Novidades desta modalidade, as bikes (fotos)..

pratoni

Well-Known Member
O que seria para açambarcar?
Desviadores e manetes?
O que é que pode ser mais incompatível entre ambos os modelos?

Ou mais alguma coisa? Mecânica não é o meu forte, e diria que se pudesse ficaria sempre com um grupo mecânico e iria fugir ao eletrónico sempre :D
Eu diria que tudo o que é de desgaste...
 

elchocollat

Well-Known Member
Eu diria mais pela compatibilidade...
Porque fiquei a pensar em casos como eu:
Tenho dinheiro mas não o suficiente para investir neste momento.
E se comprasse agora um grupo ultegra? Será que compensava? Daí a minha pergunta. Ultegra com disco, por exemplo.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Eu diria mais pela compatibilidade...
Porque fiquei a pensar em casos como eu:
Tenho dinheiro mas não o suficiente para investir neste momento.
E se comprasse agora um grupo ultegra? Será que compensava? Daí a minha pergunta. Ultegra com disco, por exemplo.
A comprar agora acho que nem se coloca a questão do disco...

A questão do mecânico ou eletrónico também tendencialmente deixará de se colocar. (Eu a comprar agora era eletrónico).

Quando comprei a minha com 105 mecânico, pensei "desgasto este, e entretanto aparece o sistema 105 eletrónico".

Foi lançado o 105 eletrónico e ainda tenho o mecânico a fazer a rodagem. :)

Cada um sabe de si, mas para amadores o 105 é mais do que suficiente.
A equipa W52-FCPorto treinava com 105...
 

elchocollat

Well-Known Member
Quando o peso para mim for uma preocupação E estar disponível para gastar euros só porque é mais leve, meus amigos... Falem comigo, porque eu estarei cheio de dinheiro e com alguns problemas mentais :D :D eheheheh

Eu falei no ultegra porque agora seria quase certo comprá-lo mais barato que daqui a uns anos. Seria quase que "uma compra a pensar no futuro". Agora tenho 1,000€ bora gastar num ultegra porque com o lançamento do 105 será mais caro certamente. Seria nesta perspectiva :)
Tentar fazer uma compra inteligente de material (manetes, Desviadores e discos por exemplo) e passava-se a montar uma bicla às peças.

@Bernalve por acaso gostava de ver um tour onde a malta levasse bikes de alumínio e tiagra. Porque são gamas mais baixas e queria ver o desempenho deles. Penso que seria interessante!
 

Negoci8er

Well-Known Member
Quando o peso para mim for uma preocupação E estar disponível para gastar euros só porque é mais leve, meus amigos... Falem comigo, porque eu estarei cheio de dinheiro e com alguns problemas mentais :D :D eheheheh

Eu falei no ultegra porque agora seria quase certo comprá-lo mais barato que daqui a uns anos. Seria quase que "uma compra a pensar no futuro". Agora tenho 1,000€ bora gastar num ultegra porque com o lançamento do 105 será mais caro certamente. Seria nesta perspectiva :)
Tentar fazer uma compra inteligente de material (manetes, Desviadores e discos por exemplo) e passava-se a montar uma bicla às peças.

@Bernalve por acaso gostava de ver um tour onde a malta levasse bikes de alumínio e tiagra. Porque são gamas mais baixas e queria ver o desempenho deles. Penso que seria interessante!

É verdade que seria uma boa compra do ponto de vista da oportunidade...
Mas pensa assim, se está barato é porque surgiu algo mais tecnológico, e já não é apetecível para comprar (não quer dizer que não seja excelente). ;)

Mais tarde, há tendência a ver as novas versões e pensar, se fosse agora preferia pagar mais e ter o material mais recente... :p
 

Carolina

Well-Known Member
Quando o peso para mim for uma preocupação E estar disponível para gastar euros só porque é mais leve, meus amigos... Falem comigo, porque eu estarei cheio de dinheiro e com alguns problemas mentais :D :D eheheheh

Eu falei no ultegra porque agora seria quase certo comprá-lo mais barato que daqui a uns anos. Seria quase que "uma compra a pensar no futuro". Agora tenho 1,000€ bora gastar num ultegra porque com o lançamento do 105 será mais caro certamente. Seria nesta perspectiva :)
Tentar fazer uma compra inteligente de material (manetes, Desviadores e discos por exemplo) e passava-se a montar uma bicla às peças.

@Bernalve por acaso gostava de ver um tour onde a malta levasse bikes de alumínio e tiagra. Porque são gamas mais baixas e queria ver o desempenho deles. Penso que seria interessante!

Vê qualquer prova de há 20 anos atrás e mesmo assim o alumínio e tiagra atuais são superiores ao de topo da altura.
 

pratoni

Well-Known Member
Quando o peso para mim for uma preocupação E estar disponível para gastar euros só porque é mais leve, meus amigos... Falem comigo, porque eu estarei cheio de dinheiro e com alguns problemas mentais :D :D eheheheh

Eu falei no ultegra porque agora seria quase certo comprá-lo mais barato que daqui a uns anos. Seria quase que "uma compra a pensar no futuro". Agora tenho 1,000€ bora gastar num ultegra porque com o lançamento do 105 será mais caro certamente. Seria nesta perspectiva :)
Tentar fazer uma compra inteligente de material (manetes, Desviadores e discos por exemplo) e passava-se a montar uma bicla às peças.

@Bernalve por acaso gostava de ver um tour onde a malta levasse bikes de alumínio e tiagra. Porque são gamas mais baixas e queria ver o desempenho deles. Penso que seria interessante!
Não é uma questão de dinheiro, é uma questão de o ultegra mecânico vai/está a ser descontinuado e, pelo que vi, em lado nenhum aparece nada sobre um novo 105 mecânico...
 

Bruso

Well-Known Member
Não é uma questão de dinheiro, é uma questão de o ultegra mecânico vai/está a ser descontinuado e, pelo que vi, em lado nenhum aparece nada sobre um novo 105 mecânico...
Grupos mecânicos já atingiram o seu pico. Shimano, Sram e Campagnolo não deverão apostar muito mais R&D neles. Mas deviam continuar a fabricar até conseguirem baixar o preço dos modelos eletricos.
 

joseruivo

Well-Known Member
Não é uma questão de dinheiro, é uma questão de o ultegra mecânico vai/está a ser descontinuado e, pelo que vi, em lado nenhum aparece nada sobre um novo 105 mecânico...
Pode ser o incentivo para a malta comprar o 105 de 12v (eletrônico) em vez do mecânico de 11v
 
  • Like
Reactions: DMA

joseruivo

Well-Known Member
Grupos mecânicos já atingiram o seu pico. Shimano, Sram e Campagnolo não deverão apostar muito mais R&D neles. Mas deviam continuar a fabricar até conseguirem baixar o preço dos modelos eletricos.
Campagnolo vai em 13v mecânico - Ektar
 

pratoni

Well-Known Member
Grupos mecânicos já atingiram o seu pico. Shimano, Sram e Campagnolo não deverão apostar muito mais R&D neles. Mas deviam continuar a fabricar até conseguirem baixar o preço dos modelos eletricos.
Eu diria que a Campagnolo ainda não descontinuou os mecânicos, o Ekar que é o grupo mais recente é mecânico e o único eletrónico EPS já tem alguns anos...
 

joseruivo

Well-Known Member
sim a ideia dos fabricantes é mesmo essa. "Forçar" os consumidores a comprar novos produto e mais caros...
Mas também se pode dar o caso de o fabricante que tiver 12v mecânico, significativamente mais barato, conseguir vender mais material...
Se 12v mecânico em BTT funciona bem, não vejo porque em estrada não possa funcionar
 

Bruso

Well-Known Member
Campagnolo vai em 13v mecânico - Ektar
Sim eu sei, mas não espero ver upgrades a gupos mecânicos. Campgnolo é sempre imprevisível e era bom que continuassem com o mecânico mas acredito que vão seguir a SRAM e a Shimano. Vamos esperar para ver.
 

nunokas

Well-Known Member
Imaginas, ou sabes? 105 mecânico acho que faz sentido, mas ultegra não

Sei.
Para OEM vai ser pelo menos mais um ano nesses mecânicos. Segmentação de mercado e economia de escalas dixit. Outra questão é a facilidade nos próximos tempos de chegares a loja e pedires um ultegra mecânico "para ontem" como upgrade. Ou respetivas peças...mas isto já vem com a pandemia ;)
 
Top