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potencia,perfis e treinos

Duck

Member
Em BTT a potência não é tudo, até é bastante provável que quem ganhou tenha gerado valores inferiores de potência, pois a componente técnica é muito importante, ainda para mais numa prova como o ABC onde uma boa parte são trilhos técnicos tanto a subir como a descer.

Mas que são grandes valores isso são... é muita fruta...:D


Tens razão que no BTT não é tudo, eu sofro isso na pele, porque não tenho a técnica de alguns atletas supostamente mais fracos que eu, e acabam por equilibrar as coisas. Mas discordo com a tua afirmação que no ABC uma boa parte dos trilhos são técnicos, eu fiz o ABC e acho que é uma das provas onde pessoas com menos tecnica e com power consigam tirar vantagem..

Abraço
 

Wawando

Well-Known Member
Este ano o ABC, tirando um ou outro trilho, foi claramente a edicao que exigia menos tecnica, ha 2 anos n foi assim e o ano passado tinha parte do percurso deste ano mas ao contrario e tb era mais tecnico.
Em btt é mais dificil manter power, as micro aceleracoes do terreno partem um gago todo!
 

undernardo

Active Member
Produto interessante:

http://www.dcrainmaker.com/2016/03/powerpod-depth-review.html

Parece que é até mais fiável do que se poderia pensar à primeira vista...
Em Novembro tinha abordado esse produto junto do albertosemcontador, num dos milhentos tópicos sobre powermeters, e já na altura tinha ficado com boa impressão do que tinha lido. Para quem não é muito exigente mas procura resultados precisos a uma fracção do preço, trata-se de uma boa escolha. É um aparelho com bastante margem de progressão mas que só compraria numa segunda ou terceira versão do modelo.

Gostei bastante da review do Ray, como qualquer review que ele faz. Achei interessante o facto da conjugação dos dados aerodinâmicos gerados pelo PowerPod com os dados de um powermeter normal. Continuo com grande expectativa em relação a este produto mas até resolverem a questão dos pisos acho que não será adequado a Portugal :rolleyes::D

Para continuar debaixo de olho...
 

pratoni

Well-Known Member
Isto, na prática, já é uma segunda versão porque basicamente já havia o produto, só que estava junto com a "head unit" e desta vez separaram o sensor propriamente dito do computador, para se poder vender a utilizadores que já tenham "head units" de outras marcas e, suponho, para baixar o preço também....
 

DMA

Well-Known Member
Este ano o ABC, tirando um ou outro trilho, foi claramente a edicao que exigia menos tecnica, ha 2 anos n foi assim e o ano passado tinha parte do percurso deste ano mas ao contrario e tb era mais tecnico.
Em btt é mais dificil manter power, as micro aceleracoes do terreno partem um gago todo!

Eu que tenho um perfil mais ao estilo contrarelogista sinto exactamente isso. A necessidade de constantemente reacelerar a bike, parte-me todo. Rendo bem menos no BTT que na estrada.
 

GMQ

Well-Known Member
Usar o powermeter no btt é quase "impossível". As mudanças são muitas. Ainda este fim de semana andei a fazer trilhos do ABC 2016. Chegamos a uma fase é que o corpo por mais que se faça a gestão começa a ressentir-se. A estrada é mais constante logo na minha perspectiva melhor gerir o esforço/potência. Atençaõ que não tenho powermeter uso apenas o BPM para controlar o meu esforço.
 

DMA

Well-Known Member
Numa subida tipo a do Caramulo (Bairrada 150), Corno do Bico em Ponte de Lima, em que são longas e tens que controlar o ritmo, é capaz de dar jeito. Embora com a experiência uma pessoa já conhece bem os ritmos, pela sensação nas canetas :)
Em provas rolantes e que vais de peito ao vento é capaz de ser interessante ter o PM.
Uma solução que já pensei em ter é comprar um Stages. Tanto dava para a de estrada como para a de BTT, se as bielas tiverem o mesmo comprimento e forem ambas Shimano (que é o meu caso).
Só tenho medo é de no BTT um calhau acetar em cheio no "sensor" e mandar 600 euros pro ca##lho ...
 

Wawando

Well-Known Member
Usar o powermeter no btt é quase "impossível". As mudanças são muitas. Ainda este fim de semana andei a fazer trilhos do ABC 2016. Chegamos a uma fase é que o corpo por mais que se faça a gestão começa a ressentir-se. A estrada é mais constante logo na minha perspectiva melhor gerir o esforço/potência. Atençaõ que não tenho powermeter uso apenas o BPM para controlar o meu esforço.

Estás a ver o filme ao contrario. É exactamente para conseguires dosear melhor o esforco e nao te acontecer isso que o powermeter no btt é super util. Btt ou estrada.
 

Wawando

Well-Known Member
Numa subida tipo a do Caramulo (Bairrada 150), Corno do Bico em Ponte de Lima, em que são longas e tens que controlar o ritmo, é capaz de dar jeito. Embora com a experiência uma pessoa já conhece bem os ritmos, pela sensação nas canetas :)
Em provas rolantes e que vais de peito ao vento é capaz de ser interessante ter o PM.
Uma solução que já pensei em ter é comprar um Stages. Tanto dava para a de estrada como para a de BTT, se as bielas tiverem o mesmo comprimento e forem ambas Shimano (que é o meu caso).
Só tenho medo é de no BTT um calhau acetar em cheio no "sensor" e mandar 600 euros pro ca##lho ...

Nao recomendo o stages para btt, todos os meus amigos que o têm em btt têm problemas de fiabilidade.
Vai para o power2max ou inpower da rotor.
 

DMA

Well-Known Member
Thanks pelo feedback Wawando.
PM na de BTT não é algo que esteja nos meus planos à breve prazo. Era só uma ideia maluca de maximizar o valor do Stages.
Mas é como disse antes: numa trialeira levar com um calhau e danificar aquilo deve doer.
Para uma gravel deve ser mais pacífico.
 

Bernalve

Well-Known Member
+ comida
flexões
elevações

problem solved :cool:

Nos dias em que não vou andar no dia a seguir, já ando a fazer isso. E ando a comer muito por acaso, a ver se não ganho barriga xD ... que os abdominais não é lá muito comigo. Vou fazendo pranchas para substituir os abdominais.

Então tens 18,8 de IMC , já é mais razoável :)

Ninguém melhor que tu para perceber como és e onde podes ganhar alguma massa magra.
De qualquer forma, mesmo o teu IMC sendo quase 19, quase de certeza que ainda terás alguma margem para ganhar massa magra no trem inferior e simultâneamente melhorar o rendimento na estrada.

Ando ultimamente a fazer um treino mais especifico que é pedalar em força ou em cadência, mas sempre sentado. Noto que tinha os músculos não tão fortes quando pedalava muito tempo sentado e o rendimento descia, principalmente em inclinações elevadas onde é necessário usar o prato pequeno. Com isso espero ganhar alguma massa muscular que me podia estar a faltar nas pernas e de certa maneira na zona da bacia penso eu.
 

Carolina

Well-Known Member
por acaso ia sugerir fazeres (quase) todos os dias, mas menos cada dia. basicamente, distribuis o volume por mais dias e assim não te cansa tanto, mas como o volume está lá acabas por conseguir o mesmo resultado.

por exemplo, fazias 6 vezes por semana 2 séries de 10 (6*2*10 = 120), em vez de 3 vezes por semana, 4 séries de 10 (3*4*10 = 120). ao fim da semana acabas por fazer o mesmo nº de flexões/elevações, mas fazer 2 séries de 10 é muito mais fácil que fazer 4 séries de 10.

parece-me uma boa estratégia para evitar ires andar de bicicleta cansado.
 

Bk75

Member
Disponho geralmente de 1h30 para treinar na bicicleta estática. Faz sentido, por vezes, desdobrar o treino em dois momentos (45m de manhã + 45m ao fim da tarde) e treinar cadências mais elevadas? Ou é preferível concentrar o treino apenas num momento? O que vos parece? Obrigado!
 
Pessoal, feedback dos medidores de potencias dos cubos powertap? há por ai? Vale a pena o seu investimento?
é para ajudar um amigo!
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Pessoal, feedback dos medidores de potencias dos cubos powertap? há por ai? Vale a pena o seu investimento?
é para ajudar um amigo!

LOL!!! Olha-me este!!! LOL

c2ARi5o.jpg


Leiriabiker ha ca muita coisa amigo!! Mas dos cubos feedback verdadeiro nao Tem grande coisa!! Pelo menos destes mais recentes, dos antigos nao sei...

Mas se for dos pedais P1 ha ca quem os tenha...;)

Grande abraco...
 

otnemeM

Member
Os cubos powertap são um sucesso de vendas há praí 6 anos. Em 2 minutos no google deves encontrar 100 reviews e o DC Rainmaker usa-os como comparação em todas as análises, não sejas preguiçoso.
 
Olá,

Conforme o memento referiu o dc rainmaker tem boas review.

Da minha parte, extremamente satisfeito com os cubos, apenas de realçar o cuidado a ter em bem selar a tampa da bateria...se não a água dá cabo de tudo. Tive um Sl que ficou mal selado e estragou-se. Foi para a Tamalpais e voltou em formato G3. Muito bom atendimento dos técnicos, sempre prontos a ajudar e tirar dúvidas.

A leitura dos dados é extremamente fiável e a calibração rápida, sem dores de cabeça.

Ao contrário do que muitos podem dizer (e bem, no entanto, sendo minha opinião, e valendo o que vale por ter prática com eles) acho mais prático para mudar de bike. Basta tirar a roda e metê-la na outra bike. Na minha condição, as bikes têm transmissão de 11 e já rodaram com cepo shimano ou campagnolo indiferentemente com transmissão shimano ou campy e cassetes shimano/miche/campy...óbvio com alguns ajustes. O problema de maior que eu encontrei, e perigoso deixem-me frisar, foi da corrente roçar nos raios da roda, inclusive bloquear (logo propício a quedas) quando colocada no carreto maior da cassete, independentemente de ser no prato pequeno ou grande. Com tudo shimano, nada a dizer, tira roda, mete roda. Mais prático para mim, pois não gosto de andar com chaves a desapertar e apertar pedais, perco mais tempo.

Se viajares, os pedais fazem toda a diferença e o pormenor das pilhas é extremamente útil, caso ficas sem bateria pois quase todas as bombas de gasolina têm.
 

grouk

Active Member
Pessoal, feedback dos medidores de potencias dos cubos powertap? há por ai? Vale a pena o seu investimento?
é para ajudar um amigo!

ainda os medidores não eram moda já muita gente usava o G3 se estar dependente de uma só roda não for problema é uma exelente compra. conheco muita gente com ele e zero problemas e o serviço pós venda é exelente
 

Carolina

Well-Known Member
boas malta, tenho aqui algumas duvidas, queria ver se alguém me dava uma mãozinha. eu depois pago um café, a não ser que morem muito longe XD:

1) no teste do friel para obter o LTHR (30 minutos ao máximo), basta fazer uns 10-15 minutos de aquecimento, certo?

2) tenho andado a tentar perceber o esquema das séries ou interval training, como queiram chamar. o problema é que não estou a conseguir encontrar nenhum sitio onde expliquem para que serve cada tipo de intervalos e como saber o nº de séries. por exemplo, se forem 4 séries de 4 minutos, os 4 minutos servem para trabalhar exactamente o quê e porquê fazer 4 séries e não 2 ou 6?

a minha intenção é estruturar um plano de treino para os próximos meses, provavelmente até dezembro. dividia em períodos de 4-6 semanas (mesociclo?! acho que é o termo) e nestes períodos trabalhava uma característica especifica. o meu outro problema é também não saber exactamente que características é que é possível trabalhar.

peço desculpa se forem perguntas um bocado parvas/básicas, mas o que tenho encontrado sobre as séries é muito vago.

tenho estado a ler o cyclist's training bible, mas ainda vou no inicio. espero que tenha lá isto explicado.
 
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