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Portugaliana de aço

thebuny

New Member
Segundo teste ás rodas. Abri o cubo da frente para eliminar a folga dos rolamentos e aproveitei para dar uma limpeza. Apesar de serem rolamentos selados estavam com massa mas já escura por isso troquei. Tudo montado e afinado e siga. Primeiros km's e a maior conclusão é literalmente nada a ver com as zonda. Em especial na frente onde a easton é muito mais leve, todo o conjunto ficou muito mais reactivo (talvez até demais para o que estou habituado) respondendo muito mais rapidamente a mudanças de direcção. Nota-se um pouco mais a flexão lateral das rodas mas nada que possa considerar sequer preocupante.

Reduzindo o peso aos aros revelam-se umas rodas um pouco menos rolantes e em descidas nota-se um pouco mais de instabilidade a partir dos 45 km/h. O perfil é minimo por isso não podem ser umas rodas super aerodinâmicas....
Tudo é compensado nas subidas onde parecem que ganham vida própria e são extremamente ágeis. A diferença de peso nota-se um pouco na resposta quando se sobe a pedalar em pé mas para responder ainda melhor basta o dono perder mais 6kg que parecem um foguete!

A travagem é ainda algo estranho ouvir o zumbido e a modulação mudou também mas creio que será apenas habituação. No fim de uma descida o aro estava quente mas espero que não aqueça mais que aquilo :)

Os tubulares são muito bons, um rolar incrível mas fazem um barulho ao qual ainda não me adaptei... São também mais "gordos" que os 25c que clincher que tinha apesar de serem apenas 24c.
 

Morg

Well-Known Member
Parabéns pela bike e pelo tempo empregue neste projecto.
Apesar de não ser o meu tipo preferido de bicicleta acho-a muito bonita.

Thebunny, este ano os shifters Athena PowerShift têm a patilha lateral como os eléctricos, inclinada. Não colocaram nos grupos superiores porque origina menor curso e não funciona no UltraShift onde se tira várias de uma vez.
Eu tenho Athena 2015. Gosto muito da posição inclinada.
 

Morg

Well-Known Member
Sim.
Se estás habituado ao campy antigo não deves gostar :). Para mim que sempre tive shimano é igual.
 

thebuny

New Member
Um pouco paralelamente ao projeto estes meninos acabaram por aparecer:

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Como em muitos dos componentes, são em 2ª mão mas neste caso pouco mais há a dizer senão que são por estrear. O dono comprou-os online, chegaram a casa experimentou, ainda fez uma termo-moldagem mas estavam apertados. Foi só medir o meu pé e verificar que era mesmo este o tamanho e já vinham a caminho!

Como comparação só posso fazer a uns diadora (já não sei o modelo, S-works com 4 anos e uns fizzik R3) sendo os fizzik os meus grandes companheiros de km's. Em termos de rigidez são de longe os sapatos mais rijos que alguma vez tive ou experimentei. Mesmo que antigos nem os S works chegam perto destes. O tecido é bastante bom e existem ventilações qb que permitem escoar algum calor (os fizzik aquecem muito mais). O sistema de aperto milimétrico é excelente se bem que do lado esquerdo aperta no sentido contrário e às vezes confunde-se. Ainda não fiz a termo-moldação mas gostei bastante da forma do sapato ao pé e da base larga. curiosamente são mais estreitos que os fizzik o que me poderá levar a trocar a posição das calhas para os aproximar mais do eixo. Como desvantagem vejo talvez o incomodo causado pela traseira do pé no calcanhar mas pelo que tenho lido é "queixa geral" que se sente muito mais fora da bike do que a pedalar. A proteção em borracha na frente é bastante útil visto que as vezes os sapatos tocam na roda da frente e assim não desfaz a pele.
 

thebuny

New Member
Ontem chegaram finalmente as peças de substituição para o controlo da folga dos cubos. A única diferença é o conjunto poder ser apertado com uma chave 19 enquanto que no original era um pouco arcaico...

30789.jpg


33101.jpg


Graças ao paradawt vou ficar uns meses a pão e água mas um novo cockpit vem a caminho!
 

thebuny

New Member
Trocado o ajuste dos rolamentos da roda da frente a diferença é enorme. Desaperta muito pouco ou nada e um pequeno ajuste de x em quando mantém o sistema no ponto. Algo que não gostei foi ter uma anilha de borracha no interior que com o aperto se desfez na rosca. penso que é esse o propósito mas podia ter sido melhor desenhado para evitar o contacto excessivo. Tive de fazer uma ferramenta para levar nas primeiras voltas devido à espessura do rasgo mas nunca utilizei. Sistema melhorado! Resta trocar o traseiro.

Chegou ontem o novo conjunto guiador+avanço deda supperleggero. Que sonho de componentes e com um peso ridiculo. Avanço de 100 e guiador de 44 tudo por 288 gramas. Não sei de memória o peso do meu avanço mas o guiador 3t ergonova pro pesa 290 gramas. Terá de vir o respetivo espigão para fazer o pandam :)

A montagem será mais tarde pois o guiador tem passagem interna de cabos o que obriga a desmontar tudo. Ficará para um fds de chuva.

Fotos mais logo.
 

thebuny

New Member
Por aqui a coisa tem estado em banho maria com a aquisição do set deda superlegero. Novidades neste campo para breve.

Entretanto o que parecia impossível aconteceu e uma prima de longa data apareceu a pedir asilo, claro que lhe foi dado e agora esperam-se momentos de divisão de prazer.
A montagem não é a mesma mas o essencial está lá

7717620240_0274fd0612_c.jpg
 

Morg

Well-Known Member
Uma Caad4?
Grande máquina.
Fiquei com o bichinho da Cannondale depois de ter tido uma caad5, infelizmente era 2 tamanhos a cima e tive que a despachar.
Dá umas tareias na calçada mas responde que é uma maravilha.
 

thebuny

New Member
Uma Caad4?
Grande máquina.
Fiquei com o bichinho da Cannondale depois de ter tido uma caad5, infelizmente era 2 tamanhos a cima e tive que a despachar.
Dá umas tareias na calçada mas responde que é uma maravilha.

Uma caad3. Peca pela forqueta de 1 polegada mas que neste caso é uma easton ec90 slx e não a time da foto.
Já tive uma (a da foto) e agora passados alguns tempos arranjei outra. Está montada com campagnolo (mistura) de 9v. Mas em breve vai melhorar
 

paradawt

Moderador
Já a vi e este canário tem cá um aspecto... Que dondoca!!! Linda que se farta. Com uma montagem porreira vai ficar um mimo para as passeatas.

Não esquecer que o tópico pertence à Rodina ;)
 

thebuny

New Member
Tens razão Paradawt, a caad3 já tem tópico próprio.

A rodina entretanto está ainda igual mas em breve deverá levar alguns componentes mais próprios dela. A ser:

- Guiador Deda superleggera
- Avanço Deda Superleggera
- Espigão Deda Superleggera
- Pedaleira SR TI 52/36
- Conjunto espirais I Link
- Borrachas manetes pretas

Neste momento aguardo apenas um componente para proceder à mudança e revisão de inverno mas está a custar muito tirar a fita lizzard skins ainda tão nova. Dúvido que depois de re-colocada fique igual
 

paradawt

Moderador
Maquinão!

Pena que a foto destoe um pouco a tonalidade do vermelho. Ao vivo é bem mais bonita. Está perto do perfeito.

Acho que agora só falta uma coisa. Ou umas Campagnolo Bora Ultra de 35mm ou então umas Enve. Não sei... Opiniões!
 

thebuny

New Member
Obrigado paradawt!
Porém rodas... tenho as easton e90 slx e estão no saco.... o carbono não me diz muito...(nada até). No máximo umas campagnolo hyperion...

O que me tira o sono são as tuas rsys slr que em qualquer uma das duas bikes que tenho ficaria a matar. Como alternativa e em especial caso esta bike, as shamal são para mim o compromisso perfeito para todo o ano e estas zonda como rodas de rolos/inverno
 

paradawt

Moderador
@RC,

Realmente as r-sys encaixavam aí no top :)

Mas por enquanto as minhas não se encontram à venda... Tinha que aparecer aí uma coisa especial para ponderar tal situação!
 
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