BORN(4)PERFORMANCE
Aviso já que para quem não gosta de ler, avance e veja só as fotos e comente por favor que isto deu uma trabalheira do caraças!! Faça como eu com os Jornais (Bola e Record) que só vejo as fotos Mas que mais tarde acabo por comentar com os amigos
Também como sou supersticioso confesso que esta análise me custou a fazer...não vá o diabo tecer e ter mais azares!
Há males que vêm para o bem, no entanto e no meu caso estou a borrifar-me para a frase! Não fui eu que causei a situação(quer dizer...fui mas inocentemente) e não fui eu que tive a culpa da cor original do meu primeiro quadro já não existir em stock. (Azul Celeste).Ver
Depois do que me aconteceu com a porcaria dos (sei lá) está resolvido...Ver. A verdade e com a cor que escolhi de acordo com a garantia da marca, penso que fiquei a ganhar na estética e na visão actual do conjunto. Confesso que a minha intenção depois do que sucedeu era acabar um pouco com os brancos e aproveitar outras cores, como o preto e vermelho para "jogar" melhor com o conjunto e assim foi.
Resultado Actual com a roda traseira em grande rotação para dar inicio a esta análise:
O quadro Sempre é um quadro quase perfeito(digo eu) para quem gosta de puxar pela máquina e pelo corpo (pois esta parte...)com um design desportivo, obrigando a uma condução agressiva, quase de competição, não é fácil domar o animal quando ele pede mais! À primeira vista (Agora sou desconfiado) o quadro apresenta bons acabamentos, com pormenores interessantes, acabando por se tornar num dos meus quadros preferidos de 2011.
Algumas Fotos do conjunto B(4)P:
Aspecto Geral:
Aspecto Frontal com o magnifico Logótipo:
Forqueta - Em perfeita sintonia com o quadro B(4)Perfomance:
Aspecto meio lateral:
De referir que do conjunto original só resta o quadro, o dropout e o aperto de espigão que tem uma medida que não lembra o diabo e que ainda não foi trocado por causa disso!
Tudo o resto e com o tempo que tive(por causa da doença que me deu e que ainda ando a tratar) e com uns trocos e umas vendas que fiz consegui quase montar algo com que sempre (sonhei). Mas disse QUASE!
Atenção que não sou nenhum doido pelo peso, embora me dê gozo. Confesso que dou bastante prioridade à fiabilidade e principalmente à segurança do material que coloco e uso! E foi com esse pensamento que "construí" este projecto que ainda não está acabado. (Nunca estará).
Pneus:
Só poderiam ser os Michelin Pro Race 3. Depois de milhares de Kms com eles na minha Scott CR1 e ter ficado bastante satisfeito, só poderia ter sido mesmo esta a escolha. Apenas dois contras: O preço e o desgaste rápido. O par acusou 395g! Um peso excelente para uns pneus! Tive sorte no envio - Já substituidos por uns tufo tubulares
Câmaras de ar:
Aqui confesso que pela primeira vez estou a arriscar na sorte ou no azar...meti umas Continental Supersonic com o par a pesar 105g. A ver se não me vou arrepender... Já não existem, pois não são necessárias lol
As rodas:
Depois de muito pesquisar, depois de ter comprado umas Mavic K10 Edição limitada por um preço do catano, depois de as ter vendido por cisma, acabei por confiar (e desconfiar) na marca Token e neste modelo em concreto: Já substituídas por umas rodas de carbono Tubulares 50mm mais leves ainda
Com 1466g já com fitas, confirmados por mim e com um preço acessível e com um aspecto agradável, com 20 raios espalmados à Frente e 24 a Trás lá me convenci a gastar muito menos e a apostar numas rodas que só o futuro dirá se foi ou não um bom investimento.
Como já disse a estética atrai-me muito e estas deixaram-me convencido para o conjunto que pretendia no final:
O cubo da frente, minimalista com rolamentos selados e cerâmicos rolam que se fartam. Já experimentei colocar a rolar em roda livre (força média) e rolaram durante mais de 3 minutos e 30 segundos seguidos. Impressionante mesmo! Para já e depois de algumas centenas de Kms não apresentam folgas. Apenas um pequeno empeno(desvio) que mais tarde tratarei do assunto. DE referir que os apertos das rodas que já vem incluídos (44g) também são bastante agradáveis e para já funcionais! O mais importante no meio disto tudo!
O cubo de trás, mais largo, igualmente com rolamentos selados e cerâmicos e com um aspecto musculado, produzem um som como gosto. Ou seja barulhentos e com um rolar constante. Aqui e na mesma experiência da de cima, os mesmos rolam mais de um minuto sem pausas. Agradáveis mesmo! Por outro lado e com os Kms já realizados o cubo de trás já apresenta uma ligeira folga (mm). Situação que irei tratar mais tarde também. Neste aspecto sou muito mesquinha mesmo e não gosto de folgas e afins, embora muitos mecânicos defendam este tipo de folga para etc,etc,etc...mas para mim não! Eu é que sou o dono da bike!
Transmissão, Pedais e afins:
O que mais dor de cabeça me deu (depois do quadro) foi a escolha da transmissão. Por um lado estava mesmo convencido que iria meter Campagnolo Record 11 V de 2011, marca italiana, conceituada, com provas dadas, leve quanto baste, e já que tinha umas rodas com um cepo campagnolo e como uma possível troca para Shimano/Sram custariam à volta de 71 euros, algo que não entendo para marcas como a Token...o negócio esteve quase fechado. No entanto e como contras, o elevado preço, a dificuldade de arranjar material da marca, o importador (eu sei...), ter que levar adaptadores para o BB30 e mais algumas questões pessoais fizeram com que mudasse de escolha e opção.
Sempre fui e serei fâ e adepto da Sram enquanto a mesma não me der razões contrárias. Fiáveis, fáceis de encontrar, comprar, lidar e com um importador que considero de fácil contacto.
Assim sendo optei por comprar o conjunto Completo Sram Force BB30 2011 ! Que considero lindo e com pormenores de muito bom gosto!
Note-se a pedaleira com a escolha de rolamentos cerâmicos em detrimento dos normais. Esta opção além de se bem mais cara (), fez com que o peso final do conjunto baixasse para (677g) como proporcionou um trabalhar mais suave e preciso.
Veja-se as imagens:
Crank: A parte traseira do mesmo também apresenta a palavra Sram gravada. Pequenos pormenores do carbono muito bem conseguidos! Muito bom gosto!
A idade não perdoa e a escolha de um 34-50 nunca teve em causa...por isso a escolha foi mesmo essa.Os pratos oferecem-me grande confiança e a construção está soberba. No conjunto considero um obra de arte!
Pedais:
Muito pensei...até demais, perguntei (Duchene ), li e reli análises nacionais e internacionais e estive quase a optar pelos TIME ICLIC Carbono em Vermelho, mas como gosto de experimentar materiais novos e novas tecnologias e depois de avaliar as pontuações (quase 5/5 em todo os lugares) optei pelos Speedplay Zero Chrome-Moly, algo estranho à primeira vista mas que além do peso que têm (223 o par) ficam bonitos estéticamente, são muito fáceis de manusear, de realizar a manutenção (mesmo fácil) e o uso absurdo de ciclistas profissionais que o estão a usar indicam um sinal de que valem algo.. Como contra, o preço elevado, o encaixe não é assim tão fácil como proclamam ou então ainda é falta de habituação e um dos aspectos que considero mais "grave" que é em caso de queda o pedal não se liberta assim com tanta facilidade como qualquer outro. Outra contra são os cleats...aquilo escorrega como o carraças! Ainda bem que juntamente com os pedais mandei vir uns "calços" para calçar por cima, para um tipo parar e ir tipo tomar um café sem parecer uma bailarina
Desviador da Frente Sram Force Braze On -
Muito bonito, simples e "leve"! 88g (O Record pesa menos 14 gramas) só que custa quase mais 100 euros do que este!!
A somar ao desviador e aqui é que estraga tudo, tive que comprar uma abraçadeira Sram de cor de alumínio que não gosto nada para agarrar ao quadro. Ainda por cima pesa 23g. No entanto este "problema será resolvido com a vinda dos fins do Mundo de uma abraçadeira de carbono a pesar menos de 10 gramas e muito mais bonita e barata
Desviador Traseiro Sram Force 10 Velocidades
Que dizer desta obra de arte igualmente do restante grupo. Pormenores de carbono, com outros materiais, preciso, barulhento como eu gosto, leve (171g) e fiável (assim espero).
Cassete e corrente.
- A cassete PG 1070 é uma peça quase única, embora não seja de um "Bloco" único". Quando afirmo único refiro-me à beleza da sua construção e maquinação. daí o preço elevado. Demasiado aliás para ser comprada em PT.! Os seus dentes 11-26 espero que sejam uma ajuda nas subidas e descidas mais agrestes ( Não é Duchene?)
- A corrente, uma das topo de gama da Sram PG 1091, que só espero que faça uns milhares de Kms sem dar problemas! O peso depois de cortada acusou 238g
Travões Sram Force 2011 com calços SwissStop
Lindos, potentes simples e leves. 287 já com os calços (Par)! Aqui ponderei outras hipóteses como os TRP ou os CNC da Kompressor, mas para não destoar o grupo mantive estes.
E para já estou super satisfeito! Travam que se fartam. Mas atenção! Numa travagem tudo conta! Para uma boa travagem é necessário ter uma boa pista de travagem no aro,uns bons pneus, uns bons calços e por fim umas boas pinças. O meu conjunto como está parece-me bastante equilibrado e bem configurado! NO entanto quando elas tem de acontecer ,acontecem Não esquecer de andar sempre com eles bem afinados
- Aspecto do Travão Frontal:
- Manetes Sram force 2011 - A nova tecnologia do DoubleTap tem-me dado algumas dores de cabeça em algumas subidas...mas adoro o seu funcionamento! E são lindas pois são discretas!
Aspecto Interior com "detalhes" de carbono sublime!
Aspecto Exterior com os mesmos detalhes do de cima.
Aspecto do travão Traseiro:
Selim:
Habituado e cliente do Selle Itália SLR XC que ainda guardo com muito carinho...arrisquei e mandei vir esta obra de arte! Um Tune SpeedNeedle Alcantara black que pesa unicamente 89g! E que não se espantam os mais cépticos...pelas voltas que tenho dado posso comprovar como outros tantos daqui já o fizeram que é bastante confortável até se achar a posição ideal. O meu está um pouco nivelado para cima por causa disso mesmo! São tão procurados que práticamente estão sempre esgotados. Contras - o seu preço elevado e o desgaste rápido que prevejo...No entanto e para já, super satisfeito!
Espigão de selim:
- KCNC Ti Pro Lite 8000 31,6 x 400mm cortado a 300mm que permitiu reduzir dos seus originais 164g para uns fantásticos 134g- 10cm deu nisto, 30g à vida!
Confesso que não sou adepto da KCNC...marca do tudo e do nada, mas pronto. foi algo que ajudou na montagem. Espero que cumpra e não dê problemas! Além disso é bonito a meu ver e é preto como queria
Componentes e afins:
- Substituído por um guiador 3T Ergonova - Guiador Hylix 31.8 420mm, foi uma compra a um amigo aqui do Fórum que fez um preço simpático e estou satisfeito a 50%. Por um lado era aquilo que procurava, espalmado na base e com cores a condizer com o resto do material, mas por outro lado é demasiado comprido (ângulo) e engana bem no peso! 283g é algo que me faz muita confusão! Já estive para comprar outro, mas por pouco não ia ser enganado também (3T). Que de 180g passam para 280g! Isto é pura verdade!! Confirmem por favor se quiserem! Até está um tipo no OLX a vender a excelente preços, mas se não tinha confirmado primeiro lá ia eu meter a pata na poça!
- Avanço 3T 100mm, pelo menos nos avanços não enganam. Lindo a meu ver e condiz com o conjunto. 124g
-Fita Ritchey - Um espectáculo de fita! Super confortável,e de bom tacto! A ver vamos quanto tempo vai durar. Mas segundo o Sr. Coelho a dele já dura um ano! Eu confio no homem!
- Ciclo- Computador Pro- Cumpre com o básico e tem coisas a mais...gasta-se tanto dinheiro para não usar! É quase como os telemóveis que acabam por ter centenas de aplicações e na maioria dos casos apenas o usamos para atender e fazer chamadas!
- Coloquei protecções nos cabos de forma a não roçarem no quadro. São leves(nem se nota, nem se pesa) e fáceis de aplicar/tirar/perder
A solução!
Tinha que proteger aquela escora! Por muito mais que queiramos a corrente irá sempre mais tarde ou mais cedo por bater lá e provocar estragos. Uma protecção de neoprene ou outro material qualquer pesa sempre uns 30/40 gramas ou mais (depende da marca), por isso e depois de magicar arranjei o vulgo velcro usado em costura, que é autocolante de um dos lados e colei no sitio onde a corrente irá concerteza bater! Esta técnica além de super barata é super leve, perto de 5g a tira toda!
O Peso!
Sou dos tipos que desconfia sempre dos pesos apresentados...até ando com a balança na mala do carro caso seja necessário comprovar algo...
Usei esta balança que comprei via Oriente, a mesma pesa somente de 10 em 10g até um limite máximo de 20 Kgs! Para comprovar que estava a pesar bem, pesei primeiro 1 saco de arroz de 1 kg. Para isso coloquei-o num saco de plástico e pesei- o. O peso bateu certo! (Mais umas gramas da embalagem e da saca talvez, ou seja 7010g) 6960g Actualmente
Coloquei-a a zero, bem apoiada e pronta a pesar:
Pendurada no devido lugar pelo carris do selim
Acusou isto:
7060g - Engordou dos 7001g anunciados pela primeira vez no tópico do "problema", mas na altura não tinha o ciclo-computador metido (não me lembrava)nem algumas protecções e outros que desconheço (ar talvez) e a balança era outra.
E aí está...pronta a rolar! Se o corpo permitir e a saúde melhorar espero realizar milhares de kms com ela!
Conclusão:
A Bianchi Sempre é uma bike de gama "média", o seu preço de origem anda à volta dos 2150 euros e já vem toda equipada com Campagnolo Veloce 10 velocidades e com uma pedaleira FSA BB30. A maioria dos periféricos são FSA com uma mão da marca própria ( Reparto Corse) e não se espantem! Muitos dos componentes que retirei acabam por ter um peso bem interessante! Então no caso do guiador ainda acaba por ser mais leve 2g (285g). Assim como as rodas em que o par acusou qualquer coisa com 1950g (mais coisa, menos coisa). Pesos muito bons para montagens personalizadas da marca!
A condução da Bianchi Sempre é algo que ainda não quero pronunciar-me muito. Já sei que é bastante nervosa, agressiva e competitiva! A colocação de um espigão de ângulo 0º não foi algo assim à toa. A não existência de um recuo fez com que a minha posição na bike seja mais "direita" e não tão agressiva, colocando a cervical numa posição agradável e confortável. Isto pelo menos nas voltas "médias" que tenho feito em solitário. Espero confirmar isto em voltas superiores a 100 kms! A minha coluna já apresenta alguns desvios, e por isso tenho de me adaptar a novos meios para atingir novos fins!
Por fim quero afirmar que este projecto não tem a pretensão de ver quem tem a pilinha mais comprida! Neste momento considero estar com uma erecção média! No entanto se a pilinha fosse pequena, mas que mesmo assim eu gostasse dela e no fim a ejaculação fosse uma realidade, sentiria-me realizado na mesma. Fique este ponto bem assente, mesmo eu usando um pouco de ironia.
Futuro:
Só a Deus pertence...mas se me for permitido e como já foi dito irei realizar muitos kms com ela. E espero não ter mais nenhum problema com o quadro, nem com nenhum componente.! O passo seguinte e a breve prazo é baixa-la dos 7000g e no total retirar uns bons 300g.(optimista)
Se não conseguir pedalar muito por motivos de saúde, sei que tenho algo "ali" que gosto e que me deu e dá prazer de olhar e pedalar!
Outro objectivo e com os quadros da china (in voga) é quase vontade mandar vir um e montar uma bike nova. Tenho o material todo retirado desta (a original) em caixas próprias e bem guardadas.
De referir que infelizmente e para a nossa economia quase todo o material foi comprado lá fora! Cá é práticamente impossível para um trabalhador (comum) comprar o que comprei pelo mesmo valor ou até só um pouco mais...
Para terem um exemplo dos preços de cá dos grupos completos deixo uma pequena lista:
- Campagnolo Record 11 V 2011 - 2051 Euros
- Campagnolo Chorus 11 V 2011 - 1422 Euros
- Sram Force BB30 2011 - 1250 Euros (Embora aqui o preço flutuasse mais em alguns locais)
Espero que gostem desta análise e que comentem. Mesmo que não gostem de algo e queiram dar a vossa opinião.
Fica a lista de pesos, pesado por mim e comprovados por fotos (alguns já no tópico próprio)
Actualizada em 23 de Outubro de 2011
Especificações/pesos:
Quadro Bianchi Sempre Tamanho 53 c/ Dropout e aperto de espigão - 1064g
Forqueta Bianchi Carbono/Alumínio - 557g
Pedaleira Sram Force 2011 BB30 50/34 - 614g
Rolamentos p/ pedaleira BB30 - 63g
Cassete Sram PG1070 11-26 - 230g
Corrente Sram PC 1091- 248g
Desviador Trás Sram Force caixa curta - 171g
Deviador Frente Sram Force - 88g
Manetes Sram Force - 343g
Caixa Direcção FSA Carbono - 67g
Cabos, Bichas, terminais, etc, etc…- 239g
Pneus Michelin Pro Race 3 -( Par) - 395g
Câmaras de Ar Continental Supersonic (Par) - 105g
Porta Bidão (Made in China) - 21g
Travões Sram Force c/Calços SwissStop - 287g
Avanço 3T Team 100mm - 124g
Selim Tune SpeedNeedle Alcantara black - 89g
Espigão de selim KCNC Ti Pro Lite 8000 31,6 x 400mm (Cortado a 300mm) - 134g
Pedais Speedplay Zero Chrome-Moly (Par) - 224g
Guiador 3T Ergonova 31.8 - 420mm - 209g
Fita Guiador Ritchey - 46g
Aperto das Rodas TOKEN TK480 (Par) - 44g
Rodas Tubulares Carbono 500mm - 1350g
Ciclo computador (Completo) - Pro - 51 g
Anilhas(Espaçadores) caixa Direcção - 17g
Abraçadeira do Desviador da Frente Sram - 23g
Protecções, massas (ar) e outros??? - +- 18g
Esperem por novidades porque elas irão surgir
Abraço
Jorge Santos aka Josant
Aviso já que para quem não gosta de ler, avance e veja só as fotos e comente por favor que isto deu uma trabalheira do caraças!! Faça como eu com os Jornais (Bola e Record) que só vejo as fotos Mas que mais tarde acabo por comentar com os amigos
Também como sou supersticioso confesso que esta análise me custou a fazer...não vá o diabo tecer e ter mais azares!
Há males que vêm para o bem, no entanto e no meu caso estou a borrifar-me para a frase! Não fui eu que causei a situação(quer dizer...fui mas inocentemente) e não fui eu que tive a culpa da cor original do meu primeiro quadro já não existir em stock. (Azul Celeste).Ver
Depois do que me aconteceu com a porcaria dos (sei lá) está resolvido...Ver. A verdade e com a cor que escolhi de acordo com a garantia da marca, penso que fiquei a ganhar na estética e na visão actual do conjunto. Confesso que a minha intenção depois do que sucedeu era acabar um pouco com os brancos e aproveitar outras cores, como o preto e vermelho para "jogar" melhor com o conjunto e assim foi.
Resultado Actual com a roda traseira em grande rotação para dar inicio a esta análise:
O quadro Sempre é um quadro quase perfeito(digo eu) para quem gosta de puxar pela máquina e pelo corpo (pois esta parte...)com um design desportivo, obrigando a uma condução agressiva, quase de competição, não é fácil domar o animal quando ele pede mais! À primeira vista (Agora sou desconfiado) o quadro apresenta bons acabamentos, com pormenores interessantes, acabando por se tornar num dos meus quadros preferidos de 2011.
Algumas Fotos do conjunto B(4)P:
Aspecto Geral:
Aspecto Frontal com o magnifico Logótipo:
Forqueta - Em perfeita sintonia com o quadro B(4)Perfomance:
Aspecto meio lateral:
De referir que do conjunto original só resta o quadro, o dropout e o aperto de espigão que tem uma medida que não lembra o diabo e que ainda não foi trocado por causa disso!
Tudo o resto e com o tempo que tive(por causa da doença que me deu e que ainda ando a tratar) e com uns trocos e umas vendas que fiz consegui quase montar algo com que sempre (sonhei). Mas disse QUASE!
Atenção que não sou nenhum doido pelo peso, embora me dê gozo. Confesso que dou bastante prioridade à fiabilidade e principalmente à segurança do material que coloco e uso! E foi com esse pensamento que "construí" este projecto que ainda não está acabado. (Nunca estará).
Pneus:
Só poderiam ser os Michelin Pro Race 3. Depois de milhares de Kms com eles na minha Scott CR1 e ter ficado bastante satisfeito, só poderia ter sido mesmo esta a escolha. Apenas dois contras: O preço e o desgaste rápido. O par acusou 395g! Um peso excelente para uns pneus! Tive sorte no envio - Já substituidos por uns tufo tubulares
Câmaras de ar:
Aqui confesso que pela primeira vez estou a arriscar na sorte ou no azar...meti umas Continental Supersonic com o par a pesar 105g. A ver se não me vou arrepender... Já não existem, pois não são necessárias lol
As rodas:
Depois de muito pesquisar, depois de ter comprado umas Mavic K10 Edição limitada por um preço do catano, depois de as ter vendido por cisma, acabei por confiar (e desconfiar) na marca Token e neste modelo em concreto: Já substituídas por umas rodas de carbono Tubulares 50mm mais leves ainda
Com 1466g já com fitas, confirmados por mim e com um preço acessível e com um aspecto agradável, com 20 raios espalmados à Frente e 24 a Trás lá me convenci a gastar muito menos e a apostar numas rodas que só o futuro dirá se foi ou não um bom investimento.
Como já disse a estética atrai-me muito e estas deixaram-me convencido para o conjunto que pretendia no final:
O cubo da frente, minimalista com rolamentos selados e cerâmicos rolam que se fartam. Já experimentei colocar a rolar em roda livre (força média) e rolaram durante mais de 3 minutos e 30 segundos seguidos. Impressionante mesmo! Para já e depois de algumas centenas de Kms não apresentam folgas. Apenas um pequeno empeno(desvio) que mais tarde tratarei do assunto. DE referir que os apertos das rodas que já vem incluídos (44g) também são bastante agradáveis e para já funcionais! O mais importante no meio disto tudo!
O cubo de trás, mais largo, igualmente com rolamentos selados e cerâmicos e com um aspecto musculado, produzem um som como gosto. Ou seja barulhentos e com um rolar constante. Aqui e na mesma experiência da de cima, os mesmos rolam mais de um minuto sem pausas. Agradáveis mesmo! Por outro lado e com os Kms já realizados o cubo de trás já apresenta uma ligeira folga (mm). Situação que irei tratar mais tarde também. Neste aspecto sou muito mesquinha mesmo e não gosto de folgas e afins, embora muitos mecânicos defendam este tipo de folga para etc,etc,etc...mas para mim não! Eu é que sou o dono da bike!
Transmissão, Pedais e afins:
O que mais dor de cabeça me deu (depois do quadro) foi a escolha da transmissão. Por um lado estava mesmo convencido que iria meter Campagnolo Record 11 V de 2011, marca italiana, conceituada, com provas dadas, leve quanto baste, e já que tinha umas rodas com um cepo campagnolo e como uma possível troca para Shimano/Sram custariam à volta de 71 euros, algo que não entendo para marcas como a Token...o negócio esteve quase fechado. No entanto e como contras, o elevado preço, a dificuldade de arranjar material da marca, o importador (eu sei...), ter que levar adaptadores para o BB30 e mais algumas questões pessoais fizeram com que mudasse de escolha e opção.
Sempre fui e serei fâ e adepto da Sram enquanto a mesma não me der razões contrárias. Fiáveis, fáceis de encontrar, comprar, lidar e com um importador que considero de fácil contacto.
Assim sendo optei por comprar o conjunto Completo Sram Force BB30 2011 ! Que considero lindo e com pormenores de muito bom gosto!
Note-se a pedaleira com a escolha de rolamentos cerâmicos em detrimento dos normais. Esta opção além de se bem mais cara (), fez com que o peso final do conjunto baixasse para (677g) como proporcionou um trabalhar mais suave e preciso.
Veja-se as imagens:
Crank: A parte traseira do mesmo também apresenta a palavra Sram gravada. Pequenos pormenores do carbono muito bem conseguidos! Muito bom gosto!
A idade não perdoa e a escolha de um 34-50 nunca teve em causa...por isso a escolha foi mesmo essa.Os pratos oferecem-me grande confiança e a construção está soberba. No conjunto considero um obra de arte!
Pedais:
Muito pensei...até demais, perguntei (Duchene ), li e reli análises nacionais e internacionais e estive quase a optar pelos TIME ICLIC Carbono em Vermelho, mas como gosto de experimentar materiais novos e novas tecnologias e depois de avaliar as pontuações (quase 5/5 em todo os lugares) optei pelos Speedplay Zero Chrome-Moly, algo estranho à primeira vista mas que além do peso que têm (223 o par) ficam bonitos estéticamente, são muito fáceis de manusear, de realizar a manutenção (mesmo fácil) e o uso absurdo de ciclistas profissionais que o estão a usar indicam um sinal de que valem algo.. Como contra, o preço elevado, o encaixe não é assim tão fácil como proclamam ou então ainda é falta de habituação e um dos aspectos que considero mais "grave" que é em caso de queda o pedal não se liberta assim com tanta facilidade como qualquer outro. Outra contra são os cleats...aquilo escorrega como o carraças! Ainda bem que juntamente com os pedais mandei vir uns "calços" para calçar por cima, para um tipo parar e ir tipo tomar um café sem parecer uma bailarina
Desviador da Frente Sram Force Braze On -
Muito bonito, simples e "leve"! 88g (O Record pesa menos 14 gramas) só que custa quase mais 100 euros do que este!!
A somar ao desviador e aqui é que estraga tudo, tive que comprar uma abraçadeira Sram de cor de alumínio que não gosto nada para agarrar ao quadro. Ainda por cima pesa 23g. No entanto este "problema será resolvido com a vinda dos fins do Mundo de uma abraçadeira de carbono a pesar menos de 10 gramas e muito mais bonita e barata
Desviador Traseiro Sram Force 10 Velocidades
Que dizer desta obra de arte igualmente do restante grupo. Pormenores de carbono, com outros materiais, preciso, barulhento como eu gosto, leve (171g) e fiável (assim espero).
Cassete e corrente.
- A cassete PG 1070 é uma peça quase única, embora não seja de um "Bloco" único". Quando afirmo único refiro-me à beleza da sua construção e maquinação. daí o preço elevado. Demasiado aliás para ser comprada em PT.! Os seus dentes 11-26 espero que sejam uma ajuda nas subidas e descidas mais agrestes ( Não é Duchene?)
- A corrente, uma das topo de gama da Sram PG 1091, que só espero que faça uns milhares de Kms sem dar problemas! O peso depois de cortada acusou 238g
Travões Sram Force 2011 com calços SwissStop
Lindos, potentes simples e leves. 287 já com os calços (Par)! Aqui ponderei outras hipóteses como os TRP ou os CNC da Kompressor, mas para não destoar o grupo mantive estes.
E para já estou super satisfeito! Travam que se fartam. Mas atenção! Numa travagem tudo conta! Para uma boa travagem é necessário ter uma boa pista de travagem no aro,uns bons pneus, uns bons calços e por fim umas boas pinças. O meu conjunto como está parece-me bastante equilibrado e bem configurado! NO entanto quando elas tem de acontecer ,acontecem Não esquecer de andar sempre com eles bem afinados
- Aspecto do Travão Frontal:
- Manetes Sram force 2011 - A nova tecnologia do DoubleTap tem-me dado algumas dores de cabeça em algumas subidas...mas adoro o seu funcionamento! E são lindas pois são discretas!
Aspecto Interior com "detalhes" de carbono sublime!
Aspecto Exterior com os mesmos detalhes do de cima.
Aspecto do travão Traseiro:
Selim:
Habituado e cliente do Selle Itália SLR XC que ainda guardo com muito carinho...arrisquei e mandei vir esta obra de arte! Um Tune SpeedNeedle Alcantara black que pesa unicamente 89g! E que não se espantam os mais cépticos...pelas voltas que tenho dado posso comprovar como outros tantos daqui já o fizeram que é bastante confortável até se achar a posição ideal. O meu está um pouco nivelado para cima por causa disso mesmo! São tão procurados que práticamente estão sempre esgotados. Contras - o seu preço elevado e o desgaste rápido que prevejo...No entanto e para já, super satisfeito!
Espigão de selim:
- KCNC Ti Pro Lite 8000 31,6 x 400mm cortado a 300mm que permitiu reduzir dos seus originais 164g para uns fantásticos 134g- 10cm deu nisto, 30g à vida!
Confesso que não sou adepto da KCNC...marca do tudo e do nada, mas pronto. foi algo que ajudou na montagem. Espero que cumpra e não dê problemas! Além disso é bonito a meu ver e é preto como queria
Componentes e afins:
- Substituído por um guiador 3T Ergonova - Guiador Hylix 31.8 420mm, foi uma compra a um amigo aqui do Fórum que fez um preço simpático e estou satisfeito a 50%. Por um lado era aquilo que procurava, espalmado na base e com cores a condizer com o resto do material, mas por outro lado é demasiado comprido (ângulo) e engana bem no peso! 283g é algo que me faz muita confusão! Já estive para comprar outro, mas por pouco não ia ser enganado também (3T). Que de 180g passam para 280g! Isto é pura verdade!! Confirmem por favor se quiserem! Até está um tipo no OLX a vender a excelente preços, mas se não tinha confirmado primeiro lá ia eu meter a pata na poça!
- Avanço 3T 100mm, pelo menos nos avanços não enganam. Lindo a meu ver e condiz com o conjunto. 124g
-Fita Ritchey - Um espectáculo de fita! Super confortável,e de bom tacto! A ver vamos quanto tempo vai durar. Mas segundo o Sr. Coelho a dele já dura um ano! Eu confio no homem!
- Ciclo- Computador Pro- Cumpre com o básico e tem coisas a mais...gasta-se tanto dinheiro para não usar! É quase como os telemóveis que acabam por ter centenas de aplicações e na maioria dos casos apenas o usamos para atender e fazer chamadas!
- Coloquei protecções nos cabos de forma a não roçarem no quadro. São leves(nem se nota, nem se pesa) e fáceis de aplicar/tirar/perder
A solução!
Tinha que proteger aquela escora! Por muito mais que queiramos a corrente irá sempre mais tarde ou mais cedo por bater lá e provocar estragos. Uma protecção de neoprene ou outro material qualquer pesa sempre uns 30/40 gramas ou mais (depende da marca), por isso e depois de magicar arranjei o vulgo velcro usado em costura, que é autocolante de um dos lados e colei no sitio onde a corrente irá concerteza bater! Esta técnica além de super barata é super leve, perto de 5g a tira toda!
O Peso!
Sou dos tipos que desconfia sempre dos pesos apresentados...até ando com a balança na mala do carro caso seja necessário comprovar algo...
Usei esta balança que comprei via Oriente, a mesma pesa somente de 10 em 10g até um limite máximo de 20 Kgs! Para comprovar que estava a pesar bem, pesei primeiro 1 saco de arroz de 1 kg. Para isso coloquei-o num saco de plástico e pesei- o. O peso bateu certo! (Mais umas gramas da embalagem e da saca talvez, ou seja 7010g) 6960g Actualmente
Coloquei-a a zero, bem apoiada e pronta a pesar:
Pendurada no devido lugar pelo carris do selim
Acusou isto:
7060g - Engordou dos 7001g anunciados pela primeira vez no tópico do "problema", mas na altura não tinha o ciclo-computador metido (não me lembrava)nem algumas protecções e outros que desconheço (ar talvez) e a balança era outra.
E aí está...pronta a rolar! Se o corpo permitir e a saúde melhorar espero realizar milhares de kms com ela!
Conclusão:
A Bianchi Sempre é uma bike de gama "média", o seu preço de origem anda à volta dos 2150 euros e já vem toda equipada com Campagnolo Veloce 10 velocidades e com uma pedaleira FSA BB30. A maioria dos periféricos são FSA com uma mão da marca própria ( Reparto Corse) e não se espantem! Muitos dos componentes que retirei acabam por ter um peso bem interessante! Então no caso do guiador ainda acaba por ser mais leve 2g (285g). Assim como as rodas em que o par acusou qualquer coisa com 1950g (mais coisa, menos coisa). Pesos muito bons para montagens personalizadas da marca!
A condução da Bianchi Sempre é algo que ainda não quero pronunciar-me muito. Já sei que é bastante nervosa, agressiva e competitiva! A colocação de um espigão de ângulo 0º não foi algo assim à toa. A não existência de um recuo fez com que a minha posição na bike seja mais "direita" e não tão agressiva, colocando a cervical numa posição agradável e confortável. Isto pelo menos nas voltas "médias" que tenho feito em solitário. Espero confirmar isto em voltas superiores a 100 kms! A minha coluna já apresenta alguns desvios, e por isso tenho de me adaptar a novos meios para atingir novos fins!
Por fim quero afirmar que este projecto não tem a pretensão de ver quem tem a pilinha mais comprida! Neste momento considero estar com uma erecção média! No entanto se a pilinha fosse pequena, mas que mesmo assim eu gostasse dela e no fim a ejaculação fosse uma realidade, sentiria-me realizado na mesma. Fique este ponto bem assente, mesmo eu usando um pouco de ironia.
Futuro:
Só a Deus pertence...mas se me for permitido e como já foi dito irei realizar muitos kms com ela. E espero não ter mais nenhum problema com o quadro, nem com nenhum componente.! O passo seguinte e a breve prazo é baixa-la dos 7000g e no total retirar uns bons 300g.(optimista)
Se não conseguir pedalar muito por motivos de saúde, sei que tenho algo "ali" que gosto e que me deu e dá prazer de olhar e pedalar!
Outro objectivo e com os quadros da china (in voga) é quase vontade mandar vir um e montar uma bike nova. Tenho o material todo retirado desta (a original) em caixas próprias e bem guardadas.
De referir que infelizmente e para a nossa economia quase todo o material foi comprado lá fora! Cá é práticamente impossível para um trabalhador (comum) comprar o que comprei pelo mesmo valor ou até só um pouco mais...
Para terem um exemplo dos preços de cá dos grupos completos deixo uma pequena lista:
- Campagnolo Record 11 V 2011 - 2051 Euros
- Campagnolo Chorus 11 V 2011 - 1422 Euros
- Sram Force BB30 2011 - 1250 Euros (Embora aqui o preço flutuasse mais em alguns locais)
Espero que gostem desta análise e que comentem. Mesmo que não gostem de algo e queiram dar a vossa opinião.
Fica a lista de pesos, pesado por mim e comprovados por fotos (alguns já no tópico próprio)
Actualizada em 23 de Outubro de 2011
Especificações/pesos:
Quadro Bianchi Sempre Tamanho 53 c/ Dropout e aperto de espigão - 1064g
Forqueta Bianchi Carbono/Alumínio - 557g
Pedaleira Sram Force 2011 BB30 50/34 - 614g
Rolamentos p/ pedaleira BB30 - 63g
Cassete Sram PG1070 11-26 - 230g
Corrente Sram PC 1091- 248g
Desviador Trás Sram Force caixa curta - 171g
Deviador Frente Sram Force - 88g
Manetes Sram Force - 343g
Caixa Direcção FSA Carbono - 67g
Cabos, Bichas, terminais, etc, etc…- 239g
Pneus Michelin Pro Race 3 -( Par) - 395g
Câmaras de Ar Continental Supersonic (Par) - 105g
Porta Bidão (Made in China) - 21g
Travões Sram Force c/Calços SwissStop - 287g
Avanço 3T Team 100mm - 124g
Selim Tune SpeedNeedle Alcantara black - 89g
Espigão de selim KCNC Ti Pro Lite 8000 31,6 x 400mm (Cortado a 300mm) - 134g
Pedais Speedplay Zero Chrome-Moly (Par) - 224g
Guiador 3T Ergonova 31.8 - 420mm - 209g
Fita Guiador Ritchey - 46g
Aperto das Rodas TOKEN TK480 (Par) - 44g
Rodas Tubulares Carbono 500mm - 1350g
Ciclo computador (Completo) - Pro - 51 g
Anilhas(Espaçadores) caixa Direcção - 17g
Abraçadeira do Desviador da Frente Sram - 23g
Protecções, massas (ar) e outros??? - +- 18g
Esperem por novidades porque elas irão surgir
Abraço
Jorge Santos aka Josant
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