Boas! Eu uso gasolina e wd40 para as peças metálicas (correntes, cassetes, etc) e nas de BTT quando têm muita lama, uso a mangueira, mas sem pressão. Molho a bicicleta um pouco, pego num pincel e vou passando com um pouc de detergente do carro nela toda. No fim água para cima. Quando seca, lubrifico-a bem e fica nova. Tenho algum cuidado em proteger algumas peças da´água isolando-as, como as suspensões. Na bicicleta de estrada, penso, como já foi dito, que não se justifica lavar com água. Normalmente uso um pincel com gasolina para lavar a cassete e a corrente, passo-lhe wd40, seco tudo muito bem com um pano e no fim lubrifico, mas nunca ponho muito óleo porque senão a corrente fica toda suja e não gosto. No fim de colocar o óleo, ainda lhe passo um pano, para retirar o excesso. O resto da bicicleta utilizo um pincel seco para lhe retirar o pó e um pano húmido para limpar aqui e ali. No fim os meus amigos dizem que a bicla quando veio da loja, estava mais velha! Ehehehe!!!