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Semáforos - Sinal vermelho...como proceder?

Plobo

New Member
Nenhum veículo deve circular pela berma. Infelizmente o desconhecimento é grande, por parte de muitos. Espero que com as novas alterações ao Código da Estrada, que vêm facilitar um pouco a vida dos ciclistas, se aproveite para um melhor esclarecimento. E a TV, em especial a pública, em vez de passar o tempo a passar pimbalhada, bem que podia ir passando informações úteis.
Relativamente à questão da carta, se as infrações forem muito graves (stops, sinais vermelhos, linhas contínuas, etc), o ciclista corre o risco de lhe ver pedida a carta de condução e aplicada a sanção, tal e qual como se fosse a conduzir um carro.
Isso quer dizer que, se pensarem em passar um vermelho, para além de ver se não vem nenhum carro, convém também ver se não anda para ali ninguém fardado...
 
E quem não tiver carta de condução? Nem sabe o código da estrada? Esse também não é obrigatório!! Querem-me passar uma multa com que autoridade?? Ao comprar uma bicla ninguém me diz que tenho que fazer isto ou aquilo, só querem a massa! Enfim, regras e leis à portuguesa...
 

Override

Member
Quando vou de bike e são semaforos de cruzamento e com visibilidade reduzida quase sempre paro, assim como quando são os pioes a accionar o vermelho para passarem na passadeira. Agora, quando são os semaforos de controlo de velocidade em que vêm aueles condutores que so têm ***** na cabeça que fazem disparar os semaforos todos, ai está sempre verde tinto.:cool:
Naqueles cruzamentos em que vejo que consigo passar no verde tinto olho sempre pra ver se não andam fardas por perto.
Para quem for apanhado pela policia pode sempre tentar uma aventura destas :cool:
[video=youtube;sS_0puMJ1gQ]http://www.youtube.com/watch?v=sS_0puMJ1gQ[/video]
 

canuco

New Member
[QUOTEE quem não tiver carta de condução? Nem sabe o código da estrada? Esse também não é obrigatório!! Querem-me passar uma multa com que autoridade?? Ao comprar uma bicla ninguém me diz que tenho que fazer isto ou aquilo, só querem a massa! Enfim, regras e leis à portuguesa... ][/QUOTE]

Se não sabe o código da estrada não anda na via pública, vai para as ciclovias que aí não há sinais para saber interpretar...
Faz todo o sentido das infrações cometidas ao andar de bicicleta caiam na carta de condução....se eu passar um vermelho de mota também fico inibido de conduzir carros.
 

Dono do asfalto

New Member
Quando vou de bike e são semaforos de cruzamento e com visibilidade reduzida quase sempre paro, assim como quando são os pioes a accionar o vermelho para passarem na passadeira. Agora, quando são os semaforos de controlo de velocidade em que vêm aueles condutores que so têm ***** na cabeça que fazem disparar os semaforos todos, ai está sempre verde tinto.:cool:
Naqueles cruzamentos em que vejo que consigo passar no verde tinto olho sempre pra ver se não andam fardas por perto.
Para quem for apanhado pela policia pode sempre tentar uma aventura destas :cool:
[video=youtube;sS_0puMJ1gQ]http://www.youtube.com/watch?v=sS_0puMJ1gQ[/video]

Override, os polícias podem não estar fardados...existem os "à paisana" ou os que estão fora de serviço, e penso que também estes últimos podem actuar, caso vejam alguma infracção. Ou estou enganado?:):):)
 
Ciclovias não há assim tantas quanto isso. Se é via pública tenho todo o direito em andar na estrada, até porque parece que é proíbido andar nos passeios. Não é obrigatório um código para andar de bicicleta, portanto, quem anda de bicla feito de maluco (para uns) não tem culpa, não tem noção. Poderá existir bom senso.
Acho completamente absurdo que infracções em bicicleta (infracções???) tenham repercussões na carta de condução, lolololol. Motas não é bicicleta.
 

canuco

New Member
Para viver em sociedade há que aceitar as regras dessa sociedade, e a nossa sociedade decidiu classificar o velocípede como um veículo, logo para circular na via pública tem que respeitar certas e determinadas regras...quem não as respeitar tem que se aguentar com as consequências.
E agora perguntam, e se for uma criança de 5 anos a passar um vermelho? Nesses casos a responsabilidade recai nos pais do menor ou no seu representante legal.
A lei é simples e clara!
 

msantos1708

New Member
Ciclovias não há assim tantas quanto isso. Se é via pública tenho todo o direito em andar na estrada, até porque parece que é proíbido andar nos passeios. Não é obrigatório um código para andar de bicicleta, portanto, quem anda de bicla feito de maluco (para uns) não tem culpa, não tem noção. Poderá existir bom senso.
Acho completamente absurdo que infracções em bicicleta (infracções???) tenham repercussões na carta de condução, lolololol. Motas não é bicicleta.

O desconhecimento da Lei


O artigo 6º do Código Civil tem como epígrafe a “Ignorância ou má interpretação da lei“; e dispõe o seguinte:

“A ignorância ou má interpretação da lei não justifica a falta do seu cumprimento nem isenta as pessoas das sanções nelas estabelecidas.”
 
bom a este respeito identifico-me com a maioria do pessoal... não sou santo :) ehehe

mas como circulo diariamente de bike em Lisboa tenho vindo a mudar muito a minha forma de andar, sobretudo pela minha segurança, um ciclista na estrada está muito vulnerável e tomar consciencia disso (com uns valentes cagaços) fizeram mudar-me para uma atitude mais defensiva.

Assim a grande maioria dos vermelhos páro, mesmo assim ainda há uns poucos que não resisto mas apenas porque consigo perceber o que se passa pois têm grande visibilidade, mesmo verdes pelo menos em Lisboa há alguns sitios em que os passo com cuidado por já ter assistido a cenas doidas, sobretudo quando cai o verde que ainda há malucos que passam o outro semáforo....

Mas também me aborrece os ciclistas que acham que é tudo deles, passam vermelhos, andam em cima do passeio, passadeiras como se tivessem o direito absoluto da circulação, não gosto e assisto diariamente a cenas lamentáveis que depois são generalizadas para todos os ciclistas infelizmente.

Stops normalmente abrando apenas, a menos que não tenha mesmo qualquer visibilidade.

Quanto à berma, quando comecei a andar ficava stressado por ir a empatar o trânsito e tal, só até ao dia em que comecei a apanhar grandes sustos. circulava diariamente na marginal para cascais que tem 2 vias por isso não deveria haver problema com os carros mesmo assim o que me acontecia era, quanto mais me encostava mais os carros me passavem tentando não ocupar a via da esquerda, mesmo sendo no sentido em que íam, sempre grandes razias, uma vez saí da estrada por sorte não foi na zona que tem um lancil a delimitar a estrada e pude parar, outra um camião só com a deslocação de ar que provocou ia-me fazendo cair e outra encostei-me tanto que ao dar a volta ao pedal, este bateu no tal lancil que até levantei a roda de trás, enfim... depois disto pensei que se lixe eu tenho também direito a andar na estrada... e passei a andar ao meio da metade direita da via e não saio dali. Já levei buzinadelas, pessoal a mandar-me andar no passeio e coisas piores, mas ignoro a minha segurança primeiro sem desrespeitar as regras claro. Mas o que vejo também é que a grande maioria dos automobilistas respeitam os ciclistas, há apenas um punhado deles que se arma em parvo.
 
Na na... Ambiguidade, paradoxos, etc..., da lei, que se perde em jogos de semântica!! Esse art. é prova disso!!! Mas não vale a pena estarmos aqui a discutir leis!! Eu tento não empatar ninguém, se vejo que não vem ninguém lá vou eu, mas pode correr mal. Não sou exemplo.
 

rfcarvalho

Active Member
Bem, dizer que por estarmos de bicicleta não temos de cumprir nenhuma regra de trânsito não faz sentido nenhum. Para os nossos direitos, consideramos que estamos na via pública, mas para as nossas obrigações já estamos "apenas a andar de bicicleta"? Certo.

No que diz respeito a estar a por em causa a lei, sim pode-se gastar tinta e mais tinta a por em causa isto ou aquilo - não somos obrigados a aceitar - e das duas uma, ou respeita-se, ou transgride-se. Também conheço muitos que não concordam que se dê apenas 120 km/h nas autoestradas. A esses digo, opa dá a velocidade que quiseres, mas quando a multa for parar a casa também não chores.
 

jmourao

New Member
Nós não podemos pedir deveres aos condutores quando nem respeitamos os nossos, enquanto essa mentalidade do 'foi só esta vez' não mudar, não temos qualquer direito de refilar com os condutores.

Porque pelo que vejo aqui no forum, a grande maioria é maior de idade, logo pode-se subentender que tem carta e sabe perfeitamente que não há nada mais perigoso que estar descontraido a conduzir e aparecer do nada um ciclista que passa um vermelho, e independentemente de ser culpa do ciclista ou não, levante a mão quem aqui tem seguro para praticar ciclismo. Depois quem se lixa é o outro, porque nós temos um para-choques muita pequeno, mas ele é que fica com a consciencia de ter atropelado alguem, para uma pequena percentagem de gente isso passa sem problemas, mas eu falo por mim e por muita gente certamente que se atropelar um ciclista independentemente de ele ter culpa ou não eu vou ficar muito preocupado e certamente vai-me estragar um bom par de dias
 

rfcarvalho

Active Member
e independentemente de ser culpa do ciclista ou não, levante a mão quem aqui tem seguro para praticar ciclismo.

[Mão levantada] :) era uma das minhas preocupações, e só não o fiz antes pois não andava de bike com muita regularidade, mas finalmente está tratado.
 

angel@

Member
Pedalar com os randonneurs deu-me alguma disciplina e até já começo a fazer "piscas", coisa que era raro fazer. Dantes, raramente parava no vermelho pois escolhia cuidadosamente percursos com poucos ou nenhum semáforo, e quando havia eram daqueles que mudavam rapidamente e, por isso ao longe ia a contar o tempo e abrandava para passar quando o verde abria :). Sou cuidadosa nas passadeiras, pois também ando a pé. Continua a fazer-me confusão ter de parar num vermelho no meio de uma aldeia no deserto onde não passa cão nem gato, mas calculo que não demora a abrir e ao longe aplico o truque de abrandar uns metros antes. Nunca uso óculos escuros (embora sejam importantes), pois manter um contato visual com os condutores, dá algum resultado nos cruzamentos.
Até agora só fui abordada uma vez por um agente da autoridade, que queria mandar-me para a ciclovia.
 
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