• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

potencia,perfis e treinos

Wawando

Well-Known Member
Viva, em relação ao W' acho que aquilo n serve para nada... se fosse diminuindo ao longo de um treino ainda compreendia... e gostava de ter um indicador de "fósforos" mas aquilo volta sempre ao top mesmo quando um gajo já está todo mamado...

Em relação a TSS em BTT, lembra-te que se conseguisses ir 1h a fundo (no FTP), coisa que em BTT é IMPOSSIVEL seria 100 TSS/h
- Ritmo de prova (80-83% de BPM ou de Power) 60TSS/h (e já é muito)
- Treino forte 50TSS/h 70%-75%
- Treino light 30TSS/h 65%
Mais do que isso estás a exagerar.
Estes são os dados que tenho recolhido, tenho powermeter na bike de btt.
Nota: 60TSS/h é muito tens que acabar 3h bem cansado porque em btt é muito dificil manter o esforço nas descidas. Se for tudo estradão a dar carga é diferente, mas isso só no SRP160 e mesmo assim...

Nota: Formula do TSS = (sec x NP® x IF®)/(FTP x 3600) x 100
http://home.trainingpeaks.com/blog/article/estimating-training-stress-score-tss
 

Wawando

Well-Known Member
Tabela para ajudar a calcular baseado em HR:
estimatingTSS-1.png
 

Duck

Member
Wawando sim era essa tabela que me estava a referir..
Mas eu acabo uma prova com media de 100% do LTHR achas que não é mais de 60TSS / H?
 

Wawando

Well-Known Member
A razao para eu e Mario dizermos o mesmo é porque para medires o lthr o teste é 30min a _fundo_ e vês a media de bpm dos ultimos 20min. (Podes descartar os ultimos segundos se sprintares).
Logo, fazeres uma prova a esse ritmo é, por definicao, impossivel :)
 

Duck

Member
Eu faço o teste lactato com potencia progressiva 30 em 30 W e picam em cada 3min e ai dá me a minha frequência cardíaca no limiar anaeróbio. Fui agora ver o meu teste de FTP feito no rua e o bpm medio nesses 20min deu uma diferença de 2bpm em relação ao teste lactato realizado com analise do sangue.
 

Duck

Member
Mariosimas no teste indoor nos 4.1 mmol nas amostras de sangue deu +/- o mesmo pulso que quando fiz o teste FTP em outdoor . Tenho 34 anos
 

Duck

Member
não é obrigatório que sejam coincidentes. são parametros fisicos diferentes.

Sim claro, mas nos 20min no teste FTP o meu pulso médio foi +/- igual ao realizado no teste indoor . PElo pouco que sei o FTP vai dar aproximadamente os Watts no limiar e ficou muito perto do LT HR realizado por analise do sangue, por isso acho que o teste lactato esta bem feito.
 

Wawando

Well-Known Member
A questao da "maquina boa ou nao" aqui n se poe uma vez que é tudo relativo a ti mesmo :)
Se tiveres tudo bem medido, 3h a dar gas andas nos 90%a95% LTHR 95% é hardcore :)
Agora há aqui n variaveis, o importante é guiares-te por uma qq. Por isso sugiro que sigas quem te mede e/ou orienta.

Normalmente o teste em lab da valores mais baixos para o lthr. Temos uma maquina muito complexa com variaveis internas e externas a influenciarem tudo... E com situacoes fora da "norma" por isso cada caso é mesmo um caso e é melhor ser acompanhado para um gajo n andar a nora
 
No traning Peak tem la uma tabela quanto TSS / Hora em cada zona cardiaca exemplo: 90TSS/H na zona cardiaca 4.5 fiz a prova com 3h15m com media de 4.5 dá 292.5TSS parece ser mais real que no GC que da apenas 200 e poucos.

Em relação W' ja percebi o que é. Mas como calculo esse W´ ? Fiz um teste de 20min que me deu 317w depois multipliquei por 0.95 e deu o meu FTP.
No GC » FERRAMENTAS » OPÇOES » ATLETA » ZONAS POTENCIA pede para preencher CP ; FTP ; W' ; Pmax . Aqui começa as minhas duvidas :( FTP é 300 o Pmax é o maximo de um sprint certo?

Peço desculpa mas so agora entrei no mundo dos Watts ..

Acho os 292,5 de TSS, para 3:15 horas, muito alto mesmo. Para teres uma ideia, as minhas voltas de 300 TSS são voltas de umas 4:20, mais ou menos, com a potência normalizada na Zona 3, ou seja, muito tempo em Endurance com vários intervalos de 10 a 25 mins no FTP, ou intervalos maiores no Sweet Spot, por isso, concordo com o Wawando e o mariosimas. É estranho que consigas aguentar mais de três horas sempre com a Frequência Cardíaca nos valores do teste de Limiar de Lactato.

Como o grouk já confirmou, o Pmax é a potência máxima no sprint. CP é Critical Power, essencialmente é o teu FTP. Podes colocar igual, não deve diferir muito. Se quiseres calcular o W', podes usar a calculadora que se encontra em "Tools", "CP and W' Estimator". Esqueci-me de te referir isso no primeiro post. Tem o cuidado de ir afinando o W' mediante os treinos que fazes e a experiência que vais adquirindo para obteres um valor mais fidedigno.
 
Top