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Bicicleta estrada "all-road"

RTC

Moderador
Staff member
E eu percebi perfeitamente a tua pergunta. Mesmo que não soubesse que és um apaixonado por esse material, fazia todo o sentido perguntar à mesma tendo em conta o tipo de bicicletas que falamos.

Com as vossas opiniões começo a ponderar mais seriamente a opção pelo titânio, ou seja pela On-One. Basta uma breve pesquisa no google images por "titanium gravel bikes" aparecem montagens que sou incapaz de ficar indiferente. Coisas lindas mesmo, apaixonantes à vista! :D
No entanto e uma vez que disponho de algum material cá em casa, terei que fazer contas e e se calhar acaba por compensar comprar apenas quadro+forqueta em vez da bicicleta completa. São 910€ de diferença. Tendo eu já guiador (que por acaso tem um bom drop para o caso), avanço, espigão, selim, pedais e discos de travão fica a faltar o resto. O mais caro é certo. Mas com alguma procura e paciência com 900€ posso comprar rodas, transmissão e travões (iria para os Avid BB7 ou TRP) ao meu gosto. E mesmo que fique por pouco mais, sempre fazia uma montagem ao meu gosto.
 

desmo13

New Member
Eu já fiz essas contas todas, e no caso da On-One que vem com transmissão Force, não compensa comprar só o quadro!
A transmissão Force é cara, e vale a pena a aposta!
Há um mês atras o quadro Pickenflick estava por menos de 1000€, e aí compensava comprar só o quadro!
 

Skyforger

Active Member
Saberás melhor do que eu, uma vez que já tiveste uma, que o titânio é intemporal e um material de excelência para quadros. Imagino que te arrependas mesmo de ter vendido a tua Van Nicholas. Tentei encontrar uma bicicleta de titânio usada e é muito difícil encontrar. Quem as tem dificilmente se desfaz delas.

Quanto a uma montagem com material que tenhas e com outro que irás adquirir, é preciso fazer muito bem as contas e ter paciência para esperar pelo negócio certo. Tem a vantagem de fazeres algo a teu gosto e de ficares com uma bicicleta única, ganhando logo aí outro encanto que a Canyon ou a Rose não têm.

E sim, é difícil ficarmos indiferentes a muitas montagens que se encontram por aí dentro deste conceito e numa lógica mais da "bicicleta personalizada". Uma rápida triagem aqui na pasta onde vou guardando imagens de bicicletas que de alguma forma me atraem e inspiram, deu nisto:

2014_NAHBS_DRIVESIDE_3.jpg


2014_NAHBS_DRIVESIDE_5.jpg


15786499266_85ac29f462_b.jpg


Dan_Timmermans_Richard_Sachs_1_1335x889.jpg


IMG_5996.jpg


Jonathans_Falconer_cross_1.jpg


Jordans_Sizemore_1_1335x889.jpg


Michaels_Serotta_Cross_2_1335x889.jpg


mseu4i.png


My_Team_Mudfoot_Stinner_Cyclocross_Bike_26.jpg


Tys_Yonder_Journal_Brovet_Raleigh_Tamland_Two_Al.jpg


Wilis_No_22_Broken_Arrow_Disc_Cross_1_1335x889.jpg


Wraith_Paycheck_Disc_CX_24_1335x889.jpg


Ok, peço desculpa se estou a complicar e a desviar-me demasiado do teu objectivo com este tópico, até porque já tinhas uma shortlist bem definida....mas é só para reforçar a ideia de que, das três, a On One é a escolha .. :)
 

Skyforger

Active Member
Ok, então para não ser apenas pornografia e coisas mais exóticas, ficam aqui exemplos de bicicletas versáteis numa versão mais lowcost e "terrena" :) (por acaso todas da mesma pessoa...)

2vnfm6w.jpg


23s9khx.jpg


110fywx.jpg


api7ag.jpg


zk516q.jpg
 

RTC

Moderador
Staff member
Eu já fiz essas contas todas, e no caso da On-One que vem com transmissão Force, não compensa comprar só o quadro!
A transmissão Force é cara, e vale a pena a aposta!
Há um mês atras o quadro Pickenflick estava por menos de 1000€, e aí compensava comprar só o quadro!

Sim, é verdade. Mas para optar pela montagem completa teria que me comprometer a não mudar nada senão não vale a pena.
É como disse, questão de ver a lista de material que gostava de lá colocar e fazer as contas para ver se compensa ou não. Por exemplo, sei bem o que umas boas rodas podem fazer e tenho ideia de agora ou mais tarde fazer uma montagem com cubos DT Swiss 240s + Aros ZTR IronCross. Só isso devem ser logo uns 500€.
Em termos de transmissão o Force é uma boa aposta, sem dúvida. Mas há alguns componentes que eles não identificam. Cassete e corrente, serão Force também?
 

desmo13

New Member
É uma questão de perguntares. Eles respondem rápido!
Skyforger, posso por a minha também?
IMG_20150113_154832.jpg

A foto foi tirada à pressão, mas fica a ideia! :p
 

Skyforger

Active Member
desmo13, é algo deste género que estou a começar a "construir". Já tenho o quadro e alguns acessórios, mas é para ir fazendo com calma. Devias falar-nos mais deste teu projecto, dando mais pormenores sobre o mesmo e sobre a tua experiência com essa bicicleta. Para quem não pode ou não quer investir em algo mais "a sério", comoa quilo que o RTC está a considerar, este tipo de projectos afiguram-se como opções viáveis e acessíveis.
 

desmo13

New Member
Entrando um pouquinho em OFF-TOPIC, vou fazer uma pequena descrição deste projeto.

Inicialmente a minha ideia era ter uma bicicleta polivalente e barata para ir trabalhar e para pequenas deslocações.
Comprei uma bike de estrada antiga, e decidi que ia ser single speed (coisa que não resultou comigo, porque para os percursos que faço ou precisava de um andamento pesado para rolar e nas subidas sofria ou punha um andamento mais leve e no plano andava a bater claras)
O quadro estava em mau estado de pintura, mandei-o lacar (ou qualquer coisa assim, é uma tinta que parece plastico e é injetada com alta temperatura), e foi o que ficou mais caro em todo o projeto!
Como não funcionou com single-speed, comprei-lhe umas rodas de estrada modernas e meti-lhe uma transmissão de 8V de BTT. Na frente usei um pedaleiro que tinha por aqui e ficou só com um prato.
O resto foram pequenas alterações que foram sendo feitas quando apareciam bons negócios. O guiador de origem era muito estreito, arranjei este na Planet-X por 5 ou 6 euros, o selim comprei a um amigo meu que tem uma loja (estes selins não são vendidos, são os de teste da WTB, mas como combinava com a decoração, foi chateando até ele me vender;)), os pneus comprei no ebay bem baratinhos (a um Português), a bolsa Carradice também foi um bom negócio (antes tinha alforges), e no fundo é isso!
Apesar de ser uma bike muito confortável, tem um problema grande, os travões... sempre que apanho uma descida grande, começo a travar logo no inicio e vou sempre com o coração nas mãos!
Neste momento a unica coisa que me separa de uma Pickenflick é o espaço... ou seja preciso de vender uma das duas bikes que tenho à venda (Pinarello - 1500€, ou esta por 250€)! :p
A minha intenção é dar-lhe uso para quase tudo, desde as deslocações para o trabalho, até viagens de vários dias (tenho já agendada uma ida aos Picos da Europa)!
 

GMQ

Well-Known Member
Entrando um pouquinho em OFF-TOPIC, vou fazer uma pequena descrição deste projeto.

Inicialmente a minha ideia era ter uma bicicleta polivalente e barata para ir trabalhar e para pequenas deslocações.
Comprei uma bike de estrada antiga, e decidi que ia ser single speed (coisa que não resultou comigo, porque para os percursos que faço ou precisava de um andamento pesado para rolar e nas subidas sofria ou punha um andamento mais leve e no plano andava a bater claras)
O quadro estava em mau estado de pintura, mandei-o lacar (ou qualquer coisa assim, é uma tinta que parece plastico e é injetada com alta temperatura), e foi o que ficou mais caro em todo o projeto!
Como não funcionou com single-speed, comprei-lhe umas rodas de estrada modernas e meti-lhe uma transmissão de 8V de BTT. Na frente usei um pedaleiro que tinha por aqui e ficou só com um prato.
O resto foram pequenas alterações que foram sendo feitas quando apareciam bons negócios. O guiador de origem era muito estreito, arranjei este na Planet-X por 5 ou 6 euros, o selim comprei a um amigo meu que tem uma loja (estes selins não são vendidos, são os de teste da WTB, mas como combinava com a decoração, foi chateando até ele me vender;)), os pneus comprei no ebay bem baratinhos (a um Português), a bolsa Carradice também foi um bom negócio (antes tinha alforges), e no fundo é isso!
Apesar de ser uma bike muito confortável, tem um problema grande, os travões... sempre que apanho uma descida grande, começo a travar logo no inicio e vou sempre com o coração nas mãos!
Neste momento a unica coisa que me separa de uma Pickenflick é o espaço... ou seja preciso de vender uma das duas bikes que tenho à venda (Pinarello - 1500€, ou esta por 250€)! :p
A minha intenção é dar-lhe uso para quase tudo, desde as deslocações para o trabalho, até viagens de vários dias (tenho já agendada uma ida aos Picos da Europa)!

os manipulos das mudanças estão fixos onde? Proximo do avanço a Foto não é clara. Tenho uns quadros antigos de sangalhos e companhia e qualquer dia arranjo paciência e desenvolvo um projecto deste genero.
 

msr

New Member
Estou a pensar comprar uma Trek Crossrip Comp
Asset_215869


Mas não tenho a certeza do tamanho do quadro mais apropriado, se 52 ou 54.
Como estas bikes só estão disponiveis cá por encomenda é impossivel fazer um test-drive antes da compra. Pergunta de leigo: os tamanhos 52/54/etc são na pratica todos iguais entre marcas ou variam?
 

Skyforger

Active Member
Os tamanhos podem variar de marca para marca. Mas, e espero não estar nenhuma asneira, penso que dentro da própria marca, neste caso da Trek, o tamanho que for indicado para ti num modelo de estrada, também o será para este modelo. Já agora, essa bicicleta tem bom aspecto ;)
 

pratoni

Well-Known Member
A utilização (ainda) generalizada em estrada e ciclocross de travões de disco mecânicos, em vez de hidráulicos, tem mais a ver com uma questão de compatibilidade com as manetes sti, e questões orçamentais, do que com qualquer outro factor...
 

RTC

Moderador
Staff member
Ora bem, depois de matutar bem no que pretendia acabei por fazer a encomenda.
A decisão estava tomada, até a semana passada, pela Planet X Pro Carbon XLS no site da Planet X. Já tinha decidido não comprar a Pickenflick de titânio devido ao orçamento e por 840€ comprava a XLS, uma vez que a Dirty Disco (que preferia) estava com um preço que não me interessava 1100€

Acontece que esta semana baixaram o preço da On-One DD para 630€ e não hesitei.
Prefiro a DD à XLS por causa da geometria. Testa mais alta e geometria mais relaxada, mais parecida com a minha Madone. A XLS tem uma geometria muito agressiva, mesmo para CX de competição.

E pronto, agora é esperar e começar a juntar o material que falta para montar.
As rodas também já estão escolhidas. Vão ser umas ZTR Iron Cross (32 raios) com cubos Fun Works a comprar na Actionsports.
Pneus vão ser uns Clement.

Guiador, avanço, discos, espigão de selim e aperto, selim, movimento pedaleiro, tudo usado, estão na garagem e servirão para ajudar na montagem inicial.

Além das rodas e pneus, ficam a faltar os travões e parte da transmissão (que ainda não decidi), com excepção da cassete e corrente que já tenho. Algo gasto é certo, mas serve.

Stay tuned :rolleyes:
 

desmo13

New Member
RTC, boa escolha, apesar que a Pickenflick...
Em relação às rodas, porque não vais para os Aros ZTR Crest de BTT? São mais leves e arranjam-se mais baratos!
Se quiseres um contacto para um bom preço de umas Crest com cubos Novatec avisa!
 

RTC

Moderador
Staff member
Eu sei que a Pickenflick era um quadro "à maneira" mas quando vi o DD a este preço não consegui ganhar coragem para dar o dobro pelo Picken. Espero não me arrepender da escolha.

Quantos às rodas, posso estar aberto a outras opções, desde que sejam uns bons aros para misto estrada/terra. Iron Cross, Grail, Crest...todos dão mas neste caso se calhar é melhor um aro com perfil mais alto.
Vi agora que a actionsports tem disponível para venda um conjunto da marca deles, Fun Works. Pode ser que seja mais uma opção, mais em conta.
Quanto ao teu contacto, obrigado. O cepo do cubo Novatec suporta 11v?
 

pratoni

Well-Known Member
Embora ache que fizeste a decisão correcta, tendo em conta o orçamento e não descurando que estamos a falar de um quadro de carbono, sem dúvida que o Pickenflick seria um quadro para te durar "uma vida", ainda por cima já vem preparado para discos e tudo....

Boa sorte para a montada e coloca isso a andar depressa...
 

RTC

Moderador
Staff member
Acabou de chegar o quadro.
Abri a caixa e do que vi parece-me bem.

Vou começar a fazer a montagem.
Decidi passar o grupo Ultegra 6800 que tenho na Trek para esta.
Primeiro arranjar o básico: caixa direcção, movimento pedaleiro, abraçadeira para desviador braze-on e periféricos.

Fotos para breve.
 

RTC

Moderador
Staff member
Et voilá!






Faltam ainda uns pormenores. Alguns componentes serviram apenas para a montagem. Não devem ficar na montagem definitiva.
Este fds será para afinações e ajustamentos.
Para já estou muito contente com o resultado.
 
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