• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Quedas - quando porquê e como

rstudio

New Member
Boas, quero abrir um tópico para falar deste assunto que ninguém gosta de falar, as malditas quedas!
Quero que partilhem informações, para talvez ajudar outros a não "cair" no mesmo erro, ou a ter mais cuidado em certa situação.


☻Com que frequência têm quedas ? (espero que nunca)
☻Como foi a queda? (foi só para o lado, ou caíram a fazer um cavalinho?)
☻Porque acham que aconteceu?
☻O que acham que podiam ter feito para evitar, que perigos podem surgir sem estarmos à espera? foi culpa dos pneus ? do travão da frente? dos pedais de encaixe ou daquela areia na curva?
 

Murplatina

Active Member
Boas,

1ª queda - qd usei pela primeira vez sapatos de encaixe;
2ª queda - na brincadeira a tentar empurrar um amigo na bike lol
3ª queda - no meio da serra numa subida com lama, fiquei a pedalar no vazio e cai devagarinho hehe
 

moshinho

Well-Known Member
* Aconteceu uma vez a semana passada...
* Tirei o pé direito do pedal para parar e desequilibrei-me para o lado esquerdo...
* Agora já me rio a contar a situação mas na altura não achei piada nenhuma...
:)
 

grouk

Active Member
tive uma queda na ecopista cheia de gajas, eu armei me em simpatico para deixar passar a senhora assim que paro descontrolei me a desencaichar o pe pumba nochao
e outra que dei foi de cansaco, estava tao cansado que desci para a valeta e depois como o alcatrao era muito alto nao consegui subir e... chao com ele e um risco na escora de tras
 

Lyp

Active Member
Cheira-me que vamos rir-nos um bocado com este tópico... Das quedas estupidas (como são habitualmente), não das graves, que não têm piada nenhuma.

@moshino, essa de desengatar um pé, e inclinar a bike para o outro, é um clássico... Já deve ter acontecido a quase toda a gente.

@murplatina, pedalar no nada, e caír devagarinho foi uma descrição espectacular :)
 

pratoni

Well-Known Member
A única queda que tive na estrada foi num passeio de cicloturismo em que um gajo à minha frente cai, eu não tive reação a tempo e caí em cima da bicicleta dele.

Resultado: A alavanca do travão da manete esquerda(105 st-5703) ficou torta e com o tempo teve mesmo que ser trocada a manete porque deixou de colocar mudanças... :(

No BTT, foram inúmeras as quedas tendo numa inclusivé partido o braço, com fratura exposta e tudo a que tenho direito...
 

jofari

New Member
Como é lógico a queda normal, desencaixar um sapato e ... cair para o outro.
Depois em Lisboa é frequente, enquanto se espera pelo semáforo verde, devagarinho, devagarinho... chão!
A mais recente em Sintra, com o cansaço, não consegui encaixar o sapato na arrancar na subida, e a única preocupação era não cair para o lado do desviador, pois são carotes.
Felizmente até hoje, e já bati na madeira, nada de grave!
 

Jusko

New Member
- Uma queda em 3000km.
- Cai parado por causa dos sapatos (mas não considero isto uma queda)
- Aconteceu porque ia pregar um susto a uma amiga, e ela é que se ficou a rir.
- Para evitar, bastava não me armar em espertalhão

Nos montes já tive bastantes, mas apenas pequenas escoriações e umas costelas descoladas.

Por acaso é uma coisa que me preocupa bastante, e aplico o que aprendi nas motos! Ler o meio envolvente à minha frente para tentar perceber onde está um hipotético acidente.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Para já e depois de +-2500km ainda foram só alguns sustos, felizmente ainda não experimentei o alcatrão mas acho que isso vai ser uma inevitabilidade.
No BTT já caí muitas vezes, felizmente a maioria foram quedas para o lado de maçarico e nunca nada de grave...
 
acho que já contei a minha queda ...

alges. semaforos. vermelho - entretido a mexer no telemovel. verde - arrancar. entre por o telf no bolso do jersey e tentar fintar os carris do elétrico falhei ambos! resultado? Braço e cotovelo partido.
 
Na estrada, cai quando me ultrapassaram e bateram com a roda de trás, na minha da frente. Como íamos a subir devagar, não me aleijei.

No BTT, já cai de todas as maneiras e feitios. Uns bocados de pele a menos, mas nada demais.
 

bigben

Member
A clássica, desencaixar um pé e cair para o outro lado..
O parar para beber um café e quando ir a arrancar (mudança pesada metida) e chão...
utilizar as plataformas até á ultima.. levantar o rabinho do selim e a plataforma dar o peido mestre... lá vai o pézinho ao chão e parecia que me estava a abraçar á parte de baixo da fininha.. enrolei-me todo...
felizmente nunca nada de grave.. só nesta ultima é que ainda fiquei com o joelho um bocado mal tratado... mas nada de especial..
 
Boas

Desde que comecei a andar com mais frequência (um ano e tal...) caí duas vezes. Adivinhem como?
Parado ehehe :)

a 1ª foi quando comecei a usar pedais de encaixe, deve ser um clássico. fiquei estatelado no chão a rir-me sozinho com os pes encaixados mas deitado no chão.

a 2ª foi a parar num semaforo que costumo passar diariamente, normalmente não tiro os pes dos pedais e enconsto-me a um poste que lá está, certo dia ía a parar, estico o braço para me encostar e falhei o poste. ridiculo eheheh

felizmente sem consequências.

abrs
 

N00bie

New Member
Eu graças a Deus nunca dei uma queda grave, mas uma vez quando estava a fazer o passeio de Monsanto, ia na minha BTT a fazer uma subida e tive aquela normal sensação de falência das pernas de quando se está a começar, quis meter o pé no chão mas a inclinação era grande, escorreguei e chão. isto tudo praticamente parada. Ao ver que não conseguia fazer a subida congelei! Depois, em Lisboa já tive ligeiros desequilíbrios com o tirar o pé de um pedal e cair para o outro lado (agora já consigo prever melhor) e ao montar na bicicleta, arrancar e ficar com um bocado das calças presas na ponta do selim e desiquilibrar-me. ridículo mas para quem está a ver é o máximo :)
 

Jusko

New Member
- Uma queda em 3000km.
- Cai parado por causa dos sapatos (mas não considero isto uma queda)
- Aconteceu porque ia pregar um susto a uma amiga, e ela é que se ficou a rir.
- Para evitar, bastava não me armar em espertalhão

Nos montes já tive bastantes, mas apenas pequenas escoriações e umas costelas descoladas.

Por acaso é uma coisa que me preocupa bastante, e aplico o que aprendi nas motos! Ler o meio envolvente à minha frente para tentar perceber onde está um hipotético acidente.

Rectificação...hoje tive a primeira verdadeira queda, ao fim +/- 3500km

Motivo, falta de atenção e enfaixei-me na roda traseira de outro camarada e catrapum, resultado, pintura riscada na zona da anca, um raio torcido com um ligeiro empeno na roda.
 

biza

Member
A queda que tive pode servir de alerta ao pessoal, portanto a estrada meio molhada a curvar e uma passadeira para peões, passei por cima da faixa branca e fiquei sem tração e a roda traseira fugiu e queda... o que vale com estrada molhada um gajo vai a escorregar com o cú no chão e não se magoa.
Tive sorte, agora passo sempre entre as faixas brancas..hehehe!!
 

Dono do asfalto

New Member
Ontem foi a minha 2.ª queda, mas assumo a culpa pois ao aproximar-me de um cruzamento de fraca visibilidade não desencaixei o pé a pensar que não vinha ninguém, quando de repente ouço um carro a aproximar-se e catrapum. Mas gostei da atitude do automobilista ( e outras pessoas que assistiram) que mal me vêm estendido no chão vieram prestar-me auxílio. Graças a Deus apenas uma esfoladela no joelho direito e pela 2.ª vez a bike saiu ilesa:). Quando me levantei e olho para trás, só vi uma "procissão" de carros à espera que eu desaparecesse dali...e foi o que fiz, continuei o treino (como estava quente, só dei conta da sequela no joelho quando cheguei a casa, pois estava com calças de ciclismo).

Isto só me serve de emenda, para da próxima desencaixar antes de qualquer cruzamento, quer sinta carros ou não.

Abraço e boas pedaladas:)
 

Armando

New Member
Isto só me serve de emenda, para da próxima desencaixar antes de qualquer cruzamento, quer sinta carros ou não.


Boas Dono do Asfalto...

Não precisas desencaixar o pé em todos os cruzamentos!! O que tens que fazer, é quando chegares perto do cruzamento afrouxar a marcha e verificar se vem alguém ou não, nem que tenhas que ficar a fazer um pouco de equilíbrio em cima da bike e se vier alguém, então aí desencaixas o sapatinho.

Abraços e boas pedaladas, sem quedas.
 

rfcarvalho

Active Member
Em 1000 e poucos kms só tive uma queda, a clássica do pedal de encaixe, desencaixa de um lado, cai para o outro. Não deu para rir, torci uma manete e o desviador, e fiquei à rasca com a mão dormente, ainda fui ao hospital e tudo. Felizmente tanto a bike, como eu, voltámos a ficar impecáveis num curto espaço de tempo.

Em relação a sustos já tive vários, 99% deles por distracções. Ao tirar um bidon para beber, ao tentar encaixa-lo, ao não olhar devidamente para uma berma e já estás na gravilha, ao ficar a olhar para baixo e quando olho para a frente uma bela valeta ou passeio, etc. Tenho tentado manter-me sempre muito focado, e se assim for, reduz-se muito o risco. Não se pode mesmo olhar para o lado, ou "ficar a pensar no dia de ontem"...

Ah, e outra coisa: acho muito mais seguro andar sozinho que em grupo. O grupo tem a vantagem de, caso aconteça algo, claro que se podem ajudar, mas o risco de acidente aumenta imenso. Um trava, o outro não, um tapa a visibilidade dos que vêm atrás para buracos etc, uma pessoa está constantemente a olhar para ver onde estão os outros e não está a olhar para a frente...

Convém conhecer minimamente os colegas e saber "com o que se pode contar". Já vi cada atrocidade... coisas que nunca faria. Carros a vir a buzinar e eles no meio da estrada parados, seguir em sentido contrário em cruzamentos... acho que isto é desnecessário.
 

Dono do asfalto

New Member
Boas Dono do Asfalto...

Não precisas desencaixar o pé em todos os cruzamentos!! O que tens que fazer, é quando chegares perto do cruzamento afrouxar a marcha e verificar se vem alguém ou não, nem que tenhas que ficar a fazer um pouco de equilíbrio em cima da bike e se vier alguém, então aí desencaixas o sapatinho.

Abraços e boas pedaladas, sem quedas.

Boas Armando,

Bem sei que não tenho de desencaixar em todos os cruzamentos e até abrando, como foi o caso. O que se passou foi que o cruzamento não tinha visibilidade, não dava para ver quem vinha da outra estrada (orientei-me através de um sinal espelho que costuma haver sempre neste tipo de cruzamentos). Ao aproximar-me e como não vinha ninguém acelerei só que de repente ouço um carro, que até vinha com alguma velocidade e foi aí que me assustei e nem tive tempo de desencaixar o pé...são daquelas situações inesperadas. Mas já estou fixe do joelho. Obrigado peda dica. Abraço e boas pedaladas:)
 
Top