Obviamente que é inegável existirem ciclistas a errar e praticar contra ordenações na estrada. Erram como erram todos os outros. Não percebo é a ira que ver um glovo passar um vermelho provoca e a indiferença que um carro a fazer o mesmo, não parar numa passadeira, andar a 60 ou 70 numa zona de 30 ou estacionar no passeio e obrigar os peões a ir pela estrada não provoca......
Mas tem piada haver opiniões e valorizações tão diferentes relativamente ao tema...Da minha experiência pessoal digo:
- dos 26 mortos o ano passado 2 casos foram na minha zona: atropelamento por trás. fora das localidades, ciclistas equipados com capacete (num caso sozinho no outro em grupo) e abalroado por trás por um automóvel. Os outros 24 mortos desconheço como foi a ocorrência.
- Da estatística deste ano vai contar um amigo meu ferido ligeiro abalroado por trás em zona urbana por um condutor que não conseguiu fugir porque o carro ficou bloqueado e acusou 2.2 de alcool.
Ainda em relação ao relatório de 2023, fico estupefacto com os números da fiscalização. E falo só do nº de contraordenações por alcool e falta de seguro......
Comparando com espanha, com 4x mais população, teve 46 mortes de ciclistas. Certamente não será por um problema psicologico-suicida dos ciclistas tugas.....digo eu.
Quantos de vocês deixam ou deixariam (se ele(a) quisesse) um filho vosso de 10 ou 12 anos ir sozinho de bicicleta para a escola ou começar a praticar ciclismo em estrada aberta, ainda que fosse um jovem responsável e cumpridor de todas as regras de transito??
Pois eu não e acho que a generalidade não deixa ou deixaria.
Acho que esta é a principal razão para justificar que a ação principal não está do lado dos ciclistas mas sim do outro lado, como aquela lógica de faz um lago e não te preocupes que os patos irão aparecer....
just my 2 cents