• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Semáforos - Sinal vermelho...como proceder?

Dono do asfalto

New Member
Boas amigos do pedal,

Abro este tópico, pois acho de extrema importância no mundo deste desporto que tanto gostamos e não só...afinal de contas é a nossa segurança (e a de terceiros) que está em causa.

Independentemente da zona onde vivem/pedalam, todos vocês se deparam na estrada com semáforos dentro de localidades ou fora delas, podendo os mesmos estar intermitentes, a 3 cores (aqui também incluo os semáforos de "Velocidade Controlada") e os não menos importantes semáforos "desligados/avariados" que só estão a enfeitar.
Vi uma reportagem de TV no youtube sobre o tema "Ciclistas vs Automobilistas" em que vi queixas de parte a parte. Despertou-me a atenção um dos automobilistas sondados referir que já tinha visto "ciclistas a passar sinais vermelhos, andar em sentidos proibidos, etc.
Não sei se as regras dos semáforos e sentidos proibidos/obrigatórios também se aplica a nós ciclistas (por exemplo, não sei se tenho de parar num vermelho mesmo sabendo que não há ninguém a vir de cruzamentos, ou num vermelho de "velocidade controlada"...sinceramente não sei como está prevista a lei)

Normalmente paro sempre em cruzamentos de visibilidade reduzida. Se o cruzamento tiver boa visibilidade, ou numa situação de "velocidade controlada", apenas reduzo a marcha como precaução e se não vier ninguém do outro lado ou não houver peões a atravessar, avanço.
Nos sinais intermitentes sigo a regra da prioridade.
Nos sinais avariados/apagados, também sigo a regra da prioridade mas...por amor de Deus, alguém que os ponha a funcionar, pois acho 1 VERGONHA e um CONVITE À MORTE para com quem na via circula.

Queria saber como procedem vocês neste tipo de situações e saber se ao passarmos um sinal vermelho (nem que seja um de "velocidade controlada) arriscamo-nos a coima por parte da polícia., pois se assim for, passo a parar em todos os vermelhos.

Como disse, não sei como está prevista a lei, mas agradecia um feedback vosso, não vá ter uma surpresa desagradávem por parte da polícia um dia destes.

Abraço e boas pedaladas;)

http://www.youtube.com/watch?v=zffHFCUHW9k
 

jmourao

New Member
Independentemente de levarmos coima ou não, a minha regra é, sinal vermelho é para parar! E acho uma total irresponsabilidade quem os passa! Ainda bem que abris-te este tópico pois acho da maior importância, acho piada aos ciclistas que pedem direitos aos condutores mas depois não respeitam sinalização básica... Se querem andar na faixa de rodagem têm que respeitar as leis da faixa de rodagem, e sobre isso todos os STOP, vermelhos, percas de prioridade entre outros eu respeito como se estivesse num carro. Tanto me salvaguarda a mim como aos outros, e é assim que mostro respeito pelos automobilistas para que eles me possam tambem respeitar
 
Daquilo que sei, os ciclistas, como utilizadores da estrada, são sujeitos às leis que compõem o Código de Estrada. Como tal, são obrigados a parar nos semáforos vermelhos, como qualquer outro veículo.

Em relação às coimas, os valores previstos para os velocípedes são metade dos valores previstos para os veículos automóveis (isto dito por um polícia meu amigo).
 

FDurao

New Member
As regras aplicam-se a todos que circulam nas estradas e via publica, mas existem os espertos :p

Eu pessoalmente farto-me de ver ciclistas que simplesmente não respeitam o sinal vermelho, atenção que actualmente deve ser moda, pois todos o passam, eu não sou nenhum santinho mas já me vou sentindo diferente por ser dos poucos que respeitam o sinal vermelho :eek:

Outra moda que tenho vindo a reparar, pelo menos na cidade de Beja, os ciclistas que circulam na ciclovia quando atravessam a estrada na passadeira acham que tem prioridade, será que eu é que estou enrrado! Nas passadeiras os peões têm prioridade, agora os ciclistas para mim é novidade, se quiserem ter prioridade têm que desmontar e passar a pé com a bike á mão, pois doutra forma eu indo de carro não lhe dou a prioridade :(

Para mim o pior que um automibilista malicioso são os ciclistas que não cumprem com regra alguma e dão má fama a quem cumpre.

E não sei se eu tenho a mania da presiguição, mas na estrada os carros que maiores rasias me tem feito levam barras e suportes de bikes no tejadilho :mad:
 

jocarreira

Well-Known Member
É óbvio que o sinal vermelho é para parar, mas vejo muitos ciclistas que não o fazem.
Ainda há umas semanas vinha a rolar bem na estrada quando alcancei 3 ciclistas que iam mais devagar mas que prontamente se colaram na minha roda. Uns quilómetros à frente estavam 2 ou 3 carros parados num semáforo que me pareceu de velocidade controlada mas que tinha uma passadeira logo ali, por isso podia ser também daqueles com botão para os peões pedirem o verde para a passadeira. Eu abrandei e como tinha espaço suficiente entre os carros e o passeio deixei-me ir até ao pé do carro da frente e parei completamente. Os tipos que vinham atrás de mim abrandaram também mas passaram a rasar entre mim e o carro e seguiram mesmo com o sinal vermelho.
Imagino se estivesse uma pessoa a atravessar a passadeira, mas como eu não conhecia a zona se calhar eles já sabiam que ninguém ia atravessar a passadeira àquela hora...
 

pratoni

Well-Known Member
Os semáforos vermelhos e stops são para parar. Ponto!

Confesso que posso não parar sempre, principalmente se forem semáforos de velocidade controlada, e não de cruzamento, e se foram activados por um carro.
Aí não me preocupo em parar, mas sei que se for apanhado e a polícia quiser chatear, tem toda a razão.

Agora semáforos de cruzamento, só não paro se tiver uma visibilidade para todo o lado e não houver ninguém a vir de lado nenhum, aí confesso que já passei mas não é sempre...

De resto nem ponho em causa passar o vermelho.

@Plobo,
Não sou a pessoa mais dentro das leis mas, como é que se fica sem carta de condução a conduzir um veiculo em que não precisamos de a ter? Não percebo...
Seria como ficar sem carta por andar na rua a pé bêbedo...
 

Dono do asfalto

New Member
Têm dúvidas? Não sabem? Façam lá o favor de ler isto: http://daraopedal.blogs.sapo.pt/70416.html

Já agora, note-se que para além da necessidade de cumprir regras, sujeitam-se a ficar SEM CARTA DE CONDUÇÃO.

Bom artigo Plobo. No entanto fico surpreendido com a questão 25...não sabia que circular na berma da estrada era proibido!!!! Eu tento ir o mais à direita possível e se houver bermas largas vou na berma, assim não empato ninguém. Mas afinal, parece que temos de ir mesmo na faixa.
 

grouk

Active Member
eu não tenho nenhum problema em dizer que é raro parar nos semáforos, mas eu estou errado deve se parar quanto a isso de ficar sem carta não sei como funciona então e quem não tiver carta tiram lhe o que?
 

Armando

New Member
Querem saber a minha opinião?

A minha opinião é que o código da estrada é para se cumprir.

Querem saber qual o meu desejo para o futuro?

Que eu vá tendo a sorte que tenho tido até aqui.

Também cometo as minhas infracções!

Ja estive para ser multado por passar um vermelho num entroncamento!! valeu-me o facto de o agente da autoridade ter sido benevolente comigo, mas só o foi no outro dia seguinte, pois no dia da infracção e para mostrar respeito à frente dos " Recrutas" novos, o mesmo fez-se notar como um grande agente de autoridade.

No semáforos de grande movimento de tráfego, costumo parar sempre.
Nos semáforos de grande visibilidade e em que não se apresenta nenhum veiculo!!... costumo passar depois de verificar que não existe nenhum agente de autoridade presente.

Nos semáforos de velocidade ha entrada das povoações!!...costumo afrouxar a marcha de modo a que o mesmo não mude de cor. Mas quando um veiculo vem na minha retaguarda e faz acender o vermelho, aí eu não costumo parar.

Assumo que não sou exemplo para ninguem!!
 

AndreNS

New Member
Não sendo nenhum "santo" esforço-me cada vez mais para cumprir código como ele é e acho que assim é que deve ser.
Vermelho é para parar e verde é para passar mas sempre com cuidado porque há quem não pare...
 

Plobo

New Member
eu não tenho nenhum problema em dizer que é raro parar nos semáforos, mas eu estou errado deve se parar quanto a isso de ficar sem carta não sei como funciona então e quem não tiver carta tiram lhe o que?
A bicicleta. É o que está no Código
 

rfcarvalho

Active Member
Não fazia ideia que se podia ficar sem a carta de carro, ao efectuarmos uma transgressão de bicicleta. Mas faz sentido.

Nesse caso vou tomar ainda mais atenção aos vermelhos... para além de não gostar muito de num cruzamento ignorar o semáforo, esse risco da carta apreendida justifica bem o tempo parado de espera.
 

pratoni

Well-Known Member
sim eu percebi.

Mas sou obrigado a dizer que tenho carta se estou num veiculo que não preciso de a ter?
 

rfcarvalho

Active Member
pratoni, a autoridade concerteza terá os meios para saber se tens carta ou não. Na altura nem terás de dizer nada, apenas és identificado e será criado um auto, a sanção irá aparecer no correio em casa, e nessa altura já fizeram essa verificação (penso eu).
 

torui

Well-Known Member
Facilmente através do número de bilhete de identidade do infrator o IMT consegue apurar se o seu titular tem ou não carta de condução, e dai ocorrer alguma sansão acessória de inibição de condução decorrente da infração praticada no uso de veiculo sem motor...
 

Dono do asfalto

New Member
O artigo do Plobo é bastante útil. No entanto, verifiquei na questão 25 que é proibido um ciclista circular na berma....pensava que ao circular numa berma larga era mais seguro para nós e facilitava a vida aos condutores. Estou a ver que é na faixa o mais perto possível da berma (mesmo que a mesma seja larga) que devo circular então, certo? Vamos lá ver como reagem os automobilistas ao verem-me na faixa;);)
 
Top