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1º bike de estrada, muitas dúvidas...

jcca

Well-Known Member
concordo, penso que um tiagra 10v chega-me perfeitamente, mas tenho medo de gastar o dinheiro e depois ficar com aquela sensação que devia ir para o 105...
Só conto uma parte da história porque os restantes componentes não são minimamente comparáveis,
Tenho um cubo traseiro fabuloso mas é de dez velocidades, neste momento todas as minhas bicicletas de estrada são de onze velocidades, deram-me uma cassete de dez tão ou mais fabulosa que o cubo(188) 11-28 (red) seria um desperdício não utilizar, nem noto que a cassete é de dez e não de onze (até hoje ainda não fui ver em que andamentos é a diferença).

Por isso Tiagra de 10 se fores ver as especificações de peso e funcionamento se calhar é ultegra (6600 ou mesmo melhor) há 6 anos.
Escolhe a cassete bem 30 ou mesmo 32 e vais fazer muitos e muitos km.
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
Tenho Tiagra de discos e só posso dizer maravilhas,tenho 16.000 kms feitos e zero problemas de maior apenas foram feitas manutenções normais pastilhas e uma corrente,sendo sincero realmente a qualidade dos componetes evoluiu tanto que não entendo o complexo do pessoal iniciante em ter um grupo de dez velocidades vai onde vai o Ultegra e os 105 alias no meu grupo de pedal sou o único que tem Tiagra e bicicleta de Alumínio e não é por isso que ando menos que os outros em carbono e 105/Ultegras!
 

Negoci8er

Well-Known Member
Já agora e falando de grupos, no podcast do Cyclingtips foi dito que o Shimano Sora actual é muito bom. O Caley até disse que se fechares os olhos e não tiveres grande experiência nem notas diferenças para um 105 para além do número de velocidades.

Concordo com tudo o que foi dito sobre isto dos grupos, eu próprio comprei 105 e acho mais que suficiente. Até poderia ser Sora ou Tiagra que teria feito o mesmo que fiz até hoje. ;)
Mas acho piada a isto das semelhanças...
Há uns tempos vi um video na canal GCN onde comparavam o 105 com o Dura Ace e dizem que ao nível de funcionamento são idênticos.
Então temos, Shimano Sora é idêntico ao 105. 105 é idêntico ao Dura Ace.
Podemos dizer que o Shimano Sora é idêntico ao Shimano Dura Ace? :p
 

gfrmartins

Well-Known Member
Concordo com tudo o que foi dito sobre isto dos grupos, eu próprio comprei 105 e acho mais que suficiente. Até poderia ser Sora ou Tiagra que teria feito o mesmo que fiz até hoje. ;)
Mas acho piada a isto das semelhanças...
Há uns tempos vi um video na canal GCN onde comparavam o 105 com o Dura Ace e dizem que ao nível de funcionamento são idênticos.
Então temos, Shimano Sora é idêntico ao 105. 105 é idêntico ao Dura Ace.
Podemos dizer que o Shimano Sora é idêntico ao Shimano Dura Ace? :p

Pode-se dizer que é identico, a maneira de funcionar é semelhante, perde claro em:

Peso, ajustabilidade, alguns componentes de maior qualidade (qualidade do material utilizado assim como da qualidade de construção), algumas opções não estão disponiveis nas gamas mais baixas.

Agora identicos são, mas não são a mesma coisa mas não comprometem
 

Bruso

Well-Known Member
Estamos a falar ao nível de funcionamento e de feeling.

O número de velocidades, o peso, a construção, os materiais usados são a grande diferença. Atenção que estou a falar de grupos recentes.

O Sora acho que ainda não tem opção de travão de disco.
Sora e Tiagra estão limitados a 10velocidades.
 

MJC

Member
Boas, registei-me hoje no grupo e tenho estado a ler os comentários e os post relacionados com as minhas duvidas actuais...Este é um deles. Faz 4 anos que deixei de pedalar por causa do meu menisco interno do joelho direito.
Tinha um bicicleta de BTT antes adaptada à estrada em que fazia cerca de 70/80 km ...o joelho não deixava fazer mais...
Entretanto fui operado e passado 1 ano e muitos kg a mais, regressou a vontade de voltar a pedalar, mas agora queria uma de estrada.
Não tenho dinheiro para entrar em loucuras, até porque será a 1ª de estrada que vou ter, e as minhas duvidas são semelhantes apesar de eu querer comprar nova. RC500 ou RC520? Acham que compensa os 200€ a mais, sendo que terei de comprar os pedais e os sapatos que não tenho, além do capacete. Será que se não estiver satisfeito com o 9V do Sora consigo fazer o upgrade para 11V 105?
Tenho receio de gastar os 200 euros sem "ser necessário" ao invés de os investir em equipamento.
 

Carolina

Well-Known Member
Parece-me preferível usares esse dinheiro para o equipamento. E mesmo assim 200€ já é curto para isso tudo.

Não é por ser Sora que vais andar menos.
 

MJC

Member
Parece-me preferível usares esse dinheiro para o equipamento. E mesmo assim 200€ já é curto para isso tudo.

Não é por ser Sora que vais andar menos.
Pois...e nem sei se conseguirei voltar ao que era...
Obrigado pelo conselho!
 

cou7inho

Well-Known Member
Se desse para gastar os 200€ a mais acho que valia a pena. Ainda para mais se estás a voltar depois de uma lesão no joelho acho que seria boa ideia ter uma cassete com saltos pequenos. Mas isto sou eu a falar.
Acho que será boa ideia guardares uns euros para um bikefit para nao fazeres os joelhos sofrer demais e estragar tudo.
 

MJC

Member
Se desse para gastar os 200€ a mais acho que valia a pena. Ainda para mais se estás a voltar depois de uma lesão no joelho acho que seria boa ideia ter uma cassete com saltos pequenos. Mas isto sou eu a falar.
Acho que será boa ideia guardares uns euros para um bikefit para nao fazeres os joelhos sofrer demais e estragar tudo.
Poder...posso! A diferença é que não tenho a minima ideia do que é a "transmissão de estrada", esses saltos pequenos que se refere são propriamente o quê? Desculpe a minha ignorância.
A minha duvida será mesmo gastar (200€) e não compensar...
Se conseguisse fazer depois um upgrade ao grupo por apenas esses 200 euros...
 

Carolina

Well-Known Member
Os saltos não vão ter impacto praticamente nenhum, sinceramente. Pior era se não tivesse andamentos leves, mas até tem.
 
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cou7inho

Well-Known Member
Poder...posso! A diferença é que não tenho a minima ideia do que é a "transmissão de estrada", esses saltos pequenos que se refere são propriamente o quê? Desculpe a minha ignorância.
A minha duvida será mesmo gastar (200€) e não compensar...
Se conseguisse fazer depois um upgrade ao grupo por apenas esses 200 euros...
Os saltos são a variação do numero de dentes entre velocidade da cassete
Na de 9vel a cassete tem estes dentes 11/13/15/17/19/21/24/28/32
Na de 11vel tem estes 11/12/13/14/15/17/19/21/24/28/32
Na prática podes ou não sentir diferença. Há situações em que vais a 30km/h, por exemplo, e sentes que vais com uma mudança leve de mais, mas se metes a mudança seguinte já fica pesado demais. Isso tem a ver com a diferença do numero de dentes na cassete entre essas duas velocidades. Se reparares na de 9 vel começa 11-13-15-17 e na de 11 os saltos são mais pequenos. Espero que tenha ajudado na explicação.
Com 200€ acho que não fazes o upgrade de Sora 9v para 105 11v, pelo menos trocando cassete, desviadores e pedaleiro. A menos que por haja ai uns descontos.
 
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MJC

Member
Os saltos não vão ter impacto praticamente nenhum, sinceramente. Pior era se não tivesse andamentos leves, mas até tem.
Acha que não se vai notar a diferença? Também tem mto a ver com a pernas, certo? Ao inicio custará sempre mais, até recuperar a forma fisica normal.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Boas, opinião de um aleijado
O que uma faz a outra também faz, chegam ambas ao topo da montanha e se a distância for grande, é igual para as duas

Se fosse eu era a 520
Sendo para ti e já que estás a pensar se depois dá para alterar, dá, mas em vez de 200 gastas 300 ou mais

O meu conselho, se vais poupar no equipamento, capacete, sapatos, etc, para gastares na 520, compra a 500 e adquire melhor equipamento

Se podes compra logo a 520
 

MJC

Member
Os saltos são a variação do numero de dentes entre velocidade da cassete
Na de 9vel a cassete tem estes dentes 11/13/15/17/19/21/24/28/32
Na de 11vel tem estes 11/12/13/14/15/17/19/21/24/28/32
Na prática podes ou não sentir diferença. Há situações em que vais a 30km/h, por exemplo, e sentes que vais com uma mudança leve de mais, mas se metes a mudança seguinte já fica pesado demais. Isso tem a ver com a diferença do numero de dentes na cassete entre essas duas velocidades. Se reparares na de 9 vel começa 11-13-15-17 e na de 11 os saltos são mais pequenos. Espero que tenha ajudado na explicação.
Com 200€ acho que não fazes o upgrade de Sora 9v para 105 11v, pelo menos trocando cassete, desviadores e pedaleiro. A menos que por haja ai uns descontos.
Claro que ajudou na explicação, termos técnicos não são comigo. Mas sim, percebi também o seu ponto de vista. Mas tudo dependerá também das pernas, talvez ao inicio custe mais um pouco, mas depois não se notará tanto a diferença, digo eu. Também quero começar devagar com poucos kms para me adaptar a nova realidade, até pelos pedais de encaixe que nunca usei e estou receoso. Não queria era ao fim de 1 ano e de alguma prática (2x/3x semana máximo) achar que devia ter comprado a triban RC520...o meu maior receio é esse principalmente!
 

MJC

Member
Boas, opinião de um aleijado
O que uma faz a outra também faz, chegam ambas ao topo da montanha e se a distância for grande, é igual para as duas


Se fosse eu era a 520
Sendo para ti e já que estás a pensar se depois dá para alterar, dá, mas em vez de 200 gastas 300 ou mais


O meu conselho, se vais poupar no equipamento, capacete, sapatos, etc, para gastares na 520, compra a 500 e adquire melhor equipamento

Se podes compra logo a 520
A nivel de roupa e ferramentas, tenho muita coisa das minhas voltas antigas... Preciso só dos pedais,sapatos e capacete (o outro já é mto antigo). Já vi é que nestes 3 vou rondar os 200 euros...
 
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