• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Acompanhamento Detalhado a Nível de Treino

DMA

Well-Known Member
lgass, já tinhas aberto algum tópico pedindo ajuda? É que são tantos que uma pessoa acaba por não fixar todas as situações.

Em relação a questão dos planos de treinos, acho importante reter uma coisa. Não há planos perfeitos. Até atletas com anos e anos de experiência, acompanhados pelos melhores profissionais, volta e meia alteram a periodização, a forma como abordam a pré-temporada, entre n outros factores.
Foi aqui referido que a abordagem nesta fase "inicial" pode ser apenas um "sai e curte a bike". Eu até posso concordar. Mas o discutir e trocar ideias, não obriga a pessoa (no caso o lgass) a treinar dentro dum esquema rígido, só com séries ou saídas com ritmo controlado à x ou y% . A ideia, e na minha opinião a grande vantagem, é entender os fundamentos. O porque de ser feito isto ou aquilo. É como em tudo na vida. Podemos fazer as coisas porque decoramos ou porque alguém disse: "Faz assim!"; ou podemos realizar a tarefa entendendo a mecânica da coisa. Não tenho dúvidas que é mais prazeroso entendendo o porque das coisas. E é minha convicção que será mais fácil chegar mais longe e aderir melhor a um eventual plano de treino (ou meramente a pequenos conselhos ou ideias).

Em relação a questões concretas que apareceram no tópico, vou colocar entre parênteses a página do tópico onde está a afirmação, para não fazer muitas citações. É que vocês escrevem a um ritmo ... umas horas passadas e o tópico vai com uma porrada de páginas à mais.

@ Alberto (pág 3):

Por mim é claro que podes dizer e contribuir com aquilo que entendas. O tópico não é "meu", e mesmo que fosse gosto de interação e de discutir ideias.

@ Jorge97 (pág 4):

Eu não concordo que haja grande interesse em andar nesta fase inicial, a realizar séries de 30'' ou de 2'
Não é que não o possa fazer, mas nem de perto nem de longe tem grande interesse nesta fase. Um dia ou outro para explorar os seus limites, pelo gozo de ir à fundo tudo bem. Mas não deverá estar presente numa base semanal. Logo é algo para "mais tarde".
O Friel no livro dele deixa bem claro que este tipo de trabalho é dos que mais "marcas" deixa no atleta, e como tal, mais tempo de recuperação exige. É um tipo de trabalho mais reservado para a tentar atingir um pico, perto duma fase de tapering . Para incidir muito neste tipo de trabalho teríamos que ter um atleta tipo puncheur, um atleta que faz lead-out para um sprinter ou algo do gênero.
Mas tudo isto já são atletas maduros, com muito trabalho de base feito. Algo que parece-me não ser o caso do nosso colega lgass.
O grosso do trabalho, deve-se focar basicamente em ritmos dentro da zona tempo e limiar. As séries, no meu entender, devem ser na banda superior da zona limiar. Séries de 10, 15 ou 20 minutos seriam apropriadas. Mais tarde poderá começar a pensar em entrar com séries na zona inferior da zona VO2 e mais tarde ainda iríamos então para o tal trabalho na zona superior da zona VO2 ou até mais acima.
Mas para mim, é de reter: Primeiro construir bases sólidas; para tal o "pão com manteiga" serão as zonas tempo e limiar.

Também não concordo com os 2' de relax entre repetições de 30'' até pode ser aceitável, mas por exemplo em séries com repetições de 2' apenas 2' de repouso será curto. 4-5' serão a meu ver mais aconselháveis.

Em relação à forma de fazer as subidas, novamente não concordo. Subir com mudanças "pesadas" é trabalho de torque e baixa cadência. Sem dúvida que tem o seu lugar, principalmente no desenvolvimento de força à nível dos quadríceps. Mas isso é um tipo de trabalho avançado, para atletas com muita base, e sabendo bem o que fazer para não incorrer em lesões. E por aquilo que vou lendo (ainda há semanas um preparador físico da Thinkoff falava deste tipo de treino) o mesmo deve ser feito sentado e com uma pega relaxada, para evitar movimentos parasitas.

@ lgass (pág 5):

Pelo que percebi, fazes 3 treinos de ginásio, 2 de bike e um de corrida por semana (grosso modo). É isso?
Como a Carolina disse e bem, conciliar hipertrofia com corrida e ciclismo é complicado. Digo-te mais, será mesmo muito complicado. Muita gente mesmo só com o ginásio tem dificuldade em subir de peso em massa muscular. Muitas vezes as instruções nos ginásios também não são as melhores. Mesmo sem ciclismo, se quisesses ganhar 5kg, tinhas que comer constantemente (é claro, com qualidade) e o plano de treino ser adequado.
Mas se quiseres dar umas luzes sobre a tua rotina no ginásio, também podemos dar umas farpas.
Com bike, corrida e gym, vais ter que comer como um animal. E mais. Há questões hormonais na prática de desportos de endurance que estragam completamente o processo de hipertrofia.

Em relação a discussão sobre "picos de forma" (pág 9):

Um atleta nesta fase inicial, se estiver empenhado, irá sempre em progressão. Discutir picos de forma será para atletas "batidos", que já estão perto do seu potencial máximo.
Como não podem estar sempre a top, planeiam a época por forma a estarem nesse seu máximo (ou o mais perto possível dele) nas alturas cruciais da época. Supostamente 2 picos será o mais usual. 3 picos (reais) já será complicado. A não ser que o nosso nome seja Valverde ... eheheh
lgass, não te preocupes com os picos. Tu estarás numa fase de progressão constante por muito tempo. Tens é que fazer um tapering antes do evento e depois ... é desfrutar! e curtir os frutos do trabalho árduo realizado.
 

DMA

Well-Known Member
Em relação à off-season dos "prós", cada vez mais há um arrumar completo da bike.
A forma não pode cair como antes (epóca EPO, farmácias com rodas). Os atletas tem que manter um nível mais constante.
Há bastantes a fazer HIIT para perderem pouco tempo com a bike, conjugado com treino de pesos, alongamentos, etc.
 

lgass

Well-Known Member
nunca abri um tópico especialmente para mim, porque acho que as minhas ferramentas são demasiado limitadas para depois usufruir das dicas.

tenho que arranjar mais troços para andar em LX, provavelmente um rolo de treino para conseguir ter noções de cadências... e, pelos vistos, definir uma prova para ir para o ano!
 

Bruso

Well-Known Member
Desde quando é que tens de definir uma prova para evoluir??

Acho que estás a perceber alguma coisa mal Igass, ou então estão te a explicar mal.

Como o DMA já disse tu não terás pico de forma. Tendo em conta a tua forma tu tens muito que evoluir vais ver que te vais sentir cada vez melhor em cima da bicicleta, quer seja em termos de performance como ao nível de conforto. Se quiseres ter como objetivo uma prova, força, mas isso não é requisito para evoluir.
Tendo em conta que já estás no ginásio a única coisa que deves ter cuidado nesta fase é a sobrecarga do corpo e o overtraining.
 

JorgeFerreira97

Active Member
Muito boa contribuição DMA e obrigado por expressares a tua opinião.
Quanto ao Igass eu apenas respondi à questão anaeróbica porque foi questionado por um user já não sei é quem foi ao certo, é claro que neste momento não deverá fazer bastante vezes esse trabalho e é preciso ter uma especial atenção ao que ele treina pois como faz ginásio o corpo acaba por sair mais marcado e pode acusar grande desgaste desde cedo na bicicleta caso conjugue treinos duros com o trabalho duro no ginásio.
 

Carolina

Well-Known Member
nunca abri um tópico especialmente para mim, porque acho que as minhas ferramentas são demasiado limitadas para depois usufruir das dicas.

tenho que arranjar mais troços para andar em LX, provavelmente um rolo de treino para conseguir ter noções de cadências... e, pelos vistos, definir uma prova para ir para o ano!

no ginásio onde estás não tens bicicleta de spin? não é o mesmo que rolos/turbo trainer, mas dá para safar.
 

DMA

Well-Known Member
Em relação à off-season dos "prós", cada vez mais há um arrumar completo da bike.
A forma não pode cair como antes (epóca EPO, farmácias com rodas). Os atletas tem que manter um nível mais constante.
Há bastantes a fazer HIIT para perderem pouco tempo com a bike, conjugado com treino de pesos, alongamentos, etc.

Queria escrever "cada vez menos" e não "cada vez mais" ... a pressa dá nisso!

Obrigado pelas vossas palavras, é bom saber que não escrevemos "em vão" :)

Vamos continuar com uma troca porreira de ideias.

Logo que possa escrevo mais umas coisas que acho que ainda posso acrescentar.

Abraço a todos!
 

lgass

Well-Known Member
Igass tens muitos amores e vais ter que decidir-te por um. Vai mexendo-te entretanto.

o ginásio é uma "obrigação". 3 treinos de musculação por semana é algo equilibrado acho eu. a corrida tem sido a um ritmo bastante lento (6:15 min/km) porque vou a acompanhar a minha cara metade.

mas compreendo o que dizes... só que é difícil meter 3 ou 4 horas de bike mais vezes por semana. acho eu.

a bicicleta de spinning poderá ser uma solução... mas desde que ando de fininha aquelas parecem-me desconfortáveis... não me sinto lá bem "encaixado"
 

Rapido

Well-Known Member
DMA, gostei do teu post! Muito bom e deu-me algumas ideias :)

Igass, poderás sempre ser um triatleta.....pensa nisso ;)
 

GMQ

Well-Known Member
Igass não és um atleta profissional e pelo que percebo os teus fins são recreativos. se te sentes bem mantém essa tua agenda desportiva. A de spinning serve para compensar mas não é a mesma coisa e é normal que te sintas desencaixado. Boa pedaladas.
 

lgass

Well-Known Member
DMA, gostei do teu post! Muito bom e deu-me algumas ideias :)

Igass, poderás sempre ser um triatleta.....pensa nisso ;)

já pensei... em fazer um triatlo pelo menos... mas aí! aí tinha que ser acompanhado, fazer um plano de pelo menos 3 a 5 meses de preparação detalhada e minuciosa para ter um pico nessa altura :p
 

Rapido

Well-Known Member
Igass, essa é a minha ideia mas a muito longo prazo (2 a 3 anos). Até lá, trabalhar, evoluir, ganhar muita resistência, perder peso. Felizmente que a natação, que já pratico há mais de 20 anos, tecnicamente estou lá. Preciso mesmo é de melhorar o endurance na bike....este fds fiz o mediofondo aqui da Arrábida e fiquei a meio. Fiquei com a mesma sensação que tu descreves que tiveste na prova de Évora: pensei que estava acima daquilo que realmente estou....

Sempre a aprender :D
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Olá JorgeFerreira97, que presumo pelo que li e pelo nick tenha 17, 18 anos (espero que bem).

Deve ter uns tom&%$# do car#$%& para, com essa idade, ainda muito pouca experiência desportiva, inacabada formação académica e gratuitamente, dar "Acompanhamento Detalhado a Nível de Treino".

Já se percebeu que está num circo de feras onde, mesmo que escreva "fechem o tópico" não vai ser fácil sair desta.

Façamos de conta que cheguei aqui agora (mas garanto-lhe que li de fio a pavio todo o precedente exposto), há um tema que me suscita imensa curiosidade e interesse no acompanhamento de treino, principalmente durante a fase que atravessa e nas equipas de formação: DOPING, que abunda mais que erva daninha em beira de estrada!!!

Apenas porque quero continuar a viver limpinho e sem colinho e por isso continuar a fugir dele.

Pergunta simples e direta, e não precisa responder nem hoje nem algum dia, até porque vou de fim-de-semana e respeito também o seu.

Qual o acompanhamento que vos é incutido nas classes de formação com recurso ao doping?

Não vale dizer que não há nem existe, nem tão pouco confundir com suplementação... e o seu silêncio a mim não me satisfaz, mas também não o compromete: tudo preto no branco!!!

ah, o mundo é muito pequeno e no virar da esquina, ou na ponta de um teclado, está quem menos esperamos...

Cumprimentos,
 

JorgeFerreira97

Active Member
Olá JorgeFerreira97, que presumo pelo que li e pelo nick tenha 17, 18 anos (espero que bem).

Deve ter uns tom&%$# do car#$%& para, com essa idade, ainda muito pouca experiência desportiva, inacabada formação académica e gratuitamente, dar "Acompanhamento Detalhado a Nível de Treino".

Já se percebeu que está num circo de feras onde, mesmo que escreva "fechem o tópico" não vai ser fácil sair desta.

Façamos de conta que cheguei aqui agora (mas garanto-lhe que li de fio a pavio todo o precedente exposto), há um tema que me suscita imensa curiosidade e interesse no acompanhamento de treino, principalmente durante a fase que atravessa e nas equipas de formação: DOPING, que abunda mais que erva daninha em beira de estrada!!!

Apenas porque quero continuar a viver limpinho e sem colinho e por isso continuar a fugir dele.

Pergunta simples e direta, e não precisa responder nem hoje nem algum dia, até porque vou de fim-de-semana e respeito também o seu.

Qual o acompanhamento que vos é incutido nas classes de formação com recurso ao doping?

Não vale dizer que não há nem existe, nem tão pouco confundir com suplementação... e o seu silêncio a mim não me satisfaz, mas também não o compromete: tudo preto no branco!!!

ah, o mundo é muito pequeno e no virar da esquina, ou na ponta de um teclado, está quem menos esperamos...

Cumprimentos,

Essa pergunta em nada tem a ver com o tema debatido no tópico, dúvidas relacionadas com o treino são bem vindas quanto a este tipo de perguntas nem por isso se adequam aqui e por conseguinte não irei responder.
Pode tanto o Eric Cantona como os outros membros ficarem a pensar e até tirarem ilações negativas do que ouviram mas cada um agora irá ficar com as suas ilações.
 

Carolina

Well-Known Member
ERIC, não leves a mal, mas estás a colocar o JorgeFerreira97 numa posição injusta.

uma acusação de doping num fórum público, ainda por cima sendo fácil identificá-lo, pode gerar problemas graves para ele. achas mesmo que vai admitir aqui que já lhe sugeriram dopar-se?!

não querendo colocar palavras na boca do Jorge, mas a resposta provavelmente será não e se essa resposta é verdadeira só ele saberá.
 

Bernalve

Well-Known Member
Doping que se usa nas camadas jovens é mais à base de shot´s de cafeína que é legal. E uns comprimidos sem receita médica. Quem usar mais que isso, é mais uma opção individual que está nos segredos de quem usa. O Jorge quanto a isso não deve saber de muito, pode ter uma ideia, mas acredito que nunca tenha usado ou visto. E as autoridades devidas que devem realmente preocupar-se com isso a este nível, nem devem existir, e se existir é como não existissem.
 

Armando

New Member
Congratulo-me pelo simples facto de este tópico mostrar, que existe por aqui muito user com grandes conhecimentos e dispostos ajudar.

Só por isto este tópico ja valeu a pena.

Espero que pelo meio de toda esta informação, quem realmente queira aprender alguma coisa, consiga perceber tudo o que por aqui se vai dizendo.

Na minha forma muito singela de perceber as coisas, vejo que a base ja foi amplamente focada, passa pela definição daquilo que o atleta quer ser e pelo que está predisposto a fazer para que tal se concretize.

Definidas as ideias e os objetivos, ha que passar à pratica.
Eu costumo dizer aos candidatos a ciclistas que me abordam sobre este tema dos treinadores pessoais! Que eles têm que acreditar no treinador e fazer tudo o que ele implementou, pelo menos uma época inteira.
Depois no fim da época, analisar tudo e ver se realmente valeu a pena, se o trabalho deu os frutos desejados.

Apenas quero contar uma pequena historia que aconteceu comigo:

- Uma época houve em que a equipa de Master's onde eu alinhava, era orientada pelo atual selecionador de pista, Gabriel Mendes.

Ele prescrevia-me os treinos e eu tentava efetuar o que ele elaborava.

Vezes houve, em que eu entendia que o treino tinha sido curto e fazia mais um bocadito.
Vezes houve, em que ele me pedia mais esforço e por via de eu ter abusado anteriormente, naquela altura não conseguia cumprir com o pedido.
Vezes houve e eram muitas as vezes, em que por via do esforço dispêndio na minha vida laboral, eu não conseguia cumprir o plano de treino .

Depois existia também uma situação, que eram alguns adversários e ao mesmo tempo colegas circunstanciais de treino, que me diziam (andas a treinar por catalogo, mas isso não te vale de nada, pois ficas lá na mesma!!), e na realidade isso acontecia mesmo.

No fim da época disse ao treinador, que não valia a pena andar a perder tempo comigo, porque a minha vida profissional não me permitia efetuar o trabalho que ele me destinava e eu passava a treinar conforme me sentisse fisicamente.

Esta minha historia visa unicamente alertar os candidatos a ciclistas, para que sejam honestos convosco e saibam exatamente aquilo que querem e o quanto estão dispostos a sofrer para chegarem ao objetivo.

Mas não se esqueçam de que no caso de não conseguirem ser uns profissionais, a bicicleta mesmo em modo de passeio, consegue proporcionar-nos momentos de grande alegria e satisfação.
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Então o user JorgeFerreira97 deixou de ligar a tópico que abri-o.
Já agora quem é que recebeu conselhos do nosso user JorgeFerreira97

Eu recebi uma vez uma ideia de treino, e depois levei uma pisada de fazer poucos kms por semana.
Achei estranho porque a minha média semanal estava a ser acima dos 350 a 500 kms ou mais.
Este ano de 2015 vou terminar o ano com mais de 17mil kms ( ano de 2014 foram 19milkms )

Xau e bons treinos.
 
Top