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Reduzir peso na bike

Fevereiro

Member
Que acham do estado do pedaleiro ultegra 50x34.que está na foto por cerca de 100 €?
Os cranks são de 175mm, não serão grandes para a minha medida entre pernas? 84cm
Pesa 847grs já com caixa, a minha actual pesa 1109grs.
A mim parece-me bem. e ultegra sempre será melhor que a fsa gossamer (peso anunciado 900grs)que estou a pensar comprar.

Aqui fica a foto do pedaleiro:
getattachmenthy.jpg
 

moina

New Member
Aqui fica a minha opinião

Nem sempre vale a pena fazer algumas trocas de material só se o quadro merecer.
Eu também já fiz o mesmo e no final quando decidires trocar por outra bike a tua em que fizeste um esforço em trocar alguma coisa para ficar melhor não vale nada, por isso a minha opinião é meteres bastantes km nela e quando achares oportuno trocar por uma melhor.
 

Burning Dogma

New Member
No final podes trocar apenas o quadro e montar todo o material bom que foste comprando ao longo do tempo. É esse o meu objectivo e na carteira sempre custa menos, ou pelo menos nota-se menos porque se vai gastando aos poucos:D
 

Figueiredo

Active Member
Exactamente!!! Em vez de trocares de bike de x em x anos, trocas apenas o quadro e mudas o restante material que foste comprando ao longo do tempo ;)
 

Fevereiro

Member
Moina comprar uma bike equipada com 105 ou ultegra, fica demasiado caro para o meu bolso.
Prefiro ir aos poucos, já para não falar do gozo que me dá ir vendo a bike evoluir. :D(esta é a pricipal razão, pq comprar já uma máquina depois não tenho onde mexer..)

Acham que vale a pena esse pedaleiro? ou é preferivel ir para o gossamer novo?
 

phalhas

New Member
Eheh, concordo em absoluto. Não é por acaso que estou a tentar vender o meu grupo Tiagra para fazer um pequeno upgrade.

Quanto ao preço dessa Ultegra parece-me bem.
Isto de um gajo passar horas em frente ao monitor a "vadiar" pela net é no que dá...

Abraço
Rui
 

pedrofeijo

New Member
Compra esse pedaleiro,em termos de qualidade em bem superior ao da Fsa.Bem como pelo facto de que , se necessitares de adquirires futuramente alguma peça para o mesmo,ser muito mais fácil e barato do que adquirires componentes para o Fsa Gossamer. Tenho um amigo que tem um desses há mais de dois anos e chatices nunca as teve.Apesar de estar rendido à Campagnolo ,de longe preferia uma pedaleira da Shimano a uma da Fsa.
 

Cancellara

New Member
Espero que o amigo Fevereiro não se chateie por estar a usar o seu tópico, mas a minha dúvida existencial adequa-se perfeitamente a ele (tópico) e evita-se desarrumar a casa :)

Tenho a minha fininha, neste momento, neste estado:
poison2.jpg


e com a seguinte lista de componentes:

Quadro: Poison Opiat / alumínio - 1449g
Rodas + fitas: American Classic 420 Aero 3: 1543g
Chavetas: Carbon Pro - 50g
Pneus: Michelin Pro 3 Light - 370g
Câmaras: Schwalbe - 208g
Forqueta: Easton EC90 SLX: 305g
Caixa direcção + espaçadores + lock: Cane Creek + Easton - 90g
Guiador: Easton EC90 Equipe 420mm Ø26.0 - 198g
Avanço: SYNTACE F99 105mm Ø26.0 - 96g
Espigão: KCNC TiProLite 400mm Ø31.6 - 165g
Aperto espigão: Ø34.9 - 22g
Selim: Selle Itália Filante - 195g
Manetes: Shimano 105 '09 - 502g
Travão frente: Shimano 105 '09 - 178g
Travão trás: Shimano 105 '09 - 176g
Desv. frente: Shimano 105 - 88g
Desv. trás: Shimano 105 - 222g
Pedaleira: Aerozine X-13 RL - 703g
BB: Aerozine rolamentos ceramicos - 97g
Pedais: BBB - 302g
Cassete: Shimano 105 12/25 - 226g
Corrente: Shimano 105 - 278g
Grades bidon + parafusos: Chinarello :D - 64g
Total: 7527g

Mais cabos, bichas, fitas, cliclometro e eventual falta de precisão de alguns valores (nem todos foram confirmados por mim - são de tabela) a coisa vai para os 7,8Kg.

A minha dúvida existencial é:
Além do quadro, o que é que vale a pena trocar para reduzir peso de forma significativa?

Mandem lá as vossas postas :rolleyes:

Cumps!
MN

Antes que digam que mais valia ter comprado uma bike leve logo de início, explico: Sou daqueles que gostam de ir evoluindo a coisa pouco-a-pouco e ter uma coisa personalizada e a nosso gosto :)
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
mnunes, tudo pesos confirmados por ti?

Estou aqui a puxar pela cabeça, uma vez que a minha BMC Team Machine com equipamento semelhante e mais leve em alguns casos, acusa 8 quilos certos na balança...

De qualquer forma ainda falharam aí os cabos e espirais, mas não chega a diferença a tanto...
 

Cancellara

New Member
Duchene, está tudo referido na mensagem.

Nem tudo foi confirmado por mim, alguns são pesos de tabela. O somatório desses valores, alguns não confirmados, são os tais 7,55Kg.

O peso total confirmado por mim, já com cabos, fitas, espirais e ciclocomputador vai para os 7,8Kg.


SBRDYDY:

1 - Trocar todo o grupo custaria uma pequena fortuna. Eventualmente irei substituindo peça a peça, com tempo. Até quanto peso poderia ganhar com essa troca?

2 - 150gs por pedal acho bastante razoável :-/

3 - À partida, o selim será a próxima vítima. Tenho em vista um "chinarello", de 120g.

4 - Deitar as câmaras fora? Bem, posso meter umas Michelin light, mas só ganho 30gs :p
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
Vi o teu post antes de editares, daí as dúvidas.

Quanto a pesos...

Excluindo o que parecem ser compras recentes e onde poderias ir buscar alguns gramas (rodas e pedaleiro)

Sugiro:

pedais claro para algo com carbono no nome (time o look) e ganhas 60g, travões cnc, podes tirar entre 100 e 150g, selim como já disseste e essencialmente as manetes.

Para comparação no grupo completo Sram Force ganhas 200g sobre o grupo ultegra, portanto presumo que a diferença seja ainda maior no caso do 105.

E menos 20g aqui e ali ainda vais buscar mais qualquer coisa noutros componentes...
 

Cancellara

New Member
Lá mais para a frente, irei equacionar então as manetes, até porque estas têm umas pequenas mazelas dum encontro imediato com um poste (don't ask :mad:). Será uma pena, pois gosto bastante da sua ergonomia, apesar do aspecto não ser dos mais racing.

Com os travões, se optasse pelos KCNC vermelhos, poderia dar mais um toque bling bling :D e reduzir o peso. É o que se chama matar dois coelhos com uma cajadada só. Custam é uma pipa de massa :eek:

Parece-me, no entanto, que, já com um quadro em carbono (gama média), não poderei aspirar a baixar muito dos 7,5Kg sem trocar tudo outra vez.
 
Last edited:

SBRDYDY

Well-Known Member
foi voce que perguntou:D
o grupo tenho microshifit não e caro e muito melhor que 105 e mais leve tambem.
as camaras podes optar por umas continental pesam so 50 gramas.
os pedais look keo carbon não são caros e pesam 115 por pedal.
mas e so uma sugestão o importante e pedalar e tens uma maquina muito fixe.
 

Burning Dogma

New Member
Travões KCNC custam uma pipa de massa e não travam um c***lho. Não consigo entender como é que se poupam gramas numa componente essencial para a performance e segurança da bike.
 

Cancellara

New Member
Hmmm... são assim tão maus? :eek:
Não é que estivesse a pensar seriamente neles, mas...

Será pela torção, será dos calços, ... ?
 

fuel100

New Member
Exacto. Tenho um conhecido que comprou uma bike em 2ª mão que trás uns KCNC e está deserto para se livrar deles. O problema é que ninguém está interessado neles. Parece que realmente, a travar não serão um primor.
Serão travões para a balança ?
 

ALNM

Member
Também me aconselharam que não os montasse, embora eu não seja fã da KCNC e nunca tivesse pensado comprá-los. Não me parece que tenha a ver com os calços, mas antes com a multiplicação da força exercida sobre eles.

Mas tens outros travões, por exemplo, os Zero Gravity.
 

duchene

Well-Known Member
Atençao que eu falei em travões CNC e não nos KCNC!!!

Como disse e bem o ALMN a opção poderia ser os Ciamillo, os FRM, os M5 ou outros mais exóticos com provas mais do que dadas da sua qualidade, rigidez e baixo peso.

Os KCNC são conhecidos pela sua elevada flexibilidade apesar do aspecto robusto.
 
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