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Bianchi Sempre 2011 - Born for Performance! (Parte 2)

duchene

Well-Known Member
Esclarecido! :D

Quanto às letras gordas era um comentário sincero! Gosto mesmo! Não fosse o Rotor ter-me dado a volta à cabeça e era certamente esse o pedaleiro que teria colocado na BMC...

EDIT: Na 3T o Ergosum Team pesa 201g na medida 42. Para 170 euros e a bem do conjunto não me parece mal...

ergosum-team-weight.jpg


E o Ergonova custa a mesma coisa e pesa 197: foto
 
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Josant

New Member
E para teres uma ideia do quanto "engana" olha-me este anúncio da OLX: http://aerodromo-braganza.olx.pt/guiador-estrada-3t-ergosum-ltd-iid-239668333

De topo! E com um preço fantástico e o vendedor é de confiança, só que desconhecia isto do peso e depois de muitos emails trocados com o homem, eis que recebo na semana passada um email a confirmar que o guiador para venda na medida de 420mm acusava mais 100g. (Logo em caso posso colocar o email recebido) Está no meu Outlook e coloco aqui sem problema algum. Por isso não confio na marca...infelizmente! Até prova em contrário!
 

duchene

Well-Known Member
Lá está, mas ele certamente copiou os preços do site do fabricante. Estas últimas que te enviei agora são de malta que fizeram montagens e comprovaram o peso. Sinceramente não li os respectivos tópicos para ver as medidas, mas dentro dos 210g se gastares um 44, continua a ser um excelente peso, tendo em conta que conseguirias "rapar" 30g ao comprar um new ultimate ou ritchey. Mas também não podes ser picuínhas, porque deixaste de rapar pelo menos 80 nos travões ao manter os Force :p
 

Cancellara

New Member
Vou contratar o André Duchene (espero que não leves a mal a ousadia) para consultor de imagem da minha Orbea ;)

...

Quanto ao projecto em questão, gosto muito do seu novo esquema cromático. Lá está, o azul celeste, como já disseram, talvez se adeque mais às clássicas.
 

duchene

Well-Known Member
Miguel, já levaste com algumas bocas no PIF :p Aquilo não é fita que se apresente...

--

Jorge, já sei qual foi o erro do vendedor do OLX. Colocou lá o peso da versão carbónica LTD. Ergosum LTD 44cm - check it out:

3T-Ergosum-LTD-44cm.jpg


Agora, como chegaram a esses 100g a mais? Será que ele tem lá a versão em alu e colocou fotos erradas? É que 280g pelo guiador da foto é imenso... como comprovas, nem o Hylix com as suas tubagens generosas chega a tanto...
 
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Josant

New Member
Obrigado Duchene..vou ter que investigar isso bem a fundo....

Sem dúvida que o azul celeste é a "cor" da marca, mas mudam-se os tempos, mudam-se as cores -lol

Nuno ;)
 

Myrage

Member
Duchene, queres explicar melhor isto ?
depois de apertar o avanço (sempre com massa de carbono)

A massa é para não danificar durante o aperto ?
Ja desmontei o meu 2x e nunca me apercebi de qualquer massa existente...!

MY
 

duchene

Well-Known Member
@Miguel: Pretinha ficava muito melhor :p

@Myrage:
A massa de carbono é uma pasta com uns cristais abrasivos que aumenta a fricção entre a superfície normalmente polida do carbono e o componente que vai apartar nessa peça.
Esta fricção adicional impede que o carbono "escorregue" e permite manter as forças de aperto dentro dos limites suportados pelos componentes de carbono.

Os guiadores normalmente já trazem uma faixa central mais áspera precisamente para aumentar a fricção com o avanço. No caso dos espigões isso não acontece, pelo que, por vezes, há queixas de espigões que escorregam e mudam de posição depois de serem aplicados. Daí o uso da massa de carbono. O mesmo se passa na coluna de carbono da forqueta. E nesta em especial não convém que haja aperto em demasia nem qualquer tipo de movimento do avanço.
 

Josant

New Member
E agora pergunto...lol

E num quadro em carbono e, que colocas um espigão "tipo" alumínio! Qual a massa que aplicas, ou não aplicas nenhuma :)

Porque carbono com carbono ainda aplico essa massa (Fsa) mas no restante...

A pergunta é séria!
 

Cancellara

New Member
O meu avanço Syntace F99 tem umas pequenas aplicações em borracha na zona do aperto, exactamente para que o guiador não escorregue. Mas também veio com uma saqueta dessa tal massa para carbono. Não facilitam :)

@duchene: Depois de várias fitas pretas resolvi voltar ao vermelho, desta vez bem vivo/garrido. Poderia ter voltado ao branco, mas suja-se demasiadamente depressa. Já que variar no resto sai caro, mudam-se as fitas, para não cansar.

Montei pneus iguais aos do Josant, mas não fiquei muito convencido a nível estético. Penso que mais por culpa da banda cinza do que da vermelha.

@Josant: Eu também uso esse espigão e não coloquei qualquer massa. As estrias são mais do que suficientes para ele não sair do lugar...penso eu de que...
 

duchene

Well-Known Member
A força de aperto máxima é sempre a do componente mais frágil. Se o quadro apenas permite apertos de 5Nm, mesmo com um espigão de aço maciço, não poderás apertar mais do que isso. Assim, desde que uma das peças seja em carbono, usaria na mesma a massa.

No caso do teu avanço a interacção é a mesma: carbono da coluna da forqueta com alumínio do avanço... muda é o formato e a área de contacto. O princípio é o mesmo.

Escusado será dizer que a massa agrava os danos cosméticos provocados pela fricção nas zonas de aperto. Depois de apertares um espigão de carbono todo bonito com massa e se o quiseres subir mais tarde, vai-se notar bem a zona onde foi apertado anteriormente. Small price to pay...

Edit:
@Cancellara
Uma das minhas grandes dores de alma é precisamente a banda vermelha dos Krylion. Acho que se os pro 4 endurance não vierem todos em preto (muito provável), vou experimentar a versão com faixa cinza...
 
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Josant

New Member
Duchene a minha dúvida era mesmo para o conjunto: quadro+ espigão, e nisso o Miguel (Cancellara) já deu uma ajuda ;) De qualquer maneira e na configuração que tenho, punhas ou não punhas massa no espigão? :)
 

duchene

Well-Known Member
Repara que isto não é uma ciência exacta. O que o Miguel disse tem lógica (o Thomson é igual) e pode correr tudo bem.

Assim como consultas 20 mecânicos e eles dizem-te que nunca usam e que sempre correu tudo bem. Tu confias. Apanhas uma lomba que não estás contar e aterras com mais estrondo em cima do selim. O espigão escorrega e ficas com 2cm da parte normalmente à vista toda riscada por causa disso... grande galo não é?

Por isso prefiro que me olhem de lado e ser chamado picuinhas e paranóico (quantas vezes acontece...) do que ficar doente com um acontecimento deste género. É que as bocas ouvem-se uma vez. O espigão lixado fica lá a relembrar cada vez que olhamos para ele! :D
 

Josant

New Member
Eu sei e entendo. Sou parecido contigo...menos naquelas fotos de perfil que tanto cismas em tirar nas tuas voltas....lol :D


Desculpa, não resisti!
 
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