SLB4EVER,
Não sendo de todo cromo na matéria (apenas interessado e gosto em procurar), e atendendo que no fórum há pessoas com muito mais conhecimento, o treino da cadência hoje em dia, está a cair em desuso, sendo o primordial: power (watts).
E a isto creio eu, se atribuir aos vários modelos de medição que existem no mercado.
Se fores aqui (
http://home.trainingpeaks.com/races/2013-tour-de-france/stage/1.aspx) , vês o power que os profissionais debitaram no Tour.
Verdadeiras máquinas humanas (?) ou sinceramente muita "idrominância"...
Se em montanha (BTT) o que me atraí é a técnica (leia-se Descida!), na estrada, as coisas que me atraí (bastante - diga-se de passagem) é toda a ciência que pode estar atrás de uma volta de bike e o esforço físico exigido para fazer 3 dígitos de kms (um dia ainda vou lá chegar, como volta "habitual" de fim-de-semana").
A ciência, passa por estudar as nossas limitações, e pontos onde podemos melhorar.
Peso - algo muito importante, dado que a performance é medida como a relação peso/potência (tal e qual como a F1
)
O peso é importantíssimo em zonas de subida, podendo chegar a ser consumido mais de 60% da potência debitada numa inclinação média de 7% a uma velocidade de 10km/h!
Ou seja, malta pesada, já sabe porque leva tareias descomunais dos "trincaespinhas".
Potência e esforço - existem vários estudos que exemplificam que o uso de cadências médias (80/90 rpm), permite um menor cansaço e degradação de potência em kilometragens médias /elevadas.
Um bom artigo sobre pedaladas:
http://www.bikeradar.com/fitness/article/technique-pedal-like-a-pro-12772/
Aerodinâmica - a melhor amiga do ciclista. O SCx ou CxA (que é básicamente o coeficiente de penetração - tão em voga publicitar na década de 90, cada vez que se saía um carro, e o CxA ou CxS que é básicamente a coeficiente de penetração pela área). Melhorias neste caompo, e que se consegue obter com um pouco de treino (posição), permite aumentar de forma surpreendente as velocidades médias.
Afinal, a 35Km/h, mais de 75% da potência é usada para superar a barreira aerodinâmica, e se formos nos tops, teremos que dispender qualquer coisa como +80% ou ir nos hoods +40%.
Muitas vezes, basta melhorar um pouco alguns pontos menos "visíveis", para termos uma recompensa de mais uns km/h a mais no strava.
Analisar os dados sem saber: temperatura/vento/sudação, etc, é como dar tiros no escuro.
Pesa-te antes de sair de casa, pesa-te depois de vires. Verifica a quantidade de água ingerida, e se não houve fuga voluntária de líquidos, poderás verificar se tives-te bem a nível de hidratação, ou se ficaste fora. Aqui convém andar sempre minimamente hidratado.
Daí poderás ver a quantidade de água que necessitas, etc... (atenção à metreologia!)
Mas acho que fugi e criei um mega offtopic com isto.
Peço desculpa pelo offtopic.
PS - no site da Wattbike, encontras um manual de treino, que eu achei completo e que poderá dar umas luzes sobre melhorar as voltas, com treino minimamente estruturado.