto é, pedalamos mais leve) se quiseres pedalar a 50rpm, mudas a relação, por exemplo para 34-15 e continuas a ir a 15km/h!
 

zanzas

New Member
Luis Abreu . . . tudo o q dizes é certo e muito bem explicado

mas tas a ser irónico, quando dizes ao rapaz para perceber intuitivamente e por contas é mais facil LOLOLOL
 
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