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Primeira bike de estrada 500-800€

Fernando_Afonso

New Member
Boas pessoal

Tenho uma bicicleta de btt mas praticamente só faço estrada com ela, por isso decidi comprar uma de estrada. O meu orçamento pode variar se me convencerem que vale a pena investir um pouco mais. O que é que me aconselham até 800€.

Desde já obrigado pela ajuda.
 

Fernando_Afonso

New Member
Obrigado pela sugestão.

Eu fui a uma loja na semana passada sem grande esperança de encontrar uma bicicleta dentro do meu orçamento por ser uma loja specialized, mas havia uma em promoção a 800€. Não sei quais são os componentes, mas amanhã vou voltar lá para saber o modelo e os componentes e depois posto aqui para me ajudarem a perceber se está a um bom preço.

Eu já tinha visto algumas btwin, mas eu se calhar preferia uma de marca. A btwin faz bikes de boa qualidade?
E já agora, as da berg são boas?
 

Carolina

Well-Known Member
As btwin são boas, não te tens de preocupar com isso. Quando não há muito dinheiro para gastar, como é o teu caso, acabam por ser uma das melhores opções. De qualquer maneira, das unicas vezes que apareceu aqui alguem com um problema numa bicicleta btwin, o serviço de apoio ao cliente da decathlon resolveu tudo com rapidez e sem levantar problemas.

Sobre as berg não te sei dizer, mas diria que são equivalentes.
 

iMiguel

Active Member
As de "marca" por vezes pagas a marca e ficas mal servido! As da Deca são muito boas opções para orçamentos como o teu
 

GMQ

Well-Known Member
Tenta acima de tudo comprar um tamanho de bike que se adeque à tua estatura. Tem cuidado que por vezes surgem "negócios maravilhosos" sobretudo quando temos orçamentos limitados e procuramos bike. As verdadeiras pechinchas por vezes saem barretes e não falo do equipamento vir estragado.

-Mas sim porque temos ali naquele cantinho da loja um negócio fenomenal pelo valor que tem para disponibilizar.
-A bicicleta serve??
-Sim sem dúvida foi feita quase a pensar em si!! Experimente Lá? Vê cabe que nem uma luva!! Diga lá que não se sente um verdadeiro campeão em cima dela!!
-Pois sim gosto... É pá mas estou um pouco esticado...
-Não isso é falta de prática... para a semana já nem sente nada o corpo habitua-se. Até parece pronto para a volta a frança. Vamos ali para a caixa tratar da papelada e efectuar pagamento.

Isto é um dialogo ficcionado mas que te pode vir a ser real.

Nas ditas marcas com esse orçamento vais sempre encontrar periféricos de gama baixa. Na decathlon já tens algo bem melhor nessa matéria. Mas milagres que não existem...

Posta aqui os elementos dessa spec que viste e o tamanho que estão a vender. para além disso a tua altura
 

lgass

Well-Known Member
já agora, e porque para ver sugestões, pode ser importante, qual o uso que pretendes dar à bike?
 

Fernando_Afonso

New Member
Muito obrigado por todas as opiniões e sugestões.
@GMQ Obrigado pelo alerta, é um óptimo conselho.

Já voltei à loja e a bike é uma specialized Allez Elite. Equipada com shimano tiagra 10 velocidades. Não vi todas as peças ao pormenor, só vi as mudanças e a pedaleira. Mas deixo aqui as características que vi na net, penso que estejam corretas:
http://www.tredz.co.uk/.Specialized-Allez-Elite-2015-Road-Bike_73386.htm
A bike está à venda a 800€. É o modelo de 2015.

A bike tem 54.8cms no tubo horizontal e 54cms no tubo vertical. É tamanho M.
As minhas medidas são 177cms de altura e cerca de 83cms de inside leg ou cavalo, não sei se se diz assim em portugal.

O que é que acham?

Eu vou comprar a bike para andar como hobbie porque adoro andar de bike. O meu objectivo é começar a fazer cada vez mais kms, andar 2 ou 3 vezes por semana e quem sabe mais tarde, se eu vir que até tenho resistência para isso, começar a participar em pequenas competições.

Obrigado desde já pela ajuda.
 

jpacheco

Well-Known Member
Com a ultra 700, como falou à carolina ficavas bem mais servido em termos de transmissão e possivelmente em termos de garantias. Com a tua altura não aconselhava um top tube effective superior a 53 cm ... boa sorte com aquisição e boas pedaladas.
 

GMQ

Well-Known Member
Tendo em conta a tua altura e as caracteristicas da bike o tamanho que te dão é grande. O TT deveria andar pelo 51 ou 52 cm no máximo.
 

MigC77

Well-Known Member
Boas Fernando,

Tenho a mesma altura que tu e já tive/andei várias Specialized de estrada de diferentes tamanhos.

Esquece o tamanho 54. Tens duas opções:

1 - Tamanho 52 com um avanço de 90mm (salvo erro é o que vem por defeito)
2 - Tamanho 49 com um avanço de 110mm. De fábrica julgo que traz 80mm.

Digo-te isto porque tenho uma Tarmac (mesma geometria que a Allez) tamanho 52, após ter devolvido o tamanho 54 que não me servia. E também já tive uma Roubaix tamanho 49 com o avanço de 110mm.

O que eu te recomendo, se tiveres essa possibilidade, é que experimentes para perceberes qual das duas preferes. Atenção que no caso do tamanho 49 deverias trocar o avanço.

Se a promoção for apenas para uma bicicleta que tem em stock na loja no tamanho 54. O meu conselho é que esqueças a Allez e vás para outra opção como a Ultra que já referiram aqui. Se poderes escolher tamanho da Allez, nesse caso considera essa opção e para tirares teimas podes também ir experimentar uma Ultra para veres qual preferes.

Boa sorte na escolha da bicicleta.
 

DMA

Well-Known Member
Mig a 49 tem 505 mm de stack. Não te parece um tamanho que vai exigir bastante flexibilidade para alguém de 177 cm?
Pode até ser que o Fernando tenha essa flexibilidade e goste duma posição mais agressiva, mas pode ser também um risco, não achas?
 

MigC77

Well-Known Member
Mig a 49 tem 505 mm de stack. Não te parece um tamanho que vai exigir bastante flexibilidade para alguém de 177 cm?
Pode até ser que o Fernando tenha essa flexibilidade e goste duma posição mais agressiva, mas pode ser também um risco, não achas?

Se reparares, eu sempre que indico um ou dois tamanhos recomendo sempre que a pessoa experimente, precisamente porque existem outras variáveis como as que tu acabas de referir que por aqui não se podem aferir. Por outro lado também há que ter em conta os espaçadores que ainda pode ter na coluna de direcção.

Do meu ponto de vista no fórum dá-se uma indicação ao user para que não chegue a uma loja e lhe enfiem um mono e para que ele tenha informação acerca do tamanho ou tamanhos mais indicados. A partir de aí tem que ser o user a experimentar e a decidir com qual se sentiu melhor.

No caso da Roubaix que refiro, efectivamente a questão do stack não é tão critica porque a geometria desse modelo é mais relaxada.

Abraço
 

DMA

Well-Known Member
Percebo perfeitamente a tua posição. Nós tentamos ajudar, mas não adivinhamos esses factores como a flexibilidade.
Com uma ideia aproximada do tamanho (que nós tentamos ajudar a perceber) a pessoa é que tem a decisão final e é claro que testar antes de comprar é a situação perfeita.

Eu só falo porque não sou adepto de uma bike cheia de espaçadores. Acho sempre uma solução de recurso.
 

Fernando_Afonso

New Member
Isto dos tamanhos deixou-me muito confuso porque pelo que vejo na net, quer em sites de bicicletas quer noutros sites com informações de como escolher o tamanho do quadro o tamanho que me dá é sempre à volta de 54cm de top tube.
bike_1.png


Até na decathlon o tamanho mais indicado para mim é o M-55
bike_2.png
 

jpacheco

Well-Known Member
Não te deixes levar por vendedores de loja que por vezes querem despachar as bicicletas que têm antigas a ocupar espaço. Experimenta. Senta-te em todas elas alcança os drops os hoods os travões e manetes .. tens que te sentir bem em cima. Se te sentires esticado isso vai dar raia em voltas maiores.. com esse top tube 54.5 já estou a imaginar teres que encurtar o avanço em 30mm para um de 70mm. Experimenta vários modelos.
 

MigC77

Well-Known Member
Fernando,

Como eu sempre digo quem vai pedalar nela és tu, o dinheiro que vais gastar é teu… portanto em última instancia tu é que decides se segues as indicações das tabelas e das calculadoras da internet ou se confias no que uns quantos desconhecidos te dizem num fórum.

No entanto neste mesmo fórum se deres uma vista de olhos nos tópicos de comprar bicicletas vais perceber que as recomendações de alguns dos desconhecidos do fórum são sempre abaixo daquilo que as tabelas/calculadoras/vendedores de loja indicam e normalmente os users não se costumam dar mal. Já o oposto acontece… tens muitos users que compram tamanhos guiando-se pelas tabelas/calculadoras ou fiando-se da palavra de um vendedor e depois recorrem ao fórum para saber de que forma podem tornar a bicicleta tolerável. Uma vez que acabam com uma bicicleta grande demais para a estatura deles, levando-os a ter dores e por vezes até lesões devido a uma má postura.

No caso da Ultra tens a mesma situação. O 55 é muito grande para ti. O ideal seria que experimentasses o XS (49) e o S (52) e visse com qual te sentes melhor. Como já foi várias vezes referido no fórum, a Decathlon empresta as bicicletas por 48h e isso permite-te experimentar como deve ser uma bicicleta dando uma volta longa de pelo menos 2h.

No caso da Specialized temos a mesma altura e já deixei aqui o meu testemunho. No caso da Ultra também há vários users da tua altura ou mais altos que compraram esse modelo e te poderão dar o seu testemunho.

Para ires arrumando melhor as ideias, aconselho-te que percas algum tempo a ler os tópicos de escolha de tamanhos e modelos de bicicletas… vais encontrar aí muita informação e que te dirijas às lojas para pelo menos sentares nos diferentes tamanhos. Facilmente irás perceber que em certos tamanhos estás com os braços esticados e demasiado inclinado para frente e noutros podes ter uma posição menos forçada que é aquilo que se pretende.

My 2cents
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eu só falo porque não sou adepto de uma bike cheia de espaçadores.

É precisamente ao contrário...

Quanto maior for o quadro, mais longe vai estar do guiador, dai a maior necessidade de o elevar... Não é por acaso que em quadros grandes demais por vezes a única solução é mesmo inverter o stem....

Quanto menor for o quadro mais perto o atleta está do guiador e terá a possibilidade de ter menos espacadores debaixo do avanço para se colocar numa posição óptimal...

Isto porque a distância do selim ao guiador e mais curta... E o atleta chega lá com ais facilidade. Com muitos espacadores ou não...

Ate lhe permite colocar um avanço de 140 em ( negativo ) coisa que é o fetiche de muita gente e não consegue... Isto porque os quadros ou foram comprados com tamanhos de tabela ou então grandes demais...

O ser mais pequeno torna tudo mais fácil...principalmente a nível de flexibilidade vs opções de posição óptimal... Ganha em tudo...

Grande abraço...
 

Skyforger

Active Member
Pedro, eu tenho assistido de fora às inúmeras discussões sobre tamanhos que se têm desenrolado neste fórum, até porque não é um assunto sobre o qual considere ter um conhecimento consolidado para opinar muito. E, sinceramente, é um assunto que me aborrece, embora tenha noção da sua importância. Ou seja, nisto dos tamanhos baseio-me mais na experiência e nas sensações das várias bicicletas que já tive, que tenho ou que vou experimentando. E, verdade seja dita, as bicicletas com as quais tive mais problemas ao nível de desconforto, dores e dificuldade em arranjar posição foram precisamente as que tinham quadros mais pequenos. Fala-se muito na questão do comprimento do top tube e da facilidade de chegarmos ao guiador, às manetes, de ir aos drops, etc...Ok, concordo que uma posição mais vertical e descontraída será obviamente mais confortável. No entanto, raramente se fala no seat tube, uma vez que este também será tão mais pequeno quanto o tamanho da bicicleta. Ora, baseado apenas na minha experiência, sempre que tive bicicletas com top tube mais curtos, sentia necessidade de elevar demasiado o espigão para não me sentir encolhido em cima da bicicleta, nomeadamente ao nível do comprimento das pernas. Ao elevar o espigão, a vantagem do menor comprimento de top tube desvanecia-se pois acabava por ficar sempre muito dobrado. E, tal como disse, as bicicletas nas quais tive mais problemas com dores lombares foram precisamente as mais pequenas. Isto já para não falar dos joelhos a bater no guiador quando pedalava em pé....e isso aconteceu-me na Colnago antes de mudar de avanço.

Não ponho em causa as vossas opiniões, recomendações, conhecimentos e fundamentos. Mas onde quero chegar é que não se deve encarar isto dos tamanhos de uma forma estanque, pois o que é bom para mim pode não ser para outra pessoa com uma estatura similar. Há questões de flexibilidade, comprimento de tronco, comprimento de braços, comprimento de pernas,etc..que diferem de pessoa para pessoa e que mudam tudo. Já para não falar das inúmeras diferenças ao nível das geometrias e tamanhos dos quadros de marca para marca e de modelo para modelo. Daí considerar que nada como experimentar e encontrar o melhor compromisso baseado na experiência....e se nesse processo se der 1 ou 2 tiros ao lado em termos de escolhas acho que faz parte do processo.
 
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