• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

potencia,perfis e treinos

Viva, em relação ao W' acho que aquilo n serve para nada... se fosse diminuindo ao longo de um treino ainda compreendia... e gostava de ter um indicador de "fósforos" mas aquilo volta sempre ao top mesmo quando um gajo já está todo mamado...

Em relação a TSS em BTT, lembra-te que se conseguisses ir 1h a fundo (no FTP), coisa que em BTT é IMPOSSIVEL seria 100 TSS/h
- Ritmo de prova (80-83% de BPM ou de Power) 60TSS/h (e já é muito)
- Treino forte 50TSS/h 70%-75%
- Treino light 30TSS/h 65%
Mais do que isso estás a exagerar.
Estes são os dados que tenho recolhido, tenho powermeter na bike de btt.
Nota: 60TSS/h é muito tens que acabar 3h bem cansado porque em btt é muito dificil manter o esforço nas descidas. Se for tudo estradão a dar carga é diferente, mas isso só no SRP160 e mesmo assim...

Nota: Formula do TSS = (sec x NP® x IF®)/(FTP x 3600) x 100
http://home.trainingpeaks.com/blog/article/estimating-training-stress-score-tss

Viva, Wawando

Já experimentaste colocar um valor de tau mais elevado, para ver se o valor de W' fica mais correcto? Já consegui bastantes treinos em que o W' representou (mais ou menos) correctamente aquilo que senti na estrada, sem voltar para o topo, principalmente em treinos por intervalos (Limiar ou VO2 max, por exemplo).

Em abono da verdade, também já me aconteceu o que dizes, ir todo partido e quando vou ver o registo, o W' estava no topo, mas isso acho que se deve a que o W' recupera sempre da mesma forma, ou seja, não tem em conta o desgaste acumulado. Para isso, penso que o tau não poderia ser um valor fixo mas variável, e ir aumentando consoante o esforço efectuado.
 

Wawando

Well-Known Member
Exemplo de treino com "séries" muito duras em que acabei todo mamadinho. Esquece lá aquele w'bal sempre cheio...

wbal.png



No entanto os valore snao estao por cima, antes pelo contrário, como se pode ver neste teste vo2...

wbal.png
 
Curioso, pelo segundo gráfico devias ter o W' definido muito baixo ou o teu CP estava definido muito por baixo. Não devias atingir valores negativos.

Qual é o valor de tau que tens definido? 300?

Como te disse, em minha opinião o problema está no facto de quando estamos cansados não recuperamos da mesma maneira o W', demora bem mais tempo. O tau define um tempo de recuperação igual, quer seja no primeiro intervalo, quer seja no vigésimo, o que não corresponde de todo à verdade. Ainda se nota mais quando ainda não estamos bem em forma. Quando estou em forma, noto que o W' é representando com maior aproximação.
 

grouk

Active Member
o valor de W se fosse exato seria muito interessante de ter no garmin, mas aquilo pelo menos comigo não funciona muito bem, 2 minutos bem e fica negativo ou 5 minutos se estiver em forma, depois há a recuperaçao que é sempre igual quando na realidade não é, quanto ao estar bem ou mal o cp eu caí ligeiramente de forma e andei algum tempo ainda com o valor de cp mais alto que a realidade e mesmo assim em series de 2 minutos ficava negativo
 
o valor de W se fosse exato seria muito interessante de ter no garmin, mas aquilo pelo menos comigo não funciona muito bem, 2 minutos bem e fica negativo ou 5 minutos se estiver em forma, depois há a recuperaçao que é sempre igual quando na realidade não é, quanto ao estar bem ou mal o cp eu caí ligeiramente de forma e andei algum tempo ainda com o valor de cp mais alto que a realidade e mesmo assim em series de 2 minutos ficava negativo

Neste caso parece-me que terias o W' muito subestimado.
 
Era n era? Tb eu queria!!!

O wbal tau está a 300 que é o default...

Tenta colocar um valor mais alto, tipo 450, e vê se se aproxima mais da realidade. É como tenho o meu. Pelo menos não recuperarás tão rápido.

O W' não é ciência exacta, muito longe disso. É um work in progress, claramente, mas pelo menos para mim, já dá para tirar tirar algumas conclusões, principalmente em eventos que participo.
 

Wawando

Well-Known Member
Já pus o Tau a 450 e continua sem dar para "ver o filme"... É uma história dificil de retratar :)
Acho que o Anaerobic TISS anda perto do que eu procuro.... Ainda não é o filme todo, vou investigar melhor...
 

DMA

Well-Known Member
Boas;

DMA o teste que referes foi com o stages apenas ligado ao EDGE.

Em relação ao meu turbo não posso simular mais resistência, pois o mesmo é fluido e a resistência aumenta com a velocidade a aumentar, contudo antes do teste brinquei um pouco com ele e tal como tu, a velocidades maiores comecei a obter diferenças maiores (só comecei a notar acima dos 230 w).

Em relação a diferença entre o turbo e a estrada com o turbo, não sei mesmo o que diga, pois como disse não tive problemas de arrefecimento e o meu turbo trainer simula sempre uma subida de cerca 5%, 250W equivale a 26KM/h no turbo trainer, medidos pelo sensor de velocidade garmin na bike, ora em estrada e em recta a debitar 250W, ando nos 38-40 km/h, conforme o vento. Mas é bem provável que tenhas razão e eu apenas esteja a ver mal a coisa.

Cumprimentos,

A. Duarte

Não sei quanto pesas, mas com 250W numa subida de 5% ires à 26 km/h parece-me muito optimista.
 

aduarte66

Member
Boas,

Os 26km/h para 250 W são apenas resultados à vista, valem o que valem. Os 5% do turbo trainer são a minha sensação, pode ser menos, agora que os valores entre a estrada é o indoor são muito diferentes, são. Peso 78kg.

Cumprimentos

Duarte
 

aduarte66

Member
Agora fui testar e confirmo esses resultados no turbo. Sensivelmente 26km/h para 250 W, pessoalmente também acho que o valor não é correcto, pois no mesmo tipo de subida na estrada para esses watts devo andar por volta dos 18-20 km/h.
 

DMA

Well-Known Member
O problema dele sempre foi zonas em que a inclinação aperta e atletas mais leves e/ou explosivos aceleram.
O peso dele dificulta a aceleração. E perdendo a roda já sabemos como é.

E depois há atletas com um excelente FTP mas que não conseguem ir muito acima desse valor. Essa característica dá menor capacidade de responder aos ataques.
É um "defeito" que afecta muitos dos grandes contrarelogistas.
 

Wawando

Well-Known Member
Dados de power dos gajos UCI do Algarve Bike Challenge. Numeros impressionantes!
Atenção que estes dados são de BTT em que n se consegue manter o power como na estrada.
Fonte: https://twitter.com/benthomas88/status/707537110664945664/photo/1

Stage 1: 518w NP, 5 minutes 47
https://www.strava.com/activities/508632438

Stage 2: 347w NP, 328TSS, 4 hour 30
https://www.strava.com/activities/510969009

Stage 3: 349w NP, 294TSS, 4 hours
https://www.strava.com/activities/510969287

Já agora estes numeros não foram suficientes para ganharem, ficaram em 5o a 15 min dos primeiros...
Por curiosidade, os meus modestos numeros são 100w abaixo destes cavalos em Normnalized Power e 50w em Average Power hehehe
 
Em BTT a potência não é tudo, até é bastante provável que quem ganhou tenha gerado valores inferiores de potência, pois a componente técnica é muito importante, ainda para mais numa prova como o ABC onde uma boa parte são trilhos técnicos tanto a subir como a descer.

Mas que são grandes valores isso são... é muita fruta...:D
 
Top