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Lavagem da maquina!

patrick pires

Well-Known Member
So de ouvir em Gasoleo e Petroleo.... bom cada um sabe de si e o que acha melhor para manter o material da bike saudavel, mas eu na minha utilizo um detergente especifico (Motorex) que limpa na perfeição a parte mecanica da bike e o restante.. e fica impecavel!!!!
 

Scorpio

Banned
Eu uso algo bem mais agressivo, GASOLINA! :D Agora é preciso saber onde se usa e como se usa!

Nunca comprei produtos "especifico", pois na minha opinião são um roubo!

Boas lavagens
 

20fps

Member
Eu na corrente uso mesmo é petroleo. Estou a ver que faço mal. Digam lá, simples e concreto como é.
 

Scorpio

Banned
20fps na corrente podes meter qualquer coisa, desde que não ataque o metal!

Há uns tempos numa loja no Porto disseram-me que lavar a corrente com gasolina esatragava a dita corrente porque lhe queimava os o-rings. :D Mas quais o-rings??

Não resisti e escaquei-me a rir na cara do gajo! :D

Boas lavagens
 

PedroH

Member
lavar uma bike é com detergente da loiça.

e as corrente e cassete com petroleo ou gasoleo, mas tambem pode ser lavada com agua e depois devidamente seca e lubrificada.
 

rodd

New Member
Eu uso produto de lavar os automóveis, inclusive transmissão... Depois enxugo e lubrifico...
 

pjmano

New Member
Boas pessoal,

Da próxima vez que lavar a minha maquina vou recolher algumas fotos durante o processo e mostrar-vos como é possível deixar a bicicleta num brinco, mesmo vivendo num T1.

Boas lavagens

Isso seria bem vindo RCZ

CUMPRIMENTOS
 

Spider

New Member
So de ouvir em Gasoleo e Petroleo.... bom cada um sabe de si e o que acha melhor para manter o material da bike saudavel, mas eu na minha utilizo um detergente especifico (Motorex) que limpa na perfeição a parte mecanica da bike e o restante.. e fica impecavel!!!!

Caro amigo, esse detergente que fala também é desengordurante?!
 

patrick pires

Well-Known Member
Sim é Spider.. é mesmo muito bom!!!
utilizava outra marca "velo..." tenho que ver em casa o nome.. mas ambos são desengordurantes e não são agressivos para o carbono..
Confirmo as marcas e ja as ponho aqui..
 

rjcm78

Member
Boas pessoal!

Chegado que está o verão, decerto que a limpeza deste tipo de máquinas será menos exigente...dispensando os grandes banhos.

Agora a minha questão é a seguinte:

Falaram-me em utilizar silicone em spray do seguinte modo: aplicar num pano e depois passar em toda a bicicleta: quadro, selim, guiador, etc excepto transmissão que será o óleo.

Alguém utiliza este método ou já ouviu falar? É que mete-me algumas dúvidas se o silicone não danifca o carbono...
 

meunickmp

Member
Já me disseram que é muito bom usar gasóleo para limpar a transmissão (confirmo que é mesmo muito melhor que desengordurante)
A minha dúvida é se será necessário lubrificar a corrente mesmo depois de usar o gasóleo?
 

Scorpio

Banned
É super simples tratar da corrente!

1º lavar com o melhor desengordurante do mundo, gasolina

2º passar por detergente da loiça para tirar os residuos de gasolina

3º enxaguar com agua abundante

4º secar bem a corrente

5º lubrificar

Para lubrificar eu uso Finish Line Wet durante todo o ano.

717762.jpg


Boas pedaladas
 

ALNM

Member
Gosto mais de usar o WAX Lubricant na corrente. É menos viscoso e por isso gasta-se mais. Mas quando seca deixa uma camada protectora que repele a sujidade e a água. É mais útil numa BTT, mas não deixa de, na minha opinião, ser o mais asseado também na bicicleta de estrada.
Também há o de teflon, mas uso-o mais nos restantes componentes.
Ambos resistem ás lavagens e não necessitam que se desengordure antes de lubrificar porque não são gordos.

wax4oz.jpg
dry12oz.jpg
 

Man_In_Blue

New Member
Tenho-me vido lixado para encontrar lubrificantes á base te teflon nas lojas. Já vi esses da finish line mas os preços assustaram-me. Conhecem um outro de marca diferente?
 

Scorpio

Banned
Boas ALNM,

Esse Wax Lubricant é bom para percursos até cerca de 100 kms, se for uma quilometragem maior a corrente parece que esta a trabalhar seca!

Por este motivo é que prefiro o Wet. Suja um pouco mais a corrente mas faço qualquer treino sem ruídos de corrente seca.

O próximo a testar vai ser este:

21567559_4.jpg


Boas pedaladas
 

duchene

Well-Known Member
Já ia meter a minha colherada!

Cá em casa uso essencialmente 2 lubrificantes para a transmissão.

No inverno uso o Wet Lube que o GeoRCZ mostrou. Apesar de ser muito bom e de se aguentar por bastantes quilómetros, resistindo às intempéries, é bastante espesso e a remoção é mais complicada no meu circuito de lavagem, com o Bike Clean da Motorex.

E aí entra o Pro Road com cerâmica. É sem dúvida o melhor lubrificante que já experimentei, desde que estejamos a falar de tempo seco ou de pouca água. Aguenta as propriedades ao longo de centenas de quilómetros (a última aplicação já fez pelo menos 200Km), é EXTREMAMENTE fácil de remover quer com o motorex, quer com um pano em caso de emergência (mãos, roupa, etc) e não empasta nem atrai poeiradas.

As características de fácil remoção são muito importantes para mim porque evito ao máximo usar petróleo (no ciclo de vida das minhas correntes lavo-as umas 2 vezes assim, dentro de uma garrafa) e porque me poupa imenso tempo na lavagem.

O frasco custa algures à volta dos 7 euros e dura... bem, já lhe perdi a conta!

Por isso aconselho vivamente, agora que vamos entrar (timidamente) nos meses mais secos.
 
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