• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Search results

  1. P

    As alterações ao código da estrada e a nossa falta de civismo

    Bom dia a todos, a quem interessar - e não pretendo ensinar nada a ninguém, é apenas info que acho útil e que uso no meu dia-a-dia enquanto ciclista, eu costumo seguir três princípios; a) um documento de identificação caducado só te identifica se o agente de autoridade tiver muito boa vontade...
  2. P

    As alterações ao código da estrada e a nossa falta de civismo

    Helio69., em parte concordo com o teu desabafo. No entanto não posso deixar de verificar um grande desconhecimento da Lei. É devido a situações como estas que existe a ressalva legal "e não causarem perigo ou embaraço para o trânsito". Para condutores cuidadosos e cumpridores, a falta de...
  3. P

    Selin Brooks e os outros

    Eu uso um Brooks B17 na minha bicicleta urbana. Desaconselho selins mais baratos de pele porque a experiência de pessoas que conheço com selins de pele (BLB, por exemplo), é muito má. Subscrevo no essencial os compentários do gonpalco sobre o peso e os inconvenientes da chuva. Nunca me...
  4. P

    Diferenças entre gamas Shimano

    Caros, Estou a pensar trocar de bicicleta, principalmente porque o quadro que actualmente tenho é demasiado grande para a minha altura. Embora já tenha melhorado a posição com um avanço de 60mm, o quadro é ainda grande para mim. O meu tamanho, pelo que tenho visto anda entre o 48 e o 51...
  5. P

    Papéis para o chão

    Caros, Nas voltas que faço ao fim-de-semana tenho observado com tristeza o facto de muito ciclistas deitarem papéis para o chão. E não vejo só "míúdos" a fazê-lo, mas também companheiros de mais idade, que eventualmente deveriam dar o exemplo. Já abordei alguns companheiros de estrada e já...
  6. P

    Discussão de trânsito por circular a par

    Desconheço os agente da autoridade estão sujeitos a algum tipo de curso de atualização - e se estarão por ocasião da entrada em vigor deste novo CE em 01/01/2014. Contudo, é da maior importância para os ciclistas que os agentes estejam a par das mais recentes alterações. Existem uma série de...
  7. P

    Fui atropelado!!

    Jpacheco, tal como se passa com os automóveis, o seguro mais obrigatório e mais comum é contra terceiros. Assim sendo, mesmo que um ciclista não tenha seguro, se for abalroado, deve ser ressarcido de todos os danos em que incorra em consequência do acidente. O art. 11.º, n.º 2 do da Lei do...
  8. P

    Fui atropelado!!

    Caro DanielPascoal Não há qualquer obrigatoriedade de seguro nem - que se saiba - há qualquer projecto ou proposta de lei nesse sentido. É verdade que as bicicletas são veículos que circulam no trânsito e que podem por isso causar danos. No entanto, à semelhança do que acontece com outros...
  9. P

    Discussão de trânsito por circular a par

    Caro Cannondale_27, Quaisquer ultrapassagens (e já agora, quaisquer manobras) devem ser feitas sem gerar perigo para qualquer utente da via. A partir de 01/01/2014, esta obrigação passa a ser mais acentuada quando os veículos automóveis/motorizados partilhem a via para os utilizadores...
  10. P

    Discussão de trânsito por circular a par

    Bom dia a todos, Estive no FestivalBike em Santarém no dia 19/10 a fazer uma conferência sobre as alterações ao Código da Estrada. Na qualidade de profissional da área do direito, juntamente com outros quadros da FPCUB, fizemos uma apresentação e apreciação da lei (que já foi publicada) que...
  11. P

    Festival Bike 2013

    Pratoni, claro que existe esse dever de aguardar a distância de segurança, até porque resulta expressamente do CE. Se a paragem se verificar de forma propositada para "ganhar uma porta de trás nova", obviamente, é possível argumentar o contrário. Num caso desses, sem dúvida que estamos...
  12. P

    Festival Bike 2013

    Morg, Não há problema nenhum. Fico contente por poder ajudar os companheiros da estrada. Em reposta à tua questão, a prova da culpa é sempre necessária. A questão é que normalmente, se os casos de sinistros são resolvidos entre seguradoras, não é preciso fazer a prova da culpa, porque estas...
  13. P

    Festival Bike 2013

    É necessário fazer essa prova. Contudo, como normalmente isso só é conseguido em acção judicial (porque as seguradoras podem não ficar sensibilizadas para os argumentos na fase pré-judicial). Se uma viatura estiver parada, com a devida sinalização (o triângulo correctamente posto), a culpa é...
  14. P

    Festival Bike 2013

    Caro kalinas, Sem me pronunciar sobre os contornos específicos do caso, porque não há informação suficiente, a circulação da berma é, à luz do Código da Estrada ainda em vigor (o novo só entra em vigor em 01/01/2014), ilegal e punível com contraordenação. Dispõe o art. 17.º do Código da...
  15. P

    Festival Bike 2013

    Boa tarde, Não faço ideia quanto tempo dura, mas não será certamente longa. Deve focar-te nas alterações essenciais. Um abraço, Pedro Portela.
  16. P

    Francesa, rotulada de supermercado

    Jusko, Quando digo que "...o que é mais em conta é tipicamente menos resistente..." refiro-me a bicicletas dentro da mesma marca, o que deixei bem claro quando o escrevi acima, no meu posto. Ilustrando com um exemplo, na antiga gama das Btwin de estrada (a actual não conheço de cabeça), a Btwin...
  17. P

    Festival Bike 2013

    Caros amigos, No próximo dia 19 de Outubro irei estar no Festival Bike (que ocorrerá nos dias 19 e 20/10 no CNEMA, em Santarém) numa sessão de esclarecimento sobre as alterações ao Código da Estrada. A sessão ocorrerá pelas 15:00. A sessão de esclarecimento tem a organização da FPCUB e...
  18. P

    Francesa, rotulada de supermercado

    Recentemente uma grande loja da especialidade da zona de Lisboa e arredores informou-me via telefone que não aceitavam retomas de bicicletas Btwin ou Berg, mas que estariam disponíveis para aceitar "bicicletas de marca". Seja como for, tenho e já tive várias bicicletas de marca, algumas topo de...
  19. P

    Sapatos de estrada Shimano

    Bom dia, Estou à procura de uns sapatos de estrada; os meus de BTT são muito pesados e ensopam com a chuva. Ando a ver se reúno uma coroas para o efeito, mas não está fácil. Segundo li, a arte é combinar o (baixo) preço com a rigidez e a leveza. Como já usei sapatos Shimano e gostei (e sei...
  20. P

    Sapatos Diadora

    Boa tarde, Alguém tem experiência com sapatos Diadora? Eu calço o 40 em sapatos normais. Em sapatos Shimano, em BTT/Estrada, calço sempre o 42. Sabem qual é o "salto de número" nos sapatos de encaixe Diadora? Serão na mesma os 2 números (42)? Obrigado a todos.
Top