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As alterações ao código da estrada e a nossa falta de civismo

pratoni

Well-Known Member
Não quero entrar em polémicas e acima de tudo penso que deve haver o máximo de bom senso de parte a parte, e acredito que há idiotas em todo o lado (tal como acredito que esse "pantani" do teu 1º relato o possa ter sido) mas, lendo o teu segundo relato, o primeiro pensamento que me veio à cabeça foi, "e se fosse uma carroça ou um trator à mesma velocidade?", estarias a dizer o mesmo?

É um obstáculo ainda maior, terias de abrandar na mesma e provavelmente causar-te-ia maior transtorno porque não pode mudar de forma para facilitar a sua ultrapassagem, tal como um grupo de ciclistas pode.

Agora o que podes fazer é ver o "pelotão", ou grupo de ciclistas, como um veiculo/entidade só, tal como os cardumes.

Daí muitos insistirem que é mais fácil ultrapassar um conjunto que vai aglomerado ocupando a faixa de rodagem toda do que 25 pares de ciclistas seguidos ou até mesmo 50 ciclistas em fila. Daí os grupos grandes, nem que seja para própria defesa, andem em aglomerado...

Tal como o portelinni referiu antes, e embora muita gente em portugal ainda não perceba, existe a seguinte obrigação:
«O condutor deve regular a velocidade de modo a que, atendendo à presença de outros utilizadores, em particular os vulneráveis, às características e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições meteorológicas ou ambientais, à intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstâncias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente.»
 

petrix

Well-Known Member
Pelo tom do primeiro post do Hélio, já vi que tipo de ciclista, automobilista e motociclista é que é.
E mais não digo, porque em tópicos destes não vale a pena uma pessoa sequer comentar, porque só serve para se chatear.
 

cutkiller

Well-Known Member
Acho que a mensagem que o Hélio quer transmitir é tão só e apenas, que nos devemos proteger enquanto andamos de bicicleta..

Se queremos o respeito quando vamos em cima da "bina", também precisamos de respeitar quem vem ao volante de um automóvel... Mas mais importante que isso temos de salvaguardar a nossa segurança!!

Eu "sou ciclista" à pouco tempo, e quando vou dar a minha volta penso sempre em evitar os erros que via pessoas fazerem!

No caso em questão que o Hélio identifica, até lá podia estar um acidente na curva... e ele não via na mesma..... Mas aí nada se podia fazer... Agora um ciclista pode salvaguardar os seus interesses e a sua saúde...

É como andar a pé... Numa curva com fraca visibilidade não se anda aos pares... faz-se um fila única e siga... Eu que já fui a Fátima a pé, é assim que me comporto... E andar de bicicleta não custa nada fazer o mesmo... Depois de passar a curva há-de vir uma reta e já podemos ir lado a lado! :) :)
 

Plobo

New Member
Um artigo sobre esta matéria que vale a pena ler:

http://codigodaestrada.org/67/operacao-pedalar-em-seguranca

Transcrevo uma parte do artigo para incentivar a leitura do resto:

"Num total de 1685 multas, apenas 37 ciclistas foram multados! Ou seja, apesar de o número de utilizadores de bicicleta representar 18.6% dos fiscalizados, o número de multas a ciclistas representa apenas 2.2% do total das mesmas!

E qual o tipo de infração mais generalizada? 22 ciclistas que não tinham documentos de identificação, 13 identificados por desobedecerem ao sinal encarnado dos semáforos, um por conduzir a bicicleta sem as mãos no guiador e outra por circular em paralelo com mais do que uma bicicleta. "
 

cutkiller

Well-Known Member
Epá eu por acaso quase nunca levo identificação comigo........ Se calhar.... convém começar a levar! :D
 

jpacheco

Well-Known Member
Eu tinha unicamente os cartões do seguro FPCUB e esta semana passei a meter o CC... mas depois acontece que chego a casa e já saí um dia inteiro e esqueci-me novamente de colocar na carteira (também podia dar multa).

Não dará para meter um chip em qualquer lado do corpo para não esquecer...
 

Morg

Well-Known Member
Eu também não costumo levar.
Ultimamente quando me lembro tenho levado nas voltas maiores.
Depois também tenho a preocupação se o volto a meter na carteira.

É pena que não se possa levar uma cópia.

jpacheco, este ano recebeste a carta do FPCUB com o autocolante de 2014?
Não recebi nada.
 

fjota

Member
Eu nunca levei...BI nem CC, mas agora tenho os 2 :D vou levar o BI e o CC fica onde deve...
Afinal o BI apesar de ''fora de prazo'' não deixa de me identificar, e é original...
 

jpacheco

Well-Known Member
jpacheco, este ano recebeste a carta do FPCUB com o autocolante de 2014?
Não recebi nada.


nem autocolante, nem as revistas que disseram, que nem lembro o nome. Até já pedi mais esclarecimentos, mas a não resposta dá para perceber que o melhor é não esperar por nada. Para o ano mudo de seguradora, pois já vi que a concorrência tem um desconto enorme nos GrandeFondos que pretendo participar :p
 

cutkiller

Well-Known Member
Não é pelo tópico... Mas hoje no Facebook da BikeVendas aparece isto:


"Pessoal, precisamos da vossa ajuda!!

Hoje por volta das 19.10h na estrada 109, mas precisamente em cima da ponte de cacia, um cliente nosso levou um toque com o retrovisor de um carro, opel preto, sendo projectado contra o chão!!

O condutor não parou para prestar qualquer tipo de ajuda ou auxílio!!

Por favor se alguém souber de algo mande nos mensagem, precisamos de descobrir o culpado!!

Obrigado e agradeço a partilha!!"



Surreal!!!!
 

fjota

Member
Não queria, mas lá terá que ser.

A maior parte das recentes alterações ao código da estrada, nomeadamente, aquelas que dizem respeito às prioridades e afins, vieram, sem dúvida, por fim a uma situação inexplicável e complexa, em que as bicicletas tanto tinham prioridade como a seguir a tinham que ceder.

No entanto, caímos no exagero... Não seria problema algum se os portugueses fossem civilizados na estrada, o problema é que não somos (ciclistas incluídos).

Eu sou ciclista, automobilista e motociclista, por isso conheço todos os pontos de vista.

Permitir que bicicletas circulem aos pares é simplesmente criminoso e o tempo me dará razão.
Se um trator tem que circular com um pirilampo por causa da velocidade a que se desloca, não tem qualquer lógica que bicicletas possam andar aos pares porque vai criar um risco desnecessário.
Duas bicicletas, ao lado uma da outra, numa zona de curvas, a surbir ligeiramente, só serão vistas quando já estamos em cima delas (já me aconteceu).

Um mini pelotão de 25 a 30 ciclistas, a par, em qualquer estrada (mesmo em recta) é mais longo do que qualquer camião...

Depois, tudo piora quando as pessoas são parvas (para não dizer outra coisa).

Há uma semana, na estrada que chega ao Porto pela margem direita do Douro, a uns 15 ou 20 kms do Porto, ia um grupo de 30 ciclistas em ritmo de passeio, a par, a ocupar a estrada toda. De início a fim, ocupavam uns bons cinquanta metros. Da parte deles não houve qualquer sensibilidade para o facto de trazerem uma fila de carros atrás de si, os quais começavam a perder a paciência (diga-se, com razão).

Ontem, a descer do Luso em direção a mortágua, vinham três ciclistas. O primeiro, assim que notava que tinha um carro atrás encostava-se de modo a facilitar a passagem. O segundo, a mesma coisa. O que ia à frente deveria achar-se o pantani ou qualquer coisa do género.
Já em zona plana, com duplo traço contínuo, a minha esposa (que seguia à minha frente), e com o Pantani a deslocar-se a vinte km/h, não o conseguia passar sem ir para a outra faixa porque o Pantani ia bem no meio da faixa de rodagem.
Pensando que ele não se tinha apercebido da sua presença, ela manda um pequeno toque na buzina e o Pantani passou-se da marmita.
Encosta-se complamente ao centro da faixa de rodagem, manda-a chegar à frente e diz-lhe que lhe tinha tirado a matrícula... Isto, enquanto a chamava de tudo e mais alguma coisa...
Ela segue, e eu que ia atrás de mota, tive a sincera vontade de lhe dar dois murros, mas enfim, limitei-me a dizer-lhe para ter juízo e que para quem não tinha asas ele arriscava-se demais. Deu com nós, se fosse um gajo burro, escusado será dizer que a brincadeira lhe ia correr mal...

Estas situações estão a acontecer diariamente e desconfio que em breve vão levar a que aconteça algum "acidente" por culpa da falta de civismo de parte a parte..

Amigo helio...li este 1º relato, e de ciclista tens apenas a bicicleta... Não consigo perceber, ou melhor, dá para ler o ponto de vista que tens, claramente de Automobilista que não anda de bicicleta.

Isto porque
''Não seria problema algum se os portugueses fossem civilizados na estrada, o problema é que não somos (ciclistas incluídos).'' - gostei da separação dos ciclistas :) mas não percebi...
''Permitir que bicicletas circulem aos pares é simplesmente criminoso e o tempo me dará razão.''
''não tem qualquer lógica que bicicletas possam andar aos pares porque vai criar um risco desnecessário.''

Não me parece que andes na estrada há tempo suficiente para perceber o que realmente se ''ganha'' com o andar a par, pares de 2...:)

Esta aqui não percebo...''Um mini pelotão de 25 a 30 ciclistas, a par, em qualquer estrada (mesmo em recta) é mais longo do que qualquer camião...'' então se a par é longo em fila indiana, que julgo que preferes assim, é o quê?

''fila de carros atrás de si, os quais começavam a perder a paciência (diga-se, com razão).'' e pronto não há duvida :)

Agora, de tudo o escrito aqui é que está a razão ''Depois, tudo piora quando as pessoas são parvas (para não dizer outra coisa).'' ''Não seria problema algum se os portugueses fossem civilizados na estrada''

Vi bem as frases e fiquei admirado...:eek: já viste? é que somos Portugueses e andamos na estrada...
 

portellini

New Member
Eu nunca levei...BI nem CC, mas agora tenho os 2 :D vou levar o BI e o CC fica onde deve...
Afinal o BI apesar de ''fora de prazo'' não deixa de me identificar, e é original...

Bom dia a todos,

a quem interessar - e não pretendo ensinar nada a ninguém, é apenas info que acho útil e que uso no meu dia-a-dia enquanto ciclista, eu costumo seguir três princípios;

a) um documento de identificação caducado só te identifica se o agente de autoridade tiver muito boa vontade, por isso é andar com o documento de identificação original válido ou uma cópia certificada pelo notário/advogado/CTT (custa € 15 e fazes uma vez). Pessoalmente, ando com o original que é menos volumoso do que a cópia com o reconhecimento (que são pelo menos 2 ou 3 folhas A4);

b) adicionalmente, se não tiveres um doc de identificação ou haja razões para rejeitar a sua validade (ser uma cópia não certificada, ser um documento caducado, etc) pode-se ser levado até à esquadra para identificação;

c) andar com os documentos de identificação, pode poupar-nos uma dor de cabeça, a começar pela coima de € 30 a € 150 (com tanto upgrade que tenho para fazer, é dinheiro mal gasto) e a acabar na perda da volta de domingo, se o agente de autoridade tiver razões para nos identificar.

Um abraço.
 

fjota

Member
Não é pelo tópico... Mas hoje no Facebook da BikeVendas aparece isto:


"Pessoal, precisamos da vossa ajuda!!

Hoje por volta das 19.10h na estrada 109, mas precisamente em cima da ponte de cacia, um cliente nosso levou um toque com o retrovisor de um carro, opel preto, sendo projectado contra o chão!!

O condutor não parou para prestar qualquer tipo de ajuda ou auxílio!!

Por favor se alguém souber de algo mande nos mensagem, precisamos de descobrir o culpado!!

Obrigado e agradeço a partilha!!"



Surreal!!!!

Não é surreal não senhor...é mesmo real... :)
Já vi acontecer isso, mas felizmente foi só um toque, e foi como se nada fosse, e era um ''gajo'' novo a fazer isso a um ''novo'' de 69 anos...
E não tenho dúvidas que não foi sem querer, apenas pretendia passar perto propositadamente...

O que mais me faz confusão à cabeça, é a forma como tratam o ciclista...sempre como se fosse um ''miudo'' negligente... isto não passa tudo de falta de civismo e respeito...
Não consigo entender como é que não se tem em conta que ''aquele que vai ali é um pai, um filho, mãe ou filha de alguem'' não entendo...
Eu próprio já fui ''tangenciado'' pelo vizinho aqui do lado, e... só o avisei.
Espero que esse se apanhe quem fez isso, pois não o voltará a fazer... e que o ciclista esteja bem e lhe perdoe.
 

Luis_pedro_sato

New Member
Não é pelo tópico... Mas hoje no Facebook da BikeVendas aparece isto:


"Pessoal, precisamos da vossa ajuda!!

Hoje por volta das 19.10h na estrada 109, mas precisamente em cima da ponte de cacia, um cliente nosso levou um toque com o retrovisor de um carro, opel preto, sendo projectado contra o chão!!

O condutor não parou para prestar qualquer tipo de ajuda ou auxílio!!

Por favor se alguém souber de algo mande nos mensagem, precisamos de descobrir o culpado!!

Obrigado e agradeço a partilha!!"



Surreal!!!!

O que há a fazer é estarem no local mais ou menos á mesma hora e verificar os carros que passam com essa descrição. Mais que isso é impossivel
 

jmourao

New Member
Eu sinceramente já perdi conta às tangentes que já levei, quer de ligeiros quer de pesados.

Sendo que os pesados, por experiência própria, parece que têm mais cuidado e passam mais afastados, esperando muitas vezes pela ultrapassagem. Só me assusto realmente é quando eles apitam porque aquilo faz um barulhão que faz favor, mas penso que por vezes querem mais se fazer avisar que vão passar do que com o intuito de assustar.

Em relação aos ligeiros, apanha-se muito pato bravo com a mania que é condutor de rally, e já me enfiei uma vez numa valeta à pala disso, e o pior é que acham que têm total razão! A ultima experiência que tive foi um sujeito que eram 8 da manhã de um domingo, ruas completamente desertas, e o senhor teve a decência de se aproximar o máximo possivel, e de seguida apitar para me desviar, passa a fazer rasante e ainda me manda um manguito, e este senhor dava ares de já ter idade para ser meu pai, portanto já tinha idade suficiente para ter juizo...

Mas resumindo e depois deste desabafo, acho que mesmo assim as coisas estão a melhorar aos poucos e os condutores andam aos poucos a serem educados de que nós também andamos na estrada e o nosso para choques é mais pequeno que o deles
 

jmourao

New Member
(desculpem lá a nova resposta, mas não sei porquê não consigo editar a anterior, acho que ando com um problema no computador)

Vi que falaram sobre os cartões que levam, eu sinceramente levo sempre o cartão de cidadão, a carta de condução, e ainda levo o passe que como vou sempre para os lados da azambuja torna-se sempre fácil depois voltar a casa em caso de percalço maior :p
 
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