Gravel: em busca da Aventura

Jazz

Well-Known Member
A influência da largura verifica-se na resistência ao ar, pneu mais largo significa maior superfície para o ar ultrapassar. De resto, a superfície em contacto com o chão pode ser a mesma num pneu de 47mm ou 19mm. Depende da pressão. Era isto que eu queria dizer.
 
A influência da largura verifica-se na resistência ao ar, pneu mais largo significa maior superfície para o ar ultrapassar. De resto, a superfície em contacto com o chão pode ser a mesma num pneu de 47mm ou 19mm. Depende da pressão. Era isto que eu queria dizer.
Exacto, mas para teres a mesma superfície de contacto, essa pressão a mais nos mais largos, vai ser contraprodutiva não só nos aspectos aerodinâmicos como na filtração de irregularidades e consequente maior peso. Haverá sempre perdas e acho que o ponto de equilíbrio na optimização entre performance/eficácia no alcatrão anda ali nos 28/30mm.
 

Velhadas

Well-Known Member
A influência da largura verifica-se na resistência ao ar, pneu mais largo significa maior superfície para o ar ultrapassar. De resto, a superfície em contacto com o chão pode ser a mesma num pneu de 47mm ou 19mm. Depende da pressão. Era isto que eu queria dizer.
E em principio tambem aumenta o peso
 

Jazz

Well-Known Member
Exacto, mas para teres a mesma superfície de contacto, essa pressão a mais nos mais largos, vai ser contraprodutiva não só nos aspectos aerodinâmicos como na filtração de irregularidades e consequente maior peso. Haverá sempre perdas e acho que o ponto de equilíbrio na optimização entre performance/eficácia no alcatrão anda ali nos 28/30mm.
E em principio tambem aumenta o peso

Sim, claro, de acordo, bem visto.

O peso aumenta, claro, o pneu tem mais borracha. Não acho que seja tão relevante no andamento, quanto a aerodinâmica ou a pressão, no entanto.
 

joseruivo

Well-Known Member
Exacto, mas para teres a mesma superfície de contacto, essa pressão a mais nos mais largos, vai ser contraprodutiva não só nos aspectos aerodinâmicos como na filtração de irregularidades e consequente maior peso. Haverá sempre perdas e acho que o ponto de equilíbrio na optimização entre performance/eficácia no alcatrão anda ali nos 28/30mm.
Confesso que tenho muita curiosidade pelo rendimento de pneus largos semi-slick "cardados", tipo o Schwalbe G-one Speed - com baixa pressão deve dar para não perder rendimento pelo facto de ser cardado. Ganhar conforto sem perder rendimento :D
 

cconst

Well-Known Member
Que produtos usam para lavar as bikes, quando fazem aquelas voltas mais "sujas"?

A gaja apareceu-me em casa assim... ficou logo de castigo e só sai de casa domingo que vem...

eu normalmente não tenho lama... mas pior (gordura da estrada).

Existem vários produtos de limpeza. O que eu uso, é o que está mais à mão: o da decathlon que diluo num spray e borrifo a bike toda, deixo atuar um pouco e depois, água corrente (de mangueira) e sai a maior... depois repito o processo e caso seja necessário uso esponja.
 

cconst

Well-Known Member
Aposto que já estás com vontade de passar lá outra vez! :D
Confesso que sempre fui mais "bicho do mato"... mas a morar em LX e a meter-me no triatlo, a estrada ganhou outro relevo. No entanto agora que as piscinas estão fechadas e os triatlos a serem adiados... o meu focus está-se a perder e começo a ter vontade de ter mais alguma liberdade.

Então como bike única, começa a fazer-me algum sentido uma bici de gravel (para estradões e trilhos pouco técnicos) que eventualmente, com um par de rodas extra, seja pau para toda a obra não comprometendo em demasia um triatlo (eu não vou lá para pódios...).

Mas agora não está bom para comprar bicicletas. É a minha sorte!!!
 

Jazz

Well-Known Member
Também uso os produtos da muc-off.

Neste momento até ando a usar tudo dessa marca.

Mandei vir uma maleta deles, durante o confinamento. Tem os produtos para limpar, desengordurar, acabamento, lubrificante de corrente, esponja, pano e escovas.
 

nunokas

Active Member
Quando Isto se passa......


E os projectos de "Restos da Garagem" mudam o paradigma para "Ai as P#!@$ das Promoções que são a minha desgraça:eek:o_O:eek:......."


Caso não tenham visto bem, mais uns ângulos.


e


ou
Dar nova vida á "velhinha" reaction de 26"! Ficou muito fixe. Ainda leva com umas novas firecrest e tudo! :D
Qual a medida do avanço? O reach numa BTT com drops fica longo ;)
 

elchocollat

Well-Known Member
Dassss, ficou bem nice!!!
Eu às vezes penso se a minha futura bicicleta não deverá ser uma gravel...
Mas depois não tenho sítio para a lavar.