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Iniciante, mesmo verde, bicicleta de estrada

Carolina

Well-Known Member
E en situações de emergência, do tipo acabas de fazer a curva e está lá um carro parado? Essa é a minha única queixa dos meus travões, que entretanto melhoraram muito (!) com uns calços Kool Stop.

Encontras sempre situações onde nenhum tipo de travão te salva.
Se vou dar uma curva e não tenho visibilidade nenhuma, tenho de ir mais devagar. É assim de bike ou de carro...
 

Tourmalet

Well-Known Member
E aparentemente a nova Triban trás travões "semi-hidráulicos" por cabo e não totalmente hidráulicos.

A minha experiência em BTT com travões de disco por cabo não é das melhores, e para mim travam pior que calços, e se precisas de travar a fundo/bloqueias a roda, como o disco está no extremo da roda, pode fazer com que a traseira da bike te saia disparada para esse lado (um dia para safar-me de um acidente com um carro numa rotunda, a bike atravessou-se tanto que até empenei a jante de trás com a travagem que fiz).

De qualquer forma eu pessoalmente, qualquer que sejam os travões, nunca arrisco muito em descidas e não ando de bicicleta quando está de chuva (sim já sei, sou um menino :D) !!

Nota: Não quero com isto dizer que os travões da nova Triban são bons ou maus.
 

pnobrega

Member
Boas.. Cá estou eu de novo com mais questões.. Vá, não se riam... Eu ando a ler pelo forum posts antigos, mas mesmo assim as dúvidas existem. Antes de fazer asneiras ou gastar desnecessário cá estou :)
Estou montar o kit básico para andar na estrada..
A ideia é levar algo como:

- botijas CO2. 16g é o suficiente para estes pneus?
- Bomba CO2
- Câmaras de ar. Estas servem? https://www.amazon.es/Continental-Race-28-60-ciclismo/dp/B0068FAXS0/ref=sr_1_7?m=A1AT7YVPFBWXBL&s=sports&ie=UTF8&qid=1538260691&sr=1-7&refinements=p_6:A1AT7YVPFBWXBL

- bomba. Mais pequeno não ha: https://www.amazon.es/Airbone-Mini-bomba-color-negro/dp/B003NEZRZS/ref=sr_1_8?m=A1AT7YVPFBWXBL&s=sports&ie=UTF8&qid=1538261228&sr=1-8&refinements=p_6:A1AT7YVPFBWXBL
- desmonta pneus
- multi-ferramentas
- remendos e cola (tbm n pesa nada)
- elo rápido. Ainda não entendi muito bem como posso precisar dele, se bem que é óbvio para o que serve. E quase toda a gente leva. lol Pelo que vi também deverá ser especifico para 11V, que é o caso da minha triban 540.
 

Bruso

Well-Known Member
Precisas de câmaras de ar 700c - esse link são câmaras de ar MTB. Mais fácil comprares isso na decatlhon. São muito mais baratas.

Essa bomba tem um máximo de 100psi. É suficiente para uma bike de estrada mas normalmente é muito difícil antigires a máxima capacidade da bomba. Vai para uma coisa maior. Lezyne tem boas bombas e já que vais ter CO2, existem bombas que têm um adaptador para as botijas. Ficas com um 2 em 1.

Elo rápido - não pesa nada mas se não sabes usar de que te vale teres um? Eu não tenho.
 

edcastro

New Member
Parabéns, acho que fizeste uma boa escolha.
Relativamente à bomba para levar no bolso, aconselho a bomba da Blackburn. Tenho uma comprada em loja física no Porto por 19€ (não sei se posso meter o nome) e aquilo tem um botão para alternar entre mandar mais volume de ar (para encher na fase inicial) e depois para mandar mais pressão. Garantia vitalícia

Abraço
 

pnobrega

Member
Precisas de câmaras de ar 700c - esse link são câmaras de ar MTB. Mais fácil comprares isso na decatlhon. São muito mais baratas.

Essa bomba tem um máximo de 100psi. É suficiente para uma bike de estrada mas normalmente é muito difícil antigires a máxima capacidade da bomba. Vai para uma coisa maior. Lezyne tem boas bombas e já que vais ter CO2, existem bombas que têm um adaptador para as botijas. Ficas com um 2 em 1.

Elo rápido - não pesa nada mas se não sabes usar de que te vale teres um? Eu não tenho.


POis.. as cameras de ar ainda me deixam confuso.. Tbm não me queria limitar só à Decathlon. A razão simples é que tenho créditos e consigo preços mais baixo do que estão tabelados na Amazon e por isso a escolha por lá. As imagens de fato dizem MTB para nas descrições e comentários dizem que são de "carretera" e como o tamanho é 700 x 25 mm... Já percebi que o "c" faz a diferença. Aquela cena do tamanho das valvulas é que ainda nao entendi bem também. Vou ler mais sobre isso, Obrigado

Parabéns, acho que fizeste uma boa escolha.
Relativamente à bomba para levar no bolso, aconselho a bomba da Blackburn. Tenho uma comprada em loja física no Porto por 19€ (não sei se posso meter o nome) e aquilo tem um botão para alternar entre mandar mais volume de ar (para encher na fase inicial) e depois para mandar mais pressão. Garantia vitalícia

Abraço

Essa bomba também está nas minhas opções, pelo menos se for a Blackburn AirStick SL. Li boas coisas dela e só tem mais 2cm que a outra. E 160 PSI, máximo 11 bar.

Obrigado pela dica.
 

Bruso

Well-Known Member
Mas sai te sempre mais caro na Amazon. Se há mercado que a Amazon ainda não conseguiu entrar, é no Ciclismo. Mas vê lá o que for melhor para ti. Se forem câmaras de ar 700x25 ou 700 23 dão para estrada
 

Carolina

Well-Known Member
Os primeiros sapatos que comprei também eram dos mais baratos. Ao fim de ano e meio a sola partiu-se ao meio.

Na decathlon tens boas opções na casa dos 80-100€.
 

edcastro

New Member
Essa bomba também está nas minhas opções, pelo menos se for a Blackburn AirStick SL. Li boas coisas dela e só tem mais 2cm que a outra. E 160 PSI, máximo 11 bar.

Obrigado pela dica.

A que eu tenho é a Blackburn Airstik 2 stage.
Por baixo tem um botão que dá para alternar entre mais volume ou mais pressão.

Dá imenso jeito, pois, quando tenho algum furo, primeiro encho no modo de maior volume, e depois, quando já começar a fazer muita força, mudo o modo para o de maior pressão (sai menos volume) e facilmente consigo chegar a valores altos como na bomba de pé
 

BlackBirdpt

New Member
Boas,

Sou novo nestas andanças pelo que necessitava do apoio dos especialistas.
Como o meu caso, que exponho abaixo, é muito semelhante ao do colega pnobrega vou posta-lo aqui.

Primeiro vou enquadrar-vos, peço desde já desculpa por ser longo mas só assim ficam por dentro para poderem dar a vossa opinião.

Eu tenho uma BTT com cerca de 10 anos que andou bastante quando era nova mas que entretanto esteve muitos tempo a ganhar pó na garagem.
À cerca de um ano, por indicação médica, tive que reiniciar o exercício físico. Foi quando oleei a Bike e comecei a usa-la novamente, mas essencialmente para passeios na marginal de Gaia. No inicio custou bastante a desenferrujar, mas agora tomei-lhe o gosto e habitualmente faço 3 ou 4 treinos por semana de entre 20 a 40km. Como não tenho quem me acompanhe, e também porque não tenho muito tempo para os, raramente vou para o monte limitando os meus treinos a estrada. Nesse cenário o uso da BTT não é o ideal. Inicialmente pensei meter-lhe uns pneus de estrada, mas acho que isso não é de todo solução até porque esporadicamente ainda gosto de fazer uns estradões em terra batida. Posto isto resolvi que chegou à altura de adquirir uma bike de estrada (ideia que aliás já tinha há 10 anos atrás, mas sempre com algum receio de não me habituar à estrada), para deste modo eventualmente aumentar o percurso dos meus treinos. Tal como pnobrega a minha ideia é também à posterior adquirir um Rolo e no inverno para colocar a bike de estrada em cima, assim no inverno treinaria indoor e só esporadicamente iria para a rua com a BTT. Claro que para inicio a minha intenção não é gastar fortunas numa bike de estrada, primeiro porque poderei não me habituar, e até porque a idade já não permite grandes aventuras ciclisticas (na introdução faltou referir quer (já) tenho 52 anos!), mas também não quero comprar nenhum ferro!
Após estudar o assunto a minha escolha recaiu na Triban 540, e foi por isso que após uma busca no Google descobri este vosso precioso forum. Como aqui descobri que vão sair novos modelos da Triban resolvi esperar por eles mais uns meses (a não ser que a actual Triban 540 entre em saldo, mas como já existem muito poucas em Stock isto será certamente pouco provável), e até lá continuar a usar a BTT para os meus treinos.
Mas hoje fui almoçar ao NorteShopping, dando uma saltada à SportZone e é por isso que necessito da vossa preciosa opinião. A Sport Zone está a saltar uma Bike de estrada, a SPITZ COURSE 20, e a vende-la por 250€ (a bike pode ser consultada em https://www.sportzone.pt/desporto/ciclismo/bicicletas/estrada/course-20-5873989), sei que ao contrário das bikes da Decathlon (particularmente da Triban 540) esta é muito fraca, e que para a maioria de vocês não passa de um ferro! Mas a minha ideia é usar esta bike para primeiras voltas para ver se me adapto à estrada, e depois coloca-la em cima dos rolos e ficar permanente em casa. E se concluir que realmente vale a pena investir numa bike de estrada então optar por uma das novas Triban mas lá para a primavera de 2019.

O que é que os experts acham da ideia?
Para colocar nos rolos não é necessário nada de especial, certo? E esta SPITZ COURSE 20 cumpre os requisitos mínimos para esse fim, correcto? Embora seja fraca, por 250€ não compro nada melhor, concordam?
Mesmo sendo uma autentico ferro sempre será melhor para o asfalto que a melhor da BTTs, não é?
E claro que isso é muito subjectivo mas esta SPITZ embora seja simples até não me parece feia! Na minha opinião a combinação das cores foi bem conseguida.

Os pormenores da SPITZ COURSE 20 estão no link indicado, https://www.sportzone.pt/desporto/ciclismo/bicicletas/estrada/course-20-5873989 e são os que trancrevo abaixo:

SPITZ COURSE 20
A Course 20 aposta na simplicidade e robustez para conquistar adeptos para a estrada. O seu quadro em alumínio monta um equipamento adequado para passeios curtos a ritmos moderados.


REFERÊNCIA SPORT ZONE
500122

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
  • PEDAIS
    Plataforma
  • SÉRIE DIREÇÃO
    1-1/8'', semi-integrada
  • JOGO PEDALEIRO
    Aluminio, 53/39 - 175mm
  • UTILIZAÇÃO
    Para utilização em percursos de estrada para ciclistas iniciados.
  • TAMANHO
    -
  • NOME DO PRODUTO
    Course 20
  • TIPO PRODUTO
    Bicicleta Estrada
  • AROS
    Alumínio, parede dupla
  • CORES
    Preto / Lima
  • CUBOS
    Alumínio, 32 furos, raios pretos com cabeças em latão
  • ESPIGÃO SELIM
    Alumínio, 27,2*350mm
  • FORQUETA
    Aço, rígida
  • MANÍPULOS MUDANÇAS
    Shimano A070 (2*7)velocidades
  • MODELO
    Course 20
  • MUDANÇA FR/ TR
    Shimano FD-A070 / Shimano RD-A070 (2*7 velocidades)
  • PESO
    11,16 kg
  • PNEUS
    DSI SRI-90, 700*23C
  • QUADRO
    Quadro em alumínio 6061, geometria de estrada
  • SELIM
    Spitz Comp
  • AMORTECEDOR
    -
  • TRAVÕES
    Promax calipers, alumínio
  • GARANTIA
    -
  • TAMANHOS
    S, M, L


Aguardo então a opinião dos especialista sobre esta minha ideia.

Boas Pedaladas.

BBird
 
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