• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

P*** da Sorte. Forqueta Canyon com duas rechaduras

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
...Nem advogo de quem compra e muito menos de quem vende...

Não esquecer que as grandes marcas (não só de nome, por equiparem ou não equipas WT, ou por volume de vendas ou faturação) são dotados de equipamentos, engenharia, técnicos...
Agora que o processo acabou (mal para o seu lado) diga-nos o que acha que foi mesmo que aconteceu...

Cumprimentos,
 

Bernalve

Well-Known Member
Vou olhar melhor para a roda, mas sendo um Aksium que é bastante resistente, à primeira vista não me parece que tenha ficada danificada, mas vou ver melhor. A pressão alta do pneu e sendo 25mm deve ter ajudado aquando do impacto no buraco da tampa de esgoto a não ter chegado ao aro da roda.

E apetece-me mais é andar de bicicleta do que andar a discutir com a Canyon se foi isto ou aquilo e que tem de aplicar a garantia. Foi azar, costumo ter azar ou ser algo distraído ou desinformado com coisas que são novidade para mim. Mas neste caso foi um azar que não percebo como aconteceu mesmo. Acredito que tenha sido o impacto.

Posso sempre colocar a forqueta de carbono que tenho na bicicleta de aluminio na Canyon para ficar descansado.
 

GMQ

Well-Known Member
Não estamos nos EUA mas a discussão causa efeito seria interessante para fixar o limiar da responsabilidade e saber se é abrangida na garantia.
 

MigC77

Well-Known Member
Bernalve, obviamente tu é que sabes se te queres chatear com isso ou não e se achas que o impacto por teres passado pela tampa de esgoto é justificação para isso... Agora eu acho que não compraste uma bicicleta de velodromo pois não? É normal que a bicicleta sofra "impactos" na estrada...

Ok pode acontecer que numa pancada seca o pneu e as rodas consigam absorver o impacto mas a forqueta tenha cedido...

Eu no teu lugar questionava... obviamente sem negar que foi um impacto mas questionava precisamente isso? Que raio de carbono é esse???? Uma forqueta precisamente tem que ser capaz de absorver impactos e não deveria rachar assim como assim... Alias até podes acrescentar que sendo assim tem serias dúvidas se deves adquirir outra forqueta deles dada a fragilidade que a que tu tens apresentou.

Os gajos deram-te a resposta chapa 3 agora tu é que sabes se aceitas ou não

Abraço
 

Bernalve

Well-Known Member
Não irei comprar um nova forqueta canyon novamente, melhor nunca mais compro nada de canyon. Este exemplo serviu-me de aviso. Ao comprar um nova forqueta será Ritchey, gosto do design e é um marca conceituada que me dá confiança. Se voltar a comprar Canyon será quando for rico como o Alberto xD e estoiro o dinheiro no melhor quadro deles.

Sinceramente não me apetece entrar em mais discussões, sou um gajo calmo e nem tenho jeito para estar a argumentar com a mulher ou homem da Canyon que representam a marca em Portugal. O meu pai que foi quem pagou o maior parte do preço da bicicleta recomenda-me esquecer este assunto e se for preciso ajudam-me novamente na compra de uma nova forqueta. Agora quero andar de bicicleta com o cuidado de em todas as voltas ver como está o aspecto da forqueta. E existe a opção de usar a forqueta da brwin, resta-me saber se é compatível, não percebo muito disso e ainda irei esclarecer-me.

Obrigado pela ajuda e conselhos pessoal ;), principalmente para ti Mig
 

jpacheco

Well-Known Member
Honestamente só tu sabes o que fazer... e só tu sabes o que falaste com os responsaveis da canyon... mas imagino que devas ter dito o que foste dizendo aqui no forum. Eu nunca iria referir o suposto buraco, porque todos passamos por buracos e não ia fazer isso à forqueta.

Essas marcas são muito estranhas, com essa simetria... bem o que interessa é que já estás em paz de alma com o assunto (honestamente, se acontecesse comigo, e me aparecessem esses buracos naturalmente pelo uso... não me ficava, davam uma nova!).

Sugestões para continuares a contestar esta situação não tas posso dar, como já esfrangalhas-te o assunto todo neste tópico e mencionas-te o "tampo do esgoto" parece que se aproveitaram bem da situação (e olha que eles lêm este tipo foruns).
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

é de admirar a calmia, a tranquilidade das palavras na resposta por parte da canyon. Ainda questionam se quer adquirir outra?! Bernardo, desculpa lá, mesmo não resolvendo o assunto, merece uma resposta à altura. Enfim..... Uma peça que para eles tem um custo supérfluo, dão assim por terminado este assunto (perda de um(?!?!?!) cliente. De qualquer forma, infelizmente, não é só com a canyon que há este tipo de stresses.
 

Bernalve

Well-Known Member
Bem o Miguel deu-me aqui um forte ajuda e ainda vou tentar mais um tentativa. Vamos ver no que dá... Nunca referi até agora à Canyon que sofri um forte impacto devido a um buraco de tampa de esgoto, apenas que pode ter sido devido a um impacto qualquer para eles não pensarem que andei alí a enfiar ferros ou metais lol. Mas neste caso achei por bem ser completamente sincero com a canyon e aproveitei a grande ajuda do Miguel neste novo mail enviado à Canyon.
 

Lyp

Active Member
Não eram essas noticias que queria ouvir, mas dadas as circunstâncias não estava com muitas esperanças.

Também sou da opinião que não deves desistir à primeira. Naturalmente, eles chutaram pra canto, e se colar ficam com o problema resolvido. Tens que lutar mais um pouco. Mas claro que tu é que tens que decidir o que fazer.

Ninguém sabe a violencia do impacto com que entraste no buraco a não seres tu, portanto estarmos aqui a dizer que a forqueta tinha que aguentar, é mais uma discussão acerca do sexo dos anjos.

Falaste com a Canyon cá de PT?

Curiosamente há pouco lembrei-me do teu caso... Cheguei agora de um noturno, e estive a falar com aquele rapaz da tal Scott de btt que partiu. Hoje tive oportunidade de aprofundar mais o assunto. Supostamente, a escora direita partiu sem motivo aparente. Ok, o tipo não deve ser meigo, diz que naturalmente já deu alguns malhos, mas que não se lembra de dar nenhum cacete na escora.

Bike para o representante, e o relatório deles acho que é de rir... Alegam que partiu por mau uso porque verificaram que o punho e selim apresentavam raspadelas...

Estamos a falar de uma bike de quase 4000 €. O rapaz já anda às turras com eles há um tempo, e tenciona meter um advogado ao barulho...

O que eu digo, é que as marcas são todas as melhores do mundo... Até darem asneira... Hoje também o ouvi a dizer que Scott? Nunca mais!!

Há de mudar para outra, e até partir também vai ser muito melhor que a Scott :)

Aperta mas é com os gajos... É só uma forqueta... Para eles é irrelevante.

E vê bem se podes andar com isso assim... Não arrisques, pois como já disseram acima, se isso parte mesmo, o trambolhão não é bonito.
 

jpacheco

Well-Known Member
O que Lyp disse é importante... não andes com isso assim. Não convem nada arriscar.

Não custa nada mostrares o teu desagrado com a resposta deles, de uma forma geral e em ultimo recurso, eu tentaria que fizesse uma atenção 50% na compra de uma nova (como que dividindo as culpas pelo sucedido pelo fabricante e pelo utilizador).

Mas até lá mostra-lhes que estás desiludido com a marca e com o sucedido... uma vez ouvi um piriquito a dizer "quem não chora não mama" e não é que as coisas por vezes até resultam?! :p Não custa nada tentar.
 

Wawando

Well-Known Member
São realmente estranhos esses buracos. Se eu fosse eu nao desistia. Têm que explicar o que se passou... Nao sei se ca em Portugal têm capacidade para isso. Escreve um mail bem escrito explicando a situacao e o teu desconforto. É que n é normal a roda ficar ok e o garfo asdim, nada mesmo.
E o racional é simples: se nao é defeito, compras um novo e acontece o mesmo?
Isso n foi um pau que se meteu nos raios ou coisa do genero?
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Caros (todos),

Nenhum buraco, tampa, pedra, saliência ou deformação no terreno pisadas fariam esse dois buracos tão assimétricos nos dois lados da forqueta, ponto!

Se a forqueta podia partir ou rachar se passasse por alguma das situações precedentes? Sim, é claro que sim, mas nunca dessa forma (dois buracos), ponto!

Quanto muito fazia uma espécie de "faísca" pequena, média ou enorme, mas nunca dois buracos, ou, quanto muito partia ou rachava junto à caixa de direção ou aos apertos rápidos, ponto!

Agora, se o passar por cima da tampa (ou da ausência desta) AJUDOU A ALARGAR OS DOIS BURACOS QUE JÁ LÁ ESTAVAM ANTES, ISSO É OUTRA HISTÓRIA E, SIM, PODE TER AGRAVADO, ponto!

Resumindo:
  • até admito que o colega nunca se apercebeu que algo perfurou com muita incidência / incisão as duas paredes de um dos braços da forqueta, antes de passar pela tampa de esgoto
  • até considero que o incidente com a tampa tenha ajudado a aumentar a lesão
  • quase que aposto que enviou fotografias e que a marca lhe pediu uma outra série porque nas primeiras "não eram bem visíveis os danos"
  • até admito que o colega nunca chegue a perceber o que realmente se passou
  • tenho a certeza que na marca(s) não trabalham otários...da mesma forma que sabem muito bem muitas das possíveis causas e, problema de fabrico, NESTE CASO, é que não foi...
  • tudo seria muito mais simples e, talvez, com uma grata surpresa se expuséssemos tudo preto no branco, como isto:
... Nunca referi até agora à Canyon que sofri um forte impacto devido a um buraco de tampa de esgoto, apenas que pode ter sido devido a um impacto qualquer para eles não pensarem que andei alí a enfiar ferros ou metais lol. Mas neste caso achei por bem ser completamente sincero com a canyon e aproveitei a grande ajuda do Miguel neste novo mail enviado à Canyon.

Cumprimentos,
 

Skyforger

Active Member
Bernalve, não me interpretes mal, mas mais estranho do que a passividade da Canyon (que de estranho nada tem, é o normal nestas andanças...) é a tua própria passividade. Se eu recebesse uma resposta dessas não só não me calava, como ainda gritava mais alto. Mas isto sou eu, que sou um chato do caraças em relação a direitos do consumidor e a exigir respeito pelo cliente. :) E olha que, por experiência própria, posso dizer-te que se soubermos argumentar de forma educada, coerente e fundamentada, acabamos por sair a ganhar no meio do "conflito". A não ser que, lá no fundo, tenhas consciência de que o problema que tens na forqueta foi provocado por mau uso da tua parte, eu não me ficava. Se não houve incúria da tua parte e estando essa forqueta e respectiva bicicleta (que não custou 100€ no Continente) ao abrigo de uma garantia faz valer os teus direitos. Espreme-os, chateia-os, coloca-lhes questões, exige explicações.......Eu já tive um director comercial de uma marca a contactar-me directamente para me pedir educadamente que retirasse uma queixa que coloquei no Portal da Queixa....antes dessa queixa, e sempre que tentava contactar a marca para expôr a situação, não passava da recepcionista....

Ah, e já agora, pior do que te resignares a essa resposta é ires para a estrada com a forqueta nesse estado....aí corres o risco de já nem teres oportunidade de reclamar...:rolleyes:
 

Wawando

Well-Known Member
Caros (todos),

Nenhum buraco, tampa, pedra, saliência ou deformação no terreno pisadas fariam esse dois buracos tão assimétricos nos dois lados da forqueta, ponto!

Se a forqueta podia partir ou rachar se passasse por alguma das situações precedentes? Sim, é claro que sim, mas nunca dessa forma (dois buracos), ponto!

Quanto muito fazia uma espécie de "faísca" pequena, média ou enorme, mas nunca dois buracos, ou, quanto muito partia ou rachava junto à caixa de direção ou aos apertos rápidos, ponto!

Agora, se o passar por cima da tampa (ou da ausência desta) AJUDOU A ALARGAR OS DOIS BURACOS QUE JÁ LÁ ESTAVAM ANTES, ISSO É OUTRA HISTÓRIA E, SIM, PODE TER AGRAVADO, ponto!

Resumindo:
  • até admito que o colega nunca se apercebeu que algo perfurou com muita incidência / incisão as duas paredes de um dos braços da forqueta, antes de passar pela tampa de esgoto
  • até considero que o incidente com a tampa tenha ajudado a aumentar a lesão
  • quase que aposto que enviou fotografias e que a marca lhe pediu uma outra série porque nas primeiras "não eram bem visíveis os danos"
  • até admito que o colega nunca chegue a perceber o que realmente se passou
  • tenho a certeza que na marca(s) não trabalham otários...da mesma forma que sabem muito bem muitas das possíveis causas e, problema de fabrico, NESTE CASO, é que não foi...
  • tudo seria muito mais simples e, talvez, com uma grata surpresa se expuséssemos tudo preto no branco, como isto:

Cumprimentos,

Concordo, é que olhando para a fotografia os buracos têm que tert sido feitos com pressão de alguma coisa de fora para dentro. Físicamente é quase impossivel dois buraquinhos como aqueles acontecerem por passar por um buraco. Podes apelar ao goodwill deles e pedir para te ajudarem a despistar o que se passou... Poderá ter sido durante o transporte?
 

Override

Member
Bom dia pessoal. Tenho seguido muito atentamente este tópico porque estou a espera de uma slx de 2016.
Relativamente à falha de material não é nada provável que uma lacada numa tampa de esgoto provocasse esse tipo de fissura em condições normais. Pode sim acontecer caso já exista uma fragilidade nessa zona. Eu no teu caso entraria diretamente em contacto com a casa mãe e passava por cima da canyon Portugal porque acho que eles são meros comerciais. Tenho meu exemplo em que quando reservei a máquina escolhi uma k7 11x25 e agora passados dois meses quando já estão a processar a encomenda e pediram para efetuar o pagamento aparece lá uma k7 11x28... Enviei um email a canyon Portugal a explicar a situação e a dizer que só iria efetuar o pagamento depois de me resolverem a troca da k7 para depois eu não anda. A gastar tempo e dinheiro em devoluções, e a resposta deles foi tipo a tua, "por razões de logística não é possível efetuar a troca da k7 neste momento, quer cancelar a sua encomenda? " WTF. Se eu fosse o presidente da canyon. E algum funcionário respondesse assim a um cliente ia logo para o departamento de limpeza. E aposto que isso não é política da empresa mãe.. No meu caso acabei por efetuar a transferência e vem mesmo com a k7 28. Vou investir 50€ numa k7 úlcera 25x11 e fica a 28 de reserva porque é uma coisa que se gasta sempre. Tive a pouco tempo outra situação de garantia de um contakm sigma rox 10 em que o vidro começou a descolar. Enviei um email com a descrição e fotos e nem me responderam. Então resolvi pegar no equipamento e enviei pra lá.... Passado uma semana recebi em casa um contakm novinho em folha... Tu devias fazer o mesmo.embalar a bike xux Alemanha e depois esperas e envias também uma carta junto da encomenda escrita em inglês a demonstrar a tua decepção e falta de confiança na marca e pode ser que te safes
Quando ao andares assim com a máquina acho que toda a gente aqui te aconselha a não dar uso a isso.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Devemos ser, ou tentar, coerentes com o que se escreve e sugere. Se refere que a falha não é imputável à marca...
...Relativamente à falha de material não é nada provável que uma lacada numa tampa de esgoto provocasse esse tipo de fissura em condições normais. Pode sim acontecer caso já exista uma fragilidade nessa zona...
não se pode depois abalroar tudo e todos só porque sim, ou porque há direitos consagrados na defesa do cliente...
...Eu no teu caso entraria diretamente em contacto com a casa mãe e passava por cima da canyon Portugal porque acho que eles são meros comerciais...

E os deveres do cliente, e o contrato implícito na aceitação das condições de utilização e uso?!?!

Cumprimentos,
 

GMQ

Well-Known Member
Perdoem-me se entre os users está algum funcionário de uma seguradora. Mas a resposta é a tipica de uma seguradora. Um gajo chega à seguradora com um cliente todo partido e pede uma indemnização. Primeira reacção da seguradora qual indemnização qual carapuça não indemnização. Um gajo pressiona e interpõe um pedido de indemnização civil e a seguradora já baixa a bolinha e vem dizer bem aceitamos mas o segurado tem uma incapacidade menor que a alegada e até pode ser uma gajo que ficou sem um braço, perna, pé... Tudo isto para dizer o quê primeira resposta é sempre negar e atirar a responsabilidade para o cliente, sou a crer que ele devem ter um software no e-mail que assim que chega alguém a reportar um dano aquilo faz autoreply e pumpa sai a dita mensagem ;). Esta resposta de mau uso é muito vaga e redundante. As bicicletas seja de estrada ou btt são construidas prevendo a interação com meio onde as mesmas são destinadas. Por outras palavras, são testadas de forma a contemplar, no caso da estrada passagem por estradas detrioradas, tampas de esgoto etc. Por seu turno as de BTT são testadas para apanhar pancada valente. Não venham com essa treta de mau uso dado pelo cliente. Será que o Bernalve foi para o monte com a fininha?? Não me parece! O carbono da forqueta já vinha rendido naquele local por problema qualquer no fabrico que a pancada apenas agudizou. É estranho ser simétrico e não ser mais tipo racha? é!
Face ao exposto o que dizer. Reclamar junto da casa mãe. Mas o Bernalve é que sabe o que vai fazer.

PS: O escândalo da VW nos EUA veio mostrar que os Alemães são tão trapaceiros como outro povo. Sucede que nos EUA as leis e os tribunais são a matar e a VW vai indemnizar para não sofrer um rombo que pode ditar a falência da marca. Na europa que é esta passividade a marca já disse que não vai haver indemnizações. Por que será?
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Perdoem-me se entre os users está algum funcionário de uma seguradora...
Mesmo que esteja e, se é Advogado, Juíz, Magistrado ou Oficial de Justiça aconselho a não advogar em defesa alheia...

...As bicicletas seja de estrada ou btt são construidas prevendo a interação com meio onde as mesmas são destinadas... no caso da estrada passagem por estradas detrioradas, tampas de esgoto etc. Por seu turno as de BTT são testadas para apanhar pancada valente... Será que o Bernalve foi para o monte com a fininha??...
Mesmo que fosse, o que nada o impede, NUNCA A TREPIDAÇÃO FURARIA CARBONO EM FORMA DE BURACO!!! Mas espere lá, a época da caça já se iniciou, e uma bala perdida...

...O carbono da forqueta já vinha rendido naquele local por problema qualquer no fabrico que a pancada apenas agudizou. É estranho ser simétrico e não ser mais tipo racha? é!
NUNCA UM PROBLEMA DE FABRICO AGUDIZADO FURARIA CARBONO EM FORMA DE BURACO!!!

Face ao exposto o que dizer. Reclamar junto da casa mãe.
Trocaria o verbo (reclamar) por expor, que foi o que, provavelmente, não fizerem nem da melhor forma..

Cumprimentos,
 

Bernalve

Well-Known Member
@ERIC CANTONA, fico triste por estares a duvidar de mim, mas wtv... Não ando à 2/3 meses de bicicleta e esta não é a minha 1ª bicicleta de estrada. Tenho um Btwin Sport 2 com quadro em aluminio e forqueta e escora em carbono. Tenho essa bicicleta à 5/6 anos e já tem bem mais aventuras que esta Canyon que tem 2 meses. Com a btwin já fui atropelado, já caí sozinho umas 3/4 vezes, o meu pai já a deixou cair de cima do carro, uma amiga minha que estada bêbada mandou-a escadas a baixo num certo dia... A verdade é que está intacta, apenas devido mesmo as estas quedas, tens um mossas no quadro que é de aluminio, o carbono da escora e forqueta está intacto.

Vamos esquecer os impactos e a tampa de esgoto, não faço ideia como aparecem dois buracos na forqueta simétricos. Não vale a pena estar afirmar coisas neste momento que eu é que não tive cuidado quando ela ainda só saiu da garagem para umas voltas e voltou à mesma garagem. Se não tivesse a noção que tinha de ter o máximo cuidado com esta nova bicicleta nem a tinha comprado e ficava com a btwin ou comprava outra de alumínio com componentes melhores.
 
Top