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UCI WorldTour & ProSeries 2021

prata_7

Well-Known Member
Alguém sabe se isto é verdade ? De caminho o ciclismo está pior que a F1. O próximo passo será impor limite de velocidade nos 50 km/h ? :rolleyes:

https://cyclingtips.com/2021/02/the...X3Bo-ubCBhWPlZ_FF2JNAK_3CmYrdP_ri8_cEt5l6XT0c

Não sei se é verdade mas para mim não tem cabimento nenhum.
Nem todos adoptam essa posição, só quem se sente confortável o faz. Se for por razões de segurança como dizem vão ter de ver também as descidas onde alguns se sentem mais confiantes e arriscam mais e os sprints onde põem também outros em risco.
É como dizes não tarda têm limites de velocidade.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Parece ser uma posição completamente inútil...
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0167610518305762
1-s2.0-S0167610518305762-egi10FV195WHDF_lrg.jpg
 

cou7inho

Well-Known Member
A ser proibido devem ser todas as posições da coluna do meio, não? Todas elas implicam ir sentado no top-tube. Não é só a posição do Froome que vai ser proibida. Foi o que percebi na noticia.
A ser assim há evidencias, de acordo com o artigo aqui deixado, que mostram um ganho significativo na adoção de uma posição em que o ciclista vai sentido no top-tube - "The fastest road race position analyzed is “Top tube 4”, where the cyclist sits on the rear part of the top tube with torso stretched towards the steering wheel and the head sufficiently down". Em relação à posição especifica do Froome já se sabia há muito que não é a mais aerodinâmica e isso também é concluído no artigo - "The infamous “Froome” position is not aerodynamically superior to several other positions. It is 7.2% slower than the “Top tube 4” position. Of the 11 road race positions analyzed, there are 6 positions that are clearly aerodynamically superior than the “Froome” position".

Alguém sabe se isto é verdade ? De caminho o ciclismo está pior que a F1. O próximo passo será impor limite de velocidade nos 50 km/h ? :rolleyes:

https://cyclingtips.com/2021/02/the...X3Bo-ubCBhWPlZ_FF2JNAK_3CmYrdP_ri8_cEt5l6XT0c
Na F1 as medidas tomadas para a melhoria da segurança foram mais que necessárias.

Em relação a esta medida da UCI ainda não consegui formar uma ideia concreta. Não consigo olhar para ela, neste preciso momento, e dizer "que estupidez" ou "boa medida". Parece-me é que se pode criar um precedente em relação à postura do ciclista em cima da bicicleta e isso pode vir a gerar polémicas. A posição em si não é adotada pela grande maioria do pelotão, pelo menos é a minha perspetiva. Mas, para mim, é, sem duvida, a posição mais arriscada em cima da bicicleta. Pelo menos já a usei várias vezes e é a minha sensação. No caso de aparecer um obstáculo é preciso "muito" mais tempo para voltar a uma posição "estável" e conseguir travar em segurança. Enfim, obviamente estamos a falar de ciclistas profissionais, mas mesmo os profissionais cometem erros que podem ser fatais. Gostava de ver os critérios / dados que foram usados para decidir a proibição desta posição.
 

Velhadas

Well-Known Member
Alguém sabe se isto é verdade ? De caminho o ciclismo está pior que a F1. O próximo passo será impor limite de velocidade nos 50 km/h ? :rolleyes:

https://cyclingtips.com/2021/02/the...X3Bo-ubCBhWPlZ_FF2JNAK_3CmYrdP_ri8_cEt5l6XT0c

o problema é o exemplo. Os miúdos vêm os prós a fazer querem fazer também e depois caem.
O pior é que se o estudo aerodinâmico está bem feito a vantagem parece ser mesmo minúscula. Mas tendo em conta a banhada que o Froome deu no Demoulin no Giro por conta das descidas nao acredito que a vantagem seja assim tao pouca
 

{the_crow}

Well-Known Member
ahhh mas eu nao sou pro ! tao nao me afeta :D :D

Pessoalmente faz-me enorme impressao ver a velocidade que se desce e as posiçoes que se tomam em cima de uma bicicleta... mas isso pode ser apenas por ja me ter rebentado um pneu a descer a arrabida e desde ai nunca mais ter conseguido fazer descidas minimamente rapido ( se tiver ventosga entao é mesmo pra esquecer ) ... a cena de irem em cima do top tube so posso ter um raciocionio de logica que é uma posiçao que tira ( a meu ver ) capacidade de reacao ao ciclista para prevenir quase instantaneamente algo que ocorra a sua frente...

Obviamente acho que os senhores da UCI haviam era de estar mais preocupados com as barreiras de proteccao por exemplo dos ciclistas em sprints por exemplo..
 

pratoni

Well-Known Member
A lógica é mesma de há uns anos atrás com os spinaci bars (https://www.google.com/search?q=cin...7j0i22i30l3.9011j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8) em que eram perigosos porque qualquer problema e era quase impossível evitar uma queda.

Sinceramente só estou a ver alguém a adotar esta posição se estiver isolado ou na frente de um grupo. No 2º exemplo, caso caia, quem vem atrás terá pouca margem de manobra para evitar a queda, tal como acontecia com os spinaci bar.

Isto sou eu a tentar não pensar em teorias da conspiração... :D
 

elchocollat

Well-Known Member
O Amaro, no outro dia no Maluco Beleza disse que já atingiu os 110km/h
Ele disse que não se pode pensar no que pode acontecer.
Ok que foi em corrida, mas prefiro que esperem por mim no final da descida do que eu ir mal e arriscar.
 

bullspot

Well-Known Member
Pessoalmente acho que todas as modalidades desportivas que apresentem riscos óbvios para a integridade física dos atletas deve evoluir no sentido de se tornar mais segura e minimizar a probabilidade de perda de vidas.
A F1 teve que fazer esse caminho e hoje em dia as estatísticas não mentem. Perdeu-se alguma adrelanina inerente ao risco a que os pilotos estavam sujeitos? Certamente que sim, mas prefiro ver uma prova disputada em segurança sabendo que os pilotos chegam ao fim inteiros e possam continuar a proporcionar bons momentos em provas futuras.
Mesmo no ciclismo já houve algumas (poucas) evoluções, como por exemplo o uso obrigatório de capacetes, mas em quase todas as grandes provas somos relembrados que ainda há um longo caminho a percorrer. Veja-se o que aconteceu na Volta à Polónia com as barreiras...
Sinceramente acho que há margem para melhorar e garantir uma maior segurança dos atletas sem estragar a beleza da modalidade, faz parte da evolução natural e não devemos indignar-nos com este tipo de medidas.
 

cou7inho

Well-Known Member
Obviamente acho que os senhores da UCI haviam era de estar mais preocupados com as barreiras de proteccao por exemplo dos ciclistas em sprints por exemplo..
Também estão a tratar disso - "Other safety measured announced on Thursday include the creation of standards for roadside barriers (...)".
 

pratoni

Well-Known Member
ahhh mas eu nao sou pro ! tao nao me afeta :D :D

Pessoalmente faz-me enorme impressao ver a velocidade que se desce e as posiçoes que se tomam em cima de uma bicicleta... mas isso pode ser apenas por ja me ter rebentado um pneu a descer a arrabida e desde ai nunca mais ter conseguido fazer descidas minimamente rapido ( se tiver ventosga entao é mesmo pra esquecer ) ... a cena de irem em cima do top tube so posso ter um raciocionio de logica que é uma posiçao que tira ( a meu ver ) capacidade de reacao ao ciclista para prevenir quase instantaneamente algo que ocorra a sua frente...

Obviamente acho que os senhores da UCI haviam era de estar mais preocupados com as barreiras de proteccao por exemplo dos ciclistas em sprints por exemplo..

Estes gajos são pagos para chegar à frente dos adversários portanto vão usar qualquer pintelho para ganhar vantagem uns sobre os outros.

Pelo que percebo da notícia estão prometidas alterações às barreiras... em 2022...:rolleyes:
 

{the_crow}

Well-Known Member
Estes gajos são pagos para chegar à frente dos adversários portanto vão usar qualquer pintelho para ganhar vantagem uns sobre os outros.

Pelo que percebo da notícia estão prometidas alterações às barreiras... em 2022...:rolleyes:

Deve ser pq em 2022 é qdo o ciclismo volta a ser "normal"...
 

Velhadas

Well-Known Member
volta a ser "normal" e os organizadores podem investir em novas barreiras, atualmente mal devem conseguir realizar as provas quanto mais investir em segurança...:D:confused:

nao sei se no eurosport de PT isso teve muito destaque mas no do UK passaram o Giro todo a falar nisso
 
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