• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Semáforos - Sinal vermelho...como proceder?

SithLord

New Member
Faço uma avaliação do risco, claro que não passo um sinal vermelho na N14. Mas se achar que é seguro passar o vermelho faço-o.
 

Batista

Member
Também faço sempre uma avaliação, mas é obvio que a nossa imagem sai muito manchada enquanto tivermos esta atitude.
Temos que começar a respeitar o código.
 

TigasPT

New Member
Devo dizer que passo os semáforos onde existe possibilidade para tal, ou seja, não havendo risco de me cruzar com peões, ou automoveis...
Mas nos locais onde não conheço, ou conhecendo sei o perigo associado procuro parar.

Agora, li o tópico todo e li alguns que por o ciclista fazer x ou y manobra, é bem feito que os automobilistas passem a rasar, batam em ciclistas, ou realizem manobras que ponham em causa a integridade fisica dos ciclistas deixa-me completamente chocado...
 

Plobo

New Member
Existe solução para tudo. Até para passar nos vermelhos. E não só: andar na autoestrada, de preferência em sentido contrário, atropelar peões, roubar, matar, até morrer. Sem problema nenhum. Basta ter uma consola, o novo GTA V, mais de 18 anos e a noção que façam o que fizerem, não podem repetir cá fora as brincadeiras que o jogo permite.
As bikes do jogo estão muito bonitas:

339642.png
 

20fps

Member
Pois assisti hoje de manha, quando vinda para o trabalho à situação que vos passo a contar.

Um colega ciclista, sinal vermelho aqui vou eu. Mediu mal as distâncias... foi contra um carro (na porta). Nada de grave em segundos levantou-se, montou e siga viagem. Ficou o automobilista a falar sozinho com uma moça na porta.

Depois queixamos-nos, paga o justo pelo pecador.

Eu é muito raro parar vermelhos.
 

Amadeus

New Member
Nós ciclistas, queixamo-nos da falta de civismo dos automobilistas. Porque não têm paciência, ou porque buzinam, ou passam muito perto de nós, etc. A verdade é que grande parte dos ciclistas também não tem respeito pelos demais utilizadores das vias públicas. Quem anda na estrada, tem que cumprir o código e a luz vermelha do semáforo obriga a parar. Tanto faz que vamos de carro, como de bicicleta. Sinceramente não percebo o porquê de alguém não se sentir obrigado a parar, só porque vai na bicicleta!!! Isto pode trazer consequências muito graves, principalmente para nós.
 
bom... como ando todos os dias em Lisboa de bike vou assistindo a tudo.

Andar de bike na cidade é um assunto em voga por estes dias e este é um dos assuntos que é sempre abordado. ah e tal é tudo muito giro mas os ciclistas são uns irresponsáveis porque passam vermelhos, andam nos passeios etc....

como já referi mais atrás quando comecei a andar na cidade tb era assim, mas o risco que se corre levou-me a mudar de atitude, este tópico também teve a sua contribuição para a mudança de atitude e hoje em dia tenho parado sempre nos vermelhos um colega meu ciclista já ma chamou tótó, epá tudo bem não me importo mas prefiro chegar inteiro a casa.... mas confesso que outro dia numa volta não parei naqueles de controlo de velocidade numa "aldeia", diariamente também cometo outra infracção que é passar um traço continuo para entrar numa ciclovia.... enfim se seguisse as regras ía dar uma grande volta... e hão-de haver outras infracções o prob tb é que apesar da cidade ser ciclável não está preparada para o tráfego de bicicletas, mas isto não deveria ser desculpa, posso sempre seguir as regras mesmo que não sejam adequadas ao tráfego de bicicleta.

no entanto assisto a grandes barbaridades por parte dos automobilistas e peões, os peões pensam que têm o direito a tudo em particular andar na ciclovia e os ciclistas que se desviem, também passam a estrada com o vermelho ou fora da passadeira, quanto aos automobilistas... jasus são umas atrás das outras, também passam vermelhos, estacionam mal (em cima das ciclovias por exemplo) abrem as portas sem ver se vem alguém, saem do estacionamento sem ver se vem alguém (ou se vêem pensam que podem passar), fazem razias para ultrapassarem sem entrarem na via da esquerda, ultrapassam mesmo vendo que vem um ciclista de frente obrigando-o a desviar-se de repente para a direita .... tudo cenas que já me aconteceram e que me levam a ter uma condução muito mais defensiva na cidade....

eu acho que ninguém pode criticar ninguém das infracções que comete, nós não somos santos nem os outros são santos. nem as atitudes de uns devem justificar as acções dos outros.
é a história do poço, se eu vejo um gajo a atirar-se a um poço vou atrás dele???

e depois é a velha historia de generalizar casos particulares, por exemplo eu estou parado num semáforo vermelho passa-me um gajo de bike passando o vermelho... a imagem que fica é TODOS os ciclistas são uns irresponsáveis. Mas o contrário tb acontece, se vejo um gajo a cometer uma infracção de carro que me ponha em risco penso logo "estes sacanas dos automobilistas não repeitam ninguém"

Termino como comecei, o melhor é respeitar ao máximo as regras em primeiro lugar pela nossa segurança, pois somos o elo mais fraco, não me consola nada ter razão num acidente se ficar todo partido.

abraços
 

jofari

New Member
Mais uma vez, nós temos sempre razão, os outros uns estúpidos, tótós, etc, etc...
Mais uma vez, é tudo uma questão de educação e mentalidades.
Uma evoluem outras... nem por isso!
 

Ricardo93

Active Member
Depois à aquela malta que de bicicleta tanto faz de peão como de automobilista. Isto é quando convem usam os passeios e as passadeiras, quando convém usam a estrada. Eu pessoalmente não ando na cidade, ando só pelas aldeias e pelos campos, mesmo assim é preciso muita atenção, quanto mais cuidados houver melhor.
 

expanium

New Member
Com o código dá estrada e sendo a bicicleta declarada com as mesmas regras que um automóvel a motor, todos somos obrigados a parar no vermelho; aqui não há nada a dizer agora cada uma proceda da maneira que quiser.
Eu procedo desta maneira nos cruzamentos paro sempre e espero que fique verde a excepção se continuar em frente encosto-me totalmente do lado direito para não estorvar o normal andamento. Nos entroncamentos abrando a velocidade e vejo se não vêm nenhum automóvel e sigo o percurso.

Atenção que agora dentro das rotundas as bicicletas têm prioridade em relação aos demais, infelizmente a muitos condutores que não sabem disto. E malta muito cuidado na estrada mesmo muito cuidado li e sei de acontecimentos terríveis com ciclistas enfim...
 
Top