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1º bike de estrada, muitas dúvidas...

elchocollat

Well-Known Member
Fazias 70/80km numa bike de btt adaptada para estrada com pedais normais+ténis?
Ah valente!!

Mesmo assim 200€ pode ser curto para comprares tudo isso
 
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cou7inho

Well-Known Member
200€ bem geridos deve dar para comprar essas 3 peças.
Mas para bem desses joelhos pede a alguém que perceba do assunto para instalar os encaixes dos sapatos.
 

cconst

Well-Known Member
Sapatos Decathlon: 49 eur (uso há 3 anos sem problemas)
Capacete Decathlon: 45 eur (uso há 3 anos sem problemas)
Pedais: cerca de 35 eur (uso uns da decathlon de 20 eur que não existem agora...)

Um total de 130 eur.

Relativamente à bike: usei a triban 520 (equivalente à RC500 com Sora 9v) durante 1,5 anos. Fiz um Troia - Sagres. Fiz o meio Ironmna de Cascais e nunca precisou de nada a não ser de camaras de ar e lubrificação.

O reverso: o bichinho pegou bem. Quiz evoluir. Agora tenho uma de carbono e 105. O 105 é diferente no funcionamento e os 200 eur de diferença para mim valem a pena (não me estou a referir ao conforto do carbono, mas sim ao funcionamento da transmissão). Sabendo o que sei hoje, possivelmente na altura adiava a compra 1 ou 2 meses e teria escolhido o modelo seguinte com o 105 tb.

Edit:
Para ti que vens do BTT... o 105 é o equivalente ao Deore... enquanto que o Sora equivale ao Alívio ou Acera
 

MJC

Member
Fazias 70/80km numa bike de btt adaptada para estrada com pedais normais+ténis?
Ah valente!!

Mesmo assim 200€ pode ser curto para comprares tudo isso
Exatamente! Na altura andava a pensar ir a Fatima com um grupo de amigos...o joelho estourou antes...Mas agora estou 4 anos mais velho... :D
 

MJC

Member
Sapatos Decathlon: 49 eur (uso há 3 anos sem problemas)
Capacete Decathlon: 45 eur (uso há 3 anos sem problemas)
Pedais: cerca de 35 eur (uso uns da decathlon de 20 eur que não existem agora...)

Um total de 130 eur.

Relativamente à bike: usei a triban 520 (equivalente à RC500 com Sora 9v) durante 1,5 anos. Fiz um Troia - Sagres. Fiz o meio Ironmna de Cascais e nunca precisou de nada a não ser de camaras de ar e lubrificação.

O reverso: o bichinho pegou bem. Quiz evoluir. Agora tenho uma de carbono e 105. O 105 é diferente no funcionamento e os 200 eur de diferença para mim valem a pena (não me estou a referir ao conforto do carbono, mas sim ao funcionamento da transmissão). Sabendo o que sei hoje, possivelmente na altura adiava a compra 1 ou 2 meses e teria escolhido o modelo seguinte com o 105 tb.

Edit:
Para ti que vens do BTT... o 105 é o equivalente ao Deore... enquanto que o Sora equivale ao Alívio ou Acera
Esse é o meu medo...trocar ao fim de ano e meio...Para isso prefiro agora fazer o investimento...Estou a falar porque ao fim de 1 ano troquei a biclicleta de BTT por esse mesmo motivo e não quero cair no mesmo erro, apesar de não ter qualquer noção de como são a de estrada...Vou pensar ainda mais no assunto.
 

edununo

Well-Known Member
Sapatos Decathlon: 49 eur (uso há 3 anos sem problemas)
Capacete Decathlon: 45 eur (uso há 3 anos sem problemas)
Pedais: cerca de 35 eur (uso uns da decathlon de 20 eur que não existem agora...)

Um total de 130 eur.

Relativamente à bike: usei a triban 520 (equivalente à RC500 com Sora 9v) durante 1,5 anos. Fiz um Troia - Sagres. Fiz o meio Ironmna de Cascais e nunca precisou de nada a não ser de camaras de ar e lubrificação.

O reverso: o bichinho pegou bem. Quiz evoluir. Agora tenho uma de carbono e 105. O 105 é diferente no funcionamento e os 200 eur de diferença para mim valem a pena (não me estou a referir ao conforto do carbono, mas sim ao funcionamento da transmissão). Sabendo o que sei hoje, possivelmente na altura adiava a compra 1 ou 2 meses e teria escolhido o modelo seguinte com o 105 tb.

Edit:
Para ti que vens do BTT... o 105 é o equivalente ao Deore... enquanto que o Sora equivale ao Alívio ou Acera
É mais SLX.
105 - SLX
Ultegra - XT
Dura-ace - XTR.

Eu acho que os 200 euros a mais para ter 105 se justificam, desde que não façam falta para o restante equipamento.
 

Mendas

Well-Known Member
Eu andei cerca de um ano e meio com sora de 9v, com cassete de 11-34 sem qualquer problema, se o peso não é relevante vais bem servido, tens que ter em conta que, se mais tarde quiseres fazer upgrade para 105, gastas mais que 200€.

O grupo Sora actual, de acordo com o que li, não tem nada a ver com o Sora antigo
 
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Bruso

Well-Known Member
Vocês e o trocar de bike ao final de 1 ano. Só trocas de bike se tiveres dinheiro para tal e não por necessidade ou porque o bicho pegou.
Eu andei com uma CAAD8 com Sora durante 3 anos e nunca tive problemas. Comprei esta bike já com o bixo de Ciclismo activo e não me considero um ciclista lento. Ela bem que levou com watts.

Já o disse noutro tópico, nesta última geração as grande diferença entre grupos são número de velocidades (Sora 9, 105 11 sendo que a grande diferença são os saltos entre velocidades), peso, qualidade dos materiais e o facto de o Sora não ter versão discos.

Se o orçamento está definido compra Sora e esquece lá as trocas que vais fazer daqui a 1 ano. Ciclismo é um poço sem fundo. Nunca vais parar de gastar dinheiro. Bike, rodas, Jersey, pneus, sapatos, meias, selim, capacete, óculos de sol. Quando pensas que já tens tudo e que este mês não gastas dinheiro, a corrente vai à vida ou reparas que precisas substituir os travões. Sabes o quê que faz isto tudo valer a pena? Sentar-se em cima dela e divertir-se seja com que kit for.
 

MJC

Member
Vocês e o trocar de bike ao final de 1 ano. Só trocas de bike se tiveres dinheiro para tal e não por necessidade ou porque o bicho pegou.
Eu andei com uma CAAD8 com Sora durante 3 anos e nunca tive problemas. Comprei esta bike já com o bixo de Ciclismo activo e não me considero um ciclista lento. Ela bem que levou com watts.

Já o disse noutro tópico, nesta última geração as grande diferença entre grupos são número de velocidades (Sora 9, 105 11 sendo que a grande diferença são os saltos entre velocidades), peso, qualidade dos materiais e o facto de o Sora não ter versão discos.

Se o orçamento está definido compra Sora e esquece lá as trocas que vais fazer daqui a 1 ano. Ciclismo é um poço sem fundo. Nunca vais parar de gastar dinheiro. Bike, rodas, Jersey, pneus, sapatos, meias, selim, capacete, óculos de sol. Quando pensas que já tens tudo e que este mês não gastas dinheiro, a corrente vai à vida ou reparas que precisas substituir os travões. Sabes o quê que faz isto tudo valer a pena? Sentar-se em cima dela e divertir-se seja com que kit for.
Quando falo em trocar de bike tem a ver com o meu desempenho em cima dela. Tudo bem que estou parado há muito tempo, mas na altura que andava na de BTT com pneus de estrada, com pedais e tenis normais e fazia cerca de 70/80 km, não fazia mais pq o desempenho da bike não o deixava tanto em rendimento como em conforto. Não gosto, e não posso (financeiramente) trocar de bike todos os anos muito menos pq tal como diz, o investimento nunca pára, ou no equipamento, ou no pormenor, apenas quero comprar algo que me leve a ultrapassar os meus limites todos os dias e a não estagnar por falta de desempenho. Por mim as bicicletas podiam durar 10 anos. Obrigado a todos...
 

Mendas

Well-Known Member
Vocês e o trocar de bike ao final de 1 ano. Só trocas de bike se tiveres dinheiro para tal e não por necessidade ou porque o bicho pegou.
Eu andei com uma CAAD8 com Sora durante 3 anos e nunca tive problemas. Comprei esta bike já com o bixo de Ciclismo activo e não me considero um ciclista lento. Ela bem que levou com watts.

Já o disse noutro tópico, nesta última geração as grande diferença entre grupos são número de velocidades (Sora 9, 105 11 sendo que a grande diferença são os saltos entre velocidades), peso, qualidade dos materiais e o facto de o Sora não ter versão discos.

Se o orçamento está definido compra Sora e esquece lá as trocas que vais fazer daqui a 1 ano. Ciclismo é um poço sem fundo. Nunca vais parar de gastar dinheiro. Bike, rodas, Jersey, pneus, sapatos, meias, selim, capacete, óculos de sol. Quando pensas que já tens tudo e que este mês não gastas dinheiro, a corrente vai à vida ou reparas que precisas substituir os travões. Sabes o quê que faz isto tudo valer a pena? Sentar-se em cima dela e divertir-se seja com que kit for.
Eu mudei porque o quadro era pequeno, e a geometria não era a mais adequada, fora isso, espero ter bike para muitos anos....

PS - Adorava ter uma coisinha destas...o_Oo_Oo_O

 

MJC

Member
Já agora, outra coisa! Tenho 1,82cm o tamanho da bike é o L, certo? E as afinações quem as tem de fazer? Eles quando a comprar? Ou eu? Não percebo mto bem disso tb!
 

Mendas

Well-Known Member
Já agora, outra coisa! Tenho 1,82cm o tamanho da bike é o L, certo? E as afinações quem as tem de fazer? Eles quando a comprar? Ou eu? Não percebo mto bem disso tb!
Afinações como assim? colocares a altura do selim correcta, esse tipo de coisas?
 
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MJC

Member
Afinações como assim? colocares a altura do selim correcta, esse tipo de coisas?
Do selim ainda consigo, não tenho de mexer também no volante? Na BTT para evitar que o peso caia todo nos punhos, mexe-se conforme a altura do praticante, na estrada não?
 

cou7inho

Well-Known Member
Do selim ainda consigo, não tenho de mexer também no volante? Na BTT para evitar que o peso caia todo nos punhos, mexe-se conforme a altura do praticante, na estrada não?
Em vez de volante diz-se guiador :D
Podes puxar as manetes mais para cima para não ires tão esticado. Mas se comprares o tamanho certo, em principio, não deves ter de mexer muito nisso. Na loja até te podem fazer isso, mas só se o vendedor perceber do assunto. O ideal era mesmo fazer um bikefit.
 
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GuilhermeOliveira

Well-Known Member
É sempre assim, depois mais um elo rápido, mais uma bomba de mão ou botija co2, mais uma bolsinha, mais um adaptador de pipo fino para grosso, mais isto, mais aquilo
Depois não gostas do peso dos pedais vêm outros, etc e tal

Pensa, pondera e segue em frente, não faças como alguns que a conversa começa com sardinha e no fim é dourada ou robalo e ainda alguns demoram 6 meses para se decidirem e no fim não foi pelo melhor

É como costumo dizer, levo a velha de ferro para as distancias maiores e com oito carretes e nunca foi por causa disso que ela nunca chegou a casa
 

Bruso

Well-Known Member
Tudo bem que estou parado há muito tempo, mas na altura que andava na de BTT com pneus de estrada, com pedais e tenis normais e fazia cerca de 70/80 km, não fazia mais pq o desempenho da bike não o deixava tanto em rendimento como em conforto.
E aí dou-te os parabéns. É este o espírito que acho que falta muitas vezes por aqui. E compreendo perfeitamente o que dizes. Acredita que irás notar diferença com uma bike de estrada. Importante é escolheres um tamanho correcto e dares tempo ao teu corpo para se adaptar à nova posição. Não tem nada a ver com uma bike de BTT - guiador é mais estreito, manetes estão numa posição diferente, não há amortecedores, vai numa posição mais esticada. Mas isto são coisas que só com o tempo em cima dela vais perceber.

Por mim as bicicletas podiam durar 10 anos.
Não é por ser Sora ou 105 que vai fazer diferença. Uma transmissão mesmo com boa manutenção não deverá durar 10 anos a fazer 200kms por semana. A qualquer altura terá de ser mudada e nessa altura já saberás o que vale um Sora e podes fazer o upgrade para o 105.
 
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