O meu GPS do carro já me avisa quando vou em excesso de velocidade. Presumo que ele saiba qual a velocidade máxima permitida porque nos mapas que o sistema usa deve ter lá essa referência. Não me parece difícil que o próprio veículo usasse isso para forçar o limite.Aí já é outra discussão...
A minha pergunta é:
Quem controlaria isso? Isso seria um serviço que alguém iria desenvolver e teria acesso aos dados. Mas... Quem teria acesso? A marca do carro? Governo? O carro (privado, marca privada) está a ser conduzido por um cidadão ("público" e "privado" ao mesmo tempo) numa estrada pública.
O problema aqui não é a implementação do limitador, mas sim da ética dos dados.
Outra coisa:
Sou assinante da newsletter da Mozzilla e eles supostamente lutam contra toda esta falta de ética dos dados, e eles numa das newsletters falaram precisamente dos dados que os carros têm acesso:
Já pensaram que se tiverem um/uma amante o vosso carro pode denunciar-vos? Ele tem sempre a vossa localização. Vão dormir fora? Não levem o carro, vão de bike! Ou melhor: não vão sequer!
Obviamente, tanto aqui como no controlo automático do álcool existem sempre maneiras de dar a volta...