Obg
@Memento vivire
@LuisFerreira. ... espero que esteja tudo a correr bem contigo e estejas melhor. Aproveitando o post... mais ou menos o que andas a fazer na fisioterapia? é que estou a achar a minha tão "fraquinha", faço apenas uma massagem nas costas e meia duzia de exercicios de alongamentos/movimento nas pernas... que estou a ficar desconfiado.
Obrigado
@Carvalhon!
Neste momento já recebi alta da fisioterapia, vou fazer a ultima sessão na segunda-feira. Pensei que o médico ainda fosse prolongar por mais um tempo honestamente
(isto pelo que o meu medico de família disse na altura quando viu o relatório do TAC, iria fazer cerca de 2-3 meses de fisio), ou seja, fiz quase 2 meses de fisioterapia com sessões todos os dias.
Quanto as minhas sessões, inicialmente a minha terapeuta estava de férias, ou seja, estive com a substituta (2 semanas se não me engano), o que fazia:
- Estimulação elétrica na lombar durante um X tempo
(Será este o termo correto ? ligavam algo deste género - imagem);
- De seguida colocavam uma "almofada" quente nas costas durante um X tempo também;
- De seguida recebia uma massagem nas costas e também na área lombar e do glúteo esquerdo (onde senti a dor na perna, a terapeuta pressionava mesmo um ponto, inflamação, onde sentia a dor, o ciático?);
- Após isto fazia uns exercícios de fortalecimento abdominal;
Entretanto a Terapeuta "oficial" chegou, o que ela notou em mim? Que eu estava bastante encurtado, por exemplo, mal conseguia chegar com as mãos a ponta dos pés
(ficavam com os dedos um pouco a cima do tornozelo), tinha bastante dificuldade em esticar a perna (deitado tentar colocar a um angulo de 90º), e quando tentava sentia bastante desconforto/dor em ambos os exercícios.
Nas restantes sessões até terminar continuei assim com a:
- Estimulação elétrica na lombar, mas também passaram a ligar na área do joelho e no pé/tornozelo
(pelo que percebi para seguir o nervo);
- Removeram as massagens! (isto pois disse que sentia um desconforto pela perna após as sessões, talvez pela pressão do ciático?);
- Comecei a fazer uma serie de exercícios de pilates/fortalecimento, tanto nas sessões de fisio com a terapeuta como em casa;
Disse-lhe que andava bastante de bicicleta, tanto de estrada como btt, ela recomendou-me a fazer alongamentos antes e após as voltas.
Neste momento por iniciativa própria acalmei as voltas de bicicleta, o calor também era muito e decidi fazer uma pausa (de BTT parei imediatamente quando soube do resultado do TAC, de estrada ainda continuei), mas por enquanto tenho feito mais caminhadas e continuo a fazer dia sim dia não pilates/fortalecimento em casa, só fui agora a pouco tempo fazer a ecopista do Tâmega com o meu irmão, volta tranquila para ver a reação do corpo, senti-me bem felizmente.
Tenho-me sentido melhor, e neste momento já alcanço a ponta dos pés, ou seja, fiz progressos ao ponto que a Terapeuta também ficou satisfeita com o desenvolvimento

.
Outro pormenor (no meu caso), durante a fisioterapia estava a ser acompanhado pelo Dr. da clinica (para este tambem ter feedback e para dar ou não continuidade a fisio) e agora na ultima consulta foi-me recomendado por este o uso de uma palmilha com uma certa altura para compensar a perna direita, a terapeuta durante as sessões reparou nesse pormenor, tenho uma perna mais curta que a outra assim como uma mais desenvolvida a nível muscular.
Resumindo: Gostei do acompanhamento que tive até agora, a Terapeuta foi espetacular, o Dr. disse para continuar a pedalar (estrada mas sem carregar muito por enquanto) mas para não voltar já ao BTT.
Alem disso também avisou que em caso de dor na lombar, mesmo que esta no dia a seguir já não a sinta para voltar a marcar uma consulta e retomar a fisioterapia se necessário.
A ver vamos, em Setembro volto ao pedal, também decidi tirar agora umas férias para relaxar.
Já agora, deixo aqui o relatorio do meu TAC para teres uma ideia do meu caso:
Uma vez mais, desejo-te as rápidas melhoras! @Carvalhon