pratoni
Well-Known Member
Não quero entrar em polémicas e acima de tudo penso que deve haver o máximo de bom senso de parte a parte, e acredito que há idiotas em todo o lado (tal como acredito que esse "pantani" do teu 1º relato o possa ter sido) mas, lendo o teu segundo relato, o primeiro pensamento que me veio à cabeça foi, "e se fosse uma carroça ou um trator à mesma velocidade?", estarias a dizer o mesmo?
É um obstáculo ainda maior, terias de abrandar na mesma e provavelmente causar-te-ia maior transtorno porque não pode mudar de forma para facilitar a sua ultrapassagem, tal como um grupo de ciclistas pode.
Agora o que podes fazer é ver o "pelotão", ou grupo de ciclistas, como um veiculo/entidade só, tal como os cardumes.
Daí muitos insistirem que é mais fácil ultrapassar um conjunto que vai aglomerado ocupando a faixa de rodagem toda do que 25 pares de ciclistas seguidos ou até mesmo 50 ciclistas em fila. Daí os grupos grandes, nem que seja para própria defesa, andem em aglomerado...
Tal como o portelinni referiu antes, e embora muita gente em portugal ainda não perceba, existe a seguinte obrigação:
É um obstáculo ainda maior, terias de abrandar na mesma e provavelmente causar-te-ia maior transtorno porque não pode mudar de forma para facilitar a sua ultrapassagem, tal como um grupo de ciclistas pode.
Agora o que podes fazer é ver o "pelotão", ou grupo de ciclistas, como um veiculo/entidade só, tal como os cardumes.
Daí muitos insistirem que é mais fácil ultrapassar um conjunto que vai aglomerado ocupando a faixa de rodagem toda do que 25 pares de ciclistas seguidos ou até mesmo 50 ciclistas em fila. Daí os grupos grandes, nem que seja para própria defesa, andem em aglomerado...
Tal como o portelinni referiu antes, e embora muita gente em portugal ainda não perceba, existe a seguinte obrigação:
«O condutor deve regular a velocidade de modo a que, atendendo à presença de outros utilizadores, em particular os vulneráveis, às características e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições meteorológicas ou ambientais, à intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstâncias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente.»