• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Queimar Depósito de Gordura em Primeiro Lugar

Murplatina

Active Member
Boas,

@p25m, já que tocas-te aí no assunto das frutas, é mm verdade q temos de ter moderação? É que o açucar q existe na fruta é frutose e tinha ideia q não fazia tão mal como a sacarose ou outro, ou será que essa moderação deve-se a outro fator?
Eu por acaso como mt fruta, mas dps como ando com regularidade de bike deve ir td à vida.
 

p25m

New Member
Eu falei em "moderação nas frutas", não falei em frutose. Mas sim, a frutose está relacionada com alguns problemas e o principal não será a frutose da fruta, mas sim a que está presente no açucar de mese, xaropes de glucose de milho, maple sugar, etc... Há Alguns estudos relacionam a frutose com determinadas patologias (dislipidémias, resistência a insulina, etc), e o aumento da aromatase pela ingestão de frutose, que é a enzima responsável pela conversão de testosterona em estrogénios e uma predominância de estrogenios em relação a testo não é o ideal para diminuição da gordura, aumento de massa muscular, melhoria da recuperação pós treino.
Referi fruta com moderação, no seguimento do que tinha dito, de preferir hidratos complexos a simples. E estes últimos, incluindo a fruta é limitá-los a determinadas alturas específicas. Dentro das frutas pode-se sempre optar por frutas com menos frutose e preferencialmente, com menos açucares totais. Acabam por ser mariquices a mais para quem tiver uma dieta bem estruturada e livre de açucares refinados e comidas processadas, mas há sempre quem opte por comer sempre mais uma peça de fruta, porque "fruta não engorda". Mas no fundo a fruta é água e açúcar. E para quem quer emagrecer, todas as cal contam
 

Murplatina

Active Member
Boas,

@p25m, tou aqui a ter umas aulas de nutrição como nunca.
Era espetacular se abrisses um novo tópico, onde ao longo do tempo davas dicas de nutrição hehe, tinhas aqui um leitor assíduo.
 

RSilva

Well-Known Member
Boas,

@p25m, tou aqui a ter umas aulas de nutrição como nunca.
Era espetacular se abrisses um novo tópico, onde ao longo do tempo davas dicas de nutrição hehe, tinhas aqui um leitor assíduo.

isso era mais que bom... mas qq dia o @p25m começa a colocar o NIB a seguir aos seus "preciosos" contributos :cool:
 

p25m

New Member
Vou mandando as minhas dicas, não mais do que isso, porque esta não é de longe nem de perto a minha área. A página que o ruicorreia referiu, tem muito boa informação acerca de nutrição, treino e suplementação, com boas referencias bibliográficas, para quem for mais científico.
 

angel@

Member
Poucas horas sentada à frente do computador e a ver TV; muitas horas de atividade ao ar livre; menos carro e mais caminhadas; subir e descer escadas/o elevador é para esquecer. Dormir as horas necessária para uma boa recuperação.
Menos stress. O stress pode engordar. Pensamento positivo e nunca desistir, quando os resultados não parecem visíveis, pois emagrecer lentamente é mais eficaz e duradouro que perder peso rapidamente. O ser humano é um animal de hábitos e se ganhamos maus hábitos também nos acostumamos a ter uma rotina saudável. Na minha adolescência era bastante rechonchuda e desde que comecei a praticar exercício físico há muitos anos, mudei e notei com ha dias com prazer que praticamente mantenho o mesmo peso ha quase 20 anos, pois visto o mesmo numero.
Espero que o meu testemunho ajude.
Não há muita ciência: pequeno almoço de rei/rainha, almoço de principe/princesa e jantar de mendigo/a, é mais ou menos isto.
E mexam-se!
 

N00bie

New Member
Eu gosto de conjugar o ciclismo (que pratico recentemente) com exercícios com pesos livres (que pratico há mais tempo). Também faço algumas corridas e outras actividades desportivas que conseguir. Tenho vindo a notar q tenho menos gordura e mais músculo e por isso, obviamente, o meu peso está igual, mas sinto-me muito melhor e mais resistente. Quanto à alimentação eu não sou o melhor exemplo por isso nem me manifesto.
 

plx

New Member
p25m que achas do leite?
Eu confesso que abuso um pouco mas já li também que não faz muito bem... é verdade?
 

Murplatina

Active Member
Boas,

Eu bebo sempre leite de manhã, normalmente entre 1 a 2 copos de 220ml, faça dps uma volta de bike ou não, sei que há pessoal q dps se sente mal disposto, mas eu por acaso sinto-me bem.
 
Certa vez disseram-me a propósito do leite....

" leite de vaca é produzido para alimentar bezerros que nascem com cerca de 80Kg."
"O ser humano é o único animal que bebe leite na idade adulta"

O tipo de nutrientes neste leite não é adequado à alimentação humana porque parece que as moléculas são muito grandes para serem digeridas convenientemente pelo ser humano.

Eu já bebi leite directo da vaca (não meti a boca na teta ehehe) bebi num copo logo após a ordenha e não foi uma experiência muito agradável, daí que o leite de vaca tenha que levar algum tratamento para ser melhor digerido, nomeadamente ser fervido e ser adicionada água.

A promoção de que o leite nos torna mais saudáveis e reforça o cálcio é uma falácia, na minha opinião, dos produtores de leite. Se eu beber um litro de leite/dia fico mais saudável? como assim? limpa-me o corpo por dentro?

Quanto ao cálcio existem muitas outras fontes de cálcio bem melhor para nós, em particular nos legumes, no entanto a grande fonte de cálcio é o leite e este é fundamental para uma nutrição saudável.... tretas... porque não se promove com o mesmo afinco o consumo de legumes? que para além do cálcio têm muito mais nutrientes e minerais que nós também precisamos?

"Beba um copo de leite por dia para prevenir a osteoporose" e que tal comer mais legumes ao almoço e jantar?

com isto tudo deixei de beber leite porque dá-me um bocado de "voltas ao estômago", no entanto consumo os seus derivados, mais por gulodice do que outra razão, o queijinho e os iogurtes liquidos são dificeis de largar :)
 

p25m

New Member
Se ainda estamos a falar do tema inicial, é como dizia, para emagrecer há que baixar nas calorias ingeridas, para que sejam inferiores as gastas. Se assim for, o beber ou não beber leite não será um factor muito determinante. Contudo, todas as calorias são diferentes. O leite tem um maior efeito insulinotrópico, o que não é favorável para a perda de gordura. A insulina é a hormona responsável pelo "depósito". Promove a entrada de glicose nas células, dificultando a lipólise (a utilização metabólica das gorduras, em energia). Para quem estiver a seguir uma dieta de perda de peso e a quiser optimizar, reduzir ou cortar no leite e outros derivados, pode ser uma boa opção.
Contudo, poderá ser boa opção também, utilizar só em determinadas alturas, como por exemplo o pós treino. Seja o leite, que tem uma boa relação de Proteina-Hidratos de carbono, ou Whey mais hidratos.

Esquecendo o tema "queimar gordura"... quem for intolerante ou alérgico (em maior, ou menor grau) a lactose ou a caseína, já experimentou maiores ou menores efeitos indesejáveis e então também deve ponderar cortar no leite. Experimentar produtos sem lactose, suplementar com lactase, substituir por leite de côco, de arroz, amêndoa, etc...
 

p25m

New Member
com isto tudo deixei de beber leite porque dá-me um bocado de "voltas ao estômago", no entanto consumo os seus derivados, mais por gulodice do que outra razão, o queijinho e os iogurtes liquidos são dificeis de largar :)

O leite, como fonte de proteína não é muito bom, pois contem muitos hidratos também. Como fonte de hidratos também há melhor, outros alimentos com menor índice glicemico. Como alimento pós treino, poderá ser uma boa opção, no entanto é melhor conjugar whey (que pode ser isolada, hidrolisada), com outra qualquer fonte de hidratos. Até porque é comum em pessoas que não são diagnósticadas como intolerantes ou alérgicas, apresentarem algum desconforto gastrointestinal. Resumindo, há melhores alternativas ao leite. Já em relação aos iogurtes, estes têm o bónus de ser uma boa fonte de probióticos. Em relação aos queijos, nem todos apresentam as mesmas componentes alergéneas que o leite. Seja porque é feito de leite de cabra/ovelha, ou porque são queijos que não são feitos a base do soro do leite. É comum pessoas que apresentam efeitos indesejáveis ao consumo do leite e não dos seus derivados
 

conchichina

New Member
Na minha opinião, tudo tem que ser consumido em moderação. Tive que emagrecer e perder gordura, para poder atingir os meus objectivos. E ainda estou a perder gordura... Tive que optar por produtos ligth, reduzir todas as proteínas, hidratos de carbono e compensar com legumes, saladas e fruta. E resultou... Perdi os meus 6 kg, e ainda estou a perder massa gorda (11%). Nós somos animais omnívoros, porque consumimos um pouco de tudo, agora o que está mal são as quantidades. A gordura dos alimentos é necessária ao corpo, mas em excesso, claro que vai fazer mal.
Quanto aos treinos, não posso falar muito, tenho um treinador e por agora estou a evoluir bem, ele é que sabe o que me manda fazer...
Depois ter cuidado com os suplementos, quando estamos a perder massa gordo não se pode abusar nos suplementos, um recuperador é um suplemento necessário e água 2 a 3 lts, incluindo os treinos. Quando se está quase no peso ideal, há que consumir suplementos, se não o corpo vai "consumir" o músculo e não se vai evoluir.
Agora o ideal é pesar-se todos os dias de manhã, ver os resultados e medir a massa gorda corporal, mas cuidado, massa que se impregna entre a pele e o músculo, porque a gordura interior não conta, essa é necessária. Por isso maquinas de IMC e essas coisas não serão as ideias para medir.
 

plx

New Member
O leite, como fonte de proteína não é muito bom, pois contem muitos hidratos também. Como fonte de hidratos também há melhor, outros alimentos com menor índice glicemico. Como alimento pós treino, poderá ser uma boa opção, no entanto é melhor conjugar whey (que pode ser isolada, hidrolisada), com outra qualquer fonte de hidratos. Até porque é comum em pessoas que não são diagnósticadas como intolerantes ou alérgicas, apresentarem algum desconforto gastrointestinal. Resumindo, há melhores alternativas ao leite. Já em relação aos iogurtes, estes têm o bónus de ser uma boa fonte de probióticos. Em relação aos queijos, nem todos apresentam as mesmas componentes alergéneas que o leite. Seja porque é feito de leite de cabra/ovelha, ou porque são queijos que não são feitos a base do soro do leite. É comum pessoas que apresentam efeitos indesejáveis ao consumo do leite e não dos seus derivados

So tem probioticos os iogurtes do genero bifidus activus, nao é?

Uma coisa que li num forum de bodybuilding é que se deve tomar proteína a noite porque caso contrario o corpo entra em catabolismo e começa a comer o músculo, é verdade? Uma das razoes pelas quais bebo leite a noite é esta, hora e meia antes de deitar.
 
O leite tem um maior efeito insulinotrópico, o que não é favorável para a perda de gordura. A insulina é a hormona responsável pelo "depósito". Promove a entrada de glicose nas células, dificultando a lipólise (a utilização metabólica das gorduras, em energia). Para quem estiver a seguir uma dieta de perda de peso e a quiser optimizar, reduzir ou cortar no leite e outros derivados, pode ser uma boa opção.

...palavras "mágicas"...

o regime que sigo promove essencialmente níveis muito baixos de insulina no sangue, daí que, açucar refinado não entram e tudo o que se tranforme em açucar é drasticamente reduzido (massas, arroz, leguminosas, cereais etc), o leite e derivados também não fazem parte do regime, mas eu dou umas facadinhas nos derivados eheheh :), o leite dispenso sem qualquer dificuldade.
Restam frutas, muitos legumes, carne e peixe, frutos secos....

O documentário e blog que referi mais atrás explicam muito bem a questão da insulina e a sua relação com o depósito de gordura. é elucidativo e acessível ao comum dos mortais que como eu percebem pouco de nutrição.

Bom a resposta está na cetose.
O corpo aprende a ir buscar energia a outros lados que não às toneladas de açucar que ingeria sob a forma de pão, bolos, massas e afins. A produção de corpos cetónicos só acontece quando os níveis de glicogénio são baixos e o nosso figado começa a produzir este corpos cetónicos imaginem para quê?.... para derreter a gordura acumulada pelo corpo e transformar em energia (glicose). Caso contrário, ou seja se existir muito açucar no sangue o nosso estimado pâncreas dá em produzir insulina para retirar o excesso de açúcar no sangue e guardá-lo sob a forma de gordura...
Esta super-produção de insulina devido às quantidades de açúcar que se comem hoje em dia podem levar à diabetes, não sei grandes pormenores sobre isto sei apenas que tem a ver com a resistencia à insulina, o corpo deixa de conseguir absorver a glicose que circula no sangue....

O essencial é que me sinto bem, com energia, emagreci 7 kilos e já me habituei a este regime (já dura desde Maio), tornou-se natural no dia-a-dia, se tiver que comer uns bolos numa festa, faço-o sem qualquer constrangimento pois sei que a seguir consigo passar vários dias sem comer nada deste género.
É engraçado que no meu trabalho me perguntam como é que eu consigo ter energia para andar de bike se não como massa, nem arroz, nem pão etc, só me vêm a comer carne ou peixe e pilhas de legumes e salada e fruta.... mas consigo sem qualquer problema, mas também admito, no dia anterior a uma volta mais comprida, como massa e no próprio dia faço pelo menos uma sandes de goiabada com fiambre de peru, ou seja coisas fora do regime, mas como sabem gastamos muita energia na voltas, a minhas últimas têm sido na casa dos 80km e 2º o conta calorias gasto mais ou menos 2500 kcal nestas voltas, é muito... não me posso fiar só na gordura da barriguinha como fonte de energia :)



abraços
 

PachecoTD5

Well-Known Member
Certa vez disseram-me a propósito do leite....

" leite de vaca é produzido para alimentar bezerros que nascem com cerca de 80Kg."
"O ser humano é o único animal que bebe leite na idade adulta"

O tipo de nutrientes neste leite não é adequado à alimentação humana porque parece que as moléculas são muito grandes para serem digeridas convenientemente pelo ser humano.

Eu já bebi leite directo da vaca (não meti a boca na teta ehehe) bebi num copo logo após a ordenha e não foi uma experiência muito agradável, daí que o leite de vaca tenha que levar algum tratamento para ser melhor digerido, nomeadamente ser fervido e ser adicionada água.

A promoção de que o leite nos torna mais saudáveis e reforça o cálcio é uma falácia, na minha opinião, dos produtores de leite. Se eu beber um litro de leite/dia fico mais saudável? como assim? limpa-me o corpo por dentro?

Quanto ao cálcio existem muitas outras fontes de cálcio bem melhor para nós, em particular nos legumes, no entanto a grande fonte de cálcio é o leite e este é fundamental para uma nutrição saudável.... tretas... porque não se promove com o mesmo afinco o consumo de legumes? que para além do cálcio têm muito mais nutrientes e minerais que nós também precisamos?

"Beba um copo de leite por dia para prevenir a osteoporose" e que tal comer mais legumes ao almoço e jantar?

com isto tudo deixei de beber leite porque dá-me um bocado de "voltas ao estômago", no entanto consumo os seus derivados, mais por gulodice do que outra razão, o queijinho e os iogurtes liquidos são dificeis de largar :)

Totalmente de acordo ... Farto-me de dizer isto ca em casa, mas ninguem me leva a serio, muito menos quando digo que somos os unicos que bebemos leite em adultos !!!!
 

iMiguel

Active Member
PachecoTD5, eu também me farto de dizer isso aqui em casa... Mas, também não me levam a sério... Vão lá dizer isso à minha (ou vossos) avó/ô.

Eu o leito só mesmo com os cereais de manhã, nada mais. Até à data ainda não me fizeram "mal", mas se calhar é porque vai misturado com os cereais...
 
Top