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Bicicleta estrada "all-road"

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
break-away-ti-cross-frame_1.jpg



entao é este? adoro

Não... Ritchey swisscross disc... Preto...:)

Grande abraço

ATOM é este modelo, será?

http://brimages.bikeboardmedia.netd...03/Ritchey-35-bar-stem-disc-cross-frame-1.jpg

Cumprimentos,
 

ohomemdobussaco

Active Member
Tens pneus de 30/32/33mm de ciclocross que devem dar. Mais que isso não sei... Falei nisto porque em tempos andei a pensar em comprar uma dessas Triban e converter para Gravel, mudando só rodas e pneus, basicamente. Depois pensei melhor, esperei mais uns meses e comprei mesmo uma Gravel bike...
 

loudiogo

Member
Pois eu como ja disse o objetivo é ir colocando as peças que me vão sobrando... Rodas vou ter umas fulcrum cx 6.5, quadro (queria um aço, ja andei a ver e a solução deverá passar por converter um 26") mas o problema sao os travoes
 

Skyforger

Active Member
Desenterrando este tópico, há dias, meio por acaso, deparei-me com esta fotografia. Uma 29er (curiosamente um quadro igual ao meu) com algumas alterações que a deixam algures no ali no meio entre a estrada e o btt. O que acham disto? Uma aberração? Uma solução possível para quem não dá uso à sua BTT e não pretende ou pode comprar uma gravel bike?

162317411.jpg
 

Bruso

Well-Known Member
Pessoalmente não gosto. Para já os pneus tinham de sair logo. E aquela transição quadro forqueta é horrível.

Solução: Vender a BTT e comprar uma gravel. Já está visto que se a cabeça quiser as gravel vão a qualquer lugar portanto...
 

MigC77

Well-Known Member
Uma opinião que vale o que vale…

Acho que o que está nessa fotografia continua mais próximo duma btt do que de qualquer outra coisa… mas pior… pelo que percebo foram trocado trocados forqueta e guiador, não tenho certezas se trocou os desviadores e a cassete da mesma forma que não posso aferir se os travões são hidráulicos ou mecânicos. Mas assim de repente parece-me que meteu Sora ou Tiagra. Os pratos percebe-se que manteve os mesmos… Mas para mim o que faz menos sentido de tudo foi manter as rodas e os pneus… O que está nessa foto não carne nem é peixe…

Tenho uma gravel que pode levar roda 27,5’’ com pneu de btt. É isto (foto retirada do site da marca):

g3.jpg


Tenho 3 sets (com pneus 28c, 32c e 2,1’’) de rodas/pneus/k7/discos já montados para que as trocas fossem o mais simples possíveis. Andei uma ou duas vezes no máximo com as rodas de btt… estão encostadas e não tenho a desculpa de que dá trabalho trocar as rodas porque são 5 min se tanto. No meio disto tudo quem ficou a ganhar foi a minha mulher que já tem um set de rodas a mais para a btt dela.

Se é para para dar uma volta em que precise ou prefira ir com uma roda gorda, prefiro pegar numa btt de XC. Se não tivesse btt era outra coisa…

Acho que não vale a pena estragar uma btt e estar a gastar dinheiro com invenções desse género. Se não se gosta de btt ou se prefere ter outro tipo de bicicleta, mais vale vender e comprar outra coisa.

My 2cents
 

Skyforger

Active Member
Corroboro muito da opinião do Miguel. Também achei aquela "conversão", "transformação" ou "invenção" meio despropositada e mal conseguida. No fundo, é uma BTT com um guiador diferente e uma forqueta rígida, ficando ali no meio de coisa nenhuma. Mas agora levanto outra questão. Será que uma bicicleta de BTT com umas rodas/pneus 28C ou 32C não acaba por fazer aquilo que uma gravel bike faz? Isto mais no sentido de perceber até que ponto as gravel bikes são um conceito tão radicalmente diferente daquilo que já temos em estrada ou no BTT.

Já agora, uma dúvida meramente técnica, a troca de sets de rodas é pacífica, mesmo havendo compatibilidade entre cassetes, discos,etc.? Não precisas de afinar desviadores e travões de cada vez que fazes essa operação?
 

Zeni7

Active Member
A mim agrada-me, não me importava nada de ter a bike

Esta semana arranjei uma coisa parecida: uma Trek Portland, estradeira com forqueta aberta e pneus 28c (dá para meter qq pneu até deve dar para meter roda 29) com travão de disco.

Comprei pois queria uma experimentar os travões de disco (treino na serra da estrela e as descidas íngremes davam-me cabo dos calços e dos aros) e com pneus mais largos para os pisos degradados e até estradões, ao mesmo tempo queria um quadro robusto. Não é muito diferente dessa bicla aí atrás.



O problema é mesmo o peso :)

Vou experimentar a ver o que dá.
 

MigC77

Well-Known Member
Corroboro muito da opinião do Miguel. Também achei aquela "conversão", "transformação" ou "invenção" meio despropositada e mal conseguida. No fundo, é uma BTT com um guiador diferente e uma forqueta rígida, ficando ali no meio de coisa nenhuma. Mas agora levanto outra questão. Será que uma bicicleta de BTT com umas rodas/pneus 28C ou 32C não acaba por fazer aquilo que uma gravel bike faz? Isto mais no sentido de perceber até que ponto as gravel bikes são um conceito tão radicalmente diferente daquilo que já temos em estrada ou no BTT.

Já agora, uma dúvida meramente técnica, a troca de sets de rodas é pacífica, mesmo havendo compatibilidade entre cassetes, discos,etc.? Não precisas de afinar desviadores e travões de cada vez que fazes essa operação?

Dois dos sets são exactamente iguais. Só muda o pneu. Portanto é como se tivesses que reparar um furo no pneu de trás ;)

Na roda de btt julgo que terá sido mais “tricky”, mas um dos meus requisitos ao mecânico foi que ele se arranjasse da maneira que quisesse para que quando tivesse que fazer as trocas com a roda de btt a transmissão continuasse a funcionar sem necessidade de afinações. Julgo que com espaçadores ou com qualquer outro truque, o objectivo foi conseguido…

Desculpa se a resposta fica aquém do esperado mas no que toca a este tipo de questões mecânicas de compatibilidades e incompatibilidades não tenho grandes conhecimentos nem tenho muito interesse em adquiri-los… por norma deixo esse tipo de questões nas mãos de quem sabe… ;)
 

GMQ

Well-Known Member
Tenho ideia de ter visto por ai construções usando quadros de btt, julgo que até havia alguém com um quadro da cube. Julgo que terá sido no forum irmão das gordas. Nesse caso colocavam roda fina. Mas acho que deve dar. Penso que as gravel não ficam muito distantes do ciclocross. Valerá mais por ser algo hibrido. Para ser sincero não estou a ver um gajo ir para o mato com uma gravel fazer descidas cheias de pedras etc. Não nos esqueças que as gordas têm os guiadores que têm para conferir estabilidade em certos terrenos. O grande gozo das gravel será entrar naqueles grandes estradões offroad. MAs não conseguiram fazer o que uma gorda faz no mato.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Desenterrando este tópico, há dias, meio por acaso, deparei-me com esta fotografia. Uma 29er (curiosamente um quadro igual ao meu) com algumas alterações que a deixam algures no ali no meio entre a estrada e o btt. O que acham disto? Uma aberração? Uma solução possível para quem não dá uso à sua BTT e não pretende ou pode comprar uma gravel bike?

162317411.jpg


Esse tipo de "aberração" é um conceito que já existe... Chamam-se MonsterCross (ou MX), em que os pneus usados são de BTT (29 ou 27.5) e guiador curvo de estrada/CX/Gravel. Eu converti a minha Revolt neste conceito e é uma loucura de usar. Anda bem em qualquer tipo de piso, faz estrada, estradões de terra, caminhos, singletracks, areia, siga, é sempre a andar. Passa por cima de tudo como se nada fosse! O facto de usar pneus de grande volume (estou a usar Conti RaceKing 2.0, mas já tenho um X-King na mesma medida para experimentar na frente, em voltas mais agrestes) dá a sensação de irmos num tanque que anda depressa... :p

Ainda não tenho projecto concluído, pois ainda estou em processo de alteração da transmissão e provavelmente vou trocar o guiador de origem por um do género desse da foto, à Beach Racer, mas pelo que já tenho usado a bicicleta, estou muito satisfeito. Não consigo idealizar uma bicicleta mais polivalente... :)
 

Skyforger

Active Member
ohomemdobussaco, lembro-me de teres dado conta da aquisição dessa Revolt, mas julgo que nunca deixaste aqui feedback e a evolução da mesma. Como está a bicicleta? Já percebi que estás satisfeito.

O que este exemplo que aqui deixei também nos diz é que, pegando por exemplo na Revolt ou na Diverge, estamos a falar de quadros que, em termos de geometria e conceito, não diferem muito de um quadro de BTT como este da Olympia. O que eu quero dizer com isto é que, em alguns casos, a base está lá (o quadro) e mudam apenas algumas configurações (guiador, forqueta e eventualmente rodas/pneus), sendo que a linha que separa aquilo que se classifica como gravel bike, monstercross ou xc hardtail acaba por ser muito ténue.

Já agora, por curiosidade, qual o peso da tua Revolt? (só numa perspectiva de comparar com uma normalíssima 29er). Consideras que conseguirias tirar o mesmo partido de uma 29er que tiras da Revolt?
 

joaocss

New Member
o quadro que eu uso na minha grinder de guiador recto é quadro próprio pra essas andanças, tem porte de v brake ou cantiliver pralem de disco, e uso tambem uma forqueta propria de cyclocross, ou seja não muda nada na geometria da bike... o que se deve ter atenção a isso é na troca de uma suspensão por uma forqueta rija, a testa do quadro pode baixar bastante, e mudar a geometria drasticamente. quanto aos penus de cyclocross é uma coisa, se for de btt acho que ja é uma btt pura totalmente rigida, não importa ter drops ou guiador recto...
 
Estaõ todas a converger!!!....eu sabia disso:)))...ibridas btt a converger nas ibridas road...26 a converger nas 27.5 a converger nas 29 que é na realidade um 700 de estrada chamado tecnicamente ETRO 622...ahimé que casino, ma como é possivel ver uma btt com drop de estrada!!!...horror!!...bem olhem para este individuo aquí em baixo que é da minha epoca:))..o grande Johnny....John Tomac a Durango era o mondial do 1990 meus amigos.

1990_tomac_Yet_c26_riding.jpg


Uma coisa é certa hoje em dia há bike para todos os gostos e necessidades, não estão contentes??:)).
Eu fartai-me de andar nas estradas de alcatrão com btt e pneu de 38mm de estrada sem tirar a forqueta.....andai e stop. Andai tambem con a fininha mas ahimé as estradas aquí nos arredores precisam muita atenção e é sufficiente uma pequena distração para apanhar um buraco e dar cabo dos aros.....fartai-me e adaptai-me a realidade como logico...na Italia a situação era differente e tinha estradas lisinhas para rolar com os 23mm a 8bar:).
No btt aquí na na Figueira a maioria dos trilhos não justificam uma forqueta idraulica ( agora espero para os puristas que chegam em força ao atacco..eresias..lol )...uma rigida (total hard tail) montada com um quadro de 29' é perfeita!...a vantagem de um aro de 29/700 é ovvia em percursos de terra ou estrada com "gravel"...areia;-). Passai anos a descer com forqueta rija das Alpes e sei do que falo:)....não é escluido que a minha proxima bike será uma 29" totalmente rija ( mas com pneu a frente gorduxo no uso btt) que adapto a estrada no inverno simplemente montando pneus de 28/30mm.....uma bike total!! Gosto muio a Focus Raven Max...ui ui. Para quem gosta e pratica mais estrada e meno TT a escolha será uma gravel que permite sempre a passagem veloce em estradas de terra e...gravel, as mesmas:))......chegamos com bikes diferentes, bike de estrada tipo "gravel" e btt de 29" ao mesmo sitio...e agora? continuamos junto ou vamo-nos separar e cada um volta de onde chegou:)))??...

ciao

Ps: bolas hoje chegai a conclusão que minha pasteleria de 30Kg é uma BFV..Bike em Fim de Vida:-((
 
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